5

Ausentes e presentes na Assembléia…

Apenas um dado é inquestionável nos vários balanços do semestre na Assembléia Legislativa, divulgados em jornais e blogs: o deputado Carlos Filho (PV) é o mais ausente da Casa e o único que nunca foi à tribuna.

Mas as diferenças de método e a base do levantamento têm levado a diferentes versões de listas de presenças e ausências.

O documento oficial repassado pela Mesa Diretora informa que Eduardo Braide (PMN) e Jota Pinto (PR) são os únicos que compareceram a todas as sessões deliberativas, tendo 100% de presença (Veja reprodução ao lado).

Mas um levantamento feito pelo jornalista Jorge Aragão mostra que não houve deputado com 100% de presença no primeiro semestre.

Ele confirma Braide e Pinto como os mais assíduos e Carlos Filho como o mais faltoso.

Mas aponta faltas dos dois primeiros que não foram mostradas no relatório oficial da Assembléia.

Aragão usou como base para seu levantamento as Atas das sessões, publicadas nos diários da Assembléia disponíveis no site.

O documento oficial da Assembléia serviu de base para a matéria de domingo, do jornal “O Estado do Maranhão”, e é timbrado pela própria Assembléia.

Qual dado está certo?

O que foi distribuído pela Assembléia ou o que está disponível no site?

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. A permanência deste deputado Bad Boy no cenário político deste estado, ocupando o lugar de um outro parlamentar, onde possivelmente poderia está contribuindo muito mais, para engrandecimento d processo democrático e, amplificando os debates, de forma propositiva, demonstra em letras garrafais, o quanto o imperialismo político monocrático deste estado a todos nos adoece. Roseana, por questões passional, com teimosas tentativas de dar um ótimo salário a este garotão das baladas noturnas da ilha, jogando esta conta ao contribuinte, qualquer dias desses, haverá de muito se arrepender, não só no campo político, bem como no aspecto familiar..Ainda bem que os tempos amargos de intermináveis domínio ala Elizabeth II, já se prenuncia neste estado!

  2. A permanência deste deputado Bad Boy no cenário político deste estado, ocupando o lugar de um outro parlamentar, onde possivelmente poderia está contribuindo muito mais, para engrandecimento d processo democrático e, amplificando os debates, de forma propositiva, demonstra em letras garrafais, o quanto o imperialismo político monocrático deste estado a todos nos adoece. Roseana, por questões passional, com teimosas tentativas de dar um ótimo salário a este garotão das baladas noturnas da ilha, jogando esta conta ao contribuinte, qualquer dias desses, haverá de muito se arrepender, não só no campo político, bem como no aspecto familar..Ainda bem que os tempos amargos de intermináveis domínio ala Elizabeth II, já se prenuncia neste estado!

  3. Esses ausentes estão igual ao Marco D´Eça que no final de semana não escreve nada. Sinto falta dos seus artigos no final de semana. Se bem que é melhor vc não escrever no sábado e domingo, pois se sóbrio já escreve muita bobagem, imagine com uma cervejinha a mais na cabeça.

    Resp.: Mas voc~e sente falta de bobagens? Como é isso?

  4. A entrevista do ministro Carlos Lupi no blog de Jonh Cutrim confirmou tudo o que seu blog vinha falando.

    Em entrevista exclusiva e reveladora ao blog, ministro Carlos Lupi fala sobre os destinos do PDT no MA
    Publicado em 18 de julho de 2011 por John Cutrim

    Em agenda oficial no Maranhão desde a última sexta-feira, o ministro do Trabalho e Emprego e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, partiu na tarde deste domingo (17) para Brasília. Antes, porém, concedeu uma entrevista exclusiva e reveladora ao titular do blog.

    Num bate papo bastante informal, Lupi, que estava acompanhando assessor do MTE e suplente de deputado federal, Weverton Rocha, do vereador Ivaldo Rodrigues e outros pedetistas de alto coturno, conversou por cerca de meia hora com o blog.

    Foto meramente ilustrativa De forma bem simples e descontraída, o ministro respondeu a vários questionamentos e esclareceu alguns pontos que geram certa polêmica nos bastidores políticos locais, entre os quais a visita que fez à governadora Roseana Sarney e ao sistema Mirante de Comunicação, as eleições municipais de 2012, a possibilidade de candidatura própria do PDT, inserção de novos quadros da sigla, entre outros assuntos.

    Em relação à visita que fez à governadora Roseana Sarney, Lupi foi enfático ao afirmar: “Em nenhum momento da visita foi discutido questões partidárias e ideológicas, mas sim de interesse do povo”. O ministro frisou que sua ida ao Palácio dos Leões tratou-se de um ato institucional com o escopo de tratar unicamente das “políticas públicas de interesse da população”.

    Quanto aos destinos do PDT no Maranhão, Lupi adotou um discurso mais incisivo. O pedetista, talvez numa das entrevistas mais esclarecedoras sobre o assunto até agora, foi claro ao afirmar que entre os planos da agremiação no Estado, está a possibilidade de lançar candidatos próprios em São Luís e Imperatriz. “Com quem conversei todos estão querendo algo novo. Defenderei, portanto, candidatura própria do partido a prefeito tanto em São Luís quanto em Imperatriz”, disse.

    Perguntado sobre a participação do PDT na administração do prefeito João Castelo (PSDB), onde o partido detém secretários em sete pastas, e a possibilidade da agremiação apoiar o projeto de reeleição do tucano, o ministro não mediu palavras. “A participação do PDT na administração municipal de São Luís são alianças de uma eleição passada. Cada eleição é uma”, afirmou Carlos Lupi, para arrematar em seguida quanto ao quinhão pedetista na gestão castelista.

    “Deve-se respeitar as instituições partidárias. Qualquer indicação do partido passa pela formalização das instâncias partidárias do PDT. Eu não sou ministro do governo Dilma porque sou bonito, mas sim porque meu partido me indicou. Aqui ocorreu na contramão do processo, privilegiou-se o nome”, analisou.

    Lupi, entretanto, enfatizou que a decisão final sobre o leque de alianças que será construída pelo PDT visando à sucessão municipal de 2012 será decido pela maioria dos membros do partido.

    “O que a maioria do partido decidir, será respeitado, apesar de estar convencido – isso uma posição pessoal minha – de que a candidatura própria é o melhor para o partido”, defendeu. “O Maranhão está precisando de lideranças novas, de oxigenar a sua política. Vejo um momento muito rico em 2012”, completou.

    Veja abaixo a íntegra dos principais pontos da entrevista

    Visita a Roseana

    Visitamos a governadora Roseana Sarney, onde ela nos apresentou os programas de governo da sua gestão, entre eles Programa Maranhão Profissional, cuja proposta é capacitar 400 mil maranhenses para ocupar os postos de trabalho que surgirão com os empreendimentos que estão se instalando no estado. Na oportunidade, foi discutida ainda a ampliação de programas ligados a nossa pasta, algo a ser definido pelo grupo gestor do seu governo para depois vermos com nossa equipe em que área entramos. Vale ressaltar que em nenhum momento da visita foi discutido questões partidárias e ideológicas, mas sim de interesse do povo, ou seja, foi um gesto republicano e de respeito à instituição democrática. Minha obrigação é cuidar das políticas públicas de interesse da população.

    Visita a Mirante

    No processo democrático que vivemos faz parte dele visitar qualquer instituição de comunicação. Fui lá atendendo a convite da direção do Sistema Mirante. Espero que a gentileza seja recíproca, que a instituição respeite o partido, que continuar a manter sua linha de oposição no Maranhão.

    Candidatura própria

    A natureza do partido é ter candidato próprio, construir uma candidatura e com viabilidade de disputar as eleições. Em Imperatriz já está mais concentrado com o deputado Carlinhos Amorim, ele está empolgado, mas não há nenhuma decisão ainda. Em relação a São Luís, por ser uma capital e que tem influência muito grande no eleitorado do restante do Estado, não podemos abrir mão de ter candidato, tendo em vista que por muito tempo nosso partido já comandou a capital. Com quem conversei todos estão querendo algo novo. Portanto, eu defenderei candidatura própria do partido a prefeito tanto em São Luís quanto em Imperatriz. Mas isso é uma opinião pessoal minha.

    Participação do PDT

    A participação do PDT na administração municipal de São Luís são alianças de uma eleição passada. Cada eleição é uma. Percebo que há muita insatisfação aqui com o Castelo. Deve-se respeitar as instituições partidárias. Qualquer indicação do partido passa pela formalização das instâncias partidárias do PDT. Eu não sou ministro do governo Dilma porque sou bonito, mas sim porque meu partido me indicou. Aqui ocorreu na contramão do processo, privilegiou-se o nome, apesar, vale ressaltar, de ter muitos bons companheiros lá.

    Apoio a reeleição de Castelo

    O que a maioria do partido decidir, será respeitado, apesar de estar convencido de que a candidatura própria é o melhor para o partido. Temos uma oportunidade de resgatar o poder central, com a morte do governo Jackson Lago, aflorou esse sentimento na população. Agora, isso é uma opinião minha. Se a maioria aqui achar que deve ter candidato próprio terá, se grande parte entender que se deve apoiar o Castelo, a decisão também será cumprida. O Maranhão está precisando de lideranças novas, de oxigenar a sua política. Vejo um momento muito rico em 2012.

    Novas lideranças

    O processo político é muito dinâmico. Na primeira semana de agosto teremos novidades, como a entrada de novos nomes no partido. De antemão antecipo que será um nome que vai trazer a unidade e com chances de disputar as eleições com competitividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *