25

PM prega “Operação Padrão” a partir de hoje…

Policiais Militares anunciam para hoje o início de “Operação Padrão” por tempo indeterminado.

O movimejnto é uma forma de pressionar o governo a conceder reajuste à categoria.

Pela operação Padrão, os PMs deixarão de realizar alguns procedimentos básicos, como perícias, e atendimentos de ocorrência.

Encaminhada via comentário a blog, abaixo estão os procedimentos do que foi chamado de 1ª Etapa da Operação Padrão – regras de como deve procedder o Policial Militar a partir de hoje: 

1. Não deve realizar abordagem, nem fazer qualquer tipo de notificação;
2. Não deve fazer levantamento pericial;
3. Não saia para rua sem o equipamento de proteção Individual (Colete, armamento).
Se não tiver disponível, não saia para policiamento externo;
4. Não dirija viatura sem possuir o curso de direção para veículos de emergência,
obrigatório segundo o Código de Trânsito Brasileiro;
5. Não dirija viatura sem freio, com problemas nas portas, sem placas, sem sinaleiras,
sem lacre, sem iluminação em perfeitas condições;
6. Não tire policiamento em posto fixo sozinho, exija no mínimo dois em cada trailer;
7. Não use qualquer equipamento seu para o serviço (Bota, rádio, lanterna, algema);
8. Se já faz mais de um ano que você Soldado, cabo ou cadete não recebe fardamento,
apresente – se à paisana para o serviço e exija do seu comandante o fardamento. É
um direito seu receber o fardamento, e pelo pouco que ganhamos não temos
condições de comprar fardamento (Modelo de parte em anexo exigindo o
fardamento);
9. Não se submeta a instruções de tiro,educação física ou outros sem que os
profissionais sejam credenciados como instrutores e tenham capacitação
profissional especifica;
10. Exija o registro do horário de saída no livro do CPU ou do ADJUNTO, quando
este ultrapassar às 12 horas diárias, para fins de pleito de hora extra;
11.Não usem o aparelho celular particular ou o seu credito para tratar de assuntos de
interesse da administração, deixe que a instituição providencie os meios de
comunicação necessários ao desempenho de suas funções;
12. Se você trabalha no expediente administrativo, cumpra exatamente o horário
fixado, saindo impreterivelmente às 13h30min, e nunca leve trabalho para casa.
Exija até a caneta que usar para assinar os documentos;
13. Se você policial militar foi deslocado de sua sede para realizar policiamento, para
apresentar-se em audiência ou ato de serviço que seja, exija suas diárias. Caso a
PM se recuse a dar, procure sua associação e ingresse com uma ação de cobrança;
Policial Militar cidadão : Dignidade e respeito. Pela aprovação do PCCS da
PMMA.

Marco Aurélio D'Eça

25 Comments

  1. PARALIZAÇÃO É SIM UM INSTRUMENTO VÁLIDO PARA MANIFESTAR INSATISFAÇÕES. SOMOS O ESTEIO DO ESTADO E ELE NÃO NOS PRESTA O DEVIDO VALOR… ESTÁ EM HORA DE NOS FAZERMOS ESCUTAR E RESPEITAR. FAÇAMOS O QUE PRECISA SER FEITO MEUS COMPANHEIROS DE FARDA!
    AMANHÃ NÃO MOVAMOS A PMMA E SEREMOS CHAMADOS AO DIÁLOGO IMEDIATAMENTE.

    Ei você policial militar do Maranhão, acredite que se todos resolverem fazer apenas 1 dia de paralização amanhã, teremos sim UMA SEXTA FEIRA TREZE em São Luis e no Interior do Estado. Um dia para não ser esquecido em todas as suas repercussões… Pára PMMA!

  2. PARALIZAÇÃO É SIM UM INSTRUMENTO VÁLIDO PARA MANIFESTAR INSATISFAÇÕES. SOMOS O ESTEIO DO ESTADO E ELE NÃO NOS PRESTA O DEVIDO VALOR… ESTÁ EM HORA DE NOS FAZERMOS ESCUTAR E RESPEITAR. FAÇAMOS O QUE PRECISA SER FEITO MEUS COMPANHEIROS DE FARDA!
    AMANHÃ NÃO MOVAMOS A PMMA E SEREMOS CHAMADOS AO DIÁLOGO IMEDIATAMENTE.

    Então, pense você policial militar do Maranhão, se todos resolverem fazer apenas 1 dia de paralização amanhã, teremos UMA SEXTA FEIRA TREZE em São Luis e no Interior do Estado. Um dia para não ser esquecido em todas as suas repercussões… Pára PMMA!

  3. Estamos insatisfeito não com o grande comando do coronel franklin, e sim, com o descaso e o desvalor do governo para com a classe policial militar. è uma vergonha!
    OPERAÇÃO TARTARUGA JÁ. SEM ALARDE. A NOSSA UNIÃO É A NOSSA FORÇA!

  4. Nos últimos meses, vem sendo criado na tropa, um sentimento de desânimo, isto devido a falta de sensibilidade dos governantes e de reconhecimento social.Está na hora de virarmos o jogo.O primeiro passo é pagar Bem quem pelo Bem trabalha, esses heróis merecem ser valorizados.Não queremos riquezas.Os policiais deste estado depositam suas esperanças na aprovação de um Plano de Cargos Carreiras e Salários, para que possam dar dignidade a seus familiares, e assim conseqüentemente, realizar uma segurança pública com maior qualidade.

  5. JUNTO COM AS PERDAS SALARIAIS , TEMOS DE REIVIDICAR COM URGÊNCIA A PÚBLICAÇÃO DO EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO , POIS O MARANHÃO POSSUE QUASE 7.000.000 DE HAB. PRA NO MÁXIMO 7.500 POLÍCIAIS … ISSO DÁ O ABSURDO DE PRATICAMENTE UM POLÍCIAL PRA 1.000 HAB. O MAIS BAIXO EFETIVO PROPORCIONAL DO PAÍS … OS RESULTADOS DESSA NEFASTICIDADE , POLÍCIAIS FAZENDO SERVIÇO DE 2 , 3 , 4 OU MAIS … STRESS , ENFERMIDADES , BICOS , AUSÊNCIA DE FOLGAS, LICENSAS E FÉRIAS , FALTA DE TEMPO COM A FAMÍLIA E ETC… TODO ESSE FARDO PRA COMPENSAR ESSE REDUZIDO EFETIVO …. ENQUANTO ISSO A VIOLÊNCIA SÓ ALMENTA , AS CACROLÂNDIAS SE MULTIPLICANDO , AUMENTANDO A PRESSÃO NOS NOSSOS OMBROS ; E UM GOVERNO INOPERANTE , APRESENTANDO DADOS E NÚMEROS FALSOS E MAQUIADOS ….

  6. A operação padrão não é greve, é respeito a lei. Como pode a instituição policial e o governo descumprirem o que está na lei. O Estatuto dos Policiais Militares assegura o direito ao fardamento aos cabos, soldados e cadetes. Assim como o CTB – Código de transito brasileiro, exige curso especifico para dirigir viatura( veiculo de emergencia), de forma que não ha como obrigar o policial a comprar o fardamento, nem como dirigir a viatura, sem que tenha o curso, pois a ordem é ilegal e o crime é de no minimo, constrangimento ilegal. O Movimento é legitimo e plenamente legal. Algumas pessoas querem difundir a ideia de que é uma greve para voltarmos ao velho ponto de que a PM não pode fazer greve. Não se deixem enganar, a estratégia desta vez esta dentro da legalidade. Estamos pondo ordem na casa. Se querem policiamento ostensivo fardado externo, cumpram as exigencias legais para tanto. O Resto é balela. Busquem orientação junto as associações e seus comandantes imediatos. Não ha nada de ilicito. Também não ha nenhuma questão politica por tras do movimento. O objetivo não é desestabilizar o Comando do Cel Franklin nem o Governo da Roseana Sarney, o Objetivo é a aprovação do nosso plano de carreiras, cargos e salarios.

    Por dignidade e respeito.

    Fora da lei não há salvação.

  7. Louremar quem é você para questionar alguma coisa? quem o conhece sabe que vc tem o “rabo preso” com grupos políticos ligados a Sarney. Você tem que honrar sua classe e dar o apoio incondicional como muitos estão fazendo … a hora é esta!!! chega de Coronelismo e trabalho escravo na PMMA.

  8. Hoje estou detido por questionar OComandante Geral do CBMMA sobre viaturas administrativas e por que motorista fica rodando no final de semana na viatura de placas NMX 0833 toyota hilux no dia 30/04/2011 na Cidade Operária por volta 15h45min .Sendo que essa Vtr é do Comandante Geral da Corporação paga pela Secretaria de Segurança Pública do Estado no ano passado.Estou detido por quatro dias sem o principio da ampla defesa e do contraditorio

    Ten cel Ferreira Costa

  9. Marco, entra em contato comigo, por favor. http://www.louremar.com.br, estou questionando esse movimento pq vivo no meio e acompanho o movimento. Primeiro: quem ta assinando esse manifesto? qual a entidade q ta convocando o movimento? 99 81172342

  10. AQUI EM BALSAS ESTAMOS TENDO APOIO DO NOSSO COMANDANTE, ESPERAMOS QUE EM OUTRAS UNIDADES OS PMS ENCONTREM O MESMO APOIO.

  11. É com muita tristeza que vejo a PMMA, policiais desmotivados, mau dirigidos, sem estímulo, e ainda, sobrecarregados e sem reconheciemento. Está mais que na hora da classe se unir para buscar melhorias, até porque a governadora nunca ligou para a classe.

  12. Caros leitores desse Blog, esse canal não deve ser usado pra briguinhas partidárias, e sim, para esclarecimentos sobre o q está acontecendo em nosso estado. Agradacem nosso amigo Marco Aurelio pela divulgação dessa informação, e pensem que como todo trabalhador, o policial militar também merece reivindicar melhorias de trabalho. Aproveito a oportunidade para pedir ao nosso autor que comente esses movimentos numa ótica nacional, pois vários estados já tiveram suas polícias mobilizadas, e faço a pergunta: “Como o será a COPA DO MUNDO no Brasil com relação a segurança!? Também informo-vos, que as associações das Policias Militares do Brasil estão organizando algo pra esse evento no qual o nosso Brasil estará sendo observado por todo o Mundo.

  13. Esse desassossego dos meganhas aborrece Sinhá. A filha do nhô Sarney vai escalar alguém para resolver essa pirraça dos fardados. Sinhá gosta do balacobaco, boi-bumbá e outras coisas amenas, quando se trata desses assuntos, ela passa longe.

  14. O povo tem o político que merece e nesse caso, os policiais militares tem Roseana SARNEY, eles merecem, ela vai fazer o melhor governo da vida esperem profissionais de segurança.

  15. NA GREVE DOS PROFESSORES, O DEPUTADO ROBERTO COSTA DISSE QUE “FLÁIO DINO ESTAVA POR TRÁS DO MOIMENTO”. QUERO SABER AGORA QUEM É QUE VAI ESTA POR TRÁS DA GREVE DOS PM. MAIS OS PM NÃO VOTARAM NA GUERREIRA? TAÍ AGORA.

  16. a policia militar do maranhão é muito fraca, não tem coragem de fazer greve. Aceitam tudo, até serem comandados por um agente administrativo da polícia federal.

  17. QUE GOVERNO É ESSE? É O MELHOR DE TODOS?ESSA GOVERNADORA NÃO TEM VERGONHA NA CARA PARA ENCARAR A REALIDADE DO NOSSO ESTADO COM SERIEDADE NECESSÁRIA QUE MERECE.

  18. Caro Marco Aurélio D’eça, a Governadora Roseana Sarney, está procedendo da mesma maneira como procedeu o Senhor Lula: não dando a minima importancia para a Saude e a Segurança. Ela iniciou a construção de 72 hospitais para justificar os milhões de reais investidos na saude do Maranhão. Ora, o povo não precisa de vergalhões de ferro, amontoados de concretos, como estão os investimentos na saude do Maranhão, e sim, de atendimentos médicos, remédios, exames, e etc. Bastava colocar o material humano nos hospitais que já existem. Por exemplo, em Porto Rico do Maranhão, tem um hospital, mais não tem médicos, equipamentos, remédios, para que mais um hospital? se que tem não funciona? Só na mente de Roseana e Ricardo Mirrado! Se existisse um Ministério Público atuante, uma justiça JUSTA, eles deveriam serem processados criminalmente, pois são criminosos, tanto quanto, aquele assino de Realengo no Rio de Janeiro. A diferença é que eles estão matando as crianças, na fila de espera e corredores dos hospitais deste Estado.
    Quanto a segurança, Roseana comprou uma grande quantidade de viaturas, mais esqueceu de equipar com controle remoto, para ela e seu incompetente Secretário de Segurança, dirigir-las de dentro de seus gabinetes, porque o homem, ou seja, o Policial Militar ela esqueceu. Ela não é do povo, por que anda rodeada de seguranças? libera os PM para trabalhar em prol da sociedade maranhense. É minha indegnação!

  19. É, rapaz, pensei que já tínhamos chegado ao inferno, mas estamos só a caminho. Greve de professor, policia civil, militar, e ainda querem vender um Maranhão próspero. Olha, Marco, independente dos outros 3,5 anos de governo que Roseana ainda tem pela frente, somados aos outros dois já completos, este será o pior governo da vida de Roseana e do maranhão.

  20. Marcos, fugindo um tanto do tema, vc sabe alguma coisa sobre quando os professores contratados receberão seus salários, é q já fazem 3 meses…

  21. Se não bastasse os Professores, agora os Policias, embora muitos policias merecem e outros merecem ir pra cadeia por corrupcão, desse jeito a Governadora Roseana não vai fazer o melhor Governo de sua História, hahahahhaha

  22. Quando é que um governador vai tratar o policial militar como deve ser tratado. Muitos tiveram oportunidades, mas até agora nenhum fez nada.

  23. Eu espero que a Governadora se sensibilize para valorizar os profissionais de segurança pública do Estado do Maranhão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *