5

BNB discrimina o Maranhão, denuncia Alexandre Almeida…

Alexandre mostrou dados da discriminação do BNB ao MA

O deputado Alexandre Almeida (PT do B)  criticou ontem o que classificou de discriminação do Maranhão pelo Banco do Nordeste, em relação aos demais estados da região..

O parlamentar foi procurado por produtores rurais e outros empresários do estado preocupados com a falta de recursos do BNB para financiar os projetos maranhenses

– Procuramos nos aprofundar sobre essa matéria, e durante esse processo, de fato constatamos que o Maranhão, assim como outros estados do Nordeste estão sendo discriminados pelo banco  – disse Almeida.

O Fundo de Financiamento do Nordeste (FNE) para o Maranhão, em 2011, ficou bem abaixo quando comparado com outros estados nordestinos.

O problema, segundo Alexandre Almeida, são os parâmetros utilizados pelo BNB para classificar os clientes em mini, pequenos e médios produtores.

– Muitos produtores e empresas que na verdade são de pequeno porte, fiam se acesso aos recursos porque, para os critérios do banco, são de médio porte”, explicou Alexandre Almeida.

Outro equívoco cometido pelo Banco, segundo o parlamentar, se refere á centralização de parte dos recursos da região nordestina no Semi-árido.

A propaganda do BNB não condiz com a prática

– Como em nosso estado não temos clima semiárido, ficamos excluídos dos recursos destinados a este grupo, diminuindo mais ainda o orçamento que pode ser investido no Maranhão – lamentou o deputado.

Para Alexandre Almeida,  é preciso mudança urgente deste critério por algum que tenha por base o IDH dos municípios.

 – O Banco do Nordeste, além de trabalhar para reduzir as desigualdades que separam o nordeste brasileiro do sul e sudeste do País, deveria também se preocupar com as desigualdades intra regionais, o que não vem acontecendo – complementou o parlamentar.

 – Quando o Banco do Nordeste concentra os seus financiamentos no Ceará, em Pernambuco e na Bahia, ele está criando dois nordestes.  Ele está aumentando mais ainda internamente essas desigualdades, ou seja, mais uma vez demonstra não cumprir o seu papel – acrescentou.

O deputado anunciou que vai solicitar informações do BNB sobre os investimentos que foram feitos nos últimos 10 anos no Maranhão e em outros estados. Para ele, desta forma poderá se perceber o quanto é significativa a diferença entre Bahia, Pernambuco e Ceará em relação aos outros estados do Nordeste, no que diz respeito a investimentos liberados pelo Banco.

Dsicriminado, o Maranhão acaba prejudicado na distribuição dos financiamentos…

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. Antes de ir a tribuna fale besteira, este Deputadinho deveria estudar a matéria. Concordo com o Arthur e acrescento. o nosso maior problema para que as empresas maranhenses tenham acesso a este credito fácil é a falta de estrutura publica para assessorar e cobrar dos empresários são regularização jurídica, dever de casa que os estados citados já fizeram. Alem disso, dep. Porque você não ajuda na briga para colocar um maranhense na direção do Banco? Assim talvez você consiga fazer algo de concreto ao invés de falar besteira!

  2. O nobre Deputado está mal assessorado, pois desde 2003 no inicio do governo Lula o Maranhão bateu todos os recordes de aplicação do FNE, ficando em alguns anos em primeiro lugar dentre todos os Estados do Nordeste, o que nós benebeanos precisamos é de ajuda para abrir mais agências e contratar mais funcionários, e assim podermos chegar mais junto ao nosso povo, nos últimos 04 anos o Piauí abriu 03 novas agências e nós só conseguimos abrir uma, e não é com crítica demagógicas como essa do nobre Deputado, que iremos alcançar nossos objetivos.

  3. Creio que seja verdade Marco, pois minha mãe tem uma escola no interior do estado e há muito tempo vem tentando conseguir recursos junto ao BNB para uma ampliação, mas toda vez que ela vai até o banco, os analistas de crédito inventam uma desculpa ou um documento que tem que ser entregue. Por ultimo, eles pediram uma especie de altorização da prefeitura de minha cidade para o emprestimo.Agora eu pergunto: Como conseguiremos este documento se nós somos oposição ao prefeito?

  4. Marcos, por favor!! Diga pra este Dep: entra em contatos conosco, que a questão do reconhecimento dos 45 municípios, que nos temos conota como semi-áridos, só depende de vontade política para o reconhecimento, estudos científicos existe.

  5. Marcos, por favor!! Diga pra este Dep: entra em contatos conosco, que a questão do reconhecimento dos 45 municípios, que nos temos conota como semi-áridos, só depende de vontade política para o reconhecimento, estudos científicos existe.
    Aguardo resp: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *