19

A derrota de João Castelo…

Castelo: problemas demais, humildade de menos...

O prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), foi derrotado na questão do IPTU 2011.

Ainda que a decisão de revogar o valor cobrado este ano não valha para toda a população, o prefeito perdeu.

E perdeu pela intransigência, pela incapacidade de reconhecer o erro e voltar atrás.

A crise do IPTU explodiu quando Castelo estava fora do Maranhão. Os próprios parlamentares que repercutiram a denúncia cobraram dele que revogasse a tabela, mas ele se recusou.

Insistiu no erro e perdeu.

Aliás, quano estourou a crise, ele estava em Brasília, tentando viabilizar outro projeto em Brasília – o do Corredor de Transporte Urbano.

Outro erro.

O projeto é caro e inviável para aprovação no Ministério das Cidades. E disputa com outro, bem mais simples, que cria a Avenida Metropolitana.

Mas Castelo insiste por que não sabe dar o braço a torcer. 

Ainda há tempo de corrigir o erro do IPTU, recolhendo os carnês irregualres e adotando a tabela de 2010, como fez a Justiça para um caso específico.

Agindo assim, poderá até reverter o desgaste.

Que, aos poucos, caminha para se tornar irreversível…

Marco Aurélio D'Eça

19 Comments

  1. Castelo pensou que ia ser como no tempo da ditadura, que chovia dinheiro de todos os lados, se podia até colocar vaca no ar condicionado e não pagar fornecedor, agora realmente tem que saber administrar, coisa que ele não sabe. Essa prefeitura ainda vai pegar fogo..aguardem.

  2. Castelo é completamente despreparado para o cargo que ocupa.
    É formado em Direito, mas acho que ele não entendo bem de direito tributário, tampouco conhece a Constituição Federal.

    O pior ainda é que ele imagina que todo mundo em São Luís é idiota.

  3. ELE VOLTARÁ É SO AGUARDAR, O MELHOR PREFEITO QUE ESSA CIDADE JA TEVE VOLTARÁ. VIVA SAO LUIS, VIVA TADEU PALACIO PREFEITO TRABALHADOR

  4. A decisão do TJ foi absurda. A tabela do IPTU obedece sim aos princípios da razoabilidade e capacidade contributiva, na medida em que aumenta o imposto dos mais ricos e confere isenção aos mais pobres.

    Não viola o princípio da vedação do confisco, na medida em que moradores, de Calhau, Ponta D’Areia, Ponta do Farol, etc possuem condições de pagar tributos até maiores.

  5. Não bastasse tudo isso Marco , estão tapando buracos de forma totalmente desonesta , pois não recortam o entorno do buraca , só varrem , põe o pinche e sobre ele um asfalto sonrisal . Resultado , a buraqueira de agora decorre desse tipo de serviço migueloso feito no início de 2009 e no início de 2010 , ou seja , é coisa mal feita sobre coisa mal feita , uma hora estoura tudo de uma vez como está acontecendo . Alguém tinha de ir pra cadeia ! Alguém tinha de filmar o serviço , depois periciar e enfim processar , especialmente quem pagou essa marmota.

  6. Marco, acho impossível o Prefeito conseguir reverter o desgaste da sua administração catastrofica. A prefeitura não consegue acertar em nada. Em plena polêmica do IPTU, veicula uma propaganda na TV que tenta motivar o cidadão a pagar o impacável, em muitos casos, a troco de uma premiação ridicula e com a promessa de que o dinheiro é para “uma São Luís melhor”. Sinceramente, é querer fazer todo mundo de palhaço. “Uma São Luís melhor”, é igual a uma São Luís sem Castelo. Não tem jeito, esse é o único caminho!!!

  7. O CAOSTELO ESTÁ COMPLETAMENTE ULTRAPASSADO! É SÓ VER A SUA EQUIPE. TOTALMENTE DESPREPARADA! ATÉ O JOÃO RODOLFO ESTÁ DE VOLTA ! ELES NAO CONSEGUEM COLOCAR O EDITAL DE LICITAÇAÃO DO HOSPITAL NA RUA! PARA NOSSA SORTE, POIS O MESMO PARECE QUE JÁ ESTAVA DIRECIONADO.

  8. Meus amigos em 2012 São Luis tem jeito TADEU PALACIO prefeito, João Castelo nunca mais nós eramos felizes e não sabiamos.

  9. Caríssima ANA CANNAS , PRIMA DO MEU AMIGO SA … .Eu também sou favorável aos isentos , mas nem por isso acho que os não-isentos devam compensar o Erário de uma única vez . Esta cobrança/corerção de uma única vez . demonstra o quão pouco compromissado é o sr. CAOSTELO . Veja que , mesmo ampliando a faixa de isenção de 10.000 para 50.000 , ainda estava prevista uma arrecadação total acrescida de 30 % ( Trinta por cento ) ! Poxa , isso é ” olho-grande ” . Fora isso a imoralidade criminosa de fraudar atas e o Sr. Pereirinha mandar o Chico Viana mentir que haviam sido realizadas 02 audiências públicas na Câmara ! Sinceramente : É MUITA MENTIRA E ARMAÇÃO PRA VIR ME CONVENCER QUE É PRO BEM DO POVO . Isso tudo , no pior momento da administração mais catastrófica que São Luís já teve , querer que as pessoas se conformem com aumento de imposto .

  10. CASTELO faz a PIOR ADMINISTRAÇÃO dos últimos 30 ANOS . Se melhorar , supera a administração da Gardênia , o que dá no mesmo , pois todo mundo sabe que , quem mandava era o próprio Castelo.

  11. Esse “Castelo de Areia”, vai se desmanchar até outubro de 2012, quando a população lhe der um pé na bunda. É muita incompetência, intransigência, ignorância e despreparo para gerir a coisa pública. Fora CAOSTELO!

  12. Essa isençao de pagamento do IPTU para mais de 60% da população é um enganação dessa prefeitura. Isso ai é so pra aparecer na propaganda eleitoral. Pra dizer que são bonzinhos pro povo. Já estão no poder a 3 anos e a cidade está numa situação tão caotica como a muito tempo não se via. As obras deles se desmancham como areia. Alguem já viu a Santos Dumont? Toda remendada. Não tinha nem 6 meses de inaugurada. Disseram que era presente pro povo, fizeram o maior barunho em 08 de setembro. De fevereiro para março já era toda esburacada. Ai correram pra tapar os buracos. Marco vou te sugerir fazer uma reportagem sobre essas obras sonrisal. Vai ver como já estão as maravinhas construídas pelo Caostelo. Uma vergonha. Será que nenhuma autoridade tá vendo isso?

  13. Resposta para Ana Cannas: Ana, não existe favorecido nessa Lei criada pela Prefeitura, essa lei é ilegal e descabida. Trabalho há anos com IPTU e direito Tributário e garanto que o Prefeito quis iludir a população quando modificou a Lei do IPTU beneficiando os imoveis de até 50 mil reais. O benefício não é legal, pois ele não justificou porque concedeu esse benefício. Não bastava apenas beneficiar os imóveis desse valor, veja: 9.995/00 – Lei de Diretrizes Orçamentárias da União: Art. 66. A lei ou medida provisória que conceda ou amplie incentivo ou benefício de natureza tributária só será aprovada se atendidas as exigências do art. 14 da LC 101/00. Art. 14. A concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita deverá estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois seguintes, atender ao disposto na lei de diretrizes orçamentárias e a pelo menos uma das seguintes condições:

    O que o Ixpiriente Prefeito quis fazer é “uma média” com a população menos esclarecida, pra tentar agariar mais votos na proxima eleição, mas o que a Lei diz é clara: O IPTU é um “imposto” ou seja, é imposto a todos que se enquadrem naquela situação. Ele não pode iludir nem prejudicar a população em geral aumentando exorbitantemente e ilegalmente o imposto, nem deixar de cobrar a quem sempre pagou. O Justo seria aplicar um aumento bem menor aos que podem pagar e manter ou diminuir o valor aos que tem imóvel de até 50 mil. Vamos pensar: Você acha justo uma pessoa que tem imóvel que foi passado pelos avós e é localizado em bairro nobre, mas tem renda de 2 mil reais por mês pagar 35 mil reais de imposto, enquanto que tem empresário que tem vários imóveis em bairros de classe baixa pra aluguel não pagar nada por eles? Pense Nisso!

  14. Pode-se perceber que é mais uma tentativa de armação… jogou-se uma situação, e se não há manifestação, fica implicito a aceitação, que nem nessa greve fajuta e armada pelos dois sindicatos. Não precisa ninguém ser pós doc pra observar a “tendenciosidade” de tais ações. Se não reclamamos, é claro que aceitamos, e chega disso aqui…na São Luís de antes que a grande maioria não tinha noção do que é bom e aceitava qualquer coisa, é até de se aceitar, mas nesse atual momento globalizado não dá. um abraço

  15. Minha pergunta fica. Quem vai ficar do lado dos isentos quando eles que tiverem que pagar o iptu? Será que os políticos e blogueiros ficaram com o mesmo afinco do lado de que não teve o seu IPTU cobrado e se voltarmos a antiga lei?

  16. PREFEITOS RUINS, COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDA. O QUE ERA PARA SER EXCEÇÃO VIROU REGRA NO MARANHÃO!
    SOU ELEITORA E ESTOU DE OLHO!

  17. QUANTO AO DEBOCHE À justiça!!

    Isso é o reflexo que os órgãos, aplicadores da justiça, seja ela judicial, trabalhista ou financeira, estão passando à população. Inclusive nas últimas decisões jurídicas e financeiras com referência ao EXÉRCITO de gestores públicos apostarem na impunidade por impunidade e sairem com um DIPLOMA DE impunes dado pelas aplicadores das referidas JUSTIÇAS.

    Os agentes estão respondendo por sua omissão a quem deverão se reportar.

    O que eu fico ‘puto’ é quanto a omissão da velhas e surradas frases: TEM QUE SER PROVOCADA. NÃO DAR DIREITO A QUEM DORME. Pombas este agentes moram aonde? são de ferro? não tem empregados que se deslocam? filhos que são levados para seus afazeres e precisa de transportes?

    É puro reflexo da falta de atitude e da omissão quando diz ‘tem quer ser provocado’ puro incentiva à omissão consigo mesmo. A inobservância das leis não impede a execução delas, previamente. HÁ MAIS É CULPAS DO MINISTÉRIO PÚBLICO QUE É O FISCAL DA LEI. HÁ CULPA DO POVO QUE NÃO RECLAMA.

    SÓ ESPERO DOS AGENTES APLICADORES DA JUSTIÇA FINANCEIRA, TRABALHISTA , JURÍDICA E OUTRAS ,SEJAM E APLIQUEM, SEM PAIXÃO POLÍTICA E MERCENÁRIA, PARA UM MUNDO MAIS HUMANO. SOLIDÁRIO E DIGNO, A MUDANÇA QUE DESEJAM VER NO MUNDO!!!!

  18. Ele e sua equipe demonstrou “insensibilidade” no trato da coisa pública, não quis o freio da voz do povo, prefere ao da justiça e com gasto público, pois ao imprimir vários boletos do IPTU executou um enorme gasto.

    A carga tributária já é enorme para o cidadão maranhense e ainda sofre com o impacto – tua vida de moradia em são luís por um único imposto IPTU!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *