10

Muitos interesses em jogo…

Hemetério Weba: cassado^?

O caso envolvendo o deputado Hemetério Weba (PV) é de fácil solução política e judicial.

Na política, a Assembléia Legislativa tem, por obrigação regimental, ofecerer prazo de cinco sessões para que ele se defenda – mesmo que seja só para tentar se explicar.

Na esfera judicial,  o parlamentar pode recorrer, alegando que teve o direito de defesa cerceado quando o juiz de primeira instância determinou sua cassação sem levar em conta a entrega de seu recurso.

Aí, o caso pode chegar até ao Supremo Tirbunal Federal para discutir o cerceamento de defesa.

Mas o problema de Hemetério Weba são os interesses em jogo com a sua cassação.

Seu suplente imediato é ninguém menos que Carlos Alberto Milhomem (DEM), atualmente no exercício do mandato e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

A efetivação de Milhomem garantiria a ele três anos integrais de mandato. E ainda abriria vaga para outro suplente – que pode ser os secretários Jura Filho (Turismo) ou Chico Gomes (Desenvolvimento Social); ou ainda o quase-secretário Alberto Franco (Assuntos Estratégicos).

O caso Hemetério Weba, portanto, como quase todos envolvendo políticos, será movido pela máquina da política.

E ganhará ou não velocidade de acordo com a força das engrenagens envolvidas…

Marco Aurélio D'Eça

10 Comments

  1. esse tem he que ir pra cadeia, por cometer varios crimes na cidade de Nova Olinda-MA

  2. Hemeterio te he q pagar tudo q ele fez e ainda faz, he uma pessoa estremamente fria e so quer saber q ameaçar as pessoas pra q fiquem do seu lado. NAO TEM CARATER….

  3. a inveja mata agora vcs falam mal no passado comia no mesmo prato agora e fácil a pessoa tem que ser digno pelo menos uma vez na vida bando de babacas.

  4. CARO DEP. WEMETÉRIO WEBA, NÃO VEJO NENHUM DESSES DEPUTADOS LHE DANDO QUALQUER APOIO NESSE MOMENTO DIFÍCIL, MAIS VAMOS VER QUEM VAI GANHAR ESSA PARADA. A JUSTIÇA ARROGANTE DO MARANHÃO VAI VER SEUS ERROS SENDO ANALIZADOS NO STF…..POIS LÁ QUE É O FORO COMPETENTE PARA ESSA DISCUSSÃO E NÃO NUMA JUSTIÇA SINGULAR DE 1ªINSTANCIA.

  5. NEM CONHEÇO WEMETÉRIO WEBA,MAIS RECONHEÇO QUE NÃO É QUALQUER JUIZ TUPINIQUIM DE UMA COMARCA REMODA QUE VAI TIRAR O MANDATO DE QUALQUER POLÍTICO DA ASSEMBLÉIA. CASOS ANÁLOGOS JÁ FORAM LEVADOS AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E O SUPOSTO RÉU, TEVE DE VOLTA O MANDATO. É SÓ AGUARDAR, QUE ESSA DECISÃO ARROGANTE DESSE JUIZ VAI SER REFORMADA EM BREVE . MAIS EU ESTOU QUERENDO SABER EM QUAL UNIVERSIDADE TUPINIQUIM ESSE ADVOGADO SE FORMOU PARA NÃO OBSERVAR OS PRAZOS PROCESSUAIS.É HORA DESSA OAB COMEÇAR A TRABALHAR E ORIENTAR MELHOR SEUS FILIADOS, POIS ESSA ANUIDADE QUE OS ADVOGADOS PAGAM NÃO PODE ESTAR SERVINDO PARA CUSTEAR DESPESAS DE VANS EM PASSEIOS TURISTICOS DE ADVOGADOS.

  6. O juiz Jorge tem razão. Sendo deserto o recurso posto que ausente o preparo, a apelação não pode sequer ser processada, o juiz neste caso, se a recebeu e mandou contrarrazoar, ao lê as contrarrazões, sendo constatado o fato, já era, declara deserto o recurso por falta de preparo.

  7. Caro Marco a tese desenvolvida é interessante o problema é que o cerceamento de defesa que ele alegaria não teria fundamento já que o recurso dele nao foi conhecido por ser deserto ou seja não foram pagas as custas processuais dificilmente ele conseguiria um efeito suspensivo em qualquer recurso que viesse a manejar por isso se ele não conseguir demonstrar que as custas não foram pagas por algum motivo relevante acho muito dificil ele conseguir manter-se no cargo mesmo recorrendo e mesmo que consiga recorrer essa demanda dificilmente seria apreciada tanto pelo stj ou stf a uma porque o caso dependeria de exame de provas o que é vedado pela sumula 7 do stj a duas porque nao existe repercusão geral no caso que mereça ser analisado pelo stf por isso a situação do nobre deputado é bem dificil caso não consiga provar de uma forma consistente que o recurso não foi deserto

  8. Eita porque será que esse dep. é tão odiado assim. Até agora 100% dos comentarios é contra essa figura

  9. Boa análise Marco. mas que seria uma boa para o Maranhão esse Hemetério cair fora da Assembléia. Tomara que a justiça seja feita.

  10. Marco, aqui pra nós, Hemetério NUNCA poderia ser um Deputado Estadual ou mesmo exercer qualquer cargo público.
    Hemetério é absolutamente desprovido de qualquer caráter e, quando pouco, devereia estar preso já que em nosso falido código penal não há previsão para pena de morte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *