8

Dois pesos e duas medidas…

 A PF e o “simbolismo penal” – Editorial O Estado de S. Paulo – 11 de julho de 2008:

 “…, há muito tempo a PF vem utilizando métodos que têm um sentido pretensamente simbólico ou “educativo”, tentando passar para uma opinião pública que afeita às técnicas do direito a idéia de estar provada a culpa dos suspeitos antes mesmo da conclusão dos inquéritos. Com isso, sem terem sido ouvidos, processados e julgados, os suspeitos são apresentados como culpados em caráter definitivo.”

Contra o abuso e o descontrole – Editorial O Estado de S. Paulo – 16 de julho de 2008:

 “… Não se concebe que no Estado democrático um juiz autorize a prisão de um acusado sem que seus advogados tenham acesso ao inquérito policial em que se fundamentou a detenção.”

Filosofia do abuso de autoridade – Editorial O Estado de S. Paulo- 20 de julho de 2008:

“… o arrastão não poupa ninguém: o dono da empresa, o sócio, a esposa, o filho, a secretária, o funcionário, o contador. Todos serão alvo de diversas imputações, dentre as quais uma é invariável: quadrilha”.

As instituições reagem – Editorial O Estado de S. Paulo – 05 de setembro de 2008:

“… A constatação uníssona e concomitante que se passou da conta em matéria de violação da privacidade dos brasileiros parece infundir nos três poderes um senso compartilhado de urgência da adoção de medidas de controle e repressão à bisbilhotagem.”

Controle do grampo – Editorial O Estado de S. Paulo – 11 de setembro de 2008:

“… a serviço dos mais variados interesses, no aparelho do Estado ou no âmbito particular, devassam a intimidade alheia no conforto da impunidade. …O descalabro se deve também à trivialização das interceptações judiciais – mais de 400 mil só ano passado.”

 STJ acode o clã Sarney – Editorial O Estado de S. Paulo – 20 de setembro de 2011:

“… Não é a primeira vez o STJ julga invalida ações da Polícia Federal. Os precedentes mais notórios foram a Operação Satiagraha, que focalizou o banqueiro Daniel Dantas, e a Castelo de Areia, envolvendo diretores da empreiteira Camargo Corrêa. Num caso, o motivo foi a participação, julgada ilegal, de membros da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na investigações. No outro, o tribunal entendeu que denúncias anônimas não justificam autorizações para escutas telefônicas. São objeções respeitáveis. Agora, está-se diante de uma interpretação equivocada – ou pior.”

O recorte de trechos de alguns editoriais de O Estado de S. Paulo é suficiente para ilustrar como o jornal paulista-quatrocentão trata as decisões judiciais de acordo com seus interesses.

Se não for com a família Sarney, grampos telefônicos não provam nada, são abusivos e a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de invalidá-los nas operações Satiagraha e Castelo de Areia são corretíssimas.

Mas se o grampo for na família Sarney tudo está correto.

Não importa se foram quebrados o sigilo de e-mails de mais quatrocentos funcionários do sistema Mirante – muito provavelmente, inclusive, o titular deste blog. Não importa se antes mesmo do conhecimento dos acusados e seus advogados, estes grampos telefônicos já estavam na imprensa.  

O Estado de S. Paulo tem dois pesos e duas medidas: grampos telefônicos “devassam a intimidade alheia”, e estão “a serviço dos mais variados interesses”, quando tratam de muitas outras operações realizadas pela Polícia Federal no país; mas, no caso de Fernando Sarney e centenas de funcionários, a intimidade pessoal não tem valor algum, e os grampos “registraram, além de fortes indícios de transações escusas, a desenvoltura com que os Sarneys exerciam a política de patronagem no governo Lula…”

O jornal paulista, não só confirma que seu editorial é volúvel. Ele usa a família Sarney para vender jornais, não importa a que preço.

Compromisso com a verdade nenhum. Pelo contrário quanto mais distorção na informação melhor. Não importa se o próprio Fernando Sarney abriu mão daquilo que o jornal passou a chamar “censura” quando o Tribunal de Justiça do Distrito Federal resolveu coibir os abusos contra a família.

 A perseguição contra família Sarney de O Estado de S. Paulo pode ser comprovada  diariamente nas páginas do próprio jornal:

”Estado” está sob censura há 416 dias…

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. Esse Estadão de São Paulo é mesmo um jornaleco de 5ª categoria…O princípio constitucional da presunção de inocência que ele defendia em editorial foi completamente abandonado quando a acusação era contra a família Sarney. Você mata a cobra e mostra o pau…parabéns pela lição que dá a esses mercenários. A decisão do STJ vai de encontro ao estado democrático de direito.

  2. VIVA O JUDISARNEY, TUDO PARA PAGAR A INDICAÇÃO OU A SABATINA DO FAZ DE CONTA, OS QUE NÃO SÃO INDICADO OU SABATINADO POR SARNEY VOTAM CONTRA, MAS SÃO MINORIAS, O RESTO, NÃO INTERESSA A MORALIDADE DO JUDICIÁRIO, TEM QUE PAGAR A INDICAÇÃO AO PATRÃO.

  3. contra Zé Reinaldo tudo valeu, dá pena, segundo estu-
    diosos uma sentença dessa no minino seria dada em 08 meses, no entanto o ministro relator anulou tudo em 06
    dias, super ministro!

  4. Prova P…nenhuma, isso nao passa de uma ovelha amilhada comendo o mesmo cocho…

  5. Parabéns Marco. Reportagem com provas, fatos, investigação e bastante lúcida. De fato vc prova o que sempre diz sobre a grande imprensa de São Paulo.

  6. Abram as porteiras, PAI FRANCISCO chegou!!!
    É, meu amigo, mais um jornal que vive às custas da família Sarney!

  7. “Operação Navalha:diálogos entre parentes coincidem com decisões do governador” 11/06/08

    marco nessa epoca a policia federal tava correta,foi tudo feito legalmente???

    Resp.: O que tem a ver o trecho da reportagem com a operação da polícia federal? Como você mesmo destacou, o título mostra apenas que os diálogos revelados pela PF coincidiram com decisões do então governador. Não se fez qualquer juizo de valor sobre a ação da PF. Quem faz isso é o Estadão, como provado ao longo deste post.

  8. Não acredito você defendendo esse povo de qualquer forma esses kras tem tudo tomaram o governo fizeram tudo que queriam e você ainda aplaude essa marmelada do stj ainda bem que tem maranhense que não cai nessa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *