12

A arrogância de João Castelo…

Castelos: arrogância para enfrentar adversidades...

Um arrogante nunca admite estar errado.

O prefeito João Castelo (PSDB) é assim. Ele nunca erra.

A entrevista de Castelo à jornalista Carla Lima, de “O Estado do Maranhão”, é o exemplo puro e acabado desta arrogância.

Arrogância ou falta de inteligência. Ou os dois.

Se Castelo vê todos os partidos que o cercam deixarem o barco de sua candidatura à reeleição – se preparando para apeá-lo do poder – e acha que são todos seus amiguinhos, falta-lhe inteligência política.

Mas por outro lado, se declara isso apenas desdenhando da força do PSB, do PDT, do PPS e de outras legendas que se afastam, é um arrogante incorrigível.

A rigor, o prefeito de São Luís só ganhou cinco eleições em todos os seus 40 anos de vida.

Para o governo ele chegou bionicamente, indicado pela Ditadura. Foi deputado federal eleito  em 75, 98 e 2002. Elegeu-se senador em 82 e prefeito em 2008.

As outras, perdeu todas, muitas para si próprio.

Mesmo assim,  Castelo se acha a liderança política do Maranhão, um exímio estrategista eleitoral, um perspicaz e visionário administrador público.

Por isso acha que deve ser reeleito, não importa quais partidos estejam com ele, isso é o de menos.  

O prefeito não dá a mínima para os partidos.

Negocia com pessoas, muitas na base da imposição, típico dos personalistas.

E a arrogância é a marca dos personalistas…

Marco Aurélio D'Eça

12 Comments

  1. Politicos como Castelo,Sarney, Cafeteira, Lobão e os seus herdeiros, têm que dar oportunidades para formação de novos lideres para que possa dar um jeito nesse nosso maranhão mal tratado por esses lobos ferozes pelo poder.

  2. Bom dia meu bom amigo. Mais uma vez aqui em uma de suas páginas de seu blog. É impressionante que se tenha demorado tanto tempo para perceber a arrogância do nosso então prefeito João Castelo. Não sei como ele conseguiu ganhar mais uma eleição, quando pensei que nossa sociedade estava acordando para seu dever, e que a mesma estava se tornando mais opiniosa, me jogaram um balde de água fria na minha cabeça. Ver a vitória de João Castelo, me leva a crer que a sociedade maranhense se costumou com as migalhas oferecidas pelos políticos. Precisamos de canditados novos, com força para trabalhar, com ideais, não usando a política como forma de sustento. Política significa administrar, e administrar é cuidar, dirigir, enfim trazer benefícios para nossa sociedade, e não é bem isso que acontece. Existem dois tipos de políticos os vocacionados e os equivocados, e o que mais tem no Maranhão são políticos equivocados, que veem na política uma forma de ganhar dinheiro fácil e alcançar seus objetivos pessoais. O bom gestor é aquele que bota os objetivos organizacionais a frente de seus objetivos pessoas. O que não acontece aqui na nossa política. São Luís está um buraco só, nossa cidade está longe de ser a mais bela. Me entristece toda vez que quebro a roda do meu carro, estrago um pneu, ou a suspensão. Não sinto raiva, sinto tristeza. De ver minha cidade entregue nas mãos de um gestor arrogante, que nem escutar direito escuta mais. E o pior é ver que a cidade foi entregue nas mão dele pelos próprios cidadãos, iludidos no bordão do Agora Vai! Agora vai é afundar de vez. Parabéns mais uma vez, por estar cumprindo com o dever do jornalista.

  3. Arrogante sim e digo mais: VELHO ESCROTO TAMBÉM!!!!
    CADÊ A SINALIZAÇÃO HORIZONTAL DA CIDADE??? QUAL A DESCULPA:
    1) TÁ NO CRONOGRAMA DE OBRAS!
    2) TÁ EM FASE DE LICITAÇÃO!
    3) ESPERANDO OS TÉRMINOS DA CHUVA SE SÃO PEDRO AJUDAR!
    4) NIGUÉM FOI ENCONTRADO NA SECRETARIA PARA TRATAR SOBRE O ASSUNTO!!!

    AFFFFF CHEGA DESSE VELHO ESCROTO!!!

  4. Em uma certa roda política Castelo revelou aos presentes que ele não ia morrer pobre, que ele foi governador, senador, dep. federal etc. Foi quando surgiu a oportunidade, e ele foi para EMAP e em seguida para prefeitura, já em final de carreira, Castelo quer a reeleição só pra se dá bem.

  5. A matamática é simples : Por 03 eleições Castelo perdeu de 55% a 45% , até que em 2008 , por obra do velho escroto , ele venceu pelos 55% a 45% . Isto quer dizer que os 10% que o rejeitavam , resolveram lhe dar uma chance . mas ele desperdiçou ! Pela administração desastrosa que está fazendo , perdeu outros 10% que esperavam dele alguma coisa . Com 20% de perda , ele chegará no começo de 2012 , com no máximo 35% das intenções de voto . Aí cumpade , né nunca que ele percorrerá os 16% que faltarão , nem em 2º turno , se não tiver perdido já no 1º turno. Só prá lembrar , Roseana é hoje muito mais querida que o asqueroso Castelo e , de janeiro de 2010 até outubro , na eleição , só percorreu 6 ou 7 pontos percentuais .

  6. O melhor prefeito que essa cidade ja teve voltará. VIVA SÃO LUIS, VIVA TADEU PALACIO, PREFEITO TRABALHADOR

  7. Eu acho que não vai ter jeito pra Castelo. Primeiro porque ele não muda em nada, igual sua filha Gardeninha: a tampa e o penico. Observo que as pessoas que ele ainda conversa e valoriza são aquelas que mesmo sendo maltratadas por eles concordam com tudo que os dois falam e fazem, isso porque de algum modo estão se beneficiando e não se importam com reeleição. Querem se dar bem agorinha e pronto.

  8. CALMA MARCOS NÃO ACREDITO QUE VOCÊ ESTEJA PASSANDO POR INOCENTE ULTIL,MAS EM POLITICA BOI COME CARNE E OS SABIDOS COMEM CAPIM.

    Resp.: E os covardes comem o quê? Pó?

  9. Voce se esqueceu das caracteristicas principais da fraca personalidade de CAOSTELO : PREPOTENTE, MAL PAGADOR, 171, SAFADO, VAGABUNDO…

  10. Sou professor universitário, ensino em três universidades/faculdades, eu e minha família infelizmente votamos na última eleição em João Castelo. Entretanto, depois dessa administração ditatorial e sem rumo, tomamos uma decisão: ninguém vota mais nele e em candidatos ou partidos que estiver junto com ele. Faço questão fazer abertamente, em sala de aula, campanha contra esse dinosauro aprendiz de prefeito. Ultimamente, os próprios alunos, principalmente em função da loucura doIPTU e devido a sua pífia administração se encarregam, nos corredores, de largar o sarrafo nesse prefeito e na sua filhinha. Os partidos estão certos de deixar Castelo sozinho, sinão vão pagar muito caro nas próximas eleções.

  11. Marco, só agora viram a arrogância de Castelo… Paciência! Quando governador, senador e dep. federal foi assim. Mas este foi o ataque ao futuro governador do maranhão, Flávio Dino.

  12. A derrocada desse ditador está chegando ao fim. Em 2012 a população cumprirá o seu papel de defenestrar o pior Prefeito da história dessa cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *