Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Os efeitos produtivos da renovação…

Perfeita a análise de Jorge Aragão de que os deputados de primeiro mandato – em sua maioria – fizeram a diferença, para melhor, no primeiro semestre da Assembléia Legislativa.

todos de primeiro mandato, deputados fizeram a diferença no primeiro semestre

O líder do bloco “União Democrática”, Eduardo Braide (PMN), por exemplo, acertou em cheio ao propor a criação de um fundo estadual de combate ao câncer. Foi, talvez, a ação legislaiva mais importante destes primeiros meses.

E a “Frente em defesa da Baixada Maranhense”, criada por Jota Pinto (PR)? Parece até óbvia, mas por que ninguém tentou? E se tentou, por que nunca foi levada a termo? Jota Pinto vai para o recesso com os louros desta importante ação para o desenvolvimento de uma das regiões mais pobres do país.

Aliás, Eduardo e Jota Pinto são os dois únicos deputados com 100% de presença nas sessões deliberativas da Assembléia neste semestre. Outra atitude que faz a diferença.

Ouro novato, Zé Carlos da Caixa (PT), notabilizou-se, entre coisas, pelo emparedamento da operadora de telefonia TIM, a pior do país. Foi a partir da iniciativa do deputado petista – com audiências em São Luís e no interior do estado – que a operadora passou a ser alvo de denúncias e até de investigação do Ministério Público.

Também de primeiro mandato, Rogério Cafeteira (PMN) abriu discussão sobre a reforma política. É dele a iniciativa de formar comissão para acompanhar o debate no Congresso Nacional, que pode mudar os rumos da política eleitoral no Brasil. Houve até audiência sobre o tema na Assembléia.

Alexandre Almeida (PTdoB) especializou-se na questão tributária. Foi o principal aliado do secretário Fábio Gondim na discussão da LDO – enfrentando raposas felpudas, como o líder do governo, Manoel Ribeiro (PTB) – e abriu discussão na Casa sobre a Reforma Tributária, trazendo ao Maranhão os grandes especialistas sobre o assunto.

Por fim, o semestre da Assembléia teve também o jovem parlamentar André Fufuca (PSDB). Foi dele a iniciativa de reabrir o debate sobre a criação de novos municípios. Fufuca liderou marchas à Brasília, conversou com congressistas e convenceu o presidente da Assembléia, Arnaldo Melo (PMDB), a abrir espaço para o assunto.

Hoje, a Casa já prevê a criação de novos municípios até o final do ano.

São seis parlamentares. Seis exemplos do que se fez na Assembléia neste primeiro semestre.

E não é pouca coisa…

Sair da versão mobile