Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Os municípios como capitanias hereditárias…

Teresinha é mulher de Jomar, em Imperatriz...

A principal reportagem política da edição de ontem do jornal “O Estado do Maranhão” – um painel sobre a sucessão em seis dos principais municípios – traz um dado revelador de como a política é tratada como questão familiar no interior maranhense.

Em todos os municípios citados há entre os possíveis candidatos de 2012 parentes de líderes p0líticos já estabelecidos. Em casos como o de Caxias, os parentes são, inclusive, os principais candidatos.

Genésio quer Pinheiro como herança familiar

A guerra familiar no interior é também reflexo da característica patrimonialista que marca a política maranhense como um todo, onde as “castas” se sucedem no poder, como donatários de capitanias hereditárias que passam de pai para filho.

Citando Caixas: o candidato do prefeito Humberto Coutinho (PDT) deve ser seu sobrinho, Leonardo Coutinho (ainda sem partido). Ele vai disputar contra Paulo Marinho Júnior (PMDB), que vem a ser filho dos ex-prefeitos Paulo e Márcia Marinho.

Até na oposição caxiense há herança familiar na sucessão: o candidato do PT pode ser Ney Teixeira, filho do líder partidário Mundico Teixeira, ligado ao vice-governador Washington Oliveira (PT).

Luciano, outro Leitoa pra governar Timon

Em Timon é parecido.

A prefeita Socorro Waquim (PMDB), que já elegeu e reelegeu o marido Sétimo Waquim (PMDB) deputado federal, agora quer se manter no poder por meio também do sobrinho, Talles Waquim. Na oposição, o principal candidato é o deputado estadual Luciano Leitoa (PSB), filho do ex-prefeto Chico Leitoa (PDT).

Seguindo para Pinheiro, encontra-se entre os principais candidatos Luciano Genésio (PCdoB), filho do ex-prefeito José Genésio. Sem falar no ex-prefeito Filuca Mendes (DEM), que tem o filho, Victor Mendes (PV), já inserido na política estadual, como deputado estadual e secretário de Meio Ambiente.

Rochinha tentará novamente em Balsas

Em São José de Ribamar, os dois candidatos que podem se insurgir contra o prefeito Gil Cutrim (PMDB) – ele próprio de uma família tradicional da política maranhense – são Roberto Câmara (PSB), filho do lendário Jota Câmara, e Julio Matos Filho, outro filho de ex-prefeito.

No município de Balsas, o prefeito Chico Coelho (PMDB) tem como principal adversário Luiz Rocha Filho, o Rochinha, filho de ninguém menos que o ex-governador Luiz Rocha, e irmão do ex-deputado federal Roberto Rocha (PSDB).

O painel de “O Estado do Maranhão” se fecha com Imperatriz, onde o prefeito Sebastião Madeira (PSDB), pode ter como adversária Teresinha Fernandes (PT), mulher do ex-prefeito e ex-deputado Jomar Fernandes (PT).

A política de sobrenomes se repete em praticamente todos os municípios maranhenses, mostrando como o estado ainda vive sob os signo das oligarquias.

Onde o poder é passado de pai para filho.

Como herança familiar…

Sair da versão mobile