0

Famem conclui planejamento estratégico…

A Federação dos Municípios do Maranhão (FAMEM),  realizou a “Oficina de Planejamento Estratégico”, nos dias 27 e 28 de setembro na sede da Escola de Gestão Municipal. A oficina serviu de ferramenta para construir e elaborar o Plano de Metas e Ações para, assim, melhorar o seu atendimento, fortalecendo a gestão municipal.

Essa ação é pioneira e representa para a Federação “a definição danossa área de atuação para conseguirmos otimizar os resultados na busca de melhores condições de atendimento aos gestores municipais”, diz o presidente da FAMEM, Júnior Marreca. 

O trabalho foi ministrado pela Tenente do Exército Brasileiro, Ana Fernanda de Sousa do Espírito Santo, administradora e conferencista da Gespública, sendo a FAMEM instituição adesa desde abril de 2011.

Durante a palestra diretores e corpo de funcionários da Federação sugeriram, trocaram idéias, conhecimentos e traçaram diretrizes para a elaboração dos conceitos de Visão, Missão e Valores, bem como instrumentalizaram o seu planejamento estratégico.

 Segundo o presidente da Federação, a participação dos funcionários é importante na construção do planejamento, pois este “é, hoje em dia, indispensável para qualquer entidade, pois a ação de planejar é característica imprescindível nas grandes instituições”, afirma Júnior Marreca.

 A coordenadora da oficina, Ana Fernanda de Sousa, reforça a importância e o objetivo do planejamento:

– O planejamento será a ferramenta que dará embasamento para a elaboração de diretrizes.Estasirão mapear toda a organização, para a mesma saber onde e como ela se encontra, os benefícios que ela tem e aonde quer chegar – explica.

Ao final da oficina, o secretário geral da FAMEM, Juarez Lima, declarou sua satisfação e ressaltou a importância da oficina para a Federação como uma entidade municipalista.

 

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *