25

Colagem de matérias em blog revela fraude e preguiça mental…

À exceção deste e de outros, citados na ponta dos dedos – Gilberto Léda, John Cutrim, Itevaldo Júnior, Jorge Aragão, Robert Lobato e Professor Caio – impera entre os principais blogs jornalísticos maranhenses a prática preguiçosa e fraudulenta da colagem de matérias.

Preguiçosa por que revela a incapacidade mental do autor de produzir seus próprios textos.

Fraudulenta porque ilude o leitor, que é obrigado a ler textos reproduzidos ao longo do dia – muitas vezes sabendo apenas no final que se trata de texto de terceiros.

Em alguns dos principais blogs de São Luís, os textos reproduzidos de grandes sites ou mesmo releases de assessorias de imprensa locais já chegam a nove em cada dez posts – o chamado CtrlC+CtrlV.

Na blogosfera, são chamados blogueiros parasitas, aqueles que se alimentam da produção de outros.

É só conferir, observando a identificação do autor – às vezes no início, às vezes no final do post. Muitas vezes, até os erros de português são repetidos, revelando a falta de leitura do blogueiro.

Este blog valoriza a produção intelectual própria.

Quem lê um blog quer ver a opinião ou a visão do seu autor sobre determinado fato – concorde ou não com isso.

Para ver Estadão, Folha Online, G1, R7, Terra, IG e outros sites nacionais, o leitor já dispõe de vasto acesso à internet. Repeti-los denota preguiça ou incapacidade de pensar.

O leitor conhece o estilo de cada um.

Sabe da capacidade investigativa de Itevaldo Júnior, conhece o conteúdo intelectual de Hostílio Caio ou a ironia provocativa de Jonh Cutrim. 

Quando lê cada um destes blogs, tem idéia do que vai ver. Isto qualifica o leitor por que gera o debate e promove a dialética – aliás, muitos dos blogueiros CtrlC+CtrlV nem sabem o que significa dialética.

Os que apenas repetem realeases ou textos nacionais, definham diariamente na credibilidade.

E perdem importância no que realmente importa: a influência nos círculos de poder.

Simplesmente por que não conseguem pensar…

Marco Aurélio D'Eça

25 Comments

  1. Recebi a sua resposta e isso mostra o quanto voc e é pequeno. Pois todo bom profissional quer crescer dia a dia e não se contentar como voce mesmo disse que ja acançou o PATAMAR que voce queria. Aliás, em que PATAMAR vc se encontra? ou voce esta se colocando? dexem que os outros te colocquem num PATAMAR bem alto. Não nao se vanglorie, isso é muito feio….

    Resp.: Você está cobrando respotas e eu as estou dando. O queres mais? Volto a dizer: já alcancei o patamar necessário. Daí por diante, ter 5 mil ou 50 mil acessos não faz mais diferentes, uma ve zque, todos os que importam ler, já leram. Não me interessa, querida, ser o mais lido em casas de prostituição, como Rosana, Zero Hum e outras coisas do tipo. Também não me interessa ser discutido em mesa de Catalana, de Porto Livre ou coisas do tipo. O que me importa é a opinião que forma, sobretudo, nos círculos de poder. Só isso. Como já disse, o resto é o resto.

  2. Caro Marco. Esses seus comentários são ridiculos por se tratar de um jornalista como voce. Não se rebaixe criticando os control-V e sim informe os seus leitores.
    Parace que voce é o dono da cocada, mas não é. Deixe os outros te engrandecerem e não rebaixe os seus concorrentes. Cresça e apareça com seu trabalho e é isso que importa, ou entao deve ser desespero porque seu Blog esta caindo a cada dia com tantos blogueiros que existem em São Luis. É facil ser bom no meio de poucos. Ruim é se destacar no meio de tanta gente boa. Não critique apenas faça o seu trabalho. Um abraço

    Resp.: Minha querida, meu blog já atingiu o patamar que eu esperava: ser uma referência nos círculos de poder. Só isso me basta. O resto é o resto…

  3. marco concordo com vc é muito fácil ser bloqueiro hoje no maranhão…os caras copiam tudo nao escrevem nada…mas me diga uma coisa o que vc acha do decio? vcs não se cheiram? me conte tudo não esconda nada!!

  4. é verdade q vc será o destaque número 1 da beija-flor? rsrsrssrsrsrsr

    resp.; Não! Eu ouviu dizer que será a sua mãe.

  5. Esse seu despeito com o Décio Sá é de dar nojo… Se é copiado ou não acho que pouco importa, pois se assim fosse ele nao seria o blogueiro mais acessado do Maranhão… Talvez por isso é atrás dele que os políticos anda, é atrás dele que a governadora vai quando quer ser entrevistada… kkkkkkk Procure seu lugar rapaz, és um jornalista conceituado para ficar com essas picuinhas… Até Claudio Humberto comte essa prática, porque o Décio não o faria? Fala sério!!!

  6. Marco, a impressão que você está passando ao escrever estas coisas, aos seus leitores mais bem informados, é, sim, de uma campanha de indiretas contra o Décio Sá, exatamente como o Marcos Sousa falou. Como você geralmente reage com certa violência contra quem pensa diferente de você, fique à vontade para responder da forma que quiser, ou simplesmente aceite meu comentário.
    Atenciosamente
    Luis Henrique.

  7. Marco e isso é legal? porque vc nao processa quem copia matéria do seu blog? se eles põem a fonte da matéria eles estão comentendo algum crime? quais sao os blogs que conhecidos que costumam copiar matérias suas? se eles podem se apropriar do que nao é deles vc pode dar nome aos bois, certo?

    resp.; Não estou tratando deste assunto no post, mmeu caro. A crítica, é para os que não escrevem nada, apenas colam. É só essa a crítica.

  8. Deça, se não fosses um vascaíno chato abusado, seria perfeito. Mas, quanto ao seu tino para apurar as notícias e emitir sua própria opinião, estás de parabéns. E viva à leitura!

  9. Caro Deça, observo que nas últimas semanas vc se meteu nessa conversa de blogueiro que faz isso, que faz aquilo, que vc é que pe correto quando trabalha de determinada maneira… Pra que tudo isso? Vc faz suas análises de como devem se comportar os autores de blogs do Maranhão e chega a julgar uns e outros numa clara, e tola, campanha de indiretas contra o Décio Sá. Não perca seu tempo e o espaço do seu blog fazendo juizo de valor sobre o trabalho de informar dos seus colegas. Se vc se acha o melhor, ou um dos melhores profissionais do jornalismo do MA, deixe que os internautas avaliem isso. Se achas que alguém vai deixar de ler o Décio por conta de suas análises, é perda de tempo. Mas já que estamos falando em perda de tempo, se vc ainda continuar com essa campanha tola contra seu colega Décio Sá, também irei perder alguns minutos do meu tempo criando uma comunidade na internet com o titulo: “A inveja do marco deça, mata!”.

    Resp.: mas por que vocês relacionam todos os meus textos ao Décio? Por acaso o Décio faz tudo isso que está colocado aqui? Respeito o Décio como profissional, meu caro. Mas, com todo o respeito, posso garantir: ele não tem esta importância toda para merecer análise pessoal, meu caro. e se vc vê indiretas a ele em tudo o que escrevo, é por que é você, não eu, quem vê nele os predicados aqui apresentados. As análises sobre jornalismo, comunicação, imprensa e novas mídias, amigo, são feitas neste blog desde quando estreou, ainda no imirante pontocom – é só pesquisar nos arquivos e verá. Não estou citando ninguém – a não ser para elogiar. Mas sinto-me na obrigação, como jornalista e estudioso da comunicação, interessado em compreender os processos midiáticos, de demonstrar meus pontos de vista sobre o cotidiano. Se é isso qeu defendo no jornalismo, não posso ignorar só porque A OU B se ofende ou se sente invejado.
    Não estou preocupado com os leiores de A ou de B. Estou preocupado com os meus. Quero apenas os qualificados, aqueles que de fato têm importância. E é justamente para qualificar meu público – mil, 500 ou apenas dois leitores – que procuro pontuar as diferenças entre os blogs, quem é quem, qual o perfil de cada um, a capacidade intlectual e a visão de mundo; os gostos pessoais e sociais. Tabmém com o objetivo de melhorar a fomação profissional e o nível da blogosfera. E falo, mesmo sem citar nomes, por que conheço a atividade a qual me dedico e o perfil de cada um. Se alguém se sentir capacitado para me perfilar também, que fique à vontade. Nada me incomoda, por que tenho ciência de quem sou e o que significo. E isso me basta.

  10. Meu caro. Talvez vc nao conheça o Ricardo Noblat, que noticia vários sites em seu blog e tbm escreve de sua propria lavra.

    Qual o problema em publicar noticias interessantes que não são inéditas intercaladas com os seus proprios textos?

    Lamento que vc nao tenha tempo ou capacidade para pesquisar esse tipo de notícia e fica escrevendo abobrinhas sobre vasco e flamengo. Nós leitores adoramos blogs que apresentam notícias e opinião dos autores. Por isso vc é tao mal colocado no ranking.

    resp.: O problema não é postar tetos de outros ou intercalar com seus próprios textos. O problema é que, aqui em São Luís, esta intercalação não existe. É só colagem, dia e noite.
    E de fato não tenho tempo para icar coletando matérias. por que trabalho. Dou expdiente diário no jornal O estado do Maranhão, para onde escrevo todo santo dia, faça chuva ou faça sol. Também naõ tenho tempo por que não vivo dia e noite atrás de político. Tenho minha família e fico com ela sempre. Saio com minha mulher e com minhas filhas. Vivo na minha casa, não na dos outros. dedico meu tempo á minha família, não a do outros. A prioridae é meu trabalho e minha família, não o blog.
    Outra coisa: que ranking estabelece a colocação de cada blogueiro? Você tem ele? Pode me mandar? publico sem problema algum em meu blog. até por que, não me preocupo com ranking. O blog tem audiência por que tem auqlidade, não por que apelo com notícias fantasiosas. Me preocupo com a qualidade ods meus leitores. E esta eu sei que tem. seja um, dois ou três, são qualificados.

  11. ENDOSSO SUAS PALAVRAS, MEU SARARAH VASCAINO!!! ENTRETANTO, SUGIRO QUE LEIA , HOJE, 13/05 , UMA MATERIA ON LINE NO SITE DA UOL COM PRIMEIRA PAGINA SOBRE A CAPITAL NACIONAL DOS BURACOS…DEPOIS , RECLAMAM QUE FALTAM TURISTAS AQUI NA CAPITAL;; COMENTE, POR FAVOR;.. GRATOS. ;SAUDAÇOES VASCAINAS!!!!!

  12. É isso mesmo Marco, a preguiça mental prevalece entre muitos blogueiros, pior se tornou um vício. Blog, é espaço para expressar pensamentos elaborados do autor, abrindo espaço para discursão ou não com leitores. Agora na base do “Ctrl C e Ctrl V” não tem como discutir, mesmo comungando com o pensamento expresso. Pois, o pensamento, a análise dos fatos são de outros.
    Só queria dizer que Cunha Santos, também faz diferença.
    Obrigada

    resp.; Cunha Santos é our concours querida. Ele está acima disso tudo.

  13. Isso é só inveja porque teu blog está perdendo para Luis Carsoso. Já está em 5ª posição, perdendo até para Luis Pablo

    Resp.:É mesmo?!? Quinta posição em quê mesmo, meu caro? Qual o instituto que mediu, você pode me encaminhar os relatórios? prometo que divulgarei aqui em meu blog. E, a propósito, quem é mesmo Luís Pablo???

  14. Lembrei do saudoso Walter Rodrigues…
    Mas, acresceria à sua lista o Roberto Kenard que sempre faz análises em seus posts, mesmo quando colaciona reportagens.

    resp.; Verdade. Você tem razão. O Kenard representa exatamente a capacidade de pensar que deve ter um jornalista.

  15. Marco parabéns pelo texto, você sintetizou muito bem no seu post os blogueiros que realmente hoje no Estado tem criação própria, tem pensamento crítico, que não apenas sabem utilizar o famoso Ctrl ‘C’ e Ctrl ‘V’, reproduzindo matérias de terceiros nos seus espaços. Dos três blogueiros do Maranhão que tanto sabem redigir um texto narrativo (relatar uma ação factual) como também analisar um fato conjuntural – especialmente da seara política, destaco você, o Jonh Cutrim e o Gilberto Leda como os melhores. Na minha opinião, vocês três são os blogueiros mais completos do Estado por ter essas duas vertentes – sabem fazer muito bem um texto narrativo e dissertativo.

    O Décio, por exemplo, só sabe contar fofoca, no entanto se for convocado a dar uma opinião, a fazer uma análise política, não sabe. Da mesma forma o Cardoso. O Robert Lobato é muito bom nos textos analíticos, mas se for cobrir um evento não consegue elaborar a matéria institucional. O Prof. Caio muito bom com seus artigos. Os demais blogueiros sem comentários.

    Ah, para finalizar, discordo do primeiro comentarista que afirmou que o Jonh Cutrim publica textos elaborados por agências ou políticos da oposição. Já vi o Jonh, apesar de não ter muita intimidade com ele, em diversos eventos da prefeitura de São Luís cobrindo, fazendo as matérias do prefeito João Castelo pela Secom do município, onde pelo que sei é funcionário. Já o vi também na Assembleia e em vários eventos políticos fazendo as matérias para seu blog, conversando com deputados, prefeitos, vereadores e fazendo suas anotações.

    Acho que se alguém fizesse as matérias para o Jonh, não precisaria se desdobrar entre cumprir o trabalho institucional na prefeitura, fazer os releeases de vários políticos que, segundo sei, ele presta assessoria e fazer as matérias do seu blog (tem blogueiro,ao contrário, que além do filho hacker, tem estagiários para ajudar e mesmo assim é só copiar matéria da Folha, Estadão, Globo etc). Fosse assim, o Jonh ficaria apenas em casa esperando as matérias chegar. Faço essa defesa por admirar o trabalho do Jonh, acho que ele escreve muito bem.

    Mais é isso Marco, parabéns pelo belo trabalho, acho que os outros blogueiros estão mesmo é com inveja de você. Vlw

    resp.; Obrigado, amigo. Fic feliz pela compreensão do texto. É exatamente isto o que quis dizer.

  16. Você citou Pedro Bial.
    E por falar no dito cujo, soube que as inscrições para o BBB já começaram. Seria interessante te ver na telinha, representando toda essa originalidade e intelectualidade.

    Resp.; Não preciso disto. Sou feliz aqui na miha terra, com o meu trabalho e a minha vida pessoal.

  17. Reinaldo Azevedo (Veja) copia e cola alguns textos no Blog dele, Marco. Tu achas que é mais inteligente ou possui mais conteúdo que ele?

    Abraço, meu amigo

    rESP.: Acho que tenho mais conteúdo que ele. Mas a discussão não é colar texto. A discussão é fazer disto uma prática. É você priorizar a colagem do texto em detrimento da expressão da sua opinião, do seu pensamento, da sua visão sobre os fatos. Quem faz isso, tem preguiça mental ou não tem cultura suficiente para elaborar o pensamento. E tem muito blgueiro bem lido aí nesta situação.

  18. Essa tua INTELECTUALIDADE deveria ser convertida em aprendizagem da língua portuguesa.

    Esse “por que” que você utilizou no texto é junto e sem acento “porque”. É uma conjunção explicativa, tem significado de “pois” ou “uma vez que”.

    É sempre bom termos um dicionário e uma gramática em mãos quando escrevemos nossos textos, principalmente aqueles considerados “originais”.

    resp.; Isso apenas reforça a originalidade do texto. Como diz o grande Pedro Bial, o importante é fazer-se entender. E para o bom entendedor, meia palavra basta.

  19. kkkkkkkkkk nao sei se é p decio! mas q fui ver o blog dele e so tinha copia isso tinha!kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  20. Meu amigo, se isto aconteu com vc o fato de alguém copiar o seu texto e publicar em outro lugar sem citar a fonte, lambento, mas você só está provando do próprio veneno, de forma indireta. Lembro que você já publicou dizendo ser defensor de que jornalismo não deve ser regulamentado? Então, amigo, no mundo da internet não existe isso. Só existe copiar ou colar. Teoria é só na universidade, aqui na net, isso é papo furado.

    Resp.: Você deve se leitor de um destes parasitas da internet. Não estou tratando de textos copiados sem citação de fonte, seu tolo. Estou mostrando a diferença ente aqueles que escrevem seus próprios textos e os que apenas colam matérias já produzidas – citando fontes ou não. O que tem a ver a defsa do jornalismo não regulamentdo com a preguiça e a capacidade de escrever? É, você, de fato, é mais um dos leitores de parasitas da internet…

  21. Jonh Cutrim escreve alguma coisa de autoria própria? Todos sabem que a grande maioria dos textos do blogueiros são escritos por terceiros que lhe enviam textos protinhos, principalmente Othelino, alguns profissionais da Assembleia ligados a Marcelo Tavares e o pessoal da agência que trabalha para a prefeitura de São Luis. Ou você não sade disso, D’eça?

    resp.; O que importa é que, ao publicar e assumir, o texto passa a ser a sua opinião. Ele, pelo menos, não publica apenas matérias coladas de outros sites, como muitos incapazes por aí, que têm preguiça de escrever. Mas vocês são difíceis de entender as coisas, heim? A gente fala de um assunto e vocês comentam outros! Isso é analfabetismo funcional?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *