2

Deputado gaúcho destaca papel de Sarney na implantação do SUS no país…

Perondi, em discurso de reconhecimento a Sarney

O deputado federal Darcísio Perondi (PMDB-RS) destacou, em discurso na Câmara Federal, o papel do presidente do Senado, José Sarney (PMDB), na criação e implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil.

Perondi contou que o então presidente da República, mesmo antes da Conbstituição de 88, trabalhou a montagem do SUS e o acesso universal ao sistema de saúde.

Eu me lembro que ele criou os convênios gerais de filantropia. Era tempo em que as Santas Casas atendiam sem dificuldade a população. A rede pública, através do SUS, começou a ser construída, e o Sarney pagava em dia os hospitais. O Brasil deve, sim, a José Sarney – disse o deputado.

Há dez dias, o Presidente Sarney recebeu integrantes da frente parlamentar mista da saúde, que foram ao Senado pedir urgência na apreciação da proposta que garante mais recursos à Saúde, a emenda 29.

Presidente do Senado com representantes da Frente da Saúde

Sarney reiterou – e cumpriu – seu comprometimento com a causa. O Senado aprovou o regime de urgência para votar a regulamentação da Emenda 29.

 O requerimento foi encaminhado pelo Líder do PSDB,   Senador Álvaro Dias. Quase 50 Senadores assinaram e o projeto está pronto para ser votado no plenário.

Em seu discurso na Câmara, Darcísio Perondi lembrou que, sob a liderança do Presidente Sarney, o Senado fará, e novo, como fez há quatros anos, na votação do PL 1221.

– Não o melhoramos, pioramos. Mandamos para o Senado e este, com independência, com altivez, com a solidariedade dos Senadores, comandados pelo Presidente Sarney, que criou o SUS, dará ao País uma regulamentação, fechando os desvios e, acima de tudo, colocando 10% das receitas correntes brutas para diminuir o sofrimento das pessoas, dos nenês, das mães grávidas, das pessoas com câncer, das pessoas com reumatismo, das pessoas que sofrem por falta de acesso… – concluiu o parlamentar.

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. Deça, e por acaso o SUS é bom? Então pq a filha dele não usa o SUS para tratar dos seus problemas de saúde?

  2. Afinal, quem é o ‘pai’ da criança ? Sim, indago porque o PT vive alardeando que Lula fez tudo, inclusive, os petistas afirmam que quando Deus chegou para criar o universos e todas as criaturas, Lula fazia o último check up nas galáxias, portanto, quando um ex-presidente afirma que criou algum programa é bom consultar o checklist do PT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *