8

Upa, upa! Upa!!!

 

Pacientes em atendimento na UPA Itaqui-Bacanga

Tem Unidade de Pronto Atendimento em todas as áreas de São Luís.

O blogueiro e dirigente petista César Soares foi à da área Itaqui-Bacanga e ficou impressionado.

 – Em apenas quarenta minutos o meu filho caçula consultou com um bom pediatra, foi efetuado um exame de raio-X do tórax, retornou ao médico para análise, foi diagnosticado e de posse da receita médica, recebemos gratuitamente os medicamentos na farmácia dentro da própria unidade – contou Soares. (releia aqui).

UPA da Cidade Operária será entregue amanhã

Outro petista, o deputado estadual Bira do Pindaré, visitou a UPA do Parque Vitória e classificou de “pérola”.

Hoje, o secretário de Saúde, Ricardo Murad, entregou a UPA do Vinhais. Nesta sexta-feira, será a vez da UPA da Cidade Operária.

Para Murad, as unidades representam a porta de entrada da população ao sistema de saúde estadual.

E ela está aberta em todos os cantos da cidade…

 

 

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. As criticas sem objetivamente ser acompanhada de sugestões para suas soluções não passam de despeito com quem tem coragem de fazer. A sistematica do SUS e em especial das UPAS tem suas rotinas e nelas estão contidas as responsabilidades dos gestores. As negligencias desses gestores tem esbarrado na secção dessa rotina e ai entra o gestor maior do sitema no estado para quebrar as barreiras e fazer acontecer os atendimentos. Não haverá sistema integralizado enquanto os gestores municipais habilitados na gestão Plena continuarem com o rancor politico em detrimento do bem estar da população. Acorda Caostelo e Gutemberg, releiam os principios do SUS e procurem cumpri-los para que acabe a ingerencia da gestão estadual pelo vazio deixado pela suas ixperientes gestões. UPA neles Roseana,o povo agradece

  2. O que são Upas: unidade de pronto atendimento, porta de entra do SUS….. o sistema era para funcionar como? primeiro as urgencias e emergencias deveria ser atendidas por unidades moveis ( SAMU) e levadas para as famosas UPAS e se em até 72 hs nao tiver solucionado o problema iriam para hospitais com poder maior de resolução. o SUS funcionando a mil maravilhas para urgencias e emergências…… No Maranhão do secretario Ricardo Murad funciona como? primeiro as ambulancias da SAMU nao pode entrar nas UPA ordem expressão do secretario, rsrsrsrssrs piada de mau gosto, mas vamos lá, o paciente conseguiu entrar por conta propria, ai o paciente tá com qualquer doença, vamos exeplificar colica renal, calculo de vesicula, retenção urinária, infarto , nao ele tem o mesmo que o tecnico do Vasco teve, ou seja, AVC hemorragico, para onde ele vai? no maranhão nao tem para onde ir…. secretário nao é com propaganda de UPA que resolve os problemas de saude do nosso lindo Maranhão.

  3. ETHA analfatavareslago. Faça suas contas e conclua em quais situações o povo deve ser o unico beneficiario de tudo o que está sendo inaugurado.Infelizmente para os idealizadores de outros projetos pessoais essas artimanhas de justificar tudo de negativo como de responsabilidade do grupo sarney acabou, agora os fatos são outros e quem tiver compromisso com sua comunidade vai ter obrigatoriamente que mostrar serviço pois não encontrará mais guarida nos ouvidos do povão com as justificativas de sua inoperancia e ixperiencia tenha como culpado o Sarney. Acabou, agora é trabalhar pro povo e isto todos nós estamos aguardando já há algum tempo e para isso ocorrer foi preciso separar o joio do trigo,ou melhor demos graças a Deus pelas atitudes do Zé Reinaldo e sua grupalhada de romperem com os seus padrinhos. Agora estamos recebendo os beneficios embora como já frizado; com muito atraso. UPA neles o povo agradece

  4. Marco,
    Eu particulamente não sou anti sarney, mas nós estamos falando de 82 unidades de saúde ,sendo 2 hospitais já inaugurados, 4 upas, hoje também mudaram o nome do hospital geral para hostipal de alta complexidade tarquino Lopes com 5 salas de cirurgia,cara isso é uma piada, hospital de alta complexidade com 5 salas e mais o primeiro hospital inaugurado já tem o funcionamento precarissimo (todos vão ser do estado ?media de gasto por hospital 500000 reais ( é pouco,mas va la. na verdade precisara de mais, so quem fica feliz sao o ICN e o dep…), entao o estado terá 82 x 500000= 41000000 reais, melhor falar 41 milhoes) fora os que ja estam em funcionamento, que ja nao tem dinheiro para manutenção dos mesmos; e com poder de ressolução praticamente zero, o que eu quero falar é: chegou uma crise de colelitiase ( calculo na vesicular ) onde ele vai operar? porque no Hospital geral vai leva um ano e meio para o mesmo opera.
    UPA são unidade de pronto atentimento( como disse o secretario porta de entrada) para paciente ficarem no máximo 48hs, para depois serei encaminhados para hospitais com poder de ressolução. E eu pergunto onde estam estes hospitais? será q na concepção do secretario são os de 20 leitos? O projeto saúde é vida começou de uma visão errada do secretario e será muito difícil ele corrigir. O Maranhão precisa é de hospital de oncologia 2 (regiao tocantina e capital), de média complexidade regionais, 2 de alta complexidade grandes ( nao com 5 salas de cirurgias rsrsrs), e pior ele tá acabando o único hospital de alta complexidade do Maranhão, que é o da universidade ,retirando os profissionais de lá.Continuando: 5 grandes hospitais de urgências como o da cidade presidente Dutra e cobrar dos prefeitos que funcione de verdade o programa saúde da família ( hipertensão,diabético,hansenniase, e ect…), ou seja, ele já gastou 1/2 bilhão, não colocou nem 10 % para funcionar, e se coloca todos para funcionar precisara de 42000000 de reais por mês e não solucionou praticamente nada da necessidade da população, ou seja, o erro tá é na concepção do projeto.
    Vc apesar de ta no sistema, me parece o mais indepentente,parabéns.

  5. Com verba federal foi os gastos feitos nos governos Zé Reinaldo e Jackson Lago quando acabaram com a miseria do Maranhão. Vcs se lembram das diversas delegações idas ‘a Brasilia para pressionar os Parlamentares? Pois é o povo não se esquece desse peiodo e infelizmente não consegue lembrar se teve alem das familias dos gestores outras familias que sairam da miseria, bem são tantos os beneficiados que não dá nem pra relaciona-los. BOM DIA e UPA NELES. Que vergonha Caoostelo como vai conseguir ainda enganar o povo direcionando sua inconpetencia e “ixperiencia” na area da saúde para a mentira de falta de vagas em razao da demanda do interior.

  6. Mas as UPAS não foram construídas com verbas federais?

    resp.: Não. Com verbas federais e estaduais. Em algumas, mais estaduais que federais.

  7. E ai meu irmão, tudo bem?

    Eu sou leitor assíduo do seu blog.

    Meu amigo tem um grupo de jovem acadêmicos da Universidade Estadual do Maranhão, de Caxias que pediram uma força minha, que fosse divulgado o protesto deles, na verdade foi uma reivindicação por conta da falta de salas e estrutura do prédio, fiz a matéria e coloquei no blog.

    Da uma olhada na matéria, reproduz pra ajudá-los, será importante você participar dessa divulgação.

    Eles virão a São Luís no intuito de expor esses problemas com algum deputado.

    http://www.netoferreira.com.br/maranhao/2011/09/em-caxias-academicos-da-uema-protestam-pela-falta-de-salas-e-estrutura-do-predio/

    Um forte abraço!

  8. amigo vc tem alguma informação sobre pesquisa em morros, por favor nos informe, abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *