13

A covardia e a injustiça de Marcos Silva…

Do blog de Jorge Aragão

Já havia recebido a informação que o eterno candidato do PSTU, Marcos Silva, está utilizando outros veículos de comunicação para tecer críticas aos profissionais do Sistema Mirante de Comunicação.

No entanto, para minha surpresa e decepção tive o desprazer de ouvi-lo na Rádio São Luís, na quarta-feira (21), no Programa São Luís Agora, apresentado pelo jornalista Rogério Silva.

Na sua participação como ouvinte, Marcos Silva criticava a Segurança Pública do Maranhão, até aí um direito dele, mas depois passou a criticar os profissionais da Rádio Mirante AM. “Nos governos anteriores eles todo dia contavam o número de mortos e agora não falam absolutamente nada”, rosnava Marcos Silva.

O eterno candidato do PSTU foi covarde, pois deveria ter feito as críticas na própria Rádio Mirante AM, emissora que por diversas vezes ele se utilizou dos microfones em benefício próprio, mas deve ter faltado coragem para isso, afinal os microfones sempre estiveram abertos para ele e para qualquer cidadão do Maranhão e de maneira democrática.

Além de covarde, Marcos Silva foi injusto, pois diariamente esse levantamento é feito e com competência pelos repórteres Domingos Ribeiro e Marcial Lima.

O próprio titular do Blog, quando substituiu Domingos Ribeiro, fez esse levantamento todas as manhãs. Para azar de Marcos Silva, esse levantamento era feito conjuntamente com o repórter da própria Rádio São Luís, Rodrigo Costa, que pode comprovar a veracidade das informações.

Marcos Silva jamais poderia tecer críticas dessa natureza ao Sistema Mirante, pois ali sempre foi muito bem tratado e de maneira democrática. Sempre que a Rádio Mirante AM ou a TV Mirante realizou debates e entrevistas com os candidatos a prefeito de São Luís ou a governador do Maranhão, mesmo sem ter a obrigação, convidou o candidato do PSTU para participar.

Além disso, as principais críticas feitas nas gestões anteriores na secretaria de Segurança eram com relação às farras das diárias e os desvios de verbas realizados por alguns dos gestores que por lá passaram.

Sendo assim Marcos Silva, quando quiseres criticar algum jornalista, tenha a coragem e dignidade suficiente para fazer isso direto para a pessoa ou de preferência na emissora que esse jornalista desempenha a função dele, será mais correto de sua parte.

P.S.: O titular deste blog ouviu a declaração de Marcos Silva ao radialista Sandro Morais, segunda-feira. Ele afirmara, na ocasião, que queria levar o presidente nacional do seu partido, hoje em São Luís, para entrevistas na rádio de Morais – de manhã e de tarde – por que “uma outra emissora está querendo e a gente não quer levar pra lá, você sabe qual”.

Marco Aurélio D'Eça

13 Comments

  1. Diante da sociedade maranhense, fica muito difícil para o sistema Mirante desfarçar essa realidade retratada pelo
    Marcos Silva, independente se ele é político opositor ou não, poderia ser qualquer outra pessoa. Só quem é muito cego ou muito puxa-saco diria que não vê isso também. e isso acontece a todo tempo.

    Na época em que o Jackson Lago era governador, a realidade da precária segurança pública do Maranhao era amplamente divulgada pelo Sistema Mirante e não venha dizer que a coisa melhorou ou que o noticiário permanece agindo da mesma forma que agia na época em que o grupo Sarney não estava no governo, isso não é segredo para ninguém, até quem não vive no Maranhão sabe disso. Hoje, por exemplo, mesmo não gostando nem um pouco da administração do João Castelo, consigo observar o modo que a Mirante e a Difusora fazem a cobertura das noticias relcionadas à administração da prefeitura de São Luís, só sai o que não presta, diferente das notícias relacionadas à adminstração do governo do Estado, que segundo a imagem que os meios de comunicação do “grupo” tentam enfiar da cabeça das pessoas, parece mais a adminisração da Dinamarca e não o governo do lugar que, por culpa desse mesmo grupo que hoje governa, está no rabo da fila do desenvolvimento do Brasil.

    Exemplo: quando a prefeitura faz obras nas avenidas, provoca um monte de prejuisos temporários, na forma de engarrafamenos super desgastantes e, é claro, a Mirante e a Difusora exploram isso ao máximo. Mas quando o governo de Roseana faz alguma obra (ou só promete, o que mais comum) a cobertura é outra, completamente diferente, são só elogios, embora os prejuisos, como no caso da Via Expressa, não sejam temprários e sim PERMANENTES, dada destruição promovida pela obra sobre o mangue e sobre os registros arqueológicos presentes na área devastada, devastação essa que em outros lugares é severamente proibida, mas aqui, neste Estado quintal, só é proibido o que os adversários fazem, o grupo Sarney pode fazer o que bem entender, até obras públicas para interesse privado (ligação entre shoppings), rasgando o manguesal sem necessidade com algo que está mais pra inútil do que útil, na realidade, já que não ligará os pontos mais problemáticos do trânsito de São Luís hoje, que são o João Paulo, a Alemanha, a Cohab, a Guajajaras, o aterro do Bacanga (av. dos Portugueses), dentre outros a Cohama, no trecho entre o elevado e pouco depois do Mateus, todo motorista sabe disso.

    O Sistema Mirante, com todo respeito aos profissionais do jornalismo e todos os trabalhaores envolvidos, é apenas uma ferramenta de uso particular do Grupo Sarney, serve apenas para FAZER O NOME DOS SEUS MEMBROS E A CAVEIRA DOS SEUS ADVERSÁRIOS. O bem público e a imparcialidade de imprensa não são interesses do Sistema Mirante.

    Você mesmo sabe que não tem autonomia para trabalhar diferente disso.

  2. trabalhei na mirante e sai por questões ideologicas.Conheço você desde quando usava calça de tergal cor bronze e digo a você como suporta?agora sei mudou as vestes e o restante ficou podre.conheço me relaciono com alguns militantes do PSTU e fico impressionada com o seu ataque,pois não tem defesa. Agora você viu no Rockin o povo ta acordando e dia 12 de outubro ta chegando todos em Brasilia contra a corrupção

    Resp.: Quem usa e-mail com nome de O.Benário merece resposta? Não, não merece.

  3. Conheço de teus esquemas, conheço a tua camionete, teus bens e tua vida. Conheces a minha também,por nossa proximidade.
    O risco que corre o pau é o risco que corre o Machado. E aproveitando, dia 21 de outubro o esquema envolvendo os radialistas e jornalistas que trabalham na Alema será denunciado publicamente.

    Quero ver se vossas casas suportarão!!!

    PGJ

    Resp.: Conheço você? Posso garantir que nunca conheci ninguém com este nome. A menos que esteja usando pseudônimo – o que é bem provável. Aí, nesse caso, continuará desconhecido pra mim, já que não me relaciono com covardes.

  4. Caro Márcio,
    Primeiro gostaria de lhe informar que a crítica que o Marco Deça julga ser covardia de minha parte foi exatamente esta que você faz.
    Citei que o índice de violência no Maranhão está absurdo e que o comportamento dos meios de comunicação da oligarquia é diferente com relação ao governo de Jackson, quando os indicadores de violência eram menores e sofria uma grande agressão todos os dias, julgando inclusive a capacidade profissional da secretária. E fiz assim porque o meu senso de justiça também respeita os diferentes.
    Não sou um militante ideológico contra as pessoas. Tenho um pensamento de mundo e me dedico à luta social. Sempre fui oposição à oligarquia sarney porque penso em um Maranhão governado democraticamente e defendo um programa em que a classe trabalhadora assuma a direção do Estado. Apesar de ser oposição ao grupo de Jackson desde 1988, sempre a fiz com respeito. Não sou daqueles que pretendem desmoralizar o inimigo para ver suas idéias predominarem.
    Quero também deixar bem claro que vivo do meu trabalho desde os 8 anos de idade, aos 15 tive minha carteira assinada, aos 19 ingressei na indústria onde trabalhei por 12 anos sendo demitido após a liquidação da empresa pela governadora Roseana Sarney. Em seguida, passei 10 anos trabalhando como autônomo (técnico de refrigeração e eletricista). Atualmente trabalho na CAEMA concursado assumindo em 2007 durante o governo Jackson. Lá desenvolvo um trabalho pela valorização dos trabalhadores e por uma CAEMA pública e moralizada, pois no Maranhão a deficiência no saneamento ambiental é alarmante.
    Não sobrevivo de sindicato, contribuo com o sindicato financeiramente, como também contribuo com o meu partido. Tenho nojo dos que vivem na política por sobrevivência. Pra mim o único sentido da política é o da transformação social.
    Se fosse um homem covarde não me enfrentaria com a oligarquia sarney e seus asseclas, pois todo o Maranhão sabe do seu poder de vingança. Covardia é o que fizeram com Jackson, perseguiram até a morte, tudo por conta do poder.
    Também não sou injusto, pois em uma entrevista na Mirante durante o processo de cassação de Jackson, afirmei que era um retrocesso o Maranhão retornar às mãos da oligarquia, pois só o povo poderia ter o direito de derrotar Jackson. Ao contrário do que diz Marco Deça, não suporto mentiras, basta assistirem os programas eleitorais do PSTU de 2010 (estão no you tube). E desafio o Marco Deça a apresentar uma fala minha na Mirante depois de outubro de 2010, só se montarem, pois posso ser pobre, mas tenho memória. Certamente sei que até poderia falar, mas não faço para não criar constrangimentos para certos profissionais.
    Na minha última entrevista a Roberto Fernandes, acompanhada por Marco Deça e Jorge Aragão até brinquei que em 2014 se a refinaria da Petrobras, prometida pela Roseana, não estivesse funcionando, iria comprar uma saca de café e convidar Roberto para a gente torrar e refinar lá em Bacabeiras. Talvez refinar café seja mais fácil do que petróleo.
    Também quero deixar claro que não finjo ser amigo das pessoas. Sou uma pessoa pública, respeito e trato bem todas as pessoas. Posso ter tecido elogio ao profissional Marco Deça, não ao serviçal.
    Também não gosto de fofoca essa história de tio, namorava, vida íntima das pessoas, a privacidade das pessoas deve ser respeitada. Respeite as pessoas Marco Deça. Diferença política é diferença política.
    Lembro-me que uma vez Rômulo Barbosa me acusava de causar a demissão de funcionários da Mirante se eu chegasse ao governo. Sei que foi uma brincadeira, mas também brincando respondi: ao contrário, no nosso governo eles teriam mais trabalho e seriam mais valorizados pois teriam que correr atrás de problemas no governo. Desa forma quero dizer que mesmo sabendo que Rômulo é diretor da Mirante, jamais trataria mal, ou sairia dizendo que é um péssimo profissional. Ao contrário, tenho respeito.
    Por fim, Márcio e Deça, da minha parte esta conversa está encerrada pode inventar outra. Sou um trabalhador, vivo do meu salário, tenho opinião política e estou à disposição para debatê-la, em qualquer meio de comunicação, sem nenhum preconceito, até na Mirante, desde que não traga constrangimento aos profissionais.
    Com relação ao “coitado”, não me preocupo, sei que assim que vocês tratam as pessoas pobres. Mas, tenho 45 anos de idade, talvez já tenha vivido mais da metade da minha vida e continuo sendo um lutador socialista que acredito na emancipação humana, por isso me dedico a pensar minha cidade, meu estado, meu país e o mundo. E não me acomodo, nem conformo com o quadro social e econômico que vivemos.

    Resp.: Engraçado como você insiste em dizer que sua presença da Mirante causa constrangimentos aos profissionais. Nunca me senti constrnagido em ter votado em Aderson lago ans eleições de 2006, delcarado publicamente. Nunca me senti constrangido em ter votado em Flávio Dino em 2008. E não tenbho constrangimento algum em entrevistar qualquer oposicionista ao grupo Sarney. Por que justamente voc~e causaria constrangimentos? E tenho certeza que nenhum profissional sente-se assim. E se você conhece algum que diga isso a você, não é digno de ser profissional.

  5. O problema é que esse discurso de “oligarquia que domina através de meios de comunicações” ainda atinge muita gente. Como nessa cidade poucos se interessam em analisar mais profundamente os fatos desse Estado, os que querem passar por “esclarecidos” continuam com essa bobagem. Nas rodas de cerveja, nas festas, nas universidades, é chique vir com essa tolice. Aquele que discordar será chamado de “sarneisista”.

    O ex-governador Jackson vivia falando que era “diariamente massacrado pela imprensa”, mesmo tendo dois jornais de grande circulação ao seu favor. E ainda existem dezenas de blogues que detonam o Governo de Roseana.

    É como você falou, muita gente se deu bem com essa história de combater oligarquia. É lamentável os maranhenses serem tão facilmente enganáveis.

    Falo tudo isso para chegar ao caso do PSTU. É muito simples. Eles não conseguem articular suas campanhas, ninguém vota neles, e eles têm que culpar alguém, até para dar satisfação a si mesmos. Aí o culpado é o Sistema Mirante. Só em uma cidade que cresceu apenas em população, mas politicamente continua no século retrasado, isso ainda cola.

  6. Marcos Deça,
    As palavras grosseiras que você dirige a Marcos Silva, a forma como se dirige ao PSTU é visivelmente de desespero. Infelizmente na imprensa há aqueles que estão de prontidão para fazer a defesa dos ricos e poderosos, para espalhar mentiras, caluniar os opositores. Mirante um meio de comunicação democrático???? Onde “cara pálida”? O Maranhão conhece a oligarquia sarney e o papel do seu sistema de “comunicação”.
    Marcos Silva é um homem digno, de conduta ilibada, conhecido de todos os maranhense por sua postura política, por sua luta em defesa da sua classe e da contundência na crítica aos que levam o Maranhão à miséria, que se enriquecem com os cofres públicos e aos que dessa mesma fonte bebem.
    O desespero da oligarquia é claro, é visível. O PSTU cresce a cada dia na juventude socialista secundarista e universitária, em professores, no setor operário e popular, cresce no campo e na cidade. Ontem mesmo tivemos um ato público de entrada dos ex-militantes do PSOL (dentre os quais Saulo Arcangeli, Paulo Rios, Dr Novaes, Profa. Dolores, Profa. Kátia). Enfim, cresce numérica e qualitativamente a coluna de quadros que abraça o programa socialista e revolucionário, que vai fortalecer a luta contra a oligarquia sarney, contra os empreiteiros, o agronegócio, etc. etc.
    É Marcos Deça, a oligarquia e seus defensores têm muitos motivos para estarem desesperados e avançar raivosamente sobre os lutadores socialistas como Marcos Silva.

    Parafraseando o velho camarada Marx no Manifesto de 1848 que a classe dominante trema diante do crescimento do Partido Revolucionário e da luta dos trabalhadores para por fim aos seus privilégios.

    Resp.: Por que eu estaria tão desesperado, minha cara? Que tragédia imimente se abateria sobre mim para me lvear às raias do desespero? O que tem a ver o PSTU – e seu crescimento, como vc diz – com a covardia e a injustiça de Marcos Silva em relação á Mirante? Não estou “avançando raivosamente”´pra cima de vocês – até por queesta característica é de vocês. Estou reagindo a uma atitude covarde e injustiça do Marcos Silva. Só isso.
    Quanto aos demais tópicos do seu texto, são apenas idiotices intelectualóides que nem valem à pena comentar.

  7. Sr. Jornalista,

    De forma alguma as críticas feitas pelo camarada Marcos Silva soa como ofensa aos trabalhadores da categoria Jornalística do Maranhão. Agora dizer que há democracia na mídia maranhense e brasileira é zombar de nossa inteligência e dos trabalhadores que assistem aos programas e matérias “chapa-branca”. Os meios de comunicação só abrem espaço para nós de forma obrigada, seja pela justiça eleitoral, seja pela representatividade dos camaradas na luta de classe. Já tive a oportunidade de adentrar em alguns meios de comunicação vinculada – quase todos – à oligarquia Sarney e o que ouvimos dos trabalhadores é o pedido para que não falemos as verdades, senão, seu patrão puxará suas “orelhas”, isso é o típico assédio moral, claro pra quem tem, coisa que não é o seu caso.

    Então, não distorça as declarações do camarada, dando sua interpretação. Você como dependente do dinheiro da oligarquia, cumpre bem o papel de porta-voz dos interesses dessa oligarquia, diga si de passagem É muito fácil pra você distorcer as declarações do camarada, pois tem livre acesso para disseminar as “contra-informações” quero ver se tem a coragem é de estar frente a frente argumentando. Quem é o verdadeiro covarde? Tenho certeza que não é nenhum dos camaradas do PSTU.

    Resp.: Vocês é que zombam da propria inteligência. Simples assim. E você é dependente do dinheiro de quem? Dos trabalhadores que suam a camisa para ustentar sindicalistas? Ou das federações de classe, que mantém séquitos de dirigentes partidários para discutirem o nada?

  8. Quanto à briga de comadre entre o Marcos Silva e o blogueiro, é algo que nós, os leitores, não temos nada a ver, mas quanto à pertinência das críticas feitas por ele, isso sim. Quem não se lembra de quão criticada, às vezes ridicularizada, era a ex-Secretária de Segurança Eurídice Vidigal, dia e noite tida como incompetente? Ocorre que, na gestão dela, os índices de violência eram surpreendentemente menores que os de hoje. A despeito disso, a intensidade e quantidade das críticas é muitíssimo menor atualmente, e isso ninguém pode negar. Se antes a Secretária de Segurança era vilurentamente atacada, hoje o atual Secretário é quase que aconselhado (raras vezes criticado) pelos jornalistas de plantão (“é preciso fazer isso”, “é preciso fazer aquilo”, “a polícia tem que atuar de tal forma”)…

    Resp.; Posso citar dois textos críticos à Secretaria de Seguança somente nos últimos dias. “Que Polícia é Esta?” é um deles. O outro é “Um crime recorrente”. Portanto, as críticas continuam injustas. O ´problema d e vocês é que se acostumou, no Mareanhão, a achar que o certo é criticar a família Sarney. Se o diabo critica a família Sarney, etão merece todo o aplauso de vocês. Até áih tudo bem, mas usar de canalhice, fingindo-se amiguinho na frente e ir detonar em outrs rádios é covardia e canalhice.

  9. Esse pessoal de esquerda sempre se transveste de cordeiro e geralmente são os donos da razão, só que quando pegam poder, mudam de cordeiro pra lobo mau, se tornando pior do que os picaretas já existentes. Eu te conheço Marcos Silva, nessa balela não caio mais.

  10. Camarada, canalhice é o que você faz com as pessoas em nome do seu salário. Você é um dos protegidos dos Sarneys e se sente merecedor de estar ofendendo as pessoas. Mas fique tranquilo, eu conheço a sua historia. E quanto ao jogo de futebol com a mirante, em função da minha habilidade com a bola e da habilidade de Roberto Fernandes, quando cheguei na CAEMA após o concurso, fui escolhido para a seleção então, após uma entrevista marcamos um jogo da qual só compareceu o Roberto Fernandes. Não teria nenhum problema em jogar contra um time da mirante, afinal de conta, eu tenho certeza que daria uma taca. Talvez por isso vocês tenham corrido do desafio. E quando falo em uma outra rádio, falo ciente que os fiscais da oligarquia estão escutando. Todo mundo sabe como funciona a repressão do governo aos meios de comunicação que aceitam ouvintes realizarem qualquer tipo de critica ao governo. A primeira coisa que o governo faz é ameaçar a tirar a propaganda. Fique tranquilo, você vai continuar deferindo ataques a minha pessoa.

    resp.: O que você diz aqui, mostra sua covardia. Por que, se sabe que “os fiscais da Mirante” (mais uma ofensa sua) estão escutando, por que não fala na cara? Pelo contrário: prefere pedir favor às escondidas e atacar publicamente. Sua prática é igual a de muitos que sobreviveram tendo à oposição à oligarquia Sarney como profissão. A diferença é que, aqueles, pelo menos foram inteligentes para garantir espaços de poder. Quanto a você, coitado… E sei que você conhece a minha história, afinal, já fez muitos elogios a ela – tanto pra mim, pessoalmente, quanto pros meus e pra terceiros. Estou mentindo?
    Quanto aos ataques à sua pessoa, não se preocupe, este blog tem coisas mais importantes a fazer do que desmascarar aqueles que fazem da atividade sindical uma profissão. Aliás, já falei disso com você mesmo. Estou mentindo?

  11. Caro Marco D’Eça, até as eleições de 2010 sempre busquei participar de todas as rádios de forma respeitosa com todos os profissionais no entanto, deixei de me pronunciar após as eleições, como já me referi, por profunda decepção com o comportamento de alguns profissionais, não todos, pois ao invés de fazer um jornalismo democrático procuram proteger e bajular uma oligarquia que governa o Maranhão, e eu não preciso falar dos indicadores sociais a qual o Maranhão esta submetido. De forma que as minhas criticas na rádio são luis não citei sequer nomes, mas ao comportamento profissional serviçal de alguns dos profissionais, claro que sei que isto tem a ver porque a governadora é também dona da Mirante, e todo o Maranhão sabe de como o jornalismo da mirante de comporta, isto não quer dizer que os profissionais não sejam de qualidade, ao contrario, fazem a defesa do governo e o ataque ao seus desafetos de forma muito sábia. Gostaria que você informasse em seu blog que esta democracia que você diz ter na mirante só é realizada quando de interesse dos donos da mirante, quero também te lembrar que de 1995 até a chegada de Roberto Fernandes na mirante, eu era censurado nesta rádio pois não poderia fazer criticas ao governo de Roseana e FHC que liquidaram e privatizaram esse Estado. Também vale lembrar que a rádio mirante é uma concessão pública quando fazia uso para fazer um pronunciamento, fazia por este entendimento.
    Reafirmo por fim, que continuo tendo muito respeito por Roberto Fernandes, André Martins, Domingos Ribeiro e Geraldo Castro, embora eu seja oposição ao governo da Roseana. Quanto a sua postura, tem se demonstrado simplesmente um instrumento para atacar aqueles que se opõem ao seus patrões. Só espero que um dia tenha a capacidade de repensar, pois o patrão nem sempre é o mesmo mas, a profissão quando você gosta é a mesma.

    resp.: Você está mentindo mais uma vez. Depois das eleições de 2010, por várias vezes você já participou da programação da Mirante para criticar a Caema, o governo e seus vários setores. E nunca foi censurado por ninguém. Aliás, a mim mesmo, você já fez vários elogios quando me encontra nos bastidores políticos – sobretudo quando critico a postura do governo. Mas não tem a coragem de fazer publicamente por que se esconde na covardia da patrulha ideológica.
    A Oligaquia que você critica – e que eu também já critiquei várias vezes em meu blog – é a mesma que você mantém no PSTU, com parentes – mulheres, ex-mulheres, cunhadas, ex-sogras, namoradas, etc… – na esturutura de comando da legenda e sendo candidatos aos vários cargos. Seu ódio se deu depois que este blog revelou isto durante as eleições de 2010.
    Mas isto não impediu você de me procurar e pedir, por favor, para não falar no assunto, uma vez que – palavras suas – “tenho problemas com uma dessas meninas”. mentira minha? Na ocasião, para me sensibilizar, citou o meu tio, Corredor (lembra?) que também trabalha na Caema, se dizendo gostar muito dele. Mentira minha? E ainda me convidou para marcar um jogo da Mirante com o seu time da Caema. Mentira minha?
    Não há nada de errado em tudo isso, Marcos Silva. O que há de errado é que você faça isso apenas às escondidas, querendo manter uma imagem pública de “oposição” à Oligarquia Sarney.
    E chega mesmo a ser canalhice que você faça “média” na Mirante e vá para outra emissora criticar a Mirante e seus profissionais.
    Minhas críticas à Oligarquia Sarney acabam sendo mais legítimas por que feitas publicamente, de dentro.

  12. Que bom que temos um que amostra a sua cara e não teme por retaliação…Gosto dele e voto nele todas as vezes que ele se candidatar!

  13. acho que o Marcos Silva esta falando oque tem que ser falado pois se ele tivesse falado na mirante os pits de plantão caiam em cima dele.

    Resp.: Ele tem o direito de falar o que quiser da Mirante. Ele só não pode ser covarde ao ponto de falr por trás, e, quando está na frente, chegar a pedir até para marcar jogo de futebol com o time dele. Isso é canalhice.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *