27

Qual obra é a mais importante para os 400 anos de São Luís?

A maioria dos leitores aprovou o novo layout do blog. Foram 56% dos participantes, que consideraram o novo blog “Bom” (25%), “Ótimo” (14%)  ou “Excelente” (17%). Outros 38% consideraram o novo visual “Ruim” e 6% não avaliaram.

Mas o blog já tem nova enquete no ar.

– Qual a obra mais importante para o quarto centenário de São Luís? – quer saber o blog, numa espécie de avaliação da opinião do morador de São Luís sobre o que propõe o poder público para a cidade.

São listadas as três obras anunciadas pela governadora Roseana Sarney (PMDB) durante sua campanha pela reeleição e as duas obras anunciadas pelo prefeito João Castleo (PSDB) no início de sua gestão. São elas:

Ponte do Quarto Centenário – Obra anunciada pela governadora, pretende ligar a região da Ponta D’Areia ao Centro, com uma alça também para a área Itaqui-Bacanga.

Viaduto da Forquilha – Projeto do prefeito, visa acabar com o estrangulamento do trânsito na região que divide a Cohab, a Forquilha, o Planalto e  o São Cristovão.

Via Expressa – Obra do Governo do Estado, vai interligar as avenidas Carlos Cunha, no Jaracaty; Daniel de La Touche, no Maranhão Novo, e Jerônimo de Albuquerque, no Cohafuma, com alças para o Vinhais e para a Alemanha.

Prolongamento da Litorânea – Vai levar a avenida construída no governo Lobão até o Olho D’Agua, interligando as avenidas que cortam o bairro e desafogando o trânsito na Holandeses.

Avenida Metropolitana – Sairá da BR-135, à altura do Tibiri, passando por toda a Zona Rural até chegar ao Araçagy, com sistema de transporte rápido.

O leitor do blog terá também a opção de responder se “nenhuma delas será construída a tempo” do aniversário.

A enquete não tem valor científico, mas serve de norte para os governantes sobre o que a população espera deles.

O resultado será divulgado daqui a dez dias…

Marco Aurélio D'Eça

27 Comments

  1. sao luis precisa de um gov. que olhe para ela com muito carinho e nao será esse ai que fará alguma coisa, pois se promessa dessese resultado sao luis nao tinha problemas.

  2. marco uma sugestão: faz uma reportagem sobre os 72 hospitais,sobre como estão as obras qual ja ta pronto,qual ta funcionando.estamos esperando, e agradeceremos muito.

  3. Vamos deixar de megalomania!! o Maranhão é infelizmente um estado pobre! chega de enrolação ao estilo “Muradista”!! Se por um acaso do destino uma dessa obras fosse concluida, sem duvida a mais importante seria a via expressa..as outras ligam nada a coisa alguma!!! são obras acessórias..precisamos de obras essenciais!!!

  4. Oi Marcos
    Sabe quais as obras mais importantes para se comemorar os 400 anos de S.Luis?
    1- Manter a infraestrutura dos casarões para que quando os turista cheguem a S.Luis não caia na cabeça dos mesmo.
    2- Matar a fome dos maranhense que vivem a mercê dessa oligarquia
    3-Temos que nos preocupar com a corrupção que esta imperando neste Estado faz anos

  5. OH IRACI,
    VAI CATAR COQUINHO, TODOS OS COMENTARISTAS JÁ TE CONHECEM, ÉS PUXA-SACO DO CASTELO.
    TÁ TODO MUNDO DEVENDO AO POVO DE SÃO LUIS (GOVERNO E PREFEITURA), PORTANTO NÃO COBRE SÓ DO GOVERNO DO ESTADO, OLHE PRAS RUAS DE SÃO LUIS, AS ESCOLAS MUNICIPAIS PRECÁRIAS, AS VILAS ILHADAS POR BURACOS.
    PRA TUDO ISSO VOCÊ NÃO TEM VISÃO.
    ME COMPRE UM BODE…

  6. A obra mais importante é sem duvida alguma O PROLONGAMENTO DA AVENIDA LITORANEA. Motivos: Vai melhorar e muito o transito na av.dos holandeses que está parando nos horarios de pico. Aumentar a nossa orla marítima atraindo mais turistas e aumentando a oportunidade de laser com novos bares e empreendimentos.
    A esperança ainda continua.

    Abraço
    Caio Junior.

  7. A branca não prometeu fazer todas essas obras? agora é para escolher uma. eu sabia!

    resp.; Imbecis como você nem deveriam participar. Aqui, é só para os comentaristas – apenas os inteligentes, você não! – expressarem a opinião sobre qual é mais importante, independente de serem ou não feitas.

  8. Viaduto da Forquilha – Projeto do prefeito, visa acabar com o estrangulamento do trânsito na região que divide a Cohab, a Forquilha, o Planalto e o São Cristovão.

    Vamos orar e rezar para que a governadora faça ao menos 1 obra em vez dos 72 hospitais.

  9. O acúmulo de demandas causado pelo descaso faz com que todas sejam urgentes,mas gostaria de incluir água, será que faremos 400 anos sem água na torneira??

  10. faz isso não. parece um sonho, ver esses projetos sendo executados e concluidos, eu não quero saber quem poderá fazer esses projetos, eu quero é dias melhores pra minha são luis e o meu maranhão.

  11. KKKKKKKKKKKKKKK!!!!! Brincadeira, sonhar nao custa nada. Esperamos nada, esperar o q de 2 governantes ultrapassados q nao tem respeito nem um pela populaçao. Palhaçada!!!!!!!!!!!!!!!!

  12. Prezado Marcos, parabéns!
    Porém, apesar de serem obras, esteticamente falando, muito interessantes, apresento-lhe uma sugestão mais tocante para a nossa famosa Ilha do Amor! Que tal sugerires na enquete a obra, importantíssima e urgente, obra do saneamento de São Luis, principalmente na Avenida Litorânea, que recebe tantos turistas e, estes não podem sequer colocar os pés na água do mar devido ao alto índice de poluição nas praias!? Esta seria uma grande ação governamental!
    Abraço,
    Richard Seba

    Resp.: As obras não são sugeridas por mim, caro amigo. Listei apenas as obras já anunciadas pelo governo e pela prefeitura. E o objetivo é ouvir dos comentaristas qual destas é mais importante para o aniversário da cidade.

  13. Prezado Marcos, parabéns!
    Porém, apesar de serem obras, esteticamente falando, muito interessantes, apresento-lhe uma sugestão mais tocante para a nossa famosa Ilha do Amor! Que tal sugerires na enquete a obra, importantíssima e urgente, do total saneamento de São Luis, principalmente da Avenida Litorânea, que recebe tantos turistas e, estes não podem sequer colocar os pés na água do mar devido ao alto índice de poluição das praias!? Esta é uma grande ação governamental!
    Abraço,
    Richard Seba

  14. MARCO,
    TÁ DIFICIL DE ACREDITAR EM QUALQUER COISA NESSE ESTADO.
    TODAS AS OBRAS CITADAS SÃO IMPORTANTES, MAS 17 MESES PRA CONCLUSÃO, SE NESSA CIDADE NÃO SE CONSEGUE SEQUER QUE OS BILHÕES DE BURACOS SEJAM TAPADOS, IMAGINE OBRAS DESSA ENVERGADURA.
    SÓ PRA REGISTRAR, AS VILAS VITÓRIA, SANTA BÁRBARA E ADJACÊNCIAS ESTÃO SEM AULAS, COM O POSTO DE SAÚDE FECHADO PORQUE OS ÔNIBUS NÃO ESTÃO TRANSITANDO DESDE O FINAL DE SEMANA, PORQUE O SOFRÍVEL ACESSO PRA AQUELA ÁREA FOI LITERALMENTE CORTADO COM AS CHUVAS.
    ACREDITO QUE ESSAS SÃO AS OBRAS QUE EFETIVAMENTE TEREMOS NO ANIVERSÁRIO DE 400 ANOS DA CIDADE.
    DEVEM TAMBÉM CONTRATAR ARTISTAS OU CANTORES FAMOSOS PARA ENTRETER O POVO DE SÃO LUIS POR OCASIÃO DO ANIVERSÁRIO.
    ENTÃO ESTAREMOS DAQUELE JEITO “MUITO FELIZES COM PÃO E CIRCO”. É O QUE MERECEMOS…

  15. A Metropolitana é mais importante de todas.

    A segunda mais importante, seria polongamento da Litorânea, porem se for até o a Praia do Araçagi, interligando com a Metropolitânea.

    Boa pesquisa a sua.

  16. desculpa, pela sinceridade! nao vai haver obra nenhuma, porque esse o governo é o mais vertual dos quatro mandatos da governadora Roseana! nao existe projeto de nada! chegamos aos 100 dias e sem nada anunciado! vou fazer uma sugestão. a cidade agradeceria se fossem feitas pequenas intevenções estruturais, tais como: 1. o prolongamento da av. litorânea, até a altura do olho dagua; 2. ligaçao da litorânea ao hotel luseiros; 3. reconstrução da av. que liga o turu a cohama (rua do colegio literato); 4. mais uma ponte sobre o rio anil, que nao precisa ser a do quarto centenário; 5. uma av. ligando o recanto dos vinhais ao ipase/maranhão novo; 6. uma av. ligando a cohab ao maiobão e interligando com cohatrac; e outras pequenas obras.
    obs: com toda a dificuldade, a prefeitura vem fazendo a parte dela, enquanto o governo, nada! depois, querem ganhar a eleição em são luís!

  17. Que tipo de idiota poderia acreditar em alguma dessas promessas, depois de todas não cumpridas? Eu não.

  18. Meu caro Marco,

    Caro Marco

    São Luís Completará 400 anos no dia 08/09/2012, estamos a exatamente 17 meses do aniversário, por isso creio eu que o tempo é muito curto para construção de qualquer dessas obras.

    abraços, Rodolfo

  19. Marco,
    Na minha opinião a Avenida Metropolitana é a mais importante de todas, pois cria um caminho alternativo, desafogando a já sofrível situação do retorno do Tirirical. A abertura da avenida com mais um projeto bem elaborado de urbanização do trecho que compreende a ponte do Estreito dos Mosquitos até o retorno do Tirirical, já estava de bom tamanho.

  20. com esses governantes ai? mudo meu nome pra arno se pelos menos duas obras dessas sairem do papel, e as que sairem, forem construidas a tempo.

  21. com esses governantes ai? mudo meu pra arno se pelos menos duas obras dessas sairem do papel, e as que sairem, forem construidas a tempo.

  22. Já que o melhor Governo da Vida de Roseana Não tem nada para apresentar de bom em 100 dias (minha opinião, mas há divergencias), voces começam a apelar para as obras virtuais, e não diga que não porque a Refinaria ta lá Deus sabe como, assim como muitas promessas e NADAAAAA!!!

  23. Marco,
    Todas essas obras são de importância vital para melhorar o tráfego congestionado de São Luís. Nas a Via Expressa, por sua abrangência, ataca pontos nevrálgicos do trânsito. Creio que, no momento, essa é a obra mais importante pra desafogar o trânsito de São Luís, e cujo início já deveria ter ocorrido.
    SDS
    JRCAMPOS, jornalista

  24. Todas essas obras são muito importantes. Na minha singela opinião, o alargamento da Av. Jerônimo de Albuquerque, a exemplo do que fez o Governo Roseana anos atrás na av. guajajaras, seria até mais importante para o fluxo do transito. Esta avenida é a principal artéria da cidade. Criar alternativas vai ser bom, mas acrescentar mais uma pista de rolagem em cada lado da av. jeronimo de albuquerque é fundamental!

  25. É uma pena, mas com certeza nenhuma delas será entregue até o derradeiro dia.

  26. Não vai haver obra meu caro! cade os 72 hospitais do Murad? quero ver vc cobrar isso! não es homem pq é capacho do Sarney

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *