12

Maranhão terá 72 hospitais + 10 UPAs; esta é a conta certa…

Uma resposta da governadora Roseana Sarney (PMDB) na entrevista que o jornal O Estado do Maranhão publicou domingo levou ontem o líder da oposição, Marcelo Tavares (PSC), a questionar os dados oficiais do governo.

Na entrevista, Roseana disse, inadvertidamente, que iriam ser construídos 62 hospitais no Maranhão e mais 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o que dariam 72 unidades de saúde em todo o estado.

O questionamento de Marcelo se deu por que, até agora, estavam sendo anunciados 72 hospitais e mais as 10 UPAs. Ele mostrou, inclusive, os dados das licitações, no Diário Oficial.

De fato, os dados de Roseana estão equivocados. As UPAs, que são feitas por meio de convênios federais, não entram na conta da Secretaria de Saúde.

Serão mesmo 72 hospitais de urgência e emergência em todo o estado – alguns já com as obras adiantadas, como mostram as imagens desta página.

Para ser mais preciso: serão 64 unidades de 20 leitos e mais oito unidades de 50 leitos.

Esta informação tem sido dada pela Secretaria ao longo do último ano. Qualquer pessoa que conviva minimamente com o secretário de Saúde, Ricardo Murad, tem esta informação – ou pelo menos deveria ter. 

Portanto, não são apenas 62 unidades de saúde, como disse Roseana; nem as UPAs entram na conta, como insistem alguns incautos, após a entrevista de Roseana.

São 82 no total. Portanto: 10 + 72 = 82.

Roseana não mentiu, como disse Marcelo Tavares. Ela apenas se equivocou com os números. E nem Tavares quis aparecer quando cobrou explicações, afinal os dados das 72 licitações estão no Diário Oficial do Estado.

Foi apenas uma saudável confusão com os números.

Números estes que qualquer jornalista bem-informado tem obrigação de saber…

Marco Aurélio D'Eça

12 Comments

  1. O Maranhão é o Estado que tem proporcionalmente a maior concentração de pessoas em condições extremas de pobreza. Da população de 6,5 milhões de habitantes, 1,7 milhão está abaixo da linha de miséria (ganham até R$ 70 por mês). Isso representa 25,7% dos habitantes -mais que o triplo da média do país, que é de 8,5%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo IBGE.
    noticiar isso

  2. Caro amigo Marco D’Eça, venho através deste. fazer um apelo a você, em nome de todos os funcionarios da cruz vermelha, que trablahm no Hospital Carlos Macieira, que assim como eu estão ou vão ser demitidos.nos funcionarios ate a presente data nao recebemos nosso salário, vale transporte, e recisão do contrato vencido dia 9 deste mês, assim tambem nunca foi requerida nossa carteira de trabalho e nao recebemos o aviso previo ainda. A nova administração denominada “Bem Viver” indicada pelo secretario de saúde, Ricardo Murad, já esta demitindo ou está tentado remanejamento dos funcionarios antigos, alguns com sete anos ou mais de serviço, para cargos inferiores, com propostas salariais de R$ 600,00. muitos deste recebiam quantia muito superiores e agora estao desdesperdos por que tem uma familia para sustentar e contava com o que ganhava para viver. ou seja faziam suas despesas de acordo com o que ganhavam e derrepente sem aviso previo perdem tudo, um verdadeiro descaso com o seus empregados. uma falta de respeito e dignidade total. ao ler o post no blog do luis pablo sobre Ricardo Murad fazer os maiores ditadores parecerem meros figurantes na historia, me sentir no dever de lhe escrever, pois me deparei com a mais pura verdade. ele é frio e calculista em suas manobras todas são bem premeditadas. abaixo segue um texto do Dr Pêta referente ao assunto, que é a realidade do que esta acontecendo na saúde Muito Obrigado.

    “Tinha ‘me preparado’ aqui todo para fazer uma análise mais ampla sobre um certo assunto, mas o ‘corre-corre’ e o volume de ‘notícias’ não permitiram…, provavelmente o farei em outra ocasião!!! Mas cabe um ‘recadinho’!!! Dr. Pêta até que entende as manifestas preocupações do secretário Ricardo Murad em relação à Saúde do estado!!! Tem informações de que ele está trabalhando e que, em breve, poderá apresentar alguma surpresa por aí…, pelo menos é o que se comenta nos bastidores!!! Agora, centralizar tudo, em todas as unidades de Saúde, como está centralizando, tirando a autonomia financeira de ‘todo mundo’, parece uma atitude equivocada; exagerada, até!!! Claro que tem casos que precisam de uma ‘chacoalhada’, de um ‘chega pra lá’, de um controle rígido por conta do total ‘desmantelo’!!! Mas tem unidade de saúde aí totalmente organizada, ‘azeitada’ e que não precisa dessa centralização, mesmo porque é conduzida por pessoas sérias, raras até, e comprometidas com a profissão!!! Centralizar unidades assim, que funcionam eficientemente, tirando-lhe a autonomia financeira, é um prejuízo aos seus usuários!!! É inadmissível que um hospital bem dirigido tenha que se reportar à secretaria de Saúde toda vez que precise, por exemplo, de uma seringa descartável, de um pacote de algodão, de um medicamento…!!! Isso demanda tempo, abertura de processo, e muitas vezes quando o remédio chega o paciente já está no nocrotério!!! Além do que o secretário Ricardo Murad dispõe de mecanismos eficientes, como auditorias e inquéritos administrativos, para controlar os gastos de todas as suas unidades de saúde!!! Então, não nos parece coerente nem eficiente, para o bom andamento e desempenho do setor de saúde, essa total ‘obssessão controladora’!!! Em muitos casos, vá lá, mas tem gente séria e dedicada trabalhando nessa área!!!

  3. Marcos encaminhe cópia desse post ao seu colega Decio Sá, pois ele na ansia de criticar àqueles que não lhe sustentam e vangloriar a imagam dos seus patrões traz uma noticia mentirosa no blog dele.
    Não esqueça de mandar por sedex com AR pois ele pode dizer depois que não recebeu.

  4. Um bom governante sabe os números do seu Estado. Sabe, também, as principais obras do seu governo. Então, se a governadora não sabe disso, que foi tão propagado por ela e pelo Duda Mendonçca, então, amigo, o que ela sabe??
    Putzzz….Eita Maranhão danado!!

  5. É por essas e outras reportagens isentas que vc faz, que passei a acessar seu blog diariamente, pois embora sabendo que vc faz parte daqueles defensores do governo, mas deonstra imparcialidade ao analizar os casos que merecem uma analise isenta como manda o bom jornalismo. Agora aquele tal de Décio…

  6. Nada disso vai ser entregue; VEJA:

    -Hospital Geral___>Fechado
    -Hospital do IPEM_____> Fechado
    -Pan Diamante_____> Fechado
    -Centro de Saúde Santa Luzia____> Fechado
    Entre outros que nesse COMENTÁRIO, relacionar seria até um afronto, pois não consegue mesmo com tanto DINHEIRO, manter funcionando o que já existe, me compre um BODE, vai inaugurar novos,,,,,,isto é uma vergonha.
    É só isso que podemos esperar do “melhor” Governo dos Dias de Roseana Laden Mubarak Calheiros Sousa Murad Sarney. CONCORDO PLENAMENTE, NÃO ENGANA O POVO ROSININHA. VC VAI ACABAR COM A POBREZA OU COM OS POBRES????

  7. Tudo isso é falácia:

    Nada disso vai ser entregue; VEJA:

    -Hospital Geral___>Fechado
    -Hospital do IPEM_____> Fechado
    -Pan Diamante_____> Fechado
    -Centro de Saúde Santa Luzia____> Fechado
    Entre outros que nesse COMENTÁRIO, relacionar seria até um afronto, pois não consegue mesmo com tanto DINHEIRO, manter funcionando o que já existe, me compre um BODE, vai inaugurar novos,,,,,,isto é uma vergonha.
    É só isso que podemos esperar do “melhor” Governo dos Dias de Roseana Laden Mubarak Calheiros Sousa Murad Sarney.

  8. Marco Aurélio, pode ser até mil, enquanto não forem entregues, a população maranhense se encontrará da mesma forma: totalmente desamparada por este desgoverno da Roseana Sarney.

  9. “Números estes que qualquer jornalista bem-informado tem obrigação de saber…”

    Isso não foi uma indireta, foi uma direta mesmo, e de direita,rsrs

    Resp.; Não! De esquerda!

  10. Tome Décio.Quem manda não cumprir os padrões minimos do bom jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *