Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

A ultra-esquerda de cara nova [mas nem tanto assim…]

Zeluís "namora" o PCO desde o início do ano

Acompanhando os ventos dos novos rumos partidários que varrem o Maranhão, os partidos da chamada ultra-esquerda também deverão apresentar caras novas – ou nem tanto assim – nas eleições de 2012, em São Luís.

PSOL, PCO e PSTU devem substituir nomes já conhecidos – como Paulo Rios, Marcos Silva e Ribamar Pedrosa – por outros quadros partidários ou mesmo os “cristãos novos” recém-filiados.

No PSOL, o candidato nem é tão novo assim.

Sabóia fez estragos, mas emplacou sua turba no PSOL

O ex-vereador Haroldo Sabóia (ex-PMDB, ex-PT, ex-PDT, ex-PPS, ex-PDT de novo, e mais uma vez ex-PT) filiou-se no início do ano, com um grupo de cães-de-guarda que o cerca há anos, provocando uma debandada na legenda.

Com o controle do partido, sairá candidato a prefeito com o único objetivo de se cacifar para a sonhada disputa do Senado, em 2014.

No PCO a novidade é o médico Zeluís Lago, irmão do ex-governador Jackson Lago (PDT).

Ele deixou o PPS no ano passado, para tentar restabelecer a Causa Operária, acéfala desde a negativa da direção nacional ao controvertido Ribamar Pedrosa, nas eleições de 2006 e 2008.

Noleto pode ser o novo nome do PSTU em São Luís

Zeluís enfrenta dois desafios: a dificuldade de registro do PCO na Justiça Eleitoral e a resistência do PPS em dispensá-lo da legenda.

Por fim, o PSTU também deve mudar a cara do seu candidato a prefeito, embora permaneça no mesmo perfil.

O sindicalista Marcos Silva já avisou que não pretende disputar nova eleição majoritária. O nome cotado é o do também sindicalista Luiz Noleto.    

Dentre todas as legendas que se preparam para disputar as eleições de 2012, os três partidos ultra-esquerdistas são os únicos com candidatos assegurados.

Embora sem chances na disputa, fazem a alegria da campanha…

Sair da versão mobile