Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

O essencial do jornalismo político na blogosfera…

Gilberto: a informação de bastidores

É na entressafra de fatos políticos – sobretudo em períodos pós e pré-eleições  – que se encontra o momento ideal para saber quem, de fato, exerce a comunicação política local, com informações e análises que mantêm os ambientes de poder em efervecência.

E em São Luís, além deste, apenas cinco blogs exercem esta função.

Gilberto Léda, Jorge Aragão, Itevaldo Júnior, Jonh Cutrim e Robert Lobato têm informações locais diárias dos bastidores do Legislativo, do Judiciário e do Executivo.

Itevaldo tem influência no meio jurídico

Quem lê um destes sites terá sempre informações de tudo o que ocorre no Maranhão- várias por dia – já que são os únicos que se dedicam a publicar textos próprios, sem o famigerado Ctrl+C, Ctrl+V que prolifera na internet.

Além do que, são estes blogs os que mais repercutem nos círculos de poder, trazendo fatos novos, abrindo debates e estabelecendo posições, que servem de parâmetros, inclusive, para outros do interior do estado.

Aragão: a dinâmica do rádio nos blogs

Com trânsito livre entre as várias correntes políticas, Gilberto Léda consegue informações – muitas delas exclusivas – de setores da esquerda e da direita, informando sem ranço e sem posicionamento ideológico.

 Itevaldo Júnior é o especialista em Judiciário e Ministério Público, com forte influência nos meios jurídicos e acadêmicos. Jorge Aragão conseguiu unir a instantaneidade do rádio à agilidade da internet, com informações e análises rapidas sobre o dia-dia da política.

Cutrim: porta-voz da oposição anti-sarneysista

Os outros dois blogs – Jonh Cutrim e Robert Lobato – são hospedados no site do Jornal Pequeno.

Jonh Cutrim deixa claro sua posição anti-sarney, mas consegue transpor isto com informações claras sobre o movimentos oposicionistas.

Robert Lobato, por sua vez, é o que se pode chamar de equilíbrio da turma, fazendo o percurso entre esquerda e direita e norteando, com análises serenas, o  caminho em cada setor do espectro político.

Robert é a análise serena do meio político

Qualquer análise isenta da blogosfera maranhense verá que o essencial do jornalismo político maranhense está neste grupo de blogs.

Praticamente todas as informações políticas saem de uma destas páginas pessoais.

Os demais apenas colam matéria ou se inspiram nestes para continuar existindo.

O essencial do jornalismo político na blogosfera passa por este grupo.

Basta lê-los para saber o que acontece no Maranhão…

Sair da versão mobile