19

“O mais vagabundo ferro de passar tem a ver com uma pesquisa militar”…

A manifestação, agora oficial, do Vasco da Gama, por meio do seu diretor de futebol, em relação aos juízes que apitam os jogos do Campeonato Brasileiro é um desdobramento do que já foi escrito aqui sobre manipulação de resultados no futebol.

É exatamente o que diz a frase acima, do poeta carioca Fausto Fawcett, que serve de título para este post.

Às vezes, algo que parece insignificante num rincão qualquer, tem forte influência em coisas do outro lado do globo.

Para que um time agraciado pelos cartolas seja campeão de um torneio qualquer, as manipulações nem precisam ser feitas em seus jogos. Basta que um um árbitro anule um gol ou não dê um penalty a um adversário que joga em outra cidade.

É assim que se manipula resultados.

 

Marco Aurélio D'Eça

19 Comments

  1. PERFEITO!!! Só não observa quem não quer. Ano passado ficaram doidos para presentear o “TIMINHO” e não conseguiram, o Tricolor não deixou, esse ano vão fazer de tudo novamente, caso não consigam, não duvido repetirem 2005, mandar voltar jogos e escancararem como fizeram contra o Inter.

  2. vamos lá.

    ponto um.

    confira esta sequência: gremio, coritiba, flamengo, fluminense, santos, são paulo, bahia, vasco, atlético de goiás, botafogo, cruzeiro, internacional.

    jura que esta sequência é para beneficiar um time?

    num campeonato de pontos corridos, o que conta é uma seqencia equilibrada, esta não me parece nada equilibrada em qualquer momento, no início, no meio ou no fim, aquela sequência acima é desproporcional…

    ponto dois. acho que para o corinthians seria ótimo jogar contra o santos na penultima rodada.
    Veja você o santos também foi “beneficiado” pela cbf

    Ponto três. não me parece demais a vitória do corinthians sobre o atlético. Três gols no primeiro tempo, não me parecem mais absurdos que dois gols em 10 minutos (o que nos põe no ponto quatro).
    O atlético estava na zona no jogo contra o vasco, é verdade. Mas é bom definir o que é ir mal das pernas. O galo vinha de três jogos sem derrota e acabara de vencer o santos. E o ponto final é que no returno tinham uma campanha similar a do vasco. No entanto, foram dois gols em dez minutos. Eu não considero isto um absurdo, estou evidenciando que segundo seus critério utilizados para analisar o jogo do corinthians contra o atlético de goiás, sim, seria.

    finalmente, ponto cinco. De fato meu argumento é claro, auto explicativo, não, mas é claro. A questão é que ele se baseia numa interpretação alternativa a sua e com o mérito de não recorrer a teorias conspiratórias com forças ocultas, eminências pardas, sarneys, ou coisa que o valha.

  3. sim,

    é típico de uma pessoa disposta a um diálogo racional xingar o interlocutor.

    mas, centrando no argumento, em maio ninguém acreditava que o botafogo estivesse onde está, nem mesmo o vasco despertava confiança.

    O que pega num campeonato deste é o tipo de sequência de jogos. E isto independente do momento dos jogos.

    Um time que resiste à sequencia que o corinthiabs teve no início do campeonato (e especialmente quando tem o desenpenho que teve no 1º turno) é candidato ao título.

    a sequência do corinthias na primeira parte da tabela é ainda mais difícil que a do vasco agora.

    Sendo campeão não será por conta dos pontos que restam nestes seis últimos jogos, mas pelo desempeho global e, reitero, especialmente por passar bem pela sequência inicial.

    Falando mais seriamente em prejuízos, podemos discutir o comportamento dos juízes.
    O corinthians por exemplo reclama que foi prejudicado nos últimos três jogos…

    PS -você ainda fala da derrota para o atlético de go no pacaembu? que bobagem! o vasco perdeu no pacaembu. é tão absurdo assim que o time goiano perca também? (a propósito, não é verdade que ele vinha “ganhando tudo mundo” até aquele jogo)
    já te lembrei, naquela mesma rodada, o atlético de minas levou dois gols do vasco em dez minutos e perdeu por dois a zero.
    Naquelo domingo, no returno, o vasco só tinha um ponto a mais que o time mineiro.
    Você vê nisto algo “estranho”?

    Para encerrar, diz aí, se você fosse presidente do´américa, sabendo que já está rebaixado e indo jogar contra o time com melhor média de público, você rejeitaria a oportunidade de faturar com a bilheteria ou iria encarar um jogo com estádio vazio?

    resp.: Ponto 1: Em maio, apesar de ninguém saber se o Botafogo estaria onde está hoje, todos sabiam que times como Ceará, América, Atlético-PR e Figueirense são times de menor poder ofensivo que São Paulo, Santos, Vasco, Flamengo e Botafogo.
    Ponto 2: O Corínthians teve a mesma sequência que qualquer outro no início do campeonato, mas apenas a sequência do Corínthians não incluiu clássicos na reta final, ao contrário dos seus adversários. E a pópria CBF afirmou, no início do campeonato, que os clássicos ficariam para as últimas rodadas. Por que não ficou com o Corínthians?
    Ponto 3: A questão não é a derrota do Atlético-GO, mas como ela se desenhou. O time vinha a 10 rodadas vencendo de todo mundo dentro e fora de casa. Pegou três gols do Corinthians só no primeiro tempo e não mostrou poder algum de reação. E nem o Corínthians fez mais nada. Depois deste jogo, o Atlético voltou a manter o mesmo desempenho, ganhando dentro e fora de casa e jamais pegando três gols no 1º tempo, como antes do Corínthians.São estas coisas, meu caro, que o senso-comum não percebe, por que feitas nos bastidores. Somado a isso, tem o histórico dos times de Goiás a favor do Corínthians. Lembra da Copa do Brasil, quando o Goiás tirou um jogador do Sport apenas para beneficiar o time de SP?
    Ponto 4: O Vasco, contra o Galo, vinha de um desempenho ruim no primeiro tempo do jogo com o Atlético-PR e se recuperou no segundo tempo. Neste jogo, poderia ter aberto cinco pontos do Corínthians. Foi um banho de água-fria. Por isso, no jogo contra o Atlético-MG, o time se superou. Até conversa com Ricardo Gomes o time teve. Esta foi a razão da vitória, diferente do Corínthians. E lembre-se que o Galo já vinha mal das pernas.
    Ponto 5: seu comentário sobre o América-MG é auto-explicativo. Nem peciso dizer nada.

  4. neste modelo de competição a definição do campeão não se dá nos últimos jogos.

    Confira a tabela do corinthians´em sua primeira metade. Ninguém tem que lidar com sequência mais ingrta que aquela.

    O corinthians só se manteve na disputa pelo desempenho nos nove primeiros jogos.

    Cara, como você é chorão.

    Resp.: Meu caro, qualquer campeonato por pontos corridos tem seu ápice nas rodadas finais, há menos que haja um avanço desmedido do primeiro colocado em relação ao segundo, o que é raro. E a própria CBF determinou a realização de clássicos nas rodadas finais. São Paulo e Corínthians, no entanto, jogaram nas primeiras rodadas do primeiro e segundo turnos. Com Santos, a mesma coisa. Por que então botar os clássicos do Vasco e do Botafogo – só para citar os que ainda brigam por título – em sequência, nas rodadas finais? Manipulação, meu caro, manipulação.
    cara, como você é burro!!!

  5. Amigo Marco, sou seu fã quando escreves sobre política. Mesmo tendo um lado (na política) – o que você mesmo costuma afirmar – o nobre jornalista consegue escrecer de uma forma extremamente sóbria.
    No que diz respeito ao futebol és uma negação, escreves de uma forma mais que parcial, escreves cegamente, de uma forma que beira a esclerose literária.
    Parece que fostes obrigado na infância a torcer por seu time e isso hoje te parece um calvário, uma pesada cruz que carregas.
    Um conselho: para com essa criação de teorias da conspiração. Teu time ainda tem chances de título, tu não precisas “colocar carta no seguro”. Pelo menos ainda não.
    E tenta “dar o braço a torcer” de vez em quando. Essas opiniões colocadas por outros leitores são bem embasadas e verdadeiras.
    Grande abraço.

    Resp.: Embasada, meu caro, é a montagem da tabela para favorecer o Corínthians: todos têm dois outr tr~es clássicos nas rodadas finais, enquanto o time da CBF só tem um.
    Embasada é a tranferência suspeita da festa da CBF para São Paulo, quando a sede de entidade é no Rio e a festa sempre foi no Rio.
    Embasada é a mala-branda disfarçada oferecida ao América. O Cooríthians lota o estado; em troca, o América abre o jogo.
    Embasada é a derrota supseitíssima do Atlético-GO, que vinha vencendo todas e pega três gos apenas no primeiro tempo. Depois, volta a vencer novamente, como que num passe de mágica.
    Embasada é a articulação de bastidores entre Ronaldo Fenômeno – a quem sempre critiquei como jogador e que, agora, me sai o maior bandido já surgido no futebol brasileiro – e o não menos bandido Adrés Sanchez.

  6. QUEM TEM QUE PASSAR 1 FERRO NA CARA SAO ESSE DOIS AQUI COISA MAIS FEI DA MUNDO KKKKKKKKK

  7. Se você segue a mesma linha dos comentários esportivos nos seus comentários políticos, é provável que sua credibilidade esteja em cheque, pois aturar esse tipo de texto, vazio e repleto de suposições é o fim da picada…
    Já até te comentei em outro post, que mais parece discusso de vice campeão. Não que eu seja flamenguista ou esteja pisando na pecha de vice campeão que o Vasco carrega, até mesmo porque torço para que um carioca leve o campeonato, pelo contrário, como são paulino não gostaria que o Conrinthians fosse campeão.
    Ademais, gostaria de saber de onde você extrai todas estas idéias “anti-corinthianas”.
    Forte abraço,

    Flávio

    resp.; Saia um pouco da órbita da Rede Globo e verás. Tente assistir a canais como ESPN. Tente ler jornais como Lance, ouvir rádios como a Nacional e verás como são feitas as manipulações no futebol brasileiro.
    Aliás, não há umja só análise política deste blog que nnão se confirme mais cedo ou mais tarde. Exemplo disto estarei publicando mais tarde, sobre Carlos Lupi. Quando mostrei que ele era a bola da vez, foi um deus-nos acuda. Mas ele é, meu caro. Ele é. É só aguardar e conferir. Assim como o esquema pró-Corínthians, que, mais cedo ou mais tarde, virá à tona. Pode nem ser este ano, nem nos próximos, mas virá, por que entre bandidos sempre haverá as traições. E aí, enste dia, gostaria muito de ser reconhecido como a pessoa que aletou bem antes. Nãop tenho pressa.

  8. Sou Flamenguista,porém prefiro o Vasco campeão ao Corinthians.Acho que o Vasco será prejudicado,tudo se encaminha prá essa operação sem anestesia.
    PS: Não entendo a implicância com o Flamengo. Se o Vasco precisasse de resultado prá prejudicar o Internacional o grêmio também jogaria com o time juvenil.

    resp.; Não tenho implicância com Falmengo Não. É só a provocação natural dos adversários. Coisa de casa, sabe? A gente brinca, mas não aceita que gente de fora (como Corínthians) brique. Também prefiro qualquer caqrioca ao Corínthians camepão. Este é o time da máfia do futebol brasileiro. Aliás, é time “barriga-de-aluguel da máfia russa, já denunciado pela revista Placar. Quem lê sabe. Quem apenas vê a Rede Globo, de nada sabe…

  9. a questão é se a coisa toda acontece com a intenção de benefciar x ou y.

    se a coisa é toda realizada pelo américa pensando nele mesmo, o que há de fazer o corinthians (ou qualquer outro)?

    Resp.: E a tabela? Não houve sorteio, foi decidida, teoricamente, para garantir os clássicos na reta final. Corínthians e SP não é clássico? Corínthians e Santos não é clássico? Clássico é Corínthians e Ceará? Corínthians e Atlético PR? Corínthians e Figueirense? Vocêe pode até dizer que não dava pra saber se estes times estariam na zona de rebaixamento agora, mas certamente, qualquer um, no início do campeonato, saberia que estes são times mais fracos. Por que todos ficaram contra o Corínthians? Para beneficiá-lo na reta final, óbvio. É assim que se manipula, transversalmente, os resultados. E houve reclamações dos times cariocas e até dos paulistas, mas a CBF não alterou a tabela. E, se você pesquisar, lá em janeiro, fevereiro, abril…eu já denunciava este esquema pró-corínthians. É só ver na categoia “futebol” aqui do blog e encontrará todos os textos sobre o tema. É uma reclamação antiga, não de agora.

  10. Desistiu do futebol maranhense sarará? so valoriza futebold e fora que se dane esse teu vascu e um fiasco que nem essa tua fuça

    Rsp.: Não torço pro futebol maranhense, nunca torci. Gosto do Sampai0o, mas meu time é o Vasco, do qual sou sócio com dirieto a voto. Portanto, não posso desistir de algo que nunca quis.

  11. que palavra se dá a um homem que comanda uma das maiores entidades deste pais sem nemum tipo de fiscalização? ladão! É ISSO QUE RICADOR TEIXEIRA É. LADRÃO. VAGABUNDO.

  12. o américa jogou a toalha, sabe que já caiu.
    mudou o mando para faturar na bilheteria.
    a coisa atende primeiramente aos objetivos do américa

    resp.; É a mala branca disfarçada. O Corínthians compra os ingressos e o América abre.

  13. Correto texto, não entendi a foto. Nos três últimos jogos o Corinthians foi amplamente prejudicado pela arbitragem. Contra Cruzeiro, vencia por 1×0 fora de casa quando aos 43 do 2º tempo, houve a marcação de um penalti não existente a favor do time azul. No mesmo instante, o Vasco vencia o Atlético MG por 2 a 0 e se distanciava na tabela. No jogo seguinte, contra o Internacional, o jogador Ney, do colocado, já com um cartão amarelo, colocou a mão na bola e mesmo depois do apito, ainda chutou em direção ao gol. Apesar de a falta ter sido marcada, ele não recebeu o segundo cartão e não foi expulso, como deveria ter ocorrido. No lance seguinte, Ney fez o gol de cabeça e abriu o placar. No entanto, o Timão empatou no final, com gol de Alex e se manteve na briga.
    No último domingo, aos 12 minutos do primeiro tempo, foi validado um gol irregular a favor do Avaí. Aos 5 da segunda etapa, uma expulsão absurda do zagueiro do Timão. Mesmo assim, o Corinthians venceu na raça, com um a menos, e conquistou merecidamente a liderança. Simples assim, contra tudo e contra todos. A CBF quer levar pelo 3º ano consecutivo, algo nunca ocorrido na história do campeonato (vale ressaltar), o título para o Rio de Janeiro. Pena, o esquemão não vai funcionar…

    Resp.: Interessante que o América, de uma hor apara outra, decidiu jogar em Uberlândia, próximo a São Paulo, e liberar 40 mil dos 53 ingressos ao Corínthians. É muita camadaragemm meu caro Ronaldo. O esquema está montado pro Corínthians. Esta é a razão da foto destes dois bandidos.

  14. O esquema é para o Flamengo né ? O time que teve mais penalty , marcado no brasileiro. Te toca rapaz, vamos ver se teu timeco vai ser campeão.

    Resp.; Falmengo? Te toca, rapaz! Falmengo tá fora desta disputa há tempos. Este ano ele não foi agaciado com o esquemão. O esquemão, este ano, é do Corínthianas. Mas o vascão vai furar o esquema.

  15. O problema é que o vasco esqueceu de combinar com o goleiro do São Paulo. E venhamos, aquele lance discutível não foi penalty. Faltou competência, simples assim!

  16. Marco, para falar a verdade larga de chororo, teu time e vice da gama teve a chance de ser cãmpeão e não foi um time que perde de 4 para o lanterna america mineiro não pode ser campeao e ninguem cala esse chororo chora vascaino, botafoguense e tricolor hahahahaha.
    outra coisa o campeão eu sinceramente não sei quem vai ser mais o vice eu tenho certeza.hahahahahahhahahaha

    resp.: Como assim, teve a chance de ser campeão e não foi? Por acaso o campeonato acabou??? O único time que está fora da disputa meu caro, é o seu Flamengo. Isto é ceteza. O Vascão está na disputa, mesmo contra o esquema da CBF/Rede Globo. É só aguardar e verá a festa em São Luís pela tríplice coroa.

  17. Entendi, agora acrediar nisso é coisa de perdedor e de time pequeno, eu não acredito e ninguem lembra mais quando a CBF deu o titulo para Flamengo e Fluminense ,ou essa sua regra só vale para os paulistas? Esse mesmo Fluminense que deveria estar na serie B não fosse a CBF, e o titulo da Copa do Brasil foi igual? Quando é teu time que ganha é diferente não é? Simples assim.

    Resp.; O título do Fluminense ele buscou na raça. O do Flamengo, sim, foi manipçulado na CBF, que não qeuria ver o SDão Paulo campeão de novo. São os dois do esquema da CBF/Rede Globo, meu caro: Falmengo e Corínthians. Mesmo contra este esqueã, voc~e verá o Vascão campeão – e com atríplice coroa. É só aguardar.

  18. Verdade esse fim de semana o juiz alem de expulsar um do Corinthians ainda validou um gol irregular? Quem será que eles querem ajudar?

    Resp.: Deixa de se tolo, amigo. Quem opera, não opera no jogo de quem ele quer ajudar. A operação funciona de modo transversal – ou colateral. Um jogo que, aparentemente, nada tem a ver com o outro, é movimentado de forma a beneficiar o outro. O objetivo não é fazer com que o Corínthians vença. é impedir que seus adversa´rios diretos vençam, de forma subliminar. O leigo nem percebe a operação transversal. Simples assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *