16

Luís Moura e José Gerardo… Por que não William Sozza???

Sozza, preso há 11 anos sem nenhuma acusação comprovada

De todas as questões nebulosas que resultaram na idas e vindas da espetaculosa CPI do Crime Organizado, uma delas permanece como assunto proibido nos círculos da Justiça e da Segurança Pública maranhenses.

O paulista William Walder Sozza está preso há 11 anos. Prisão injusta, mentirosa e arbitrária. Sem parentes no Maranhão, vive esquecido nos porões das penitenciárias maranhenses, como um estorvo que “as gentes boas” da polícia e da Justiça preferem esquecer.

Ele foi acusado de co-autoria no assassinato do delegado Stênio Mendonça, em março de 1997.

Willian Sozza nunca teve ligações com o Maranhão, não tinha parentes, amigos ou inimigos no estado. Não há registro de qualquer ligação telefônica dele para aparelhos cadastrados no estado- em tempo algum.

Mesmo assim, foi condenado há 16 anos de reclusão, dos quais já cumpriu 11 anos.

Apenas Walter Rodrigues e este jornalista questionaram, à época da CPI do Crime Organizado, e desde então, os motivos que levaram à prisão de Sozza.

Este jornalista questionou, inclusive, a autenticidade da identidade do motorista Jorge Meres, que surgiu pelas mãos da então cúpula  da Segup como quadrilheiro arrempendido pichando acusações contra meio-mundo em uma série de depoimentos absolutamente contraditórios entre si.

Falava uma coisa à polícia, outra à Justiça, uma terceira ao Ministério Público e outra também às CPIs de plantão. Mas ninguém nunca ligou para este detalhe – o circo estava armado.

Gabina e Moura também amargaram cadeia, mas já foram soltos

Mas por que Jorge Meres acusou Willian Sozza?

A resposta está em texto de Walter Rodrigues, intitulado “Oito anos na cadeia sem culpa” e publicado no blog do Colunão em 05 de maio de 2008.

Meres foi funcionário de Sozza em uma pequena empresa de Campinas. Demitido por beber demais, faltar muito ao emprego e ter nos ombros uma acusação de estrupo, jurou vingança ao ex-patrão. Encontrou na complacência da CPI a oportunidade para levar a cabo sua promessa.

A morte de Stênio levou ao circo da CPI do Narcotráfico

Todas estas contradições, as falhas nos depoimentos de Meres, a comprovação da acusação de estupro, as negativas dos próprios acusados de que conheciam Sozza estão nos relatórios da CPI do Crime Organizado, das investigações da Polícia Civil Maranhense e até nos dados da Polícia Federal.

Ninguém nunca se interessou por isso.

José Gerardo, Luiz Moura, Ilce Gabina e outros acusados pelo “mentiroso contumaz Jorge Meres” (expressão constante no próprio relatório da CPI) já estão em liberdade e com gordas indenizações no Maranhão.

Mas a Justiça que os pôs em liberdade não tem a mesma piedade no caso de Willian Sozza.

Que continua apodrecendos em cadeias maranhenses…

Leia também o post “Luís Moura, José Gerardo e Ilce Gabina…”

Marco Aurélio D'Eça

16 Comments

  1. WILLIAN SOZZA, AMEAÇA DE MORTE O SR. MILSON, JUCE KEILA E CRIANÇAS E MANDA O TRAFICANTE ADRIANO, VULGO ANIMAL, DA RUA 2 NA VILA EMBRATEL; BATER , LESIONAR E EXPULSAR A FAMÍLIA DO IDOSO DE 84 ANOS E HIPERTENSO. E FAZ DIVISÃO DAS TERRAS E VENDE LOTES, E FINANCIA AS CONSTRUÇÕES COM O DINHEIRO DO TRAFICO DE DROGAS EM CONLUIO COM FUNCIONÁRIO DO I.T.E.R.MA . O MESMO QUE ASSENTOU MORADIA DE PESSOAS DE OUTROS MUNICÍPIOS ENFRENTE A BARRAGEM DO ACANGA ….

  2. É A MESMA QUADRILHA DE CRIMINOSOS, QUE SE IMPLANTOU NA VILA EMBRATEL; A SERVIÇO DE POLÍTICOS E FUNCIONÁRIO DO I. T.E.R .MA ; EDSON RAMOS, CRIA ASSOCIAÇÃO , MONTE DAS OLIVEIRAS, CONSTITUÍDA DE EX PRESIDIÁRIOS, NA INVASÃO DO SITIO ILHINHA, POR TRÁS DOS TRANSMISSORES DA MIRANTE… E FAZ TERROR, CONTRA A FAMÍLIA DO SR. MILSON, DE 84 ANOS HIPERTENSO … E MANDA USUÁRIOS DE DROGAS E TRAFICANTE CONHECIDO POR ADRIANO NATURAL DE SÃO BENTO, MORA NA RUA 2 , A INVADIR A CASA DE MORADIA DO IDOSO, E BATER NA COMPANHEIRA, LESIONARAM O IDOSO E CRIANÇAS E A DELEGACIA DO BAIRRO NADA FAZ E LIMITA-SE AO MANDADO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE…. PERCEBE-SE DESMANDO ENRAIZADO DE GOVERNOS PASSADOS, EM PROMESSAS DE CAMPANHAS ELEITORAL E QUE PROMOVEU O EX. SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA A DEPUTADO E AOS INTERESSES DE OUTROS,INCLUSIVE SECRETÁRIO DAS CIDADES – PAC . A FAMÍLIA PEDE INTERVENÇÃO FEDERAL !!!

  3. Reportagem estranha. Willian Sozza ficou forragido de 2008 até 2013. E agora.. 2014 aonde esta? O comentário acima fala dele estudar direito… Bizzarro

  4. Estranha pra mim essa reportagem, pois esse sr. Wiliiam estuda na FACEM, faz o 4º período de Direito. Não está preso como dita essa matéria, mas pela foto, trata-se da mesma pessoa.

  5. Voltando a escrever a você meu bom amigo, que tem a coragem de gritar a podridão existente na justiça do nosso Estado. Fico feliz em saber que ainda existe na nossa imprensa pessoas com o verdadeiro espírito de jornalista, formador de opinião, que grita a verdade, que tem sede de justiça, o jornalista é a voz do povo, é a pessoa que representa a nossa vontade de falar. Há dez anos, não existiam pessoas capazes de gritar, eram raros, por isso tamanha injustiça aconteceu com esse rapaz, meu Deus onde estava a impressa nessa época que não gritou isso mais cedo, sinto-me culpada, pois moro no Estado que roubou a vida e a juventude desse rapaz. É impressionante como ainda existe esse tipo de coisa, só sendo um Estado muito atrasado para ocorrer isso. O Maranhão não só tem como indenizar mas também reconhcer publicamente o erro que cometeu. Seria uma forma de desmoralizar a justiça? Não. Seria sim uma forma de provar que a justiça existe, que ela pode até errar mas que reconhece o seu erro. Mas infelizmente o que nós vemos é jogada política, pois as pessoas que tiveram envolvidas nessa CPI até hoje se beneficiam as custa da vida de um inocente, é realmente revoltante uma coisa dessa. Meu caro Amigo Marco Aurélio Deça, você está de parabéns por gritar e não compactuar com a escória na política maranhense, me orgulho muito de termos jornalistas como você fazendo jus à nossa classe. Parabéns.

  6. Isso eh um absurdo! A politica do maranhao e patetica da vergonha, ele perdeu TUDO por uma historia inventada por um viciado completamente sem fundamentos, pois eh demoraram mais de 10 anos para comecarem a pereceber isso, imagina passarem 10 anos de uma vida onde voce esta com as maos atadas e sem ter o que fazer sabendo que voce nao tem culpa de nada , tudo por culpa dessa justica ridicula que mesmo sem nenhuma prova prende um homem inocente que nunca havia pisado nesse lugar, apenas para dar satisfacao a populacao!!! Revoltante , nao sei como esses politicos conseguem dormir a noite. Quem deveria ter ficado mais de 10 anos presos sao esses donos da CPI RIDICULOS e sem ESCRUPULOS ! Parabens Marco por ter tido coragem de finalmente publicar alguma verdade!

  7. Impressionante sr. Jornalista como tens uma reflexão didática sobre o assunto que tantos “lucros” causou para alguns e imensos “prejuízos” causou para outros. O Maranhão não fora passado A LIMPO, como dissera os protagonistas daquela CPI, na verdade, o Maranhão nunca fora tão exposto ao rídiculo como naquele momento. Basta vê-se que os ônibus de José Gerardo foram todos apreendidos como se ileais fossem (isto ampalmente divulagado nas mída), após mais de 10 anos de batalha judicial, ficara comprovado que NENHUM DAQUELES VEÍCULOS possuiam qualquer irregularidade… Luis Moura fora algemado dentro do prédio da Assembléia Legislativa e saiu como mandante do crime que vitimou o Delegado Stênio, anos se passam e ele é ABSOLVIDO DE TODAS AS ACUSAÇÕES e retorna para a polícia; o Delegado Almir Macedo, acusado de participaçaõ direta no Crime Organizado, fora absolvido e retornou para a Polícia; Hemetério Weba, preso na época como criminoso, fora eleito Prefeito; enfim, TUDO FARSA POLÍTICA, observe que TODOS AQUELES QUE PARTICIPARAM DAQUELA ARMAÇÃO (INQUERITO MÃE)… TODOS, incrivelemnete ESTÃO RICOS… observe-se que NÓS MARANHENSES é pagaremos o valor das armações… Jorge Meres morreu ou foi morto… NUNCA APRESENTARAM NENHUM GRAMA DE COCAINA APREENDIDA… NUNCA FORA APRESENTADO NENHUM VEICULO RECUPERADO… por fim, FOMOS, TODOS, ENGANADOS… PASSA A LIMPO MARANHÃO!!!!!!!!!

  8. Abram as porteiras, PAI FRANCISCO chegou!!!
    Caboclo, estou de passeio pela Cidade Maravilhosa(RJ), mas tenho acessado teu blog diariamente, e não poderia deixar de me manifestar a respeito desse post.
    Realmente, o saudoso Walter Rodrigues questionava essa decisão da justiça e vc também, com muita coragem, diga-se de passagem. Agora, no momento mais que oportuno vc traz novamente esse assunto à tona.
    Seria muito interessante e humanitário também(vc sempre demonstrou possuir essa qualidade), vc aprofundar essa matéria; cobrar das autoridades um posicionamento a respeito, pois, se realmente esse cidadão for inocente, as nossas autoridades cometeram um erro gravíssimo. Não sei se teremos como reparar tamanho erro! A injustiça destrói qualquer ser humano! Temos que pensar nisso, pois poderia ser qualquer um de nós vitimas dessas armações…
    Abraços!

  9. MARCO,

    Há alguns dias debatemos aqui em seu blog, de forma democrática aqui em seu blog, sobre a prudência que jornalistas devem ter em relação determinadas notícias, principalmente as que denigrem a imagem das pessoas. Nos meus comentários, chamei atenção sobre o grande jornalista Walter Rodrigues, que conseguia convencer o seu leitor e até mesmo fazê-lo mudar de opinião. Naquele momento lembrei exatamente da matéria que Walter falava sobre a injustiça cometida por Willian Sozza. Confesso que tal matéria me fez refletir e mudar a opinião em relação a Sozza. Aquela CPI do crime organizado, foi uma verdadeira loucura, um espetáculo de vaidade, onde os atores principais foram um secretário de segurança e um delegado presidente de um tal “inquérito mãe”, que para dar satisfações à sociedade”, criaram ilações criminosas entre pessoas que jamais tinham se visto, falado ou se relacionado, mesmo que indiretamente. Tenho novamente que criticar a imprensa, que como um patinho, engoliu toda aquela história sem nenhum questionamento. Lembro de questionamentos de Walter Rodrigues, que não era um jornalista maniqueísta, que enxergava e criticava as falhas que ocorreram naquela investigação. Você também é um bom jornalista, que de fato contribui positivamente para sociedade maranhense. Parabéns!

  10. AQUELA CPI FOI UMA FARÇA, INVENTARAM JORGE MERES (ERA UM POLICIAL FEDERAL), QUE O SECRETÁRIO
    MANIPULAVA, NUNGUEM NUNCA VIU O ROSTO DESTE CA-
    RA, ENTÃO TUDO AQUILO FOI ARMAÇÃO PARA QUE NO
    FUTURAO UMA CANDIDATURA AO MAIS ALTO POSTO DO
    PAIS, NÃO DEU CERTO.

  11. Concordo com tudo o que você falou, ninguém pode pagar por um crime que não cometeu.Se para um bandido é ruim ter sua liberdade tomada, imagine para um inocente, que teve 10 anos de sua vida roubados. Isso me envergonha, ver que meu Estado cometeu tamanha arbitariedade.

  12. Concordo plenamente com vc Marco. Willian perdeu tudo que tinha, deveria ser recompensado tbém. Já que a Justiça abriu precedentes pra uns porque não para todos???

  13. Para a sua informação Willian Sozza está em regime semi-aberto e passa o dia trabalhando fora da Penitenciária.

    Resp.: Deveria ter a pena anulada. As acusações não se sustentam.

  14. É isso ai, William não tem e NUNCA teve nada a ver com os crimes que o levaram à condenação.
    Sozza é INOCENTE e foi condenado por um bando de bandidos travestidos de juizes.
    Se um bom advogado conseguir reverter e provar a palhaçada que a justiça fez com William, ele, o William vai levar uma nota preta que , a exemplo de Luis Moura, vai ser pago pelo tesouro estadual e não do bolso dos babacas que fizeram a merda, incluido ai o atual deputado Raimundo Cutrim.

  15. Caro jornalista,
    Parabéns pela arguta análise e corajosa humanidade. Mas, em face da contraditória e injusta justiça do estado do Maranhão, só resta esperar que a caprichosa sorte faça alguma coisa por William Sozza.
    Atenciosamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *