9

Delegados querem forçar a exoneração de Aluísio Mendes…

Tem um interesse político imediato a greve dos delegados de polícia, que já dura quase três meses.

Aluísio tem apoio do governo e da classe política

Mais do que benefícios incorporados aos salários – como a implantação da URV com base no salário atual ou a incorporação dos 14% de horas extras ao salário, medidas já avaliadas pelo governo – a categoria pretende forçar a exoneração do secretário de Segurança, Aluísio Mendes.

Os delegados têm resistência à presença de Mendes no comando da pasta, pelo fato de ser ele um agente de Polícia Federal, não um delegado, como era o ex-secretário, Raimundo Cutrim, atual deputado estadual.

Por isso, já há setores no governo considerando que o próprio Cutrim estaria articulando a manutenção da greve.

As difrerenças entre os dois secretários, antes veladas, passaram a ser públicas desde que Cutrim subiu à tribuna da Assembléia para crititcar o sistema de segurança e apontar “problemas de gestão na pasta”.

Nesta semana, deputados estaduais da bancada governista emitiram nota de apoio ao secretário Aluísio Mendes, o que teria irritado o comando de greve.

Em nova Assembléia, ontem, os delegados decidiram continuar a paralisação…

Marco Aurélio D'Eça

9 Comments

  1. A única reserva que tenho contra o APF Aluízio mendes é o fato dele ter traído sua instituição, passando informações de investigações da PF, para Fernando Sarney, situação que motivou, inclusive, pedido de prisão preventiva em desfavor do mesmo.
    Se ele não presta pra sua instituição vai servir pra ser nosso Secretário de Segurança? Seria ele confiável, diante do que fez, em poder coordenar um trabalho isento? Creio que não!
    Não tenho nenhuma reserva pelo fato do mesmo ser agente. Acho que ele não tem a probidade que o cargo requer.
    Com relação a Cutrim o tenho como ultrapassado, vive do que diz ter feito, sem atitudes novas.
    Com toda corrupção que foi o governo Jakson Lago, embora não seja partidário dela, Eurídice foi capaz de fazer muito mais.Veja o nível em que nós estamos.

  2. NÓS DELEGADOS NÃO ABRIREMOS MÃOS DOS NOSSOS DIREITOS.
    O PRINCIPAL DELES QUE SEJAMOS SUBORDINADOS POR ALGUEM COM CAPACIDADE PARA EXERCER A FUNÇÃO.

    O SECRETÁRIO ALUISIO NÃO TEM OS REQUISITOS MÍNIMOS PARA ESTAR NO CARGO. SE A GOVERNADORA DESEJA ATENDER O PEDIDO DO SEU IRMÃO FERNANDO SARNEY, DEVE PRESENTEAR ALUISIO COM OUTRO BRINQUEDINHO E NÃO COM A SEGURANÇA DO POVO MARANHENSE.

    A GREVE CONTINUA COMPANHEIROS!
    A GREVE CONTINUA COMPANHEIROS!
    A GREVE CONTINUA COMPANHEIROS!
    A GREVE CONTINUA COMPANHEIROS!
    A GREVE CONTINUA COMPANHEIROS!
    A GREVE CONTINUA COMPANHEIROS!
    A GREVE CONTINUA COMPANHEIROS!
    A GREVE CONTINUA COMPANHEIROS!
    A GREVE CONTINUA COMPANHEIROS!
    A GREVE CONTINUA COMPANHEIROS!

  3. O sistema de segurança pública deste estado, está mais do que visivelmente fragilizado! Não se trata de ser contra ou a favor de um deputado,e qe por via de regra, além de defender a segurança do cidadão como parlamentar, conhece como poucos os meandros administrativos desta pasta, haja vista, se elegera por duas vezes deputado estadual com votações surpreendentes, extamentete por este reconhecimento da sociedade, hoje pavorosa pela violencia aviltante e, a unica forma de termos resposta as inquietações da nossa sociedade, é exatamente fazer isto que o deputado está a fazer..expor as deficiencias do sistema para ter ressonancia de decisão em favor do povo, lá no palácio! caso contrário, esse sonrrisal de desmandos e violencia, irá ter dimensões irreparáveis a todos nós.Governadora, atenda a voz maioria, que neste caso, não é burra! viva a ademocracia!

  4. Não é verdade que “delegados” querem forçar a saída do Secretário Aluísio. É apenas um crise interna que brevemente será extinta e a nau da Polícia Civil voltará em vento de popa a navegar. Claro que aparecem oportunistas de todos os lados. O Secretário Aluísio em meio aos delegados, acredito, não é visto como pessoa indesejada, principalmente se comparado com o antecessor Raimundo Cutrim. Os problemas que o secretário têm enfrentado, com certeza, ainda é sequelas das gestões anteriores. E, em especial do próprio deputado Cutrim que nada mais fez somente politicagem com a pasta durante os dez meses de exercício por que ali passou. Foi um rastro de desmonte total da instituição. Só quem vive ali dentro sabe das realidades recebidas pelo atual secretário. Cheguei a conversar com alguns delegados que, inclusive, discordaram de alguns posiocionamento do delegado Jeferson Portela, a quem atribuem de um principais oportunistas que, historicamente deve muitas explicaçoes a sua classe e à instituição pela qual pertence qdo passara em cargos de poderes decisivos e pouco fora feito em prol dela. E,não podemos esquecer que as eleiçoes municipais estão próximas…

  5. O dr. cutrim apenas externou o sentimento da população maranhense: vivemos sem proteção do sistema de segurança. A onda de violência é tão grande que homicídios, assaltos e outros delitos acontecem toda hora. Quem não tem um parente ou amigo vítima de um desses crimes? Agora se os deputados possuem dinheiro para se protegerem que continuem defendendo o atual secretário de segurança. ô maranhão sem rumo. somente aqui um agente comanda delegados de polícia e coroneis.

  6. luanapipiu, primeiramente procure aprender escrever e, desta forma manifestar suas ideias. Por que para quem ler você está condenando o atual secretário de segurança, mas no meio do comentário você diz: “Não conheço o “deputado cotrim” mais me lembro do tempo dele – melhor hoje.” Então a partir daí você já contesta o ex-secretário e elogia o atual. Mas a culpa de você escrever desta forma é somente mais uma questão social, culpa da educação oferecida por este Estado. Vejamos outros erros grosseiros: otras, homisso, veiz. Só uma dúvida. Você está utilizando o “portuguêis” a la lula? Ri muito…

  7. TREMENDO EQUÍVOCO DO NOBRE JORNALISTA EM AFIRMAR QUE EXISTE UM INTERESSE POLÍTICO IMEDIATO À GREVE DOS DELEGADOS DE POLÍCIA, QUE JÁ DURA QUASE NOVENTA DIAS.

    QUE O SECRETÁRIO ALUÍSIO TEM APOIO DO GOVERNO ISSO NINGUÉM PODE ESCONDER. ATÉ PORQUE FOI ROSEANA SARNEY QUEM NOMEOU EQUIVOCADAMENTE UM AGENTE DE POLICIA NA PASTA DE SECRETÁRIO DE SEGURANÇA. CAUSANDO COM ISSO RESISTÊNCIA À PRESENÇA DO GESTOR NAS REUNIÕES DOS DELEGADOS E CORONÉIS.

    QUANTO IMAGINAR QUE A GREVE ESTAR RECEBENDO O APOIO DO DEPUTADO CUTRIM, É APENAS PARA DESVIAR O FOCO E TENTAR ENCONTRAR UM BODE EXPIATÓRIO.

    CUTRIM NÃO É ADEPTO À GREVE.
    NA SUA GESTÃO À FRENTE DA SSP CHEGOU AMEAÇAR CORTAR O PONTO DOS POLICIAS QUE INSISTISSE MANTER SE EM ESTADO DE GREVE. O QUE PODE SER FACILMENTE CONFIRMADO PELO SENHOR AMON SIMPOL E O DEL. MARCOS AFONSO JR. EX ADEPOL.

    POR OUTRO LADO, A LIGAÇÃO DOS ATUAIS DIRETORES DA ASSOCIAÇÃO DE DELEGADOS COM O DEPUTADO CUTRIM SÃO VISIVELMENTE ARRANHADA. BASTA VÊ QUEM COMANDA O MOVIMENTO DE GREVE É UM DESAFETO DO EX SECRETÁRIO RAIMUNDO CUTRIM, O DEL. JERFESON PORTELA.

    PEDRO LIMA DE MIRANDA
    IMPERATRZ – MA.

  8. Claro que essa atitude nao tem muito com os poblemas dos delegados e nem são eles maria vai com as otras. O que agente ver é que o estado está sem segurança e sem educação. Deixem de amadorismo e procurem profissionais da área para fazer bem esses setores. Não conheço o deputado cotrim mais me lembro do tempo dele – melhor hoje, também nao sei por que estão dizendo isso do deputado, se ele se cala e homisso se fala é por que quer voltar. penso que ele ta fazendo o que os outros deputados tinham de fazer em veiz de ficar fazendo lista para apoiar quem não tem jeito para a coisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *