14

Estranha Justiça…

Caso Big-big: perigoso bandido de São Luís, com várias acusações de assassinato, assaltos, latrocínios e roubos, Big-big foi preso nada menos que oito vezes no último ano. Em todas, foi solto por decisão judicial. No Coroado, onde morou, dizem ter ele ligações próximas com uma juíza.

Caso Hemetério Weba: O deputado estadual deixou de pagar as custas de um processo judicial – condição sine-qua-non para prosseguimento do feito. Com isso, perdeu os direitos políticos e, consequentemente, o mandato na Asembléia. O próprio Weba admitiu o erro de seus advogados. Tentou várias vezes anular a decisão no Tribunal de Justiça, até conseguir uma Liminar, dada pela desembargadora Raimunda Bezerra. Desde então, o processo está parado e julgadores que já tinham atuado no feito se julgam impedidos de continuar a analisar a causa.

Caso Elias Orlando Aquino: Acusado de matar o empresáio Marggion Laryenne Andrade, por causa da venda mal explicada de um terreno no Araçagy, o corretor foi reconhecido pelos executoes confessos do crime. Mesmo assim, teve a liberdade decretada em menos de 24 horas no Tribunal de Justiça. Segundo denúncias, ele seria irmão do ex-deputado Orlando Aquino e de um “figurão” do próprio TJ.

Três movimentos tomados pelo Judiciário maranhense, em todos o seus níveis.

E que, pelas circunstâncias, levam a uma desagradável sensação:

A de que a Justiça não é tão cega assim…

Marco Aurélio D'Eça

14 Comments

  1. Creio que esse tipo de atitude viciada de alguns juízes e desembargadores fomenta a violência, posto que a sensação de injustiça e impunidade revolta o cidadão de bem. Vai chegar um dia em que as pessoas, por não mais acreditarem na Justiça, vão tentar fazer justiça com as próprias mãos.

  2. Na justiça brasileira todos têm um preço, a diferença está no valor que cobra um ministro do supremo e um oficial de justiça dos cafundós do Maranhão. Só isso. Justiça brasileira me lembra o vampiro brasileiro, quadro do Chico Anísio.

  3. Ale´m desse corretor homicida, esse assassino, ainda está sendo investigado pela polícia, um vereador dePaço do Lumiar, que apoia atual Prefeita de lá. O Junior do Mojó. Esse bandido anda ameaçando donos de terrenos no município de Raposa, usando policiais civis que prestam “serviço extra” prá ele e querendo tomar as terras alheias, agora mesmo ele murou um terreno que diz que é dele. Quando o verdadeiro dono aparece ele ameaça. É procurado em diversos estados da Federação. No Rio de Janeiro, o nobre parlamentar teve passagem pelo Morro do Urubu, tendo sido acusado de atuar no tráfico de drogas e armas. O vereador Júnior do Mojó também é acusado pelo roubo de carros, falsificação de documentos, tendo sido preso no Rio de Janeiro e fugido para a região Nordeste, mais especificamente para o estado de Pernambuco, berço do tráfico da maconha, onde teria participado de assaltos a bancos. Anos depois foi para a cidade de Imperatriz, na região tocantina, onde é acusado de praticar assassinatos, distribuir drogas e estelionatos. Em São Luís, morou no bairro do Cohajap, área onde teria praticado outros crimes como falsificação de documentos, sendo fichado na Delegacia de Roubos e Defraudações. Júnior do Mojó também responde por formação de quadrilha na Justiça Federal. Atualmente, reside no município de Paço do Lumiar, onde conseguiu se eleger vereador da cidade, acusado de captação ilícita de votos, tendo seu mandato sido cassado pela Justiça Eleitoral pelo crime de compra de votos, falsificação de documentos e prestação de contas falsas. Delegado, mete esse homem na cadeia, isto é um bandido da mais alta periculosidade.

  4. Difíl desse jeito né. Confesso que por ceifarem vidas, o primeiro e o terceiro casos são mais impactantes, entrentanto o mais incrível e, como você disse, “estranho”, é o segundo.
    Não tem como não se desconfiar de que houve muito jogo de bastidores.

  5. Mais um texto idiota e os “zé manés” de sempre vão na onda. Post cheio de “dizem”, “segundo denúncias” (denúncias de quem, cara pálida?), “seria irmão” (quem é o figurão, cara pálida?). É isso que tu chamas de jornalismo? Levantando dúvidas e suspeitas sem provas? Agora deu! Jornalista, hoje, através desses blogs, se acham instâncias judiciais! Cobram, apontam o dedo. É o Febeapa (festival de besteiras que assolam o país) da magistratura. Nem vou tocar no assunto batido de que “magistratura tem problemas”. Isso é óbvio. Todo mundo sabe de cor e salteado. Mas isso não é justificativa para que, de repente, todo mundo resolva a liberar seus achismos em relação ao Poder Judiciário. Marcos, você ao menos se deu o trabalho de ler alguns trechos da nova lei de prisões, a 12.403/2011, que altera alguns dispositivos do CPP, relacionados à prisão processual, liberdade provisória, fiança, além de outras medidas cautelares? Pelo visto, não. É mais fácil vir ao blog e descer abobrinhas, pois tem seguidores que vão na onda! Essa lei veio como forma de garantir o devido processo legal, sendo que a prisão só cabe em último caso. Se está insastifeito, candidate-se a senador ou deputado federal e mude essa lei! De fato, o que tem gente liberando seus achismos, é uma festa! São os super-entendidos em tudo, além do que são os mais honestos! É jornalista (alguns de imparcialidade e honestidade duvidosos), comentaristas/anônimos e toda espécie de entendidos que transformaram esses blogs em verdadeiros picadeiros! Ri muito do teu post! E o mais legal é que podemos rir também de alguns comentários como o desse “Henrique”. Um verdadeiro antropólogo/sociólogo/filósofo de bar de esquina. Deve ter tomado muita cachaça e foi “comentar”. De onde ele tirou tanta merda? “traços da origem da miscigenação da raça”? Ah, sim, deve ser bem daqueles livros de história feitos por professores de esquerda!

  6. Marco, esta faltando ai o caso incrível Bia Venâncio.
    O caso Alderico Campos,
    Estranha Justiça….
    Estranha Mídia com seus nomes em lista de controle de Bia.
    Seu nome aparece.
    Aguardo publicação do comentário,
    um abraço.

  7. SEM FALAR DAS DICISÕES DO TJ EM FAVOR DA FAMIGLIA SARNEY CONTRA O POVO E OS SERVIDORES DO ESTADO!!
    ISSO QUE É BANDIDTISMO!!

  8. Eu ainda tinha esperanças…hoje vejo que infelizmente os corruptos estão tomando conta de tudo, falta pouco! e os homens honestos e trabalhadores cada vez mais intimidados,e em proporção bem menor. Quem é que vai denunciar se corre o risco de perder a vida no mesmo dia? e o pior que mesmo que o criminoso confesse ainda vai ter advogado pra defender, pedindo habeas corpus,como se ele fosse a verdadeira vítima. Em quem podemos confiar? Espalhou no Brasil essa epidemia chamada de “corrupção” e como tratamento existe a “habeas corpus” Vcs sabem os sintomas? Perguntem aos nossos políticos. Triste realidade…

  9. Esse é o retrato do Brasil:

    Origem do povo: Portugueses que vieram saquear nossas riquesas e de quebra trouxeram os ladrões, prostitutas e todos os indesejáveis de Portugal + Negros Africanos que foram arracados à força da sua terra natal para servirem de escravos aos brancos insensíveis em terras alheias + Indios Nativos que reinavam soberanos em sua terra até serem ludibriados pelos Portugueses e passaram a ser servos = Brasileiro.

    O mesmo do “jeitinho brasileiro”, que sabe dar jeito em tudo e que consegue brechas para passar outros para trás.

    O Brasileiro, da justiça corrupta, dos tribunais venais e dos advogados espertalhões. Dos médicos que recebem dinheiro “por fora” para priorizar pacientes do SUS. Do fiscal que recebe propina par fazer vista grossa em suas atividades. Ah! Faltaria exemplos (ou mau-exemplos) para descrever a origem de tudo para explicar o porquê do título do seu post sobre a nossa justiça maranhense.

    Na verdade, só quem leva a culpa de todos os males existentes no Brasil são os políticos, mas a coisa é mais profunda, a corrupção está em todas as esferas, em todos os segmentos, classes, etc.

    Certo é que esta realidade é uma regra e em toda regra existem exceções.

    E é por essas nobres exceções que não podemos deixar de acreditar em um horizonte menos sombrio para o nosso Brasil. De Juízes imparciais, de desembargadores probos (inclusive seus assessores tb), de políticos honestos e tudo mais…

    Desperta Brasileiro!

    Não deixa que os traços da origem da miscigenação da raça te mantenha nesse roteiro trágico, mas que possamos ver um final feliz.

    Ainda tem esperança!!!!!!!!!!

  10. Caros leitores, nós esperavamos que a justiça fosse feita no caso do corretor de imóveis, mas, a indústria de liminares e habeas corpus mais uma vez funcionou, vou relembrar uma história com mais de 28 anos, houve em São Luís um roubo, em uma joalheria na rua grande em um feriado, levaram tudo e a consequência mais trágica desse episódio foi o falecimento do dono dessa joalheria após 15 dias, vítima de um infarto. Essa pessoa que está sendo acusada de ser o mandante, foi investigado como o provável receptador desse roubo. E não aconteceu nada.

  11. A balança da Deusa Temis no Maranhão vive desequilibrada para as pessoas de influência.
    Triste realidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *