10

Crise envolvendo secretária leva à reunião secreta na Assembléia…

Arnaldo Melo: decisão considerada arbitrária

Pressionado por deputados de oposição – e até alguns governistas – pela atitude de suspender uma decisão soberana do plenário, o presidente da Assembléia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB) convocou reunião secreta dos deputados, que começou após a sessão ordináia desta quarta-feira.

– Quero chamar  os deputados a uma reunião secreta, onde trataremos de assuntos de interesse dos parlamentares e do povo do Maranhão – disse Melo, visivelmente constrangido pela atitude considerada pelos colegas de antiregimental e arbitrária.

A nova crise da Assembléia começou com a aprovação de um requerimento que convocou a secretária Olga Simão para tratar de assuntos relativos à pasta da Educação.

A tentativa da bancada do governo de impedir esta convocação – mesmo após a aprovação do Requerimento, o que a tornaria fato consumado – tem gerado acusações graves entre parlamentares governistas e oposicionistas.

Arnaldo Melo justificou sua decisão de suspender os efeitos de uma decisão plenária citando os artigos 30, inciso I, alínea “d” do Regimento Interno.

Pelos dados disponíveis no site da Assembléia, o artigo 30 do RI diz o seguinte: “São as seguintes as Comissões Permanentes e respectivos campos temáticos ou áreas de atividade”;

O Inciso I deste artigo diz, textualmente: “Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania”;

E a alínea “d” estabelece: “assuntos atinentes à organização do Estado, à organização dos Poderes e às funções essenciais da Justiça”.

Diante dos fatos, a pergunta:

O que tem a ver os artigos citados com a decisão de Arnaldo Melo???

Marco Aurélio D'Eça

10 Comments

  1. Decepcionante a postura destes deputados. Lamento que Olga aceite este jogo.

  2. A atitude dos deputados governista e da mesa Diretora da Assembléia só serve para desqualificar a Secretária de Estado Olga Simão como mulher, profissional e gestora pública. Como mulher lamento que ela se submeta a este jogo da governadora, sua patroa, e destes deputados que não respeitam o povo, a instituição onde trabalham e nem a si próprios. Imagino o vexame que seus filhos passam por onde andam.

  3. Boa Macarius.
    “Só aqui para se fazer “reunião secreta para tratar de assuntos de interesse dos deputados e do povo do Maranhão

    Se me atinge, posso saber do que se trata? Fanfarrões…

  4. Bem feito, Olga Simão é despreparada para ocupar qualquer cargo publico.
    Olginha, teu lugar é na cef e de lá nunca deveria ter saido.
    o governo roseana sarney tá em baixa e dona olga simão aumenta a desconfiança em negociar com os docentes encontrando-se a solução amigável e definitiva com todos os problemas conhecidos.

  5. Essa Olga é a Governadora abuzar da sorte do povo. Quem desdenha do povo paga o povo. Isso é esculhambação demais ter alguem com cem por cento de rejeição. Ninguem defende ela. Mas como defender se nã se tem o que fazer.

  6. Só aqui para se fazer “reunião secreta para tratar de assuntos de interesse dos deputados e do povo do Maranhão” .

  7. A base governista está dando clara demonstração de politicalha, só serve para desobedecer as Leis de forma transparente e de modo que não se cumpra as Leis vigentes do estado e do país.

    E o pior não foefrecer condições para que o cidadão possa ter muito mais condições de cobrar, exigir, fiscalizar a coisa pública, ou seja, controle social. Um exemplo de tirania no processo democrático.

  8. Bom, na reunião secreta os deputados vão primeiro decidir se a reunião realmente vai ser secreta, diz o art. 45, § 5º do Regimento que você citou.

  9. O governo Roseana deveria ter vergonha de ter uma secretária tão inexpressiva. Ela está com medo de ir à Assembléia por ser completamente despreparada.

  10. O que existe de tão misterioso que a Secretária não pode falar na Assembléia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *