0

“O Globo” destaca rio Preguiças em matéria sobre os Lençóis…

A exuberante mata que margeia o Preguiças

Uma ampla reportagem sobre o rio Preguiças, nos Lençóis Maranhenses, ilustrada com 12 fotos – muitas das quais ilustram este texto – foi o destaque desta quinta-feira na sessão Boa Viagem, do jornal carioca “O Globo”.

Leia a matéria completa aqui

A matéria destaca o rio Preguiças como outra opção de turismo, para além das lagoas e das dunas que marcam a paisagem dos Lençóis. O rio margeia a cidade de Barreirinhas, porta de entrada dos Lençóis.

Para a reportagem, o rio Preguiças pode ser tão exuberante quanto as dunas e lagoas já conhecidas mundialmente – com a vantagem de não haver “fila” de turistas a espera do passeio.

Animais coloridos e ariscos podems er vistos no passeio

Explorar essas virtudes fluviais é tão gostoso quanto visitar as lacustres, acredite. Não falta o que fazer no Preguiças: observar os animais, mergulhar nas águas de temperatura amena, comer nos bons restaurantes que o margeiam, visitar os artesãos e as casas de farinha, subir as escadas do farol para curtir o visual alucinante… Em meu passeio por lá, eu me lembrei de Paulinho da Viola: “Foi um rio que passou em minha vida, e meu coração se deixou levar” – diz o reporter Bruno Agostini, que assina a matéria.

É a primeira vez que uma reportagem nacional destaca outro ponto dos Lençóis Maranhenses. Sempre focadas nas dunas e lagoas, as matérias se tornaram repetitivas, o que valoriza ainda mais o texto e a experiência vivida por Agostini.

As dunas do lado Oeste: ainda mais belas que as já famosas

Curiosamente, pelo que se depreende da matéria de “O Globo”, a infra-estrutura turística no leito do rio é maior que a oferecida nos passeios às dunas. São vários restaurantes e cabanas às margens, nos quais se pode apreciar as comidas típicas, mariscos e frutas, muitas frutas.

Em meio a tudo isso, belíssimos pássaros, macacos espertos, patos e peixes ornamentais, tudo à vista do visitante.

A matéria traz ainda um detalhe adicional: o lado Oeste do Lençóis, ainda pouco explorado pelo turismo.  Localizadoi próximo ao município de Santo Amaro do Maranhão, ainda tem pouca infra estrutura.

Opções de lazer em toda margem do rio...

 em compensação… a paisagem, além de ser mais bela (as dunas são maiores, e as lagoas têm águas ainda mais claras), não recebe centenas de visitantes diariamente. Pouca gente, pelo menos por enquanto, se aventura por aquelas bandas. Não podemos nos esquecer: as ruas são de areia – exulta o repórter.

Uma bela reportagem, explorando outros aspectos do já explorados – e até decadente em seus aspectos – dos Lençois Maranhenses.

Uma espécie de banho revigorante…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *