24

A popularidade de Luís Fernando na Grande São Luís…

Populares cada vez mis próximos do chefe do futuro candidato

Acompanhando a governadora Roseana Sarney e o secretário Ricardo Murad nas inaugurações das UPA’s do Parque Vitória, Vinhais e Cidade Operária, ele viveu essa realidade.

E ficou nítido para os presentes que o técnico e político, ex-prefeito de São José de Ribamar, aprendeu o caminho das pedras, sobretudo, com Roseana Sarney, que é beijada e adorada por onde passa, e vez por outra ainda tira uma lagrimazinha de um mais emotivo.

Com Luis Fernando não tem sido diferente. Só que no lugar de lágrimas tem sido o grito de um ou outro dizendo que “esse foi o melhor prefeito do Brasil”.

Na tarde des sexta-feira, dia 2, na inauguração da UPA da Cidade Operária, o repórter fotográfico, Antonio Martins, da Secom,  registrou um desses momentos, capaz de rebater qualquer argumento de impopularidade do secretário que Roseana quer para sucedê-la em 2014.

E por incrível que pareça, no interior do Estado tem sido assim também.

Muitas manifestações de reconhecimento pelos seis anos de Luis Fernando como prefeito de Ribamar, um modelo de gestão mostrado até para cidades de estados com tradição em bons administradores, como aconteceu com prefeitos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, que visitaram o então prefeito para conhecer os projetos e a gestão implantada.

Mas, não tem sido só populares e prefeitos que tem feito esse reconhecimento. O próprio secretário Ricardo Murad disse isso em alto e bom som durante seu discurso:

– Se eu funciono bem é porque o Luis Fernando dá show na Casa Civil – disse Murad, após ouvir da governadora Roseana Sarney elogios pela qualidade das UPA’s construídas pela Secretaria de Saúde.

Marco Aurélio D'Eça

24 Comments

  1. O Município de Sã josé de Ribamar apresenta a maior média anual de crescimento do PIB no rol das cidades brasileiras em que a produção de alimentos induz o desenvolvimento econômico.
    Como resultado de políticas públicas eficazes, implantadas pela administração do prefeito Luis Fernando Silva, o município de São José de Ribamar apresentou, conforme mostrou reportagem especial da revista Veja do anp de 2010, a maior taxa média anual de crescimento econômico do Brasil entre as cidades cuja produção de alimentos (frango e pescado, no caso específico de São José de Ribamar) impulsiona o Produto Interno Bruto (PIB), um indicador que significa a soma, em valor de mercado, dos bens e serviços produzidos em determinado período.
    Segundo o levantamento feito pela Veja na reportagem “As 20 metrópoles brasileiras do futuro”, a cidade maranhense, impulsionada pela produção de alimentos, apresentou a taxa média anual de 8% de crescimento econômico, o dobro da média nacional que é de 4%.
    São José de Ribamar, de acordo com a reportagem, superou as demais cidades destacadas no segmento “produtos alimentícios”, quais sejam Bragança (5,5%), no Pará; Vitória de Santo Antão (5,3%), em Pernambuco; e Toledo (4,3%), no Paraná.
    O significativo avanço econômico do município explica-se pelas várias ações, desenvolvidas pela administração Luis Fernando desde 2005, de incentivo à produção de alimentos.
    No primeiro semestre de 2010 , a cidade foi classificada pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional como referência brasileira em aquisição de alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar.
    “Muito embora São José de Ribamar se caracterize como um município não mais vocacionado para o setor primário, cujas áreas de produção não ocupam mais do que 20% do seu território, sobretudo em razão do acelerado crescimento populacional decorrente do fato de sermos a única cidade que tem fronteira terrestre com São Luis, capital do Estado, o Plano de Governo, elaborado logo após a minha primeira eleição em 2004 e atualizado em 2008 após a reeleição, contemplou programas e projetos de estímulo à produção e comercialização de produtos da agricultura familiar e da pesca, voltados para o aumento da produtividade, geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida da população”,
    Entre os principais programas e projetos de estímulo à produção da agricultura familiar e da pesca, implantados pela Prefeitura Municipal de São José de Ribamar, destacam-se: municipalização da assistência técnica agronômica e veterinária; capacitação de agricultores familiares e pescadores; facilitação do acesso ao crédito (os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento elaboram gratuitamente os projetos de financiamento para os agricultores familiares e pescadores); infra-estrutura viária, de energia e de irrigação; distribuição de sementes; apoio à comercialização e aquisição direta, pela Prefeitura, de produtos para a merenda escolar e assistência social; dentre outros.
    Só para se ter uma idéia, em cinco anos (2005/2010), incluindo-se o proveniente do PRONAF (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar), o volume de crédito aplicado na produção cresceu de R$80 mil para R$10 milhões.
    No mesmo período, em decorrência das políticas adotadas, foram geradas no setor primário ribamarense mais de 1.200 oportunidades de trabalho e adquiridos pela Prefeitura cerca de 1 milhão de quilos de produtos, que se destinaram à alimentação escolar dos quase 20 mil alunos da rede municipal de ensino e à Cozinha Escola Municipal (uma escola profissionalizante que, além de formar culinaristas, fornece, diariamente, 200 refeições gratuitas a pessoas carentes cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social da Prefeitura).
    O resultado disso é que nos pólos agrícolas de São José de Ribamar se encontram, atualmente, inúmeras experiências bem sucedidas de cultivo de hortaliças, fruticultura, criação de galinha caipira, suinocultura e psicultura. A articulação sustentável, pelo governo municipal, de programas de educação, saúde e geração de renda torna visível a melhoria da qualidade de vida da população do campo.
    São José de Ribamar é o único município maranhense, e o primeiro do país, a implantar, com recursos próprios, o programa Compra Local Municipal (foi criado pela administração Luis Fernando em 2007). Por meio dele, a Prefeitura compra a produção dos pequenos agricultores familiares e pescadores artesanais.
    Vale ressaltar, ainda, que a experiência exitosa do Compra Local Municipal de São José de Ribamar já foi copiada por outros municípios brasileiros, como Teresópolis, no Rio de Janeiro.
    Paralelamente ao programa Compra Local Municipal, a Prefeitura realiza, desde 2005, o projeto itinerante Feira de Safra, que possibilita aos agricultores, criadores e pescadores a venda direta de seus produtos ao consumidor final, eliminando, desta forma, a figura do atravessador. O projeto também beneficia os consumidores, que têm a oportunidade de adquirir produtos de ótima qualidade a preços bem abaixo dos praticados nas feiras e mercados.
    Por meio do Compra Local Municipal e do Feira de Safra, segundo o vice-prefeito e atual prefeito em exercício, Gil Cutrim, já foram comercializados mais de mil toneladas de alimentos provenientes da agricultura familiar e da pesca.
    A Fábrica de Gelo (com câmara frigorífica) e a Fábrica de Beneficiamento de Pescados e Mariscos, ambas construídas e equipadas com recursos próprios da Prefeitura, são outros dois importantes projetos de incentivo à produção e à comercialização de alimentos implantados pela administração Luis Fernando.
    Na primeira, os pescadores, além de adquirirem barras de gelo utilizadas nas embarcações, utilizam gratuitamente a câmara frigorífica, com capacidade para dez toneladas, eliminando o custo de armazenamento, um significativo componente do preço final do pescado.
    Já na Fábrica de Beneficiamento de Pescados e Mariscos, pescadores e marisqueiras dispõem de equipamentos de alta tecnologia para beneficiar, higienizar e embalar os seus produtos, agregando-lhes valor e tornando-os mais atrativos ao mercado consumidor.
    Prosseguindo na direção do aumento da produção e da comercialização do setor primário da economia ribamarense, a Prefeitura concluirá, nos próximos meses, com recursos próprios, as obras de construção do novo Mercado Municipal, cujas instalações, além de comportarem novos pontos de venda de produtos da agricultura familiar e da pesca, abrigarão loja de artesanato, confecções, embalagens, lanchonetes, restaurante, farmácia, sorveteria, alfaiataria, artigos de praia e outros negócios estimuladores do turismo, outra importante atividade econômica da cidade do santo padroeiro do Maranhão.

    LUIS FERMANDO, NOSSO FUTURO GOVERNADOR DO MARANHÃO NÃO TEM OUTRO CANDIDATO, PODE CONFIAR ESSE SABE TRABALHAR!!!

  2. Será que Luis Fernando não cometeu nenhum, digamos, ‘deslize’ em sua gestão em Ribamar ??? Ou será que as ‘coisas’ estão por vir !?!?

  3. Verdade Ivaldo, ninguém entendeu nada do que falou Lobão em uma palestra inventada para confrontar a pelestar do Dr. Luis Fernando no seminário. Realmente o Lobão não só está ultrapassado diante de novas lideranças, como Luis Fernando, Flávio Dino, Roberto Rocha, como está cansado até na voz. É hora de mudar o Maranhão com novos nomes. Tá certa Roseana em querer inserir Luis Fernando nesse processo inevitável. Ele é o único do grupo capaz de confrontar Flávio Dino em 2014. VAMOS DE LF!!!!!!

  4. Esse “Amarildo” deve ser um babão muito grande do Luís Fernando ou ele é próprio Lulu.

    Ele não fala que o Luís Fernando cheira discordância, que não consegue aglutinar a classe política, que patina nas pesquisas internas realizadas pelo grupo Sarney, que não consegue subir em nenhuma pesquisa realizada nas bases eleitorais do interior do estado, em que pese os seus enfadonhos seminários realizados recentemente no interior do estado, com todo aparato governamental.

    Esquece-se também que Luís Fernando Silva fez uma rumorosa gestão na secretaria de educação, diga-se GDH, juntamente com o finado Leal Júnior, que Deus o tenha; pois se fala de comissões na ordem de 15% arrecadadas pelo Leal para o Lulu, fala-se também que nessa desastrada gestão reformou-se até clube de “Reggae” em São José de Ribamar, com recursos oriundos da GDH visando às eleições municipais da cidade balneária.

    Esquece-se ainda, que Luís Fernando foi um dos secretários de educação no período em que o governo do Estado construiu somente três escolas no Estado todo. Fato este confirmado pelo deputado Gastão Vieira na Câmara dos Deputados. Além do mais, houve nesse período uma escancarada fragmentação de despesas, através da pulverização de cartas convites, todas manipuladas pela direção superior da GDH. A mando de quem! Adivinhem?

    Esquece-se por demais, que a gestão de Luis Fernando na prefeitura de Ribamar foi marcada: pelos grandes contratos manipulados (direcionados) por esse “gestor modelo”.

    O Sr. “Amarildo” não atenta que o senador José Sarney já declinou em diversas oportunidades públicas da sua deferência pela lealdade do amigo Lobão com o grupo Sarney, quando foi Governador.

    Coisa que, sem cometer digressões, o Zé Reinaldo não teve.

    É meu amigo “Amarildo”, como diz o adágio popular: gato escaldado tem medo de água fria.

    Por fim, já é notória a proximidade de Luís Fernando Silva com pessoas que não inspiram confiança ao grupo, como Tadeu Palácio, Daniel Leite, Raimundo Nonato Carvalho Filho etc., etc. Evidenciando a sua falta de coerência política.

  5. Gente não tem pra ninguém.

    Tadeu Palácio, de novo prefeito de São Luís.
    @voltaTadeu

  6. Exatamente caro Marco, conforme você respondeu a esse primeiro comentarista, quando conhecerem o projeto de Luis Fernando para o Maranhão, jaz Lobão, Flávio Dino e Cia, como acontece na Ilha as pessoas são encantadas por porque tieram conhecimento de perto do que ele foi capaz de fazer em São José de Ribamar. E pelo andar da carruagem, o Maranhão já está conhecendo de fato a responsabilidade de Luis Fernando com a coisa pública. E detalhe, sem filhos como os de Lobão, sanguessuga do erário público.

  7. Engraçado, os comentários dessa turma do Lobão: “Quem é esse prepotente para encarar Lobão?”. Eles não tem argumento para defender o chefe deles e a tentativa de defesa não passa desssa simplória agressão. Quem é esse prepotente? Repondo senhores lobinhos. É o cara que Lobão colocou para seu adjunto da Casa Civil por vê nele competêcia ímpar entre os técnicos do Maranhão! É o cara que que Roseana chamou para ser secretário de Desenvolvimento Social e fez um grande trabalho, criando o Primeiro Emprego – aliás por onde anda a secretaria de desemvolvimento Social?; É o cara que José Reinaldo Tavares não encontrou outro melhor para a Educação quando Roseana deixou o governo; É o cara que se elegeu prefeito de São José de Ribamar contra a vontade de José Reinaldo (com Julinho) e da sua então mulher (com Alberto Franco); É o cara que se reelegeu com 98% dos votos, acabando com dois grupos que se juntaram contra ele na última eleição (julinhos e câmaras); É o cara que fez em seis anos em São José de Ribamar o que não fizeram em 60, sem a ajuda do governo do governo do estado, quando costruiu mais de 400 obras; É o cara deu a Nice Lobão, sem ela ir lá, mais de 7 mil votos e fora aos etc, etc, etc, para não ficar muito arrogante, é o cara que vai fazer esse governo funcionar, aliás já está fazendo funcionar, basta ver a quantidade de obras que serão inauguradas nos próximos dias.

  8. Engraçado, os comentários dessa turma do Lobão: “Quem é esse prepotente para encarar Lobão?”. Eles não tem argumento para defender o chefe deles e a defesa não passa desssa simplória agressão. Quem é esse prepotente? Repondo senhores lobinhos. É uma cara que Lobão colocou para seu adjunto da Casa Civil por vê nele competêcia ímpar entre os técnicos do Maranhão! É o cara que que Roseana chamou para ser secretário de Desenvolvimento Social e fez um grande trabalho, criando o primeiro empregos – aliás por onde anda a secretaria de desemvolvimento Social?! É o cara

  9. MARCO, ASSIM VC PASSA DO LIMITE. INFELIZMENTE AQUI NO MARANHÃO SEMPRE SE PENSA NA ELEIÇÃO SEGUINTE, DEIXA PELO MENOS O GOVERNO DA BRANCA ACABAR! CERTAMENTE AS SEMENTES JÁ ESTÃO PLANTADAS…..

  10. (…)
    Obs: O Décio não publicou meu comentário, creio que ele ficou com vergonha de ser chamado de puxa-saco. E você, vascaíno porreta, vai publicar?

    Resp.: Também não!

  11. Para esse tal de Marinho, em Imperatriz todos conheciam Lobão, muito pouco Luis Fernando, a não ser como o melhor prefeito do Maranhão. Depois que assumiu a Casa Civil, foi algumas vezes lá e por último deu uma palestra no seminário. Como diria Ricardo Murad, deu show. Inconformado, arrumaram um seminário para Lobão, foi um fiasco, tanto de repercussão como do ponto de vista do conteúdo da palestra de Lobão. Além de começar a conhecer Luis Fernando, os imperatrizesnes sabem perfeitamente a diferença de conteúdo mostrução de capacidade entre Luis Fernando e Lobão. Além da voz rouca que ninguém entendia nada, o velho que daqui há quatro terá 80 anos, gagaujou mais do

  12. Caro Marco:
    A propósito de sua resposta ao Marinho, entendemos que, muitas vezes, no afã de defender os nossos pontos de vista, acabamos projetando o preconceito que nos é inerente. Se nos não “policiamos” há toda uma legislação a nos fiscalizar. Entendemos, então, que o seu comentário em relação à idade do Senador Lobão constitui puro preconceito. Contra isso, tomemos como exemplo, o Senador Fernando Collor. Jovem, rico, nada contra a juventude e a riqueza, explorou o arcaísmo e a pobreza de Lula. Graças a isso, chegou ao poder e o país constatou que ele tinha procedimentos “velhos”, práticas antigas como a corrupção, o que determinou o impedimento dele. Tomemos, também, como exemplo, Flávio Dino, que explorou a idade de João Castelo, causando revolta na população que preferiu eleger o atual mandatário da cidade. Não quero dizer que Luís Fernando não possa ser candidato, não deva ser o Governador do Maranhão. É um direito dele. Mas, em pleno século XXI, projetar a juventude dele como contraponto à “velhice” de Lobão constitui o mesmo preconceito em relação aos pobres, aos que optam por diferenças sexuais, aos negros etc. Para finalizar, não considerando isso relevante, duvido que o Senador Lobão tenha 80 anos. Faltam-lhe, ainda, 5 anos para chegar lá. Informe-se sobre isso.

  13. QUE O FUTURO GOVERNADOR, SEJA QUEM FOR, ACABE COM A OLIGARQUIA… EM 2014, COM CERTEZA ELA VAI ACABAR. SE FOR LUIS FERNANDO, COMO ELE É AUTÊNCO, SÉRIO E ATÉ AGORA HONESTO (PELO PENOS NÃO SE OUVE FALAR NADA), ELE NÃO VAI MANIPULADO POR ESSA TURMA. LOBAO, É BABÃO. E SE FOR FLAVIO DINO AÍ É ADEUS MESMO…

  14. Te cuida Max Barros… com toda essa puxação, digo, aclamação que o Luis Fernndo está tendo, pode ser que ele seja o candidato à prefeitura de São Luis… já que no resto do estado o cara sequer é conhecido!!!

  15. Vixe maria, a alcateia nao pode ver o nome de Luis Fernando sendo reconhecido que logo plantam comentarios indignos. É o desespero.

  16. Um pouco menos, Marco Aurelio, assim tambem é demais. Sabemos que vc gosta da turma, mas seja um pouco mais discreto.

  17. Meu caro Marco,
    A respeito dessa sua informaçäo sobre a competencia do Luis Fernando, fico muito confiante no futuro que se avizinha. O povo do Maranhao vai agora colocar no governo um político, tecnico, e o mais importante, conhecedor de gestao publica. Ele tem passado limpo. É honesto. Vamos ter a sorte de elegermos um politico serio. Por onde ando so vejo o povo falando bem desse moço. Eu nunca vi um nome tao aceitado como o de Luis Fernando. Em toda roda de conversa sobre o Maranhao atual e no futuro, so ta dando. Esse cabra é bom.!!

  18. Opa,

    Beijada por onde passa? Me compre um bode D’Eça…

    Roseana é beijada só por vcs que ficam babando ela…

    Não invente. Puxe o saco, mas não invente. Como eu sei que não irá publicar este comentário, reflita meu amigo…

  19. PERGUNTA EM ZE DOCA QUEM É LUIS FERNANDO? OU EM SÃO BERNADO, OU EM CARUTAPERA OU BARÃO DE GRAJAÚ? SE ALGUEM RESPONDER AI ELE JA TEM UM TRACINHO NAS PESQUISA. AGORA PERGUNTA QUEM É LOBÃO QUE O POVO SABE RESPONDER. FOI ELE QUEM ELEGEU ROSEANA.

    Resp.: Essa é a diferença: quando conhecerem o projeto de Luís Fernando e o trabalho dele, todos se encantarão. O de Lobão já é conhecido. Outra diferença: um está na meia idade, pronto para trabalhar. O outro meu caro, já tem 80 anos. Não dá, né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *