12

Os efeitos produtivos da renovação…

Perfeita a análise de Jorge Aragão de que os deputados de primeiro mandato – em sua maioria – fizeram a diferença, para melhor, no primeiro semestre da Assembléia Legislativa.

todos de primeiro mandato, deputados fizeram a diferença no primeiro semestre

O líder do bloco “União Democrática”, Eduardo Braide (PMN), por exemplo, acertou em cheio ao propor a criação de um fundo estadual de combate ao câncer. Foi, talvez, a ação legislaiva mais importante destes primeiros meses.

E a “Frente em defesa da Baixada Maranhense”, criada por Jota Pinto (PR)? Parece até óbvia, mas por que ninguém tentou? E se tentou, por que nunca foi levada a termo? Jota Pinto vai para o recesso com os louros desta importante ação para o desenvolvimento de uma das regiões mais pobres do país.

Aliás, Eduardo e Jota Pinto são os dois únicos deputados com 100% de presença nas sessões deliberativas da Assembléia neste semestre. Outra atitude que faz a diferença.

Ouro novato, Zé Carlos da Caixa (PT), notabilizou-se, entre coisas, pelo emparedamento da operadora de telefonia TIM, a pior do país. Foi a partir da iniciativa do deputado petista – com audiências em São Luís e no interior do estado – que a operadora passou a ser alvo de denúncias e até de investigação do Ministério Público.

Também de primeiro mandato, Rogério Cafeteira (PMN) abriu discussão sobre a reforma política. É dele a iniciativa de formar comissão para acompanhar o debate no Congresso Nacional, que pode mudar os rumos da política eleitoral no Brasil. Houve até audiência sobre o tema na Assembléia.

Alexandre Almeida (PTdoB) especializou-se na questão tributária. Foi o principal aliado do secretário Fábio Gondim na discussão da LDO – enfrentando raposas felpudas, como o líder do governo, Manoel Ribeiro (PTB) – e abriu discussão na Casa sobre a Reforma Tributária, trazendo ao Maranhão os grandes especialistas sobre o assunto.

Por fim, o semestre da Assembléia teve também o jovem parlamentar André Fufuca (PSDB). Foi dele a iniciativa de reabrir o debate sobre a criação de novos municípios. Fufuca liderou marchas à Brasília, conversou com congressistas e convenceu o presidente da Assembléia, Arnaldo Melo (PMDB), a abrir espaço para o assunto.

Hoje, a Casa já prevê a criação de novos municípios até o final do ano.

São seis parlamentares. Seis exemplos do que se fez na Assembléia neste primeiro semestre.

E não é pouca coisa…

Marco Aurélio D'Eça

12 Comments

  1. não eram esses os que eram chamdos de “trairas”?!
    não sei porque ainda me surpreendo com as “opiniões” da imprensa local…

    resp.: Aqui neste blog eles nunca foram tratados desta forma. Este blog não trata deste tipo de notícia, facciosa, tendenciosa ou de ataques pessoais. Você deve ter confundido os blogs.Veja direito.

  2. Parabens ao meu amigo Dep. Alexandre Almeida…sempre soube dessa coragem e determinação de trabalhar pelo povo do Maranhoao…

  3. Sinceramente, Marco, não entendo o silêncio de vocês da imprensa frente ao descaso do TJ no concurso. 1 mês de atraso pra um simples resultado de apenas provas OBJETIVAS. É um absurdo e vcs não falam nada.

  4. Década, de produtivo o que você cita não tem nada, só blá blá blá, ti ti ti, e nenhuma ação concreta. Cade as leis, cade os projetos? O que o dep trairá fez, defendendo o Gondim, foi só proteger o seu jabá (procura q vc acha). O único que ta realmente tentando e o Zé Carlos, mas de boa intenção o inferno ta cheio.

  5. Para se fazer justiça, convém citar os deputados Neto Evangelista, Carlos Amorim e Rubens Pereira Jr. pelo campo da oposiçao.Foram coerentes e apresentaram uma postura destacada.

  6. Marco,eu acrescentaria em sua lista os nomes dos deputados luciano leitoa e carlos amorim. Ambos também tiveram uma boa performance.

  7. Perfeita a análise e bate com o que sempre disse, a renovação esta dentro da nossa casa e tem qualidade.
    Meu Deputado Alexandre Almeida, desde que assumiu, mostra isso, jovem preparado e competente, sério e atuante, sempre defendendo causas e agindo a favor do povo, as famílias agradecem a sua preocupação com os jovens, neste combate interminável e difícil contra as drogas, Timom, seu município deve estar orgulhoso de ser tão bem representado perante o povo do Maranhão.
    Mais uma vez parabéns Deputado, tenho orgulho de ter ajudado a elegê-lo.

  8. É brincadeira dizer que esses deputados novos fizeram a diferença. Poucos estão preocupados com problemas da sociedade, a maioria atua em causa própria e a favor do governo.

  9. O deputado André Fufuca é formado em Direito? Prefiro crer que seja um mero acadêmico, pq a proposta de criação de municípios é estaparfúrdia, num momento em que a jurisprudência do STF é pacífica pela impossibilidade peremptória da criação.
    Vale lembrar que as decisões do STF, em sede de controle concentrado, têm eficácia vinculante e as últimas decisões sobre a matéria foram tomadas de forma unânime, inclusive com tom corretivo às Casas Legislativas.
    Gilmar Mendes e companhia não perdoarão a barbeiragem da Assembleia Legislativa Maranhense, capitaneada por esse neófito deputado André Fufuca…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *