12

Aspectos da primeira pesquisa em São Luís…

Castelo tem candidatura consolidada, esteja ou não à frente

A rigor, a pesquisa Amostragem divulgada hoje pelo site “Vermelho”, do PCdoB, é o primeiro levantamento oficial sobre a corrida sucessória em São Luís.

Há outros levantamentos, mas estes são para consumo interno de partidos e grupos, vazando apenas dados que os interessam.

A posição alcançada pelo deputado estadual e secretário de Infra-estrutura, Max Barros (DEM), é, sem dúvida, o principal aspecto do resultado.

Como apenas ele, o prefeito João Castelo (PSDB) e a ultra-esquerda têm candidatura consolidada, pode-se dizer, então, que a sucessão será mesmo polarizada entre Max Barros, com até 6,17% e Castelo, com 20% no melhor cenário.

Isto por que ninguém na própria esquerda alinhada ao PCdoB aposta na candidatura de Flávio Dino. Com até 54% dos votos, ele prefere se guardar para as eleições de 2014.

Outro nome bem posicionado é o de Edivaldo Júnior (9,6%), que também parece afastado da disputa, já que não conseguiu viabilizar a base partidária para concorrer.

A menos que seja o candidato do próprio Dino, como sonha o comunista – embora isto não signifique transferência automática de votos.

Com 4,3%, a popular-socialista Eliziane Gama ainda tem dificuldades para montagem da base partidária, situação vivida também pelo ex-pefeito Tadeu Palácio (sem partido), outro na casa dos 6%.

Max caminha para polarizar a disputa com Castelo

Se  Flávio não entrar, o petista Bira do Pindaré dificilmente terá legenda para concorrer; se o comunista for candidato, é Bira quem não deve entrar na disputa.

Por último Roberto Rocha (PSB): lançado como pré-candidato desde junho, o ex-deputado ficou na casa dos 2%, pouco para quem não tem arco de alianças partidárias.

Como já se disse, aspecto importante da pesquisa é o próprio desempenho de Max Barros. Com o nome apresentado há menos de 30 dias – e ainda nem lançado oficialmente – o deputado chega a alcançar  mais de 6%.

Este desempenho leva à estimativa de que, durante a campanha – com a base partidária robusta e tendo o que mostrar à população – Max será mesmo um candidato muito competitivo contra Castelo.

É aguardar e conferir depois…

Marco Aurélio D'Eça

12 Comments

  1. PROCEDE A INFORMAÇÃO, E ISSO É CORRIQUEIRO NOS BASTIDORES, QUE FLÁVIO APOIARÁ EDIVALDO JUNIOR E ESTE, GANHANDO, O APOIARIA EM 2014.
    SE VAI VINGAR OU NÃO AÍ É OUTRA ESTÓRIA.
    P.S.: MARCO, O CARA DE BACABAL JÁ TE PAGOU? (RSRSRS) A UNIDADE PRISIONAL DE BACABAL SAI EM NOVEMBRO, EU VI AS FOTOS DA OBRA.

    respç.; Engraçado, ele sumiu do mapa. Mas vou cobar as mil pilas…

  2. Tenho certeza que irei viver para ver MAX ganhar e tirar São Luis desses buracos..

  3. Max concerteza ganhará essa ELEIÇÃO, a campanha mal começou, AGUARDEM!!!

  4. Não viaja marco deca max não passa de 15% na melhor das hipóteses

    Resp.: Amigo, um candidato alcançando 15% contra um prefeito no cargo, está, automaticamente, no segundo turno.

  5. Estas equivocado! o certo seria Luis Fernando para prefeito e lobão para governador assim Roseana não entraria em choque direto infelizmente não pode

  6. manifestou várias vezes para você ??? onde e quando ???
    Sobre encontros e conversas .. nada mais natural na política .

  7. Uma sugestão, dê uma aulas de administração municipal, a filiem em um partido…tenho certeza q tem mais chances de ser eleita. ALCIONE NAZARÉ

  8. Caro Marco,

    Digo a vc. com toda certeza: Flávio Dino é candidato a Prefeito em 2012. Quem viver verá.
    Abraços
    Rodolfo

  9. De onde vc tirou essa de que Edvaldo Jr é o candidato dos sonhos de Flávio Dino ? Ele disse isso a vc ?

    Resp.,; Manifestou várias vezes. Aliados dele também contaram vários encontros dos dois. E as notícias das articulações de Dino em São Paulo, em favor de Júnior, foram divulgadas em todo o país.

  10. Só tu mesmo pra imaginar que esse Max vai pelo menos disputar 2ºturno.
    Essa é de Castelo !

  11. Realmente o sonho dos Sarneyzista é fazer o prefeito de São Luís. Dizer que a disputa vai se polarizar com Max Barros (6%) e Castelo (20%) é mais que delírio da tua parte. Max não vai passar disso ou vai chegar no máximo a 10%. Não viaja, Deça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *