13

“Provas” da PF contra Fernando Sarney são ilegais, decide STJ…

As supostas provas da Polícia Federal nos inquéritos que investigam as atividades do empresário Fernando Sarney foram consideradas ilegais pelo Superior Tribunal de Justiça.

A informação é da Folha de S. Paulo.

A decisão unânime, da 6ª Turma do STJ, considerou que as escutas telefônicas, extratos bancários e documetnos fiscais foram obtidos de forma ilegal pela PF. Por conta disso, nenhuma eventual prova obtida a partir destes expedientes não poderaim ser usada nas investigações.

Com a decisão, Fernando e seus familiares não poderão ser processados com base nestes dados.

Os ministros do STJ entenderam, em linhas gerais, que a Polícia Federal forçou a barra para obter autorização da Justiça e fazer escutas telefônicas contra Fernando, seus familiares e funcionários de suas empresas.

Foram os grampos ilegais que originaram a quebra de sigilos fiscais e bancários e deram origem também a outras investigações, quando deveria ser o contrário.

Para a Justiça, quebra de sigilo telefônico é uma “exceção”, que só deve ser usada quando todas as demais medidas de investigações estiverem esgotadas.

A decisão do STJ não é inédita. Ela já ocorreu também em casos envolvendo a cosntutora Andrade Gutierrez e o empresário Daniel Dantas.

Marco Aurélio D'Eça

13 Comments

  1. Achei muito produtiva essa discussão. Fico muito feliz por saber que temos pessoas inteligentes o bastante para discordar sem agressão.

  2. Desde o começo do mundo e em todos os cantos é assim, a corda sempre arrebenta pro lado mais fraco. Então, se não são, tentem ficar do lado mais forte. Quanto a atuação da pf, estão querendo fazer prevalecer que: os fins justificam os meios! Isso não vale, esta errado, é ilegal é crime! Apesar dos pesares, não podemos aceitar que aqueles que cobram ações ilícitas das pessoas – MP, Judiciário e PF – pratiquem ações ilícitas em nome de fazer justiça. Quem escolham: ou são mocinhos ou são bandidos também!

  3. Há! acho engraçado o STF sempre anular tudo e todos que se levantam contra o coronel. E ainda tem gente que apoia! Parabéns Maranhão, seus indices so mostram a cada dia que estamos num buraco tapado com o estrume da familia sarney!

  4. Quer dizer que o importante é a forma, o contéudo não é nada?
    Ora, entre um Estado Democrático de Direito e um Estado Com Justiça, prefiro o último, pois praticando a Justiça estaremos vivenda a Democracia.
    No presente caso, se houve crime de ambas as partes, que se puna quem as cometeu.
    Quando a Direitos, todos têm, inclusive os bandidos.

  5. so o povo vai conseguir.nao esta muito longe o povo vai voltar as ruas e brigar e quebrar e quando acontecer rapidamente se fala em democracia e o Sarney vai ser o primeiro cassado pela indignação popular antes dele morrer precisa morar nos subterrãneos,e nao é o Iraque não é o Maranhão o estado mais miseravel do Brasil.so que você precisa estudar para entender isso,pois você é analfa.

  6. Já estava mais que na hora da Polícia Federal levar uns trancos. Essa Polícia não pode se apoderar de um poder que acha que tem, para humilhar e prejudicar pessoas. É uma polícia arbitraria e todo mundo sabe disso. Quantas pessoas não foram presas até agora por conta desse estrelismo?
    Nas conversas que foram gravadas não vi nada que qualquer um não faça, que é pedir um emprego pra um amigo ou parente usando seus amigos.
    Se fosse outro sobrenome poderia ligar e pedir um emprego, mas como é um SARNEY, não pode.
    Essa conversa de fora oligarquia já deu o que tinha que dar.
    Só queria saber se não fosse pelo velho Sarney, onde estaria o MARANHÃO agora.

  7. Esses tribunais indicados só servem pra estas coisas, se
    estivessemos num pais sério, o destino seria outro.

  8. Quem é o STJ para dizer algo desse jeito? STJ está falido e é um partido politizado. Todos que ali estão, devem de alguma forma um favorzinho para um político…..

  9. É meus caros! Apesar das evidências cumpre esclarecer que a decisão é correta. A PF está errada SIM, pois as investigações tem que obedecer a Lei.

  10. E AS CONVERSAS GRAVADAS COM AUTORIZAÇÃO JUDICIAL, SÃO FALSAS?

    Resp.; Elas nada dizem. Pelo contrário, são conversas entre amigos, familiares e funcionários. O que fez a PF. Qaundo ouviu Fermnando falr com beltrano, por exemplo, passou a anaolisar a vida deste beltrano, tentando forjar provas. Isso é ileegal. por isso foi anulado no STJ.

  11. Pelo seu comentário, entrão Fernadinho é inocente destas acusações ?

    Resp.: Pelo que se vê das investigações fraudulentas da Polícia Fedeal, sim!

  12. “Por conta disso, nenhuma eventual prova obtida a partir destes expedientes não poderaim ser usada nas investigações” quer dizer mesmo com provas existindo nosso nobre Fernando Sarney não poderá ser processado?? no caso a policia federal é que ta errada??? esse é o Brasil o errado é que ta certo e o que ta certo é errado,vai entender queria v se fosse um joao ninguem,era cadeia sem precisar de escuta nem nada.mais é a “JUSTIÇA” mesmo com provas a policia ta errada.

    Resp.: Você acertou no ponto: é a Polícia Federal que está erada. Mais uma vez usa conversas pessoais, em escutas telefônicas clandestinas, para desenvolver uma linha de raciocínio própria, contra um investigado. Isso é crime, meu amigo. Já imaginou, a PF começar a fiscalizar todo mundo e, a partir do que ouviu, muitas vezes fora de contexto, começar a dizer que fulano ou beltrano é bandido? É preciso ter critério e investivar dentro da lei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *