13

Luís Fernando e os números de 2014…

Luis Fernando: começo em alto nível, na casa dos 15%

Só existe um aspecto importante a ser analisado na pesquisa do instituto Amostragem (antigo Ipop), divulgada ontem pelo Jornal Pequeno,  sobre a ainda distante eleição de 2014: não há mais como negar que o chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, é um candidato muito competitivo à sucessão da governadora Roseana Sarney (PMDB).

Com mais de 15% de intenções de votos, em um cenário que tem, de um lado, o ministro e ex-governador Edison Lobão (PMDB), e, de outro, o ex-deputado federal Flávio Dino (PCdoB), que vem de duas eleições majoritárias consecutivas, Luís Fernando mostra que tem potencial para polarizar as eleições no Maranhão.

Os demais aspectos não representam novidade alguma.

É natural que Flávio Dino – único nome disponível da oposição – apresente um índice considerável de intenção de votos. Afinal, ele disputou as eleições de 2008, em São Luís, e a de 2010, ficando em segundo lugar nas duas, tendo um altíssimo grau de exposição midiática.

Tanto que o comunista aparece bem posicionado tanto em pesquisa estadual quanto municipal, sinal de que seu desempenho vem do recall das duas eleições seguidas.

Com Luís Fernando é diferente.

Até janeiro passado restrito ao comando de uma pequena cidade maranhense, o chefe da Casa Civil só agora começa a ter exposição midiática estadual. E também só agora começa a quebrar resistências da classe política no interior, ainda refratária à idéia de nomes novos no cenário. 

Mas a própria pesquisa Amostragem revela um outro ponto positivo no desempenho do chefe da Casa Civil.

Ele consegue agregar tanto os eleitores que desejam a continuidade do trabalho desenvolvido por Roseana Sarney quanto aqueles que defendem candidato que “represente mudança e renovação”.

Sem falar no baixo índice de rejeição apresentado por ele em relação a outros possíveis candidatos do grupo da governadora Roseana Sarney.

Além disso, é preciso atentar para um detalhe: Luís Fernando sendo candidato, muito provavelmente Lobão não será, e vice-versa, o que aumenta o potencial dos dois.

Seja qual for a intenção dos aliados de Flávio Dino ao divulgar a pesquisa Amostragem, portanto, eles chegaram a uma conclusão neste domingo.

Luís Fernando Silva é o que há de novo para o embate sucessório de 2014.

Com altíssimo potencial de sucesso…

Marco Aurélio D'Eça

13 Comments

  1. Bom dia, Luís Moura, ex-prefeito de Ribamar, representa a tentativa de Renascer o Sarneísmo.

  2. Discordo totalmente quando se fala que Flávio Dino é renovação, é o novo da política. Como pode um cidadão que foi eleito com compra de votos, através do prefeito de Caxias, dizer que é novo? Se não tivesse sido Humberto Coutinho Flávio Dino nunca iria se eleger nem para condômino.
    Isso é papo furado de um grupo da oposição. além do mais, este cidadão é um posso de prepotência. Trata todo mundo mal, acha que é a última bolacha do biscoito.

  3. D´Eça, me responda uma coisa: qual o histório político deste senhor chamado Flávio Dino? Como este senhor, totalmente desconhecido da população até 2006, conseguiu se eleger deputado federal? O que Flávio Dino já fez pelo Maranhão ou São Luís? O que Flávio Dino já administrou na vida?
    Ah, peraí né. Nessa embolada até o Lobão ganha dele. Só não ganha do Luiz Fernando. Isso é fato. Gestor que já ocupou todos os cargos públicos no Governo. Gestor que revolucionou uma cidade chamada São José de Ribamar, tornando-a referência administrativa no Estado e fora dele. Político sério e que circula com desenvoltura nos mais variados ninhos partidários. Cidadão amável, atencioso e que sabe ouvir o povo.
    Acho que tu nem precisa responder as perguntas que te fiz no início.

  4. Tolice D´eça , Luis Fernando e´ pura invençao, ou vao de Lobao ou a taca vai historica.

  5. Maquinho, se tu fosse candidato contra o grupo Sarney tu terias esse mesmo percentual. Essa popularidade não é por causa dele. É fruto do antsarneysismo. Queria v ele ter isso sendo claramente do grupo Sarney, como vem conseguindo o Luis Fernando, por obra e graças de sua competencia, seriedade e honestidade na administração pública.

  6. Caro Marco, o Luis Fernando não é só o melhor nome para a disputa das eleições de 2014, mas o único. Vejamos os aspectos legais para esta conclusão:
    a) Seu nome não possui qualquer mácula que venha prejudicá-lo em uma campanha;
    b) É um excelente administrador público já comprovado;
    c) Competência e qualificação técnica lhe sobram;
    d) Equilíbrio e experiência política já configurados, principalmente depois de várias tempestades de especulações dentro do PMDB e dentro do próprio grupo político a que pertence, tentando induzí-lo ao choque contra políticos pesados e também experientes, mas se manteve sempre cauteloso, diplomático e equilibrado nos discursos.
    Acredito que o Luis Fernando apresenta todos os requisitos necessários para ser o futuro Governador do Maranhão a partir das eleições de 2014.

  7. Nao me lembro na historia recente da política maranhense, de um candidato de oposição apresentar índices de aceitação tão elevados mesmo tão longe. Voce lembra de algum senario assim Déça?

    Resp.: Flávio Dino foi candidato majoritário em duas eleições seguidas, com altíssimo grau de repercussão. Alem disso, é o único nome que a oposição inteira tem – a de direita e a de esquerda – para a sucessão de Roseana. É natural que ele encarne o sentimento destes oposicionistas contra o governo. Mas as coisas se amoldam ao longo do tempo. É só aguardar. Além disso, ele tem uma decisão a tomar: será candidato a prefeito ou a governador?

  8. Luis Fernando governador do Maranhão não é um sonho só dele não. É do povo do Maranhão. Em ribamar poucos sonhavam com isso porque nem esperança tinham. Hoje vive-se em Ribamar uma realidade que só existia na teoria. E como disse Ribamar Alves, Luis Fernando congeue colocar a teoria na prática.

  9. Marco,
    Endosso os bons argumentos dos leitores Jarlison e Maurício. Somente quem não conhece a forma revolucionária de governar, de implantar e implementar políticas públicas em benefício de seu povo, como fez Luis Fernando ao longo de 6 anos à frente da Prefeitura de Ribamar, pode dizer que ele não representa o novo, ou seja, o que de melhor se tem para governador do Estado.
    Já disse em ocasiões anteriores que, se pelo menos 25% dos prefeitos do Maranhão fossem tão preparados e trabalhadores incansáveis como o Luís Fernando, certamente nosso Estado seria exemplo de administração pública para todo o país.
    Dizer mais é chover no molhado.
    SDS
    JRCAMPOS, jornalista

  10. Já chega dessa velha guarda como Lobão, João Alberto & Cia. Mas já já chega também de falsos profetas que veste túnica de honesto e chamam Tema, José Reinaldo e Humberto Coutinho para abotuar. Luis Fernando tem força de juventude e competência administrativa que nem um desses tem nem de longe.

  11. Claudio Cunha , pergunte para os moradores das vilas de São José de Ribmar o que Luis Fernando tem de novo? Mas como você provavelmente não sai do conforto de gabinete, faço o papel desses moradores e digo para você o que Luis Fernando tem de novo. É simples: tem um responsabilidade administrativa sem tamanho que constroi uma escola apoteótica de padrão altíssimo, que você só vê em escolas particulares top, numa invasão em que a casa mais luxuosa que tem lá é coberta de talha brasilite, completada com restos de cavaco; faz programas de incentivo a agricultura familiar que muda a vida de pessoas e mais do que isso foi seis anos prefeito de uma cidade que não tinha nada e sem apoio do governo do estado fez uma revulução em todos os setores sem que exista uma denúncia de malversação do recursos público. Se isso não é algo novo para o mundo de incompetentes em que vivemos, não sei mais o que é novidade.

  12. No Brasil, praticamos um erro muito grave na escolha dos nossos executivos e representantes politicos. Através da força politicia e financeira, grupos politicos “empurram” seus candidatos ao povo muito carente do nosso pais que acaba cedendo e elegendo o “simpatico”. O Maranhão vive um novo momento. O nosso estado precisa mostrar que está esclarecido e que seu povo não é mais um simples parceiro no processo politico. Merecemos um perfil técnico no comando do governo do estado. Você contrataria um ator pra ser o gerente da sua empresa? A experiência administrativa exitosa deve ser a principal referencia para escolha do perfil ideal para o nosso governo. Assim como a disposição para trabalhar e ai deve se levar em consideração as tendencias da sociedade de um modo geral. O ex deputado Fávio Dino, estudou direito por anos, alcançando alto nivel de conhecimento cientifico em sua área, resolvendo depois, abandonar a sua carreira e fazer parte de um grupo politico que lançou o seu nome e o elegeu. Édson Lobão é o nome mais experiente do grupo Sarney. Há anos e anos residente em Brasilia, colabora de forma importante para o crescimento do estado, estado este que ainda é motivo de discursos da oposição devido aos numeros deficitários. Luis Fernando Silva, possui um curricullum que muitos politicos gostariam de possuir. Além de que o seu nome não consta em processos politicos desgastados ao longo de sua carreira. Sua experiência como gestor e o seu conhecimento técnico o habilita para assumir essa responsabilidade sem muito cansaço, sem precisar contratar grandes nomes para ajuda lo a gerir o nosso estado, sem falar que daqui ha seis anos ele ainda não vai ter chegado aos 65 anos de idade.

  13. D’eça, sem muito esforço percebe-se que a materia é tendenciosa chamando atençao do mais desavisado dos leitores. O Luis Fernando é algo fabricado e que de novo nada tem, nem mesmo o comportamento. Qual sua causa e luta?. A perpetuação do grupo Sarney? A midia comprada já não surte tanto efeito. Indeciso e medroso, se não bastasse o poço de vaidade e o que é pior um mandado que, segundo os do lado de lá, nada resolve. De vcs LOBÃO ainda é o mais competitivo. Mesmo com a imposição da GOVERNADORA o povo não aceita. Aguarde meu caro jornalista. Ele é um bobo da corte veras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *