32

O essencial do jornalismo político na blogosfera…

Gilberto: a informação de bastidores

É na entressafra de fatos políticos – sobretudo em períodos pós e pré-eleições  – que se encontra o momento ideal para saber quem, de fato, exerce a comunicação política local, com informações e análises que mantêm os ambientes de poder em efervecência.

E em São Luís, além deste, apenas cinco blogs exercem esta função.

Gilberto Léda, Jorge Aragão, Itevaldo Júnior, Jonh Cutrim e Robert Lobato têm informações locais diárias dos bastidores do Legislativo, do Judiciário e do Executivo.

Itevaldo tem influência no meio jurídico

Quem lê um destes sites terá sempre informações de tudo o que ocorre no Maranhão- várias por dia – já que são os únicos que se dedicam a publicar textos próprios, sem o famigerado Ctrl+C, Ctrl+V que prolifera na internet.

Além do que, são estes blogs os que mais repercutem nos círculos de poder, trazendo fatos novos, abrindo debates e estabelecendo posições, que servem de parâmetros, inclusive, para outros do interior do estado.

Aragão: a dinâmica do rádio nos blogs

Com trânsito livre entre as várias correntes políticas, Gilberto Léda consegue informações – muitas delas exclusivas – de setores da esquerda e da direita, informando sem ranço e sem posicionamento ideológico.

 Itevaldo Júnior é o especialista em Judiciário e Ministério Público, com forte influência nos meios jurídicos e acadêmicos. Jorge Aragão conseguiu unir a instantaneidade do rádio à agilidade da internet, com informações e análises rapidas sobre o dia-dia da política.

Cutrim: porta-voz da oposição anti-sarneysista

Os outros dois blogs – Jonh Cutrim e Robert Lobato – são hospedados no site do Jornal Pequeno.

Jonh Cutrim deixa claro sua posição anti-sarney, mas consegue transpor isto com informações claras sobre o movimentos oposicionistas.

Robert Lobato, por sua vez, é o que se pode chamar de equilíbrio da turma, fazendo o percurso entre esquerda e direita e norteando, com análises serenas, o  caminho em cada setor do espectro político.

Robert é a análise serena do meio político

Qualquer análise isenta da blogosfera maranhense verá que o essencial do jornalismo político maranhense está neste grupo de blogs.

Praticamente todas as informações políticas saem de uma destas páginas pessoais.

Os demais apenas colam matéria ou se inspiram nestes para continuar existindo.

O essencial do jornalismo político na blogosfera passa por este grupo.

Basta lê-los para saber o que acontece no Maranhão…

Marco Aurélio D'Eça

32 Comments

  1. Sorri pra caramba!!! Ver cortar a própria carne mexe com os ânimos e desânimos de muita gente. Q tudo permaneça como Deus quer e o diabo gosta.

    Resp.: O problema é que as pessoas, no Maranhão – e a imprensa no meio – parecem ter feito um pacto de mediocridade. Do tipo, se você é contra ele, então sou a favor de você. E vice-versa. Pior, neste pacto de mediocridade, se contentam com fuxicos, fofocas e a “análise” rasteira dos fatos.
    É impressionante ver na Assembléia, po exemplo, deputados e mídia se divertindo com notícias do tipo “fulano comeu cicrana”. Ou coisas como “Beltrano é o mais pegador”. No Maranhão, os idiotas que chegam com cinco “primas” em um ambiente é ovacionado como o tal, mas não percebe que os que ovacionam são ainda mais imbecis que ele.
    E este estilo padronizado vai dominando todos os setores da sociedade.
    É só ver: os “burgueses” vestem o mesmo tipo de roupa, todos vão ao mesmo tipo de festa, todos querem morar no mesmo lugar, mas ninguém é capaz de definir o por que da roupa os motivos da festa ou a história do lugar. São poser’s – ou o mesmo que “tiradores de onda”. A síndrome do rebanho.
    Mas Vez por outra, surgem aqueles que rompem com os paradigmas e coseguem fazer a diferença. Mas para fazer a diferença é preciso estudo, meu caro – e não falo do estudo formal, decoreba, para garantir um diploma, passar em concurso ou vestibular; ou mesmo daqueles seguidos por poser’s com a orientação dos pseudo-intelectuais de academia.
    O que falo é do quadrado chamado “ALFA” – Inteligência, Estilo, Elegância e Atitude.

  2. O que causa mais dor em um ser humano é o ressentimento, não sei o que o jornalista Décio Sá fez pra vc, mas acredito intrasigente que não foi mulher nem dinheiro, dizer que o blog de décio não é informativo e não trata das questoes locais é um absurdo. eu acho que vc deve se tratar, fazer uma analise e curar desse bulling que o atormenta.

    RESP.: Você não precisa se preocupar, meu caro. Não tenho qualquer tormento. E muito menos sou ou fui vítima de bulling. O meu texto apenas exemplificou aqueles blogs que EU – e somente EU – considero os essenciais em São Luís. É a minha opinião, ela pode ser criticada, mas deve ser respeitada. Não há questão pessoal alguma. Se você me conhecesse – como os que me conhecem sabem – sempre tive minha opinião sobre os jornalistas que atuam em São Luís, muito antes de existir blog.
    Sei quem são os que leram os clássicos e os que nunca leram nem HQ. Sei quem são os que sabem escrever e os que não conseguem estabelecer um pensamento em duas linhas. Sei quem são os que utilizam o conhecimento de forma pragmática e sei quem são os que se deixam alienar pela suposta leitura. E sei quem são os que escrevem seus próprios textos e os que preferem colar matérias. E o dia-dia, meu caro – e muito antes de existir blogs, repita-se – apenas corrobora a minha linha de raciocínio.
    E a fortíssima repercussão do que escrevi apenas comprova que eu tenho razão quando digo quem são os essenciais.

  3. Só lamento por João Cutrim e Itevaldo dois grandes profissionais ser comparados a esse baixissimo clero e de conduta questionável. Que eles não enveredem pelo caminho do descrédito e nem se juntem a esse grupinho. Mas a prova maior disso e que os dois sequer tomaram conhecimento dessa ode a arrogancia. Menos mal

  4. Isso me parece inveja.

    Resp.: mas de quem exatamente? Dos que colam notícias de outros ou dos que não cosneguem escrever por si só?

  5. tudo bem, fico feliz que os discordantes te causem apenas diversão. Isso prova que vc está em paz mesmo.

  6. iiiiHHH!!!!
    Marco,
    Parece que conseguiste mexer com a vaidade da rede.
    Muito bem bolada.

  7. Régis Marques falar de honra…Meu Deus, um dos aluga-pena mais desonrados que o jornalismo maranhense conheceu…

  8. Vc fala como se fosse dono da verdade. Vc nao tem humildade. Ao “sentenciar” quais sao os blogs que VOCÊ acha que sao os melhores vc fala como se fosse verdade absoluta. Egocentrismo, egoísmo, vc tem de sobra.
    Mas devagar com o andor, vc nao é essa coca-cola toda. Tem muita gente boa e competente em jornais e blogs, e graças a Deus, nao fazem parte da sua “panela” destemperada.
    Vc tem baixa auto-estima, fica tentando se auto-afirmar o tempo todo. Faça terapia, procure agir com mais segurança, procure controlar a inveja, o veneno da sua língua e da sua alma. Fique em paz, relaxe, procure ser menos ansioso nessa sua busca por reconhecimento. Vc precisa tanto disso??? Desse jeito vc nunca vai ter paz…

    Resp.: Oh, minha querida, você está equivocada! – ou açodada pela dor no fígado. Eu vivo em paz. Tenho um emprego maravilhoso, tenho uma família maravilhosa, trabalho e me divirto na mesma proporção. Tenho os amigos que quero ter, viajo pra onde quero, compro o que quero. E, neste ponto, eu sou o dono da verdade. Tenho até os “inimigos” que quero ter! E não me acho esta coca-cola toda; eu sou! Bom filho, bom pai, bom marido,bom profissional, bom amigo, bom patrão. Que mais eu poderia querer?! E se tiver alguém que discorde de pelo menos um destes pontos, com argumentos cabais, o espaço está à disposição. Mas que mostre a cara. Como eu me divirto….

  9. Meu caríssimo Marco,
    Sua lista é perfeita, mas injusta. De fato, os blogs citados estão entre os que “exerce (m) a comunicação política local, com informações e análises que mantêm os ambientes de poder em efervescência”. Mas, e os outros?, são mesmos os que “apenas colam matéria ou se inspiram nestes para continuar existindo” ? Convenhamos, Marco Vc está sendo muito rigoroso, e, em casos de extremo rigor, dizia um mestre, comete-se injustiças. Parece-me simples assim… Um aço do Milton Calado.

    resp.: Pois o blog abre espaço, meu caro Milton, para que você de exmplos de outros blogs maranhenses que atendam ao mesmo tempo aos requisitos estabelecidos no post: construção textual própria, repercussão dos fatos políticos e influência nos círculos de poder. Acompanho a todos os blogs de política diariamente. E garanto a você: apenas eses casam os três pré-requisitos básicos. E para citar um mestre: o rigor é exigido pelo que é certo. E não se negocia o que é certo.

  10. Segundo Freud, a necessidade de auto afirmação é um desequilíbrio psicológico grave, causado por traumas geralmente acontecidos na infância. Bicho, tu vive se auto afirmando e parece que é altista, porque só no teu mundo tu dá a oportunidade do debate, porque o que tu faz é distribuir grosserias e falta de elegância textual. Dá pra ver que teve que pagar mensalidades pra ter acesso ao diploma de jornalista…

  11. Não há equívoco algum. Falei no sentido figurado e você, que não é ignorante como alguns querem fazer entender,sacou imediatamente.Quanto à sua maldosa referência de dizer que sou velho, não me abala,Marco. Tenho 57 anos e espero que você possa viver até lá para poder respeitar quem tem idade, inteligência e capacidade intelectual para lhe emprestar,como émeu caso. Não houve, como, outra vez, maliciosamente, você quis dizer, auto-referência que estou entre os que usam da colagem em seus blogues. Poucos chegarão onde cheguei sem vender minha honra, minha dignidade e minha competência. Pergunte ao seu amigo Gilberto, que ele vai lhe dizer,com certeza, que não carrego esse fardo.

    resp.: Teria prazer, sim, de pegar emprestado um pouco da sua “inteligência e capacidade intelectual”. Afinal, é sempre bom aprender com o mais experientes – e exercito isso no dia-dia da minha profissão. A auto-referência não foi minha, mas sua. Sei que você escreve pouco no blog, é verdade, mas sei que todo o conteúdo de sua página saiu de sua “pena”. Por isso estranhei que você tivesse se incluído no tema do post. Aliás, meu caro Régis, vc percebeu como hoje,por coincidência (será?!) houve uma profusão de textos próprios nos blogs de São Luís? Isso mostra, ao contrário do que alguns comentaristas menos capazes tentam mostrar, que este blog influencia não só os círculos de poder, mas o próprio meio jornalístico. E é este o objetivo maior do meu exercício profissional. Felizmente, o texto-referência serviu para – pelo menos hoje – banir o famigerado Ctrl+C, Ctrl+V da blogosfera maranhense. Quem dera isso fosse prática e não resposta.

  12. Não vou entrar no mérito da discussão, visto que cada um tem sua opinião e o direito de expressá-la. Contudo, vale ressaltar que vivemos numa heterogeneidade, cujos gostos são diversos, isso em leitura, carro, estilo de roupa, comida etc. Tem pessoas que gostam de ler artigos, crônicas, fofocas, textos científicos, economia, polícia, entretenimentos, horóscopos, editorais, análises, furos jornalísticos e até classificados… Mensurar credibilidade ou acessibilidade deve ser feito através de pesquisas científicas. Por outro lado, depende muito do público que você pretende alcançar… O Lourival, com seu Peta, virou mania no Maranhão, mas em Brasília, Rio, São Paulo etc., ele não teria essa notoriedade, visto que as pessoas desses estados estão mais preocupadas com suas aparições em Colunas Sociais. O questionamento crítico é válido e isso não pode ser levado como uma ofensa ou coisa parecida. No meu caso, por exemplo, não estou entre os blogs citados por Marco D’Eça e nem tampouco citado nos comentários. Para mim isso é natural… As pessoas que lêem meu blog sabem o que vão encontrar e estão livres para acessá-lo ou não. Em minha opinião, vejo todo esse debate como algo pragmático para os dias de hoje e não vejo motivos para fazer disso uma tempestade!!! Aprendam a viver num mundo heterogêneo!!!

    resp.: Você tem um estilo mas acadêmico, meu caro Caio. Seus escritos servem para reflexão no mundo científico. É exatamente isto que eu estou falando. Meu texto não trata de quem é mais acessado ou quem é conhecido no mundo todo. Meu texto mostra exatamente onde o leito pode encontrar o essencial da informação e do jornalismo político no Maranhão. Há outros? Há sim, muitos deles. Este é o meu “play list”. E quando mostro, dou as referências para comprovar. Atacar-me, ofender-me, jamais me fará mudar de opinião. E a própria repercussão dos assuntos referentes a Jornalismo postado neste blog mostra a influência que ele tem. Grato pela participação, Caio.

  13. Ok Parabéns, quer dizer que só vocês publicam sobre política e que não fazem Cópia? Ahh me compre um bode..

    Resp.; Exatamente! Como vc é perspicaz, heim? Demorou pra descobrir?

  14. E o blog da nova sensação do jornalismo político do Maranhão, o tal de Clodoaldo Correa não entra nessa lista Marco?

    Resp.: Desculpe, amigo, mas nunca ouvi falar. Pode mandar o link?

  15. Deixa de ser hipócrita. Teu blog só e copia de Gil leda. E a matéria da folha sobre a morte de artistas aos 27 anos que tu deu sem citar a fonte

    Resp.:A notícia da morte de Emy foi dada às 13h. O texto do meu blog foi publicado às 14h09. Se você publicar aqui, qualquer texto que tenha, pelo menos, uma frase solta, que wseja igual a qualquer uma do texto escrito neste blog, divulgo com destaque. Topa? Até por que, sempre escrevo com testemunhas.

  16. Realmente o robert e bom. Tanto que esta esculhambando a tua analise de José Antônio heluy

    Resp.: Mas pelo menos ele sabe escrever o que pensa, não copia dos outros. E você, covarde, tem que dizer, primeiro, se se chama Cláudio Santos, Tiago ou João. São todos o mesmo IP (187.124.5.203). Assim também é que se infla comentários em alguns blogs por aí?

  17. Meu caro Marco d´Eça por favor mostre que o diploma que vc tem serve para alguma coisa…. Todo mundo tem achado patético essas suas colocações bobas e rasteiras. Sempre insinuando que seu blog é o melhor (quando falou de uma tal de horas que seria programada), sempre alfinetando o blog dos outros (quando o Luis Pablo disse que André Campos não seria secretários). Isso é falta de matéria? Seu julgamento não conta porque é parte interessada, vc também é um blogueiro e fica feio fazer uma avaliação como essa, tão cheia de segundas intenções. Deixe suas “essencialidades” de lado e entenda que o número de acessos conta muito, talvez seja por isso que vc insiste em alfinetar o Décio Sá. Quem vai acessar algo que não tem respaldo? Veja que todo mundo diz a mesma coisa. Fofoca? Por favor, deixe de ser hipócrita se vc deixasse os outros trabalhar e cuidasse de sua vida seu blog quem sabe poderia se tornar referência. Além do mais nunca tomei conhecimento de que seu blog repercutiu alguma coisa. Vc é tão ocioso que se perde em responder cada comentário que os leitores fazem, questionando opiniões e na maioria das vezes sendo extremamente grosseiro. É de uma pequenez de dá dó. Se enxerga rapaz! Talvez por isso que a Governadora e toda a classe política resolva dar crédito ao Décio. Vc é um pobre coitado!

    Resp.: Mais um “Cláudio Santos”? Pelo menos este é mais elaborado. Foi você mesmo que escreveu ou fizeram pra você? Mas você precisa circular um pouco nos meios políticos, “minha cara”. Circulando, você verá a quem realmente a classe política dá crédito. Saberá, também, quem é “um pobre coitado”. Aliás, este blog é tão referência, que gera toda esta repercussão quando resolve por os píngos nos is. Coisa que “pobres coitados” também fazem, mas ninguém vê, ninguém liga. Te toca, amiga, veja onde está se metendo.

    P.S.: Outra coisa, minha “cara”: respondo aos comentários por que tenho conteúdo para fazê-lo. Tem muita gente por aí que morre de medo do debate e nunca passa recibo, simplesmente por que não sabe o que dizer.

  18. No fundo, no fundo, acho que você e o Décio tomam umas cervejinhas na rua do fundo da Mirante, ou não?

  19. Tenho blog desde antes de você nascer, ainda que não o atualize com a rapidez frenética com que alguns se dedicam a fazer conjecturas e “análises” que, em muitos casos, vão para a cesta (como se diz em jornalismo), para mais tarde o que era verdade virar um desmentido ou um “desculpe,errei!”. Sou jornalista e não disfarço. A mim não interessa parecer analista ou aparecer como jornalista sem sê-los. Meus textos são meus e não busco na notícia o furo e postar depois ‘em primeira mão” ou “postado às 2 horas da manhã de amanhã”. Não entro nessa paranóia de quem postou primeiro, quem tem mais fontes mais confiáveis ou mais poderosas (isso depende da proximidade que se em com o poder por várias nuances.) e nem vou ficar trocando ofensas e acusações com colegas de profissão e de Redação. Sou jornalista, não blogueiro. Uso meu blog para meu deleite, não para parecer que faço parte do rol dos eleitos. Um abraço.

    Resp.: Só um equívoco: há uns 30 anos – quando eu nasci – não havia blogs. Sei que já se passem longos anos desde que você começou, mas a internet não é tão antiga assim. Aliás,quando se escreve textos como o post comentado, sempre se visualiza fatos e pessoas na mente. Mas, sinceramente, sabia que nem lembrei de você? Não entendi o motivo da auto-referência…

  20. Marco Aurelio, veja esta matéria que saiu no blog: http://www.valedopindare.blogspot.com
    Caros Leitores!
    Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (25) revela que a população do Norte e do Nordeste do Brasil considera a merenda escolar servida aos alunos das escolas públicas, ruim e insuficiente. Este é um dos resultados do Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
    Os dados do SIPS revelam que 21,7% da população do Norte consideram a merenda escolar ruim, enquanto outros 39,7% a classificam como regular. No Nordeste, 13,9% classificam a merenda como ruim, e 47% como regular.
    A merenda escolar foi considerada boa no Sul (75,8%), Centro-Oeste (70,9%) e Sudeste (65,5%).
    Mais da metade da população do Norte e Nordeste considera a quantidade de alimentos servidos na merenda escolar insuficiente. No Norte, 8,3% disseram que a merenda é “muito pouca” e outros 44,3% “pouca.” No Nordeste, o índice que consideram a merenda “muito pouca” é 7,3%, enquanto outros 46,3% classificam como “pouca.”
    No Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste, a maioria absoluta dos entrevistados avaliaram como suficiente a quantidade de alimentos servidos na merenda escolar. Já no Norte e no Nordeste, este índice foi de apenas 47,4% e 46,3%, respectivamente.

    Em Pindare Mirim a situação não deveria ser diferente, ao contrário, é muito pior.
    O prefeito Henrique Salgado trata de forma desatinada a questão da compra de Merenda Escolar, distribuída aos alunos das escolas da rede municipal de ensino.
    Antes, protestamos quanto à qualidade e quantidade da Merenda Escolar que é distribuída atualmente nas escolas do município. Muito pior do que averiguou a pesquisa do IPEA. Ou seja, de péssima qualidade e quantidade muito aquém dos recursos recebidos. Mas também pudera, vejamos alguns exemplos:

    Em 2008 a prefeitura municipal contratou a empresa E. D. C. Ferreira Comércio para fornecer Merenda Escolar neste ano para as escolas da rede municipal.
    Acontece que, quem venceu a licitação no referido ano foi a empresa A. da C. Muniz Neto, que inclusive sempre venceu as licitações e também vendeu toda a merenda no decorrer deste ano.
    Esta empresa (E. D. C. Ferreira) nunca ganhou uma licitação do gênero no município e muito menos vendeu um grão de merenda.
    Mas, no entanto, o município publicou no dia 25 de janeiro de 2008, o extrato abaixo como vemos, contratando a referida empresa para vender Merenda Escolar para o município, com valor fixado em R$ 766.387,00:

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PINDARÉ – MIRIM EXTRATO DE CONTRATO
    PROCESSO Nº 00.00.01/2008/PNAE -PARTES: Município de Pindaré-Mirim-MA) e a empresa E.D.C. FERREIRA COMERCIO -ESPECIE: Contrato de fornecimento de gêneros alimentícios -OBJETO: Fornecimento de gêneros alimentícios para manutenção da merenda escolar -BASE LEGAL: Lei nº. 8.666/ 93 -PRAZO DE ENTREGA: Parcelado – VALOR GLOBAL: R$ 766.387,00 (setecentos e sessenta e seis mil, trezentos e oitenta e sete reais). -RECURSOS ORCAMENTARIOS: 12 Educação – 12 306 Alimentação e Nutrição – 12 306 0142 MERENDA ESCOLAR -12 306 0142 2010 MANUTENCAO DA MERENDA ESCOLAR -300000 DESPESAS CORRENTES – 330000 Outras Despesas Correntes – 339030 Material de Consumo. SIGNATARIOS: HENRIQUE CALDEIRA SALGADO -CPF nº 067.329.413-72 -Prefeito Municipal, pelo CONTRATANTE, ELVYSON DOUGLAS COSTA FERREIRA, RGCI/MA nº 117251799-9, CPF nº 026.786.983-51, pela empresa CONTRATADA. Pindaré-Mirim (MA), 10 de janeiro de 2008. (Pg. 8. Terceiros. Diário Oficial do Estado do Maranhão (DOEMA) de 25/01/2008)

    No relatório de fiscalização n° 01563 da CGU em que esta mesma empresa participou de uma licitação para “venda de merenda escolar”, em Arari (MA), os Auditores Fiscais fizeram o seguinte comentário no relatório de auditoria:
    “d) Empresa fisicamente inexistente. A empresa E. D. C. Ferreira não foi localizada no endereço (Rua 3, Quadra 28, nº 4, Jardim América, São Luís/MA) constante no cadastro da Secretaria da Fazenda do Estado do Maranhão.
    Destaca-se que a Controladoria Geral da União (CGU), por meio dos números de telefones constantes no rodapé da proposta da empresa, tentou, sem sucesso, contato com o proprietário da firma. Um não completava a ligação, o outro, programado para não receber ligações”. (Acessem o relatório no site da CGU e veja mais detalhes).

    Isso nos leva a concluir com toda certeza que esta empresa nunca vendeu “um grão de arroz” para o município de Pindare. Ou melhor, usaram esta papelada toda para prestarem contas dos recursos recebidos, e mais alguma coisa.
    Já não bastasse tanto, em 2009, o Ministério da Educação, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em 16 de junho de 2009, baixou a resolução n˚ 38, estabelecendo as seguintes regras:

    Art. 18. Do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, no
    mínimo 30% (trinta por cento) deverá ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios
    diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou suas organizações,
    priorizando os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e
    comunidades quilombolas, conforme o artigo 14, da Lei n° 11.947/2009.

    E se aproveitando desta norma, em 15 de abril de 2010, o município publicou o extrato de licitação abaixo, para contratação de empresa que se adequasse neste contexto, ou seja, comprar gêneros alimentícios da Agricultura Familiar ou do Empreendedor Familiar Rural para as escolas do município:

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PINDARE MIRIM
    AVISO DE LICITACAO. TOMADA DE PRECOS Nº. 001/2010/ PNAE. A Comissão Permanente de Licitacao-CPL do Município de Pindaré-Mirim (MA), torna publico que realizara no dia 29/04/2010, as 09:00 horas, licitação na modalidade Tomada de Preços, do tipo menor preço global, regida pela Lei nº. 8.666/93, bem como pelas condições especificas e exigências impostas no instrumento convocatório aos interessados em participar desta competição, visando a aquisição de gêneros alimentícios perecíveis destinados a merenda escolar (30%, arts. 13 e 14, §§ 1º e 2º da Lei 11.947, de 16 de junho de 2009). Local da sessão publica para recebimento da documentação de habilitação e propostas: Auditório da Prefeitura Municipal de Pindaré-Mirim (MA), situada na Avenida Elias Haickel, 11, Centro. O Edital e seus anexos poderão ser examinados gratuitamente pelos interessados, ou obtidos mediante o recolhimento da quantia de R$ 50,00 (cinqüenta reais). Maiores informações no endereço mencionado, das 08:00h as 12:00h. Pindaré-Mirim (MA), 12 de abril de 2010. PEDRO SOUSA GONCALVES, Presidente da Comissão Permanente de Licitação-CPL. (Pg. 4. Terceiros. Diário Oficial do Estado do Maranhão (DOEMA) de 15/04/2010)
    Em 21 de outubro de 2010, não sabemos se de má fé, ou seja lá o que for, o município publicou o extrato abaixo “dispensando a licitação” para compra de merenda escolar, com valor fixado em R$ 90.000,00. Só que ninguém sabe o porquê, já que antes tinham publicado a licitação para o mesmo certame. Tudo indica que houve direcionamento, observem quem contrataram.

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PINDARE MIRIM EXTRATO DE CONTRATO
    RESUMO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO. a) OBJETO: Compra de hortifrutigranjeiros e outros gêneros perecíveis para preparo da alimentação escolar; b) FUNDAMENTO: Lei 8.666/93, art. 24, XII; 26, caput.; c) COBERTURA ORCAMENTARIA: 12 Educação – 12 306 Alimentação e Nutrição -12 306 0142 MERENDA ESCOLAR – 12 306 0142 2010 MANUTENCAO DA MERENDA ESCOLAR – 300000 DESPESAS CORRENTES – 330000 Outras Despesas Correntes – 339030 Material de Consumo; d) VALOR ESTIMADO: R$ 90.000,00 (noventa mil reais); e) LOCAL E DATA DA RATIFICACAO: Pindaré-Mirim/MA. 08 de outubro de 2010; g) AUTORIDADE RATIFICADORA: HENRIQUE CALDEIRA SALGADO – Prefeito Municipal. (Pg. 19. Terceiros. Diário Oficial do Estado do Maranhão (DOEMA) de 21/10/2010)

    Já não bastasse tudo isso, em 02 de dezembro de 2010, o município publicou o extrato abaixo, aproveitando-se desta dispensa de licitação, e contratou a Cooperativa Agropecuária Vale do Pindare.

    Tivemos informações oficiais que esta Cooperativa é de propriedade do Sr. Marcos de Jesus Costa Lopes, genro do eterno presidente da Comissão de Licitação do município, Sr. Pedro Sousa Gonçalves, vulgo Pedrinho. Fizemos uma pesquisa na SEFAZ pra averiguar a legitimidade da empresa e infelizmente não conseguimos encontrar nenhum registro.
    Vejam que distorceram os valores pra maquiar a irregularidade, diferença de R$ 61,00 (sessenta e um reais).
    Soubemos também que Marcos de Jesus nunca vendeu merenda escolar. Que o Contrato foi feito no último mês do repasse da merenda escolar.
    Vejam que todo este processo começou em abril e terminou em dezembro de 2010.

    PROCESSO Nº 00.00.001/2010/ SEDUC/PNAE – PARTES: Município de Pindaré-Mirim(MA) e a empresa Cooperativa Agropecuária Vale do Pindaré – CAVP – ESPECIE: Contrato de aquisição de gêneros alimentícios . OBJETO: Aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para alimentação escolar dos alunos da educação básica da rede municipal de ensino deste Município – BASE LEGAL: Lei nº. 8.666/93 e Lei nº 11.947/ 2009, Resolução/FNDE/CD nº 038/2009 e Instrução Normativa nº 002/ 2009/GS/SEDUC/MT – PRAZO DE ENTREGA: conforme solicitação – VALOR GLOBAL: R$ 89.939,00 (oitenta e nove mil, novecentos e trinta e nove reais). – RECURSOS ORCAMENTARIOS: 12 Educação – 12 306 Alimentação e Nutrição – 12 306 0142 MERENDA ESCOLAR – 12 306 0142 2010 Manutenção da Merenda Escolar – 300000. SIGNATARIOS: HENRIQUE CALDEIRA SALGADO – CPF nº 067.329.413-72 – Prefeito Municipal, pelo Contratante, Marcos de Jesus Costa Lopes, RG nº 36440930 SSP/MA, CPF nº. 638.918.672-04, pela Contratada. Pindaré-Mirim (MA), 13 de outubro de 2010. (Pg. 8. Terceiros. Diário Oficial do Estado do Maranhão (DOEMA) de 02/12/2010).

  21. Caro Marco D’Eça, obrigado pela deferência ao nosso blog e ao nosso trabalho. Quando resolvi entrar para o blogosfera (no zipnet, em 2003, acho), ainda no início do viria se transformar num dos mais poderoso meios de comunicação que são os blogs atualmente. Lembro que na apresentação do meu blog, no Jorna Pequeno (2008)fiz questão de afirmar que não se tratava de um blog “sem lado” ou “independente”, mas que sempre se esforçaria pela ética e pelo equilíbrio na informação. No mais, sucesso para você e seu prestigiadíssimo blog, e um grande abraço.
    Robert Lobato

    Resp.: Obrigado, Robert. O mais importante é termos consciência e nós mesmos. E isso eu tenho.

  22. Na minha opinião CTRL + C CTRL + V ainda vai, mas fuxicos sobre a Rosana Drinks, relatos sobre orgias de deputados e a sexualidade de outros, é pauta pra Nelson Rubens, Leão Lobo, Sonia Abrão…
    Nada contra, mas não aprecio…

    resp.: Eu também não.

  23. é, mas o cara que lê o teu blog também lê o do Décio, que ainda consegue se comunicar com outros segmentos de leitores. Esse cara é muito bom mesmo.

  24. MEU CARO EU ACESSO TODOS OS DIAS E CONTINUO COM A MINHA OPNIAO. POR EXEMPLO VOCE SE REFERE A CTRL +C E CTRL+V O BLOG DO JORGE ARAGAO TEM MUITO DISTO OU SEJA ELES SO PUBLICAM AQUILO QUE SÃO MANDADOS.

    Resp.: Ctrl+C, Ctrl+V significa pegar um texto qeu foi reproduzido por outro e colar no seu. Confira o blog do Jorge Aragão. Se me mostrar aqui, que a maioria dos textos dele são reproduções de outros, faço o mea culpa. Compare com outros e veja quantos são colagens. O texto é uma oportunidade de o leitor comparar por si só. É um exercício prático. Faça o teste – use como base esta semana, e verá.

  25. E O DECIO PORQUE FICOU FORA SO PORQUE VOCES NÃO SE GOSTAM? MEU CARO ACHO QUE VOCE ESQUECEU DE INCLUIR LUIS CARDOSO OU SERA QUE PORQUE O MESMO NÃO DEFENDE O MESMO GRUPO QUE VOCE.

    Resp.; Pesquise os blogs. Vou dar um método: confira só esta semana: veja todos este citados – inclusive o seus – e analise quantos textos próprios há em cada um. Veja por dia – dos textos publicados diariamente, veja quantos, em cada blog, são do tipo ctrl+C, ctrl+V. Aanalise também, quantos textos publicados a partir destes foram citados em outros blogs locais. Veja também quantas matérias de cada um de fato ocorreram. Aí, depois, você pode vir aqui e comentar de novo. Certo?

  26. Você esqueceu o Blog do Décio, que é o mais acessado da ilha por todos os segmentos.

    Resp.; Não estou falando de acessos. Estou falando, como o texto diz, de essencialidade. Do que realmente importa. Leia os textos de cada um dos blogs. Depois, pergunte-se: se isso nãoe stivesse aqui, teria alguma importância? Se a resposta for “não!”, então você saberá que não é essencial. Pelo menos para o que se propõem os blogs de política. Que importância tem, por exemplo, ser lido nas mesas da boite Rosana ou da Zero um? Pra mim nenhuma. Quero apenas 10 acessos, desde que sejam de gente que realmente decide. POuco importa pra mim ser discutido nas mesas de bares. Este blog influencia é o poder. E isso basta!

  27. E me diz uma coisa, e o blog de Décio Sá, que é o mais acessado do Ma. Ele não entra na sua lista porque?
    Marco o cozido que tá nessa panelinha já tá quase assando. Olha, olha o que tô te dizendo. Já tá dando muito na vista.

    Resp.: Você quer ler sobre política? Sabe onde encontrar. Você quer saber o que acontece nos bastidores do poder no Maranhão? Sabe onde encontrar. E garanto a você que nada acontece nos meios políticos do Maranhão sem que não tenha sido dado por um destes blogs citados. Faça o teste você mesma – compare o dia de ontem, por exemplo. Veja quem deu notícia, quem fez análise e quem reproduziu press-releases. Veja anteontem, e assim por diante. Agora, se você quer ler reproduções de internet, também sabe onde econtrar. Se eu tenho computador e Internet, sei onde acessar Foilha, Globo, etc…, etc… Dos blogs do Maranhão quero ver o Maranhão. Agora, você quer saber fofoca? Também tem em alguns blogs. É uma questão de objetivos, do que você espera e quer ser. Simples assim…

  28. E o Décio?
    E o Luis Cardoso?
    E o Cezar Belo?

    Resp.: O texto é auto-explicativo. Trata dos blogs que escrevem sobre as coisas do Maranhão. E repercutem. O texto não analisa a reprodução de press-release,não fala de reproduções de terceiro, nem discute a divulgação de fuxicos e fofocas. Aponta aqueles que escrevem os próprios textos, analisam a política do Maranhão e influenciam o poder. E você pode comparar por si só. Veja os principais fatos políticos do Maranhão na última semana. Veja se não nasceram nestes blogs citados – ou passaram por eles. Se você não comprovar na prática – e me provar o contrário – garanto que farei a mea culpa. Mas veja os fatos políticos verdadeiros, esqueça os fuxicos e press-releases.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *