11

A oposição ao prefeito na Câmara Municipal…

Onde está mesmo a oposição na Câmara?

Não passa de jogo de cena a intenção de alguns vereadores de rever o apoio ao prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB).

Eles não têm nem coragem nem intenção de levar a cabo a posição, já que aboslutamente dependentes dos humores do Executivo.

Nem mesmo a bancada oficial de oposição na Câmara – formada por PCdoB, PMDB, PSC e DEM – mostra vontade ou interesse de polarizar com Castelo.

Até por que, muitos também tem seus interesses a defender na estrutura da prefeitura.

A revolta se dá apenas pela não liberação dos R$ 800 mil que cada um teria em emendas parlamentares.

O que eles esperam, agora, é uma conversa de pé-de-ouvido com o prefeito – só isso.

É aguardar e conferir…

Marco Aurélio D'Eça

11 Comments

  1. São apenas marionetes, manipulados por um prefeito inescrupuloso.Esta é a pior câmara de vereadores de todos os tempos, a começar pelo presidente PEREIRINHA que serve de escudo para o Caostelo se dar bem.

  2. A falta de compromisso do prefeito Castelo na eleiçao do Dr Jackson Lago liberando 17 vereadores para apoiar a Governadora terá um preço. Quem sabe a conta não será paga em 2012 ??…….

  3. NUNCA NA HISTORIA DA CÂMARA HOUVE UMA GESTÃO TÃO INESPRESSIVA A COMEÇAR PELO PRESIDENTE, A CARA DELE TRADUZ TUDO, SÃO APENAS CAPACHOS DO PREFEITO E EXTÃO LÁ APENAS PRA SATISFAZER AS VONTADADES DO CAOSTELO .

  4. NA verdade senhores, o que faz um vereador em São Luís ? Qual sua importância e relevância para o desenvolvimento de nossa cidade ? Srs. vereadores, com todo respeito fação jus aos seus proventos e procurem trabalhar, se 21 já muito, pra que mais 10 ? Assim a viúva não aguenta.

  5. Câmara municipal com a presidência de Isaís Pereirinha, “DEUS é mais” não poderia dar em nada que não fosse nisto, jogo de interesses por parte de seus vereadores que querem sim estes R$ 800 mil não para que sejam aplicados em beneficio da população mas em benfícios próprios. A política no Maranhão é uma coisa deplorável, até quando vamos tolerar isto calados?

  6. Muito lúcida sua análise, esse é realmente o espírito da coisa e é por isso que muitos destes não voltarão. Pode esperar.

  7. Colega Marco,

    Por ser um assunto de interesse coletivo, solicito-lhe a gentileza de publicar o artigo abaixo sobre a Greve dos Bancários. É bom que a sociedade conheça um pouco da ganância dos banqueiros. Grato.

    GREVE DOS BANCÁRIOS
    JRCampos, jornalista*

    Em o “Desafio Mundial”, o ultrafamoso escritor Jean Jacques Servan Schreiber, mais conhecido como JJSS, diz que o primeiro negócio mais rentável do mundo é o petróleo; que o segundo também é o petróleo; e que o terceiro ainda é o petróleo. Sim, porque dele nada se perde. Até o último de seus subprodutos custa caro, o asfalto. Assim, do petróleo tudo se aproveita.

    Antes do advento da OPEP, companhias petrolíferas americanas e inglesas ditavam os preços do mercado internacional a seu bel-prazer, prejudicando com preços vis a economia dos países produtores. Elas, como os grandes refinadores e distribuidores dos derivados, deitavam e rolavam nos seus lucros absurdos; e os produtores, a chupar dedo.

    No Brasil, não se conhece um outro negócio que dê mais lucro que a atividade bancária. Mas só para os banqueiros. Os bancários, mantida a devida analogia com a produção de óleo cru, estão na mesma condição dos produtores de petróleo antes da fundação da OPEP em 1960, ou seja, produzem todo o trabalho do banco para que apenas os banqueiros desfrutem dos lucros fantásticos, os maiores do planeta Terra, à custa de salários miseráveis pagos aos bancários.

    Sem dúvida que a greve, que já dura 19 dias, prejudica sobremodo toda a população. Mas, plagiando o slogan do PSTU, que já virou refrão em todo o Maranhão, “só a luta muda a vida”, os bancários não vão conseguir absolutamente nada sem greve, pois a ganância dos banqueiros não lhes permite dividir os lucros exorbitantes do que ganham com taxas e serviços arbitrados por eles mesmos.

    A instituição bancária, ao que se sabe, parece não sofrer a tão decantada “rigorosa fiscalização” do Banco Central no que tange a taxas e serviços, juros de mora e todo um rosário de cobranças que os correntistas veem em seus extratos. Até para manter uma conta, todo correntista paga uma taxa mensal, que varia de acordo com a ganância da diretoria de cada banco. Por conta disto, os correntistas têm direito somente a um extrato “gratuito” por semana. Pode? Pode! Eles, banqueiros, estão livres, leves e soltos. São os donos do pedaço. Veja a desigualdade entre quem ganha rios de dinheiro como os bancos e, nós, brasileiros assalariados: nós pagamos Imposto de Renda; os bancos, a despeito de seus lucros exorbitantes, não!

    As grandes instituições bancárias deste país, como Bradesco, Itaú, Unibanco, HSBC e outros, e até mesmo as oficiais, como o Banco do Brasil, Basa, Banco do Nordeste e Caixa Econômica, têm lucros fabulosos que não dividem com seus funcionários, os verdadeiros geradores da riqueza dos bancos.

    Em tempos remotos, diga-se de passagem, ser funcionário de uma dessas instituições oficiais era garantia de um bom salário e de muitas vantagens, como plano de saúde, auxílio “xis”, auxílio “y”, etc. Ou seja, o bancário de uma dessas instituições tinha amplas condições de sustentar sua família, dar bons colégios aos filhos, etc. Hoje, os bancos oficiais – para barrar a ganância dos bancos privados – praticamente forçam seus funcionários com as mesmas exigências para cobrir cotas de vendas de planos de seguro, títulos de capitalização, de aplicação em renda fixa e uma enxurrada de outras “grandes vantagens” para os clientes. Em suma: são outros gananciosos.

    Pior: essas cotas, como qualquer empresa de vendas, como os laboratórios farmacêuticos, têm data de fechamento – o bancário que fica sem cobrir sua cota por um ou dois meses vai para a linha de tiro ao alvo, isto é, está marcado para perder seu emprego num banco privado. Afinal, vender é uma habilidade que se pode adquirir à custa de muito treinamento. Mesmo assim, só a desenvolve quem tem facilidade, características para venda, dom que não é para todos. Nas instituições oficiais… bem, o caso merece estudo e coragem de seus funcionários para virem a público denunciar a pressão que sofrem para se transformar em grande vendedor dos produtos do banco.

    O resultado visível dessa forte pressão, hoje chamada pelos psicólogos de assédio moral, é um grande estresse, úlcera, insônia, perda de peso ou ganho exagerado de peso, desequilíbrio emocional e toda sorte de doenças do sistema nervoso. O mais estranho é que não se vê a Imprensa falar sobre este assunto. É como se ele não dissesse respeito a sociedade.

    Em recente pesquisa junto a hospitais psiquiátricos sobre profissões que apresentam maior índice de distúrbios nervosos, os bancários ocupavam o topo da lista, seguidos de corretores de valores mobiliários e, pasmem os colegas!, de jornalistas, outra categoria mal remunerada em todo o país, exceto em canais de TV das Regiões Sul-Sudeste.

    Também estou sendo prejudicado pela greve dos bancários, mas não vejo para eles outra solução que não a greve, até que os banqueiros decidam dividir os lucros exorbitantes com quem realmente os produz, os bancários.

    “Só a luta muda a vida!”
    *JRCAMPOS,
    Jornalista e professor

  8. CARO MARCO , LEVANTE A QUESTÃO DAS DESTINAÇAO DAS EMENDAS DOS VEREADORES DE SAO LUIS , VC IRA CONSTATAR UMA VERDADEIRA FARRA COM O DINHEIRO PULBLICO , ENTIDADES DIRIGIDAS POR FAMILIARES E CORRELIGIONÁRIOS DOS VEREADORES SÃO BENEFICIADAS REPASSANDO A GRANA AOS MESMOS . POR FAVOR , COLOQUE ESSA QUESTÃO EM PAUTA , PARA O BEM DO POVO .

  9. A CÂMARA DEVERIA FAZER UM GRANDE FAVOR AO POVO DE SAO LUIS. UM PRESENTE ANTECIPADO PELOS 400 ANOS: CASSAR ESSE PREFEITO CORRUPTO. A POPULAÇAO AGRADECERIA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *