30

A unção e a bênção…

As parábolas bíblicas ensinam que, ao longo da história, Deus usou duas formas de se manifestar aos seus escolhidos na terra.

A alguns ele se dedicava com bênçãos. Eram abençoados a atravessar um deserto ou a conquistar uma tribo, como Moisés e Josué, por exemplo.

E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus diz Deuteronômio 28:2.

O destaque é para mostrar  que há sempre uma condição à bênção, que é a rendição aos desígnios divinos.

Mas há uma outra forma de relação de Deus com o homem, segundo revelam as histórias bíblicas. É a unção, ou, em palavras atuais, a força da mão de Deus sobre uma vida, quando ele decide ungi-la.

Para os ungidos, não há condição – é escolha de Deus e ponto. Independente da condição moral, social ou física do escolhido.

– Não considere sua atitude, sua aparência, nem sua altura, pois eu o rejeitei. O SENHOR não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o SENHOR vê o coração –  I Samuel 16: 6 e7.

Davi e Jacó são exemplos de escolha soberana de Deus independente da condição do escolhido.

Davi era um mulherengo que, dentre outras picaretagens,  se apoderou da mulher do seu capitão, a engravidou, e, para não ser descoberto, providenciou a morte do marido traído.

Mesmo assim, Deus o ungiu Rei de Israel.

Jacó foi um falastrão que ludibriou o irmão para tomar-lhe a primogenitude e aliciou a mãe para enganar o próprio pai.

Mesmo assim, Deus o ungiu como homem segundo os seus propósitos.

Se a Bíblia for analisada à luz da doutrina,  exemplos saltam aos olhos: mais importante do que o desejo do homem, o que prevalece sempre, em qualquer circunstância, é a vontade soberana de Deus.

E esta vontade não muda. Nunca.

Pode o homem ser o  mais humilde, mais dedicado à obra e mais sequioso dos destinos divinos. Mas, se não for a vontade de Deus que ele prevaleça, de nada adiantará.

Por outro lado, o homem pode até desdenhar da existência divina, pode recusar a trindade ou negar a ressurreição, mas se Deus estiver com ele – o tiver ungido – nada o acontecerá até que chegue a hora dos efeitos da unção.

E para reforçar a intimidade com Deus mesmo daqueles que o negam, I Samuel 26:9 sentencia: 

– Quem pode levantar a mão contra o ungido do SENHOR e permanecer inocente? 

Em outras palavras: ai daquele que tocar no ungido do Senhor…

Marco Aurélio D'Eça

30 Comments

  1. Natan disse a Davi, assim diz o SENHOR: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste sol. 12 Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei isto perante todo o Israel e perante o sol. 13 Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás. 14 Mas, posto que com isto deste motivo a que blasfemassem os inimigos do SENHOR, também o filho que te nasceu morrerá”. Vemos que Deus perdoou o pecado de Davi, porém, ele colheu amargos frutos das sementes que plantou. Assim também acontece conosco. Uma hora ou outra colhemos o que plantamos.

    Reps.: Quem colheu os furtos foi ele? Como? Ele se casou com amulhe que qeuria. Quem pagou o pato foi o filho, que nada tinha av er com o pecado de Davi.

  2. Querido Marcos, Deus é misericordioso conosco mesmo, lendo o seu texto me veio a mente algumas histórias que confirmam este sentimento, como a de certo homem que tomou um ‘pileque’ tão grande que ficou nu diante dos filhos e noras; com outro que matou um guarda real para vingar um ato de violência cometida contra um funcionário do palácio; também com um chefe de exército que mandou matar um soldado para esconder que havia engravidado a esposa do próprio e para concluir, com um que foi cumplice com a morte de um inocente por motivos religiosos.
    Estou falando de Noé diante dos filhos e noras, de Moisés que matou um egípcio porque este havia sido violento com um hebreu, de Davi que mandou matar Urias e Paulo que foi conivente com a morte de Estevam.
    Todos estes cometeram coisas horríveis e dignas de prisão perpétua, mas Deus usou de misericórdia. De fato, não há um pedido verbal de perdão, mas o arrependimento destes homens é confirmado na mudança de posição, de postura e, sobretudo, no quebrantamento de seus corações. E aí, é uma questão de fé. É crer ou não que tenha havido arrependimento.
    Sobre os homens acima, a Bíblia diz que pela fé eles venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. Experimentaram escárnios e açoites, cadeias e prisões, alguns foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados.
    Marco a Bíblia diz ainda que O MUNDO NÃO ERA DIGNO DESTES E DE OUTROS HOMENS PECADORES CITADOS NA BÍBLIA.
    Os atos errados deles e muitos outros citados em Hb 11, servem também para mostrar que não temos super-heróis na Bíblia e na vida cristão dos dias de hoje. Todos, os de ontem e os de hoje, eu e você, somos falhos, mas pelo sacrifício de Jesus na cruz, somos premiados com o perdão de Deus, que é manifestação maior de sua misericórdia. Misericórdia suficiente para separar os escolhidos e, sem fazer acepção, também os chamados do coração de Deus.
    Há, penso que quem escreve o texto que vc escreveu, recebeu alguma inspiração do Alto, o que prova mais uma vez quão grande é a misericórdia de Deus sobre nós, os seus ungidos.
    Fik na Paz.
    Do seu irmão em Cristo João Batista Matos.

  3. Já te critiquei muito você no seu blog, não pelo fato de você ter dito várias vezes que não cria em Deus, pois ninguém pode obrigar qualquer pessoa a ter fé. Mas o critiquei pelo fato de você abordar o tema desrespeitosamente. Porém dessa vez você colocou sua opinião sobre o assunto de forma urbana e até civilizada.

  4. Há referencia sim, Marco. É só ler o salmo 51, que foi feito por DAVI, no ato do seu arrependimento. Veja também que DEUS perdoa o pecador mas não tira a consequência do pecado. Depois de matar Urias, a familia de DAVI virou um caos. DEUS disse a Davi: “Porque mataste Urias a espada não se apartará jamais da tua casa. Absalão matou o irmão (ambos filho de Davi) porque cometeu incesto com a irmã TAMAR. Depois luta com o próprio pai DAVI, para tomar-lhe o reino. Com Deus, aquilo que o homem semear, isso colherá.
    Por que vc não publica esse comentário? Já é a segunda vez que o faço. É bom as pessoas saberem a verdade sobre benção e maldição.

  5. Na bíblia tambem tinha politicagem, não precisa ser ateu pra notar algumas aberrações, basta observar os capítulos sobre dizimo, no qual os pastores capitalistas distorceram mais ainda pra escravizar os pobres fieis.

  6. Marco, foi você quem escreveu esse texto?? Você aceitou JESUS ??

    Resp.: O quê que é aceitar Jesus?

  7. POIS É! EU TB PREFIRO TE ELOGIAR HAJA VISTA QUE VC ESCREVE BEM E POSSUI BOAS FONTES, O QUE APROXIMA OS TEUS TEXTOS COM A VERDADE.
    PORÉM, ALGUMAS VEZES VC SE EXCEDEU E OFENDEU A CRENÇA DAS PESSOAS, PEGOU PESADO E AÍ FOI INEVITÁVEL AS RESPOSTAS MAIS DURAS. A BÍBLIA É UM CONJUNTO DE LIVROS QUE ENSINA BASTANTE. TEM DESDE O QUE CONTA A HISTÓRIA DO POVO HEBREU ATÉ LIVRO FILOSÓFICO COMO ECLESIASTES (UM DOS MEUS PREFERIDOS) DE RESTO EU NÃO TENHO PESSOALMENTE NADA CONTRA VC. BOM, MAS TENHO UMA QUEIXA:
    TB NÃO GOSTO QUANDO VC “MASSACRA” MEU FLAMENGO (RSRSRSRS) MAS NESSE CASO FAZ PARTE DA RIVALIDADE DO FUTEBOL. É PORQUE EU ME DOU MUITO BEM COM MEUS AMIGOS VASCAÍNOS (INCLUSIVE MEU TIO QUE É VASCAÍNO), E NÃO TEM PROVOCAÇÕES ENTRE NÓS. CERTO, ADMITO, NÃO DÁ PRA VER JOGO DO FLAMENGO E VASCO JUNTOS MAS DEPOIS A GENTE SE ENCONTRA E COMENTA O JOGO NUMA BOA (HEHEHE).
    MAS TB PEÇO DESCULPAS POIS ALGUMAS VEZES FUI DURO EM EXCESSO E ACABEI SENDO DESELEGANTE COM VC. DEVE SER O CALOR DO DEBATE, RSRSRSRSRS!
    ABRAÇO!

  8. Marco, há referencia sim do arrependimento de DAVI. Ele (Davi fez o salmo 51) no momento do arrependimento e pede perdão a DEUS. Outra coisa Deus sempre perdoa o pecador, mas não tira a consequencia do pecado. Ele disse para Davi: “…feriste a espada Urias, o heteu, e a sua mulher tomaste por tua mulher… Agora, pois a espada não se afastará jamais da tua casa.” 2 Samuel 12:9 e 10.
    Logo em seguida Amnom filho de Davi, comete incesto dormindo com a irmã Tamar e logo depois é morto pelo irmão Absalão.(capítulo 13). Em seguida, (capitulo 15 ao 17) Absalão tenta tomar e perseguir o reino do seu pai DAVI. Obrigando o próprio pai a lutar com o filho pelo reino. Isso tudo é consequencia do que DAVI fez a Urias. Deus ama o pecador, mas não convive com o pecado.

  9. o Robert Lobato deslocou o link do seu blog quase sai da lista de recomendados foi para a direita e pois a d decio sá, por que? alguem tocou no ungido?

  10. Tu não era ateu? Vivia blasfemando contra Deus?

    Resp>: Ateu? Ateismo é religião, meu caro. E sou qabsolutamente contra as religiões. E a blasfêmia também é um direito constitucional que deve ser espeitado.

  11. Quer saber melhor sobre o rei Davi, lê tambem o livro de salmos, e encontraras um Davi que se arrependeu e se prostrou aos pés do Senhor. Boa leitura.

  12. Sinceramente por esse texto devo desculpas a vc: DESCULPAS!
    Mas, sinceramente não entendi um outro texto seu que alias não importa mais, valeu…..

  13. Marco, há vários salmos de autoria de Davi ,em que ele se arrepende. ”cria em mim um coraçao puro e renova-me”. Lava-me e ficarei mais alvo que a neve…enfimm. Deus não nos trata segundo os nossos delitos,pecados,falhas enfim. Mas não despreza nunca os que se arrependem, mas sim os orgulhosos. Foi isso que destruiu Saul e outros. Esse discurso de que Deus tem que nos aceitar de qualquer jeito é para camuflar a culpa que sentimos ou para fugir de Deus. Boa a sua reflexao. abraço.

  14. E também mandaram soltar Barrabás e crucificaram Jesus. E depois assassinaram milhares de inocentes em nome de Jesus Cristo. Concordo, realmente a história dessas religiões é totalmente incoerente, marcada pela contradição. Incrível as pessoas não perceberem o quanto são manipuladas por este meio.

  15. ESPEREI com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. 2 Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. 3 E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR. 4 Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira. 5 Muitas são, SENHOR meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são mais do que se podem contar.

  16. Marco Deça, quando nem nos fálávamos ainda, naquele tempo eu estava engatinhando na direção do JP e vc ja´fazendo maior sucesso no Imirante, deixei no seu blog um comentário sobre um post. No comentario dizia que vc tnha acordado cedo e aberto a janela na direção dos sol… vc deve ter entedido minha mensagem…
    Enfim, parabens novamente, tenha um belo e brilhoso dia de sol.

  17. O relato quanto ao arrependimento de Davi, estar no salmo 51, veja lá.

  18. Ta chamando por Deus, agora pq ta debaixo de processo.

    resp.: E Deus resolve processos? Ele é advogado? Como contratá-lo? E afinal, que processo eu estou embaixo?

  19. Quando há “interferência divina” na vida dos humanos, perde-se o argumento da existência do livre arbítrio. Seria algo a acrescentar ao teu texto. No demais, parabéns.

    Resp.; O live-arbítrio é uma invenção católica. O que pevalece sempre, segundo a interpretação bíblica, é a vontade soberana de Deus. O livre arbítrio inventado pela igreja católica é incompatível com a onisciência de Deus.

  20. Marco déça.
    Porque você deixou todo mundo acreditar que você não cria em Deus? seus comentários é de alguem que crêr, e nunca mais se refira a palavra como baboseiras biblicas, no mais você foi bem.
    Um abraço.

  21. O seu artigo mostra que Deus é imutável, mas Paulo escrevendo aos Gálatas nos ensina. Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
    Gálatas 6:7. Os dois exemplos falam de homens que pagaram um alto preço pelo pecado cometido.

  22. Só faltou você colocar uma coisa.

    ELES SE ARREPENDERAM de seus maus caminhos e se humilharam na presença de Deus, e tiveram um verdadeiro encontro com o Senhor (Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Tiago 4: 6. b) (Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Salmo 51:17)

    Resumindo, um coração quebrantado e arrependido tem crédito com Deus, não importa o quanto errado você andou. (Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro. Isaías 43:25 / E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades. Hebreus 10:17)

    resp.: não há referência quanto ao arrependimento de Davi. O livro nos contas apenas que natan o comunicou dos seus pecados e, na mesma hora, o próprio Natan exclamou: “Mas Deus já te perdoou”. É assim que a soberania de Deus age.

  23. PARABÉNS PELA COERENCIA DO TEXTO. OBJETIVO, CLARO E SEM EXCESSOS.

    resp.: Finalmente volto a receber um elogio de você. Fico feliz. Sinceramente.

  24. Em outras palavras: ai daquele que tocar no ungido do Senhor…
    Acredito no poder de Deus..

  25. Por acaso tem o homem o privilegio de escolher a Deus? Mesmo sendo Infiel em seus atos? Ainda, bem que não, porque se assim fosse, eu estaria Lascado. Mesmo assim, não sendo merecedor de nada que venha do alto.
    …Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou; Efésios 2:4

    e ainda,

    Em Romanos 3:3,4 diz:
    3 Pois quê? Se alguns foram infiéis, porventura a sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus?

    4 De modo nenhum; antes seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado.

    Meu caro, a cada dia me supreendo com seus posters.

    Abraços

  26. Parabéns Marco!

    Você foi muito feliz e coerente no seu artigo e acima de tudo deu uma excelente demonstração de que não necessariamente é preciso fazer parte ou ter uma religião definida para certificar-se da existência de uma Força ou Ser Superior.

    resp.: Obrigado Galvão. Estão fazendo falta o seus textos. O espaço está à disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *