32

O risco da quebra de comando…

 

O motim policial: uma afronta à hierarquia militar

O governador em exercício, Washington Oliveira (PT), seus secretários da  área de segurança e seus comandantes militares devem tomar providências urgentes contra a inssurreição militar de ontem.

A primeira delas: cadeia para os coronéis Ivaldo e  Melo, líderes dos insubordinados.

Se isso não ocorrer, o governo mostrará falta de comando e o caos se implantará. E, neste caso, serão os comandantes da PM, e o próprio secretário de Segurança, os que precisarão jogar a toalha.

O pilares-mestres da vida militar são a hierarquia, a disciplina e o respeito incondicional à Carta Magna. Se isso é quebrado, o estado não tem razão de ser. 

Tanto a disciplina quanto a hierarquia foram quebradas na última terça-feira, quando os militares afrontaram o artigo constitucional que lhes proibe as manifestações paredistas.

Sobretudo por que, o governo negociava tranquilamente as reivindicações da classe, já acordadas em reunião.

Erraram tambem os líderes da Assembléia, que sequer deveriam ter sentado com os manifestantes. O batalhão-de-Choque não cometeria nenhum desatino se levassem todos para a cadeia.

Coronel Ivaldo: afronta à disciplina

Para a oposição política e midiática, é claro que interessa este clima de insubordinação. É o melhor dos mundos para ela, já que demonstra fraqueza institucional do governo e gera a instabilidade jurídica.

Por isso estimulam os militares insubordinados.

Ainda há tempo para corrigir a insurreição e punir os seus líderes.

Até por que, é  assim que ensinam todos os melhores manuais de estratégia militar:

“Ataque o pastor e o rebanho se dispersa”…

Marco Aurélio D'Eça

32 Comments

  1. (…)

    Resp.: Continua falando pelo marido, o que mostra covardia. Se ele não tier coragem de se apreswentar, não serve para ser PM. Seja, então, no lugar dele.

  2. é triste ver o jornalismo tendencioso, esse q faz jura e deve obedecer um código de ética. Na verdade falo de jornalistas, e vc, pelo visto nunca passou nem por uma academia. Desrespeitar a CF é crime realmente, então pq vc não conclama a prender a quem não cumpre: como tua patroa, pois na CF é clara: ao Estado cabe cuidar da saúde, educação, segurança, trabalho, bem estar social, salário digno com que o trabalhador consiga manter-se vivo e decente. baba saia.kkkk

  3. Senhores não pensen vcs que a intervenção não pode acontecer pois quandos os caminhões do exercito começarem a desembarcarem seus soldados na liberdade bairro de fátima a cena será surreal creio eu que José Sarney não deixará a filha passar por tal vexame, porém o Exercito sempre gosta de ser chamado é claro após passar pelo crivo da ESG (escola superior de guerra pensamento doutrinario dos militares de ultra direita que está só adormecido igual a 64

  4. A Constituição Brsileira também diz, em seu art. 37, inciso X
    “a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices”
    E ai ??? Kd a revisão anual ?? P q a governadora não desfez o que estava errado no governo de Jackson, qdo ele baixou os indices do escalonamento da PM, fato transitado, julgado pelo STJ e não cumprido pelo governo???

  5. Falta de hierarquia? O que vc acha de uma agente de polícia (des)comandando a força policial do nosso Estado (militar, civil e bombeiros)? Issó vc considera respeito a hierarquia? Quem desrespeitou a hierarquia?

  6. De forma alguma entendo como movimento paredista, a simples reunião de pessoas em local público é permitido pela CFRB, o que posso caracterizar como movimento paredista é o aquartelamento dos policiais.
    Enquanto a insubordinação, isso, pode ser revista pelo CPM.

  7. Por falta de atenção não observei que vc postou o meu posicionamento. Solicito que desconsidere o post anterior. e peço-lhe DESCULPAS. Obrigado!

    Resp.: Desculpas aceitas, com siceridade. Obrigado pela participação.

  8. Me identifiquei, mas infelizmente vc não tem coragem e nem argumentos para responder meus questionamentos e posição. Iniciei um diálogo civilizado, ordeiro e amistoso, mas infelizmente vc demonstrou arrogância e parcialidade. Mas como todos nós antes de sermos policiais ou jornalista, somos cidadãos, homens, pais de familia e profissionais. Pelo menos nos dois sabemos que sua consciência pesou quanto a minha “fala” isso é o q importa. E por último lhe afirmo: COVARDE NÃO SOU, DESONESTO NÃO SOU, DESLEAL NÃO SOU, LADRÃO NÃO SOU, PARCIAL NÃO SOU, SOU A FAVOR DA VERDADE. O FUTURO DARÁ A RESPOSTA A TODOS NOS. OBRIGADO E TENHA UMA BOM DIA!

  9. Uma coisa é certa, greve eles não podem fazer, o correto é ser feito igual no Rio de Janeiro, que mandou prender os bombeiros, é feio ? é ! Mas é o correto a fazer, a hierarquia militar não pode ser quebrada, mas isso tudo, como ja escrevi aqui dezenas de vezes, é culpa do povo burro, incluindo os militares, que votam nessa cortja de bandido esperando beneficio proprio.

  10. MARCOS, VC DEVERIA PEDIR PARA SAIR. VC COMO JORNALISTA DEIXA MUITA A DESEJAR… SITNO MUITO, MAS ESSA DIGNA E BELA PROFISSÃO NÃO É PARA SER EXERCIDA POR QUEM NÃO TEM O COMPROMISO COM A VERDADE E A IMPARCIALIDADE. QUERIA VER SE VC FOSSE POLICIAL MILITAR. MANTERIA A MESMA POSIÇÃO?

    Resp.: Idiotices, que nem merecem resposta

  11. Que estado é esse onde os bandidos (Roseana, Sarney e seu bando) mandam prender a polícia? Só mesmo no Maranhão.

  12. Que estado é esse onde os bandidos (Roseana, Sarney e seu bando de puxa-sacos) cometem os crimes e depois mandam prender a polícia? Pelo visto só o Barack Obama e o Sarkozy mandando uma bomba teleguiada para acabar com esses tiranos que governam o Maranhão assim como fizeram com Bin Laden e Khadafi

  13. A coisa já está em desordem há muito tempo. Quanto ao que vc comentou sobre os benefícios da categoria, você está totalmente equivocado e aí é que vc demonstra a sua parcialidade com esse governo que, até então, não tinha nenhuma proposta e isso desde o começo do ano. Prova disso, é que o gov. enviou a proposta de orçamento para ser votado na assembléia sem contemplar os mesmos em nada. Além do mais sr. M. Aurélio a questão da segurança pública, que já não é boa em todo o Brasil, no Maranhão não é sor uma questão de salários e, cara, sabe um filho que foi abandonado pelo pai e que a mãe morreu antes mesmo que ele completasse dez anos de idade? É, agente sabe que ele pode não morrer, mais só lhe restará a sorte para que possa seguir seu caminho e tavez sobreviver…

  14. (…)

    Resp.: Se você é caapz de fazer uma greve sem temer punição na PM, deveria também escrever o seu pensamento se identificando corretamente. Diga quem é você, sua patente, e eu publico o que voc~e disser. Escondido não! Quem se esconde é covarde.

  15. Hj tenho que concordar plenamente com o blogueiro. PM, segundo a Constituição Brasileira, é força auxiliar e não pode fazer esse tipo de manisfestação. Os comandantes da PM que participaram desta “greve” não tem moral para vestir nem uniforme de escoteiro.

  16. (…)

    Resp.: Seu marido não tem coragemd e falar? Tem medo de punição? Então conhece o regimento da Pm e sabe que tem que respeitar, não? Se ele tem coragem pra fazer geve, deve ter também para falar o que pensa, sem esconder atrás da esposa.

  17. (…)

    Resp.: O que diabos é um PMBM? É um nome? Não tem coagem de se identificar, meu caro? mas tem para ficar no meio da multidão fazendo geve, é? Isso é coisa de covarde, amigo. E covardes não têm espaço aqui.

  18. sou contra toda e qualquer tipo de movimento grevista. mais ja que vcs acham que devem tudo bem agora usar os carros,gazolina,armas e todo aparato pra fazer movimento é brincadeira,ja não chega os sarneys e todos politicos, desgraçados roubando nosso dinheiro ainda tenho que financiar greve com meus impostos.

  19. Caro Décio,

    Concordo com voce que o comando tem que cair, para se ter uma idéia da fraqueza do comandante, em Imperatriz onde a greve teve mais de 80% de adeptos do 3 BPM o vereador Rildo Amaral que já foi homenageado pelo Cel Franklin com a medalha Brigadeiro Falcão consegiu apagar a liderança do Ten Cel Zanoni da tropa e os militares o seguiram em uma greve que se arrastou com carreatas e buzinaços pela cidade desde o dia anterior. Tem que trocar em Imperatriz tambem.

    Concordo com voce.

  20. Caro Marco,
    Lendo seu post verifico que vc direcionou para dois Coronéis. No entanto foram centenas de policiais militares que fizeram suas reinvindicações, haja vista que estão cansados de enrolações e promessas de falácias. Verifico também que vc enfaticamente cita que os policiais militares que desrespeitaram a Constituição a qual prometeram cumprir e pede cadeia e prisão para eles. Td bem, é um direito e ponto de vista seu. Mas se vamos falar em cumprir a Constituição e consequentemente prender todos que não a cumprem, teremos que fazer um gigantesco PRESÍDIO e começar a colocar, Ministros, Senadores, Governadores(as), Deputados, Prefeitos, Vereadores e Secretários, principalmente do Maranhão, na cadeia, pois aqui no Maranhão esses Gestores são os que mais desrespeitam a Constituição e não acontecem nada. Portanto, solicito ao caro jornalista que não use dois pesos e duas medidas para casos de descumprimento da Constituição e exija também com a mesma veemencia a PRISÃO do Secretário de Segurança Pública e ou INTERVENÇÃO FEDERAL para cumprimento do Art. 34, inciso VI, por não cumprirem duas determinação judiciais as quais o nobre jornalista já tem conhecimento, que é o escalonamento vertical da policia militar e a promoção do Major Ismael a Coronel. Veja o que diz o Art. 34, incioso VI da Constituição Federal e diga se estou equivocado. Obrigado!

    CAPÍTULO VI
    DA INTERVENÇÃO

    Art. 34. A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para:

    VI – prover a execução de lei federal, ordem ou decisão judicial

  21. Deça, cadê seu profissionalismo ao responder sem fundamentos os argumentos tão bem apresentados pela Sra. Tania Maria (ou será srta.).

    Por favor, para validar seus argumentos, auxilie-nos com textos que comprovem que a ação é inconstitucional. Já houve algo julgado na corte suprema sobre isto? Você fala de retórica jurídica, mas não apresenta argumentos que justifiquem sua posição.

    A princípio, D´Ytaliano, será que a governadora ainda não retornou foi exatamente para não passar por esta situação iminente que se concretizou? Será que ela ainda não retornou exatamente porque está esperando uma solução definitiva, de forma a continuar vendo seu “melhor governo” da forma como quer? Puxe menos o saco!

    Por fim, gosto de ler seus posts, caro Deça, mas fico triste quando a maioria de seus leitores discordam profundamente de sua opinião e você abandona sua habilidade jornalística na defesa de seus “proventos”, ops, pensamentos.

    Ponto fora este post. A greve, constitucional ou não, só demonstra o tamanho da indignação de uma classe que há muito vem reinvindicando melhores condições de trabalho, independente do governo que está à frente.

  22. QUERO É VER UMA PUNIÇÃO EXEMPLAR PARA ESSES CORONEIS PICARETÕES QUE COLOCARAM EM RISCO A SEGURANÇA DOS MARANHENSES. EITA GOVERNADOR DE ALUGUEL FRACO!!!!
    ESPERAMOS QUE ROSEANA REASSUMA LOGO PARA BOTAR A COISA EM ÓRDEM.

  23. MARCOS TODO DIA EU ACESSO SEU BLOG E VC ACABA SABENDO DISSO POIS VC DEVE TER O CONTROLE DOS ASSÍDUOS LEITORES, MAS QUANDO VC PUXA A SARDINHA PRO LADO DO GOVERNO, SEM NEM DAR UMA PARCELA DE RAZÃO PARA OS POLICIAIS MILITARES QUE GANHAM TÃO POUCO (A POLICIA CIVIL É INVESTIGAÇÃO MAS A PM É QUE TIRA O LIXO DA RUA) VC ACABA SENDO INJUSTO. NÃO FAÇA ASSIM, ACHO Q PELO FATO DE VOÇÊ VESTIR A CAMISA DO GOVERNO NÃO PODE TE DEIXAR CEGO A TAL PONTO.

    Resp.: Vamos tentar ser didáticos para esclarecer de uma vez por todas.
    1 – Os policiais militares têm toda razão em exigir do governo os reajustes salariais e benefícios da categoria. Ninguém discute isso.
    O que se discute é o fato de eles realizarem movimento de paralisação, usando os equipamentos do estado (carros, armas, etc…) quando a Constituição proíbe. isto é quebra de hierarquia e deve ser punida.
    2 – É só neste aspecto que o blog insiste numa posição rápida e clara do comando da PM e do próprio governo, caso contrário, a hierarquia militar estará fracassada.
    3 – No que diz respeito aos benefícios da tropa, isto vinha sendo negociado com o governo, que já havia prometido encaminhar o projeto a Assembléia, como reafirmou depois da paralisação. Traduzindo: pararama para ouvir uma coisa que já tinham ouvido.
    4 – O movimento insuflado pelos coronéis Melo e Ivaldo foi desnecessário e ilegal porque feriu a autoridade do comando da PM. Desnecessário por que atendeu apenas interesses políticos de coronéis contrários ao atual comando da PM. Ilegal por que feriu a autoridade do comando – e quebra de hierarquia nas forças militares, meu caro, deve ser punida exemplarmente.
    Agora ficou claro?

  24. Cadeia, Cadeia, como se isso fosse dar fim ou jeito em alguma coisa, não adianta Marco a maioria desses policiais já pegou cadeia, isso é normal em uma corporação da policia, agora o quero que me respondas, eles tem razão ou não? Como nós meros mortais saberíamos de como está a nossa policia se não fosse aquela paralização de terça, o que nós sabemos são só boatos, nada de concreto e ontem veio a toma várias questões, que sejam politicas ou não isso não vem ao caso, o que deixa a entender é que a nossa policia está em direção, é delegado que bate em trabalhador é policia que mata e por aí vai! E tem mais… pelo andar da carruagem essa história não vai terminar nisso! Ai te pergunto, e nós como ficamos?

  25. Sr. blogueiro até o dia de hoje admirava muito as suas colocações, contudo, a partir de hoje não perderei mais meu precioso tempo.
    Sou fruto de uma família repleta de militares, e sei a dificuldade em que meu pai (policial militar) enfrentou para oferecer a mim e meu irmão educação de qualidade, e como até hoje batalha para terminar de construir nossa casa.
    Portanto, não diga que o senhor deseja CADEIA para pais de família, pois na verdade seu anseio é apenas BABAR o governo, se fazendo passar pelo próprio advogado do diabo (como já dito anteriormente por outro leitor).

    Não venda sua alma dessa maneira, pois é vexatório!!!!

    Ah!!! Se não lhe interessa o opinião de seus leitores, deixe de ser jornalista, delete esse blog e vá vender banana ou algo do tipo.

    Resp.: Quando a gente deixa de admirar apenas por que o pensamento não é o mesmo nosso, isso nos torna obtusos. Seu pai, se estiver no movimento, assim como todos os policiais que participaram da paralisação, afrontaram a Constituição que juraram respeitar. E, nestes casos, a punição é de prisão. Eles têm outras formas de reivindicar suas melhorias salariais. E a sua afirmação eu uso como resposta: Se a opinião de outrem o incomoda, deixe de ir para o debate.

  26. Caro jornalista, fico triste com as publicações cada vez mais parcial desse blog, a familia Sarney lhe deu procuração para vc falar por eles, vc é advogado deles??? pois se não é, comportase como fosse. talvez como o nobre reporter nunca participou de uma reunião entre a categoria e o governo, é que afirme que o governo vem negociando, se negocia quando se tem algo em troca a oferecer, o governo nunca apresentou uma proposta para a categoria, se vc souber de alguma divulgue, esse paralisação ocorreu aos moldes dos outros estados e sempre o governo foi coerente em conceder anistia, cito exemplos no Estado do RJ, PB, GO e Pi. E acredito que no MA não será diferente. Que o Governo tente prender algum dos lideres, que eles estarão jogando gasolina na fogueira e descumprindo o que foi prometido pelo poder legislativo, e mais uma vez desrespeitando tal poder que a tempos vem perdendo a credibilidade da população, e nobre colega se o Governo prender os lideres, deverá prender todos que participaram e o objetivo do movimento terá sido alcançado que é a retirada dos policias da rua, Entaão leva esse recado para os teus patrões, ” SE PRENDER, O MOVIMENTO RADICALIZA EM TODO O ESTADO”, pq se chegamos a aonde chegamos foi por pura incompetencia do poder executivo, e lembresse o dia 08 ficará marcado na historia como o dia que a Policia parou no estado onde se tem o politico mais influente do Brasil, 175 anos de tradição e o LEÃO ACORDA!!! POIS OS POLICIAIS ERAM LEÕES ADORMECIDOS!!!!!
    UNIDOS SOMOS FORTES, E DEIXA ESSA MIDIA GOVERNISTA DIVULGAR O CONTRARIO QUE DIA 23 NOS PROVAREMOS A VERDADE.
    MANDA O GOVERNO PAGAR PRA Vê.

    Resp.: Não adianta ficar dizendo que escrevo aqui por que a família Sarney manda. Isso só os torna mais idiotas. Os PMs cometeram um crime e é isso que estou abordando. Simples assim. O resto é discussão sem nexo e sem relação com os fatos. Cantilenas tolas de quem não tem argumento.

  27. Alguns alegam que a greve de policiais militares dos estados conspira contra disposição constitucional que versa sobre a hierarquia e a disciplina.

    No entanto, quando se brota o movimento grevista, não há que falar em quebra da hierarquia, que se refere à estrutura organizacional graduada da corporação e que se mantém preservada mesmo nesse instante. A inobservância de ordens provenientes dos que detêm patentes superiores, com a paralisação, caracteriza ato de indisciplina? Recorde-se que a determinação proveniente de superior hierárquico, para ser válida, deve ser legal. Jamais, com base na hierarquia e na obediência, por exemplo, há que exigir de um soldado que cometa um assassinato apenas por ser esse o desejo caprichoso de seu superior.

    Logo, se existem condições que afrontem a dignidade da pessoa humana no exercício da atividade policial, o ato de se colocar contra tal estado de coisas jamais poderia ser tido como de indisciplina. A busca por melhores salários e condições de trabalho não implica ato de insubordinação, mas de recomposição da dignidade que deve haver no exercício de qualquer atividade remunerada. A pauta de reivindicação da PMMA, até antes desta manifestação, foi tratada com descaso e total falta de respeito. Portanto, se situa dentro dos parâmetros constitucionais.

    Às Forças Armadas, e somente a elas, é vedada expressamente a greve (artigo 142, parágrafo 3º, inciso IV, da Constituição). Ressalte-se que em nenhum instante foi feita igual referência à polícia, como se percebe dos artigos 42 e 144 do texto constitucional. A razão é simples: somente às Forças Armadas não seria dado realizar a greve, um direito fundamental social, uma vez que se encontram na defesa da soberania nacional. É de entender a limitação em um texto que lida diretamente com a soberania, como a Constituição Federal.

    Quanto às polícias civis e federais, não há sequer norma semelhante à anterior, até mesmo porque possuem organização diversa. No entanto, para afastar alegações de inconstitucionalidade da greve de policiais, o mais importante é que não se deve confundir polícia com Forças Armadas.

    Conforme previsão constitucional, a primeira tem como dever a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Já as segundas, constituídas por Exército, Marinha e Aeronáutica, destinam-se à defesa da pátria e à garantia dos Poderes, da lei e da ordem.

    Uma polícia estruturada e bem equipada, com policiais devidamente remunerados e trabalhando em condições dignas não deve ser vista como exigência egoísta de grevistas. Trata-se da busca da eficiência na atuação administrativa (artigo 37 da Constituição) e da satisfação do interesse público no serviço prestado com qualidade.

    Portanto, cadeia ficou pra bandido, aquele que rouba, mata, estupra,…; cadeia ficou pra político corrupto!!! Não pra homens e mulheres justamente concursados e sedentos de justiça.

    Resp.; Argumento já apresentado aqui. Pura retórica jurídica. A Constituição estabelce a poibição da greve e ponto final. O resto é discussão de pontos de vista sem efeito algum na norma prática.

  28. ó cidadão como você pode criticar a Assembleía Legislativa e seus membros que evitaram um confronto entre os manifestantes e a tropoa de choque? Para sua informação dentro da própria tropa de existem inúmeros descontentes e talvez eles nem cumprissem ordem nenhuma pois sabem que os outros lutam pelos seus direitos inclusive os deles.

  29. e quem vai prender Roseana por não obdecer o STF quanto ao escalonamento vertical já transitado e julgado e o STJ que mandou promover o Major Ismael a coronel? Vocês só falam em Lei quando interressa .

  30. pessimo post. vc adota um comportamento de advogado do governo e pensa que é facil reprimir um movimento desse com prisão e retaliação, e o pior manifesta-se como discurso de ditadores “ataque o pastor e rebanho se dispersa”, foi assim com pôncio pilatos, nero, hitler. a solução não é atacar o lider, se fosse aluisio e flanklim játeriam feito. a situação é quem vai atacar o lider? o que pode acontecer é outro movimento com desdobramento pior que a paralisação.

    resp.: Pouco importa o que você pensa. O que importa é que eles devem ser presos, por afrontar a Constituição e quebrar a hierarquia militar. Sob pena de o próprio comando da PM ser desmoralizado. E se há risco deste “movimetno com desdobramento pior que a paralisação”, então o comando já está desmoralizado e deve ser trocado. Simples assim.

  31. EXTRAÍDO DO PORTAL DA ASSEMBLÉIA DE 09.11.2011

    O deputado estadual Bira do Pindaré (PT) utilizou a tribuna, na manhã desta segunda-feira (8), para discutir a negociação dos militares estaduais. Como membro suplente da Comissão de Segurança, o parlamentar afirmou que os militares estão desde o início do ano tentando resolver pacificamente a situação, e registrou a postura dedicada do presidente daquela comissão, porém lembrou que os policiais não foram ouvidos até hoje.
    “Participei de vários momentos importantes, um deles estava em um seminário onde estava presente o secretário de Segurança do Estado, e lembro muito bem que o secretário Aluisio Mendes teria dito que o grande problema não estava na Secretaria de Segurança, o grande problema é que a própria segurança não estava sendo priorizada, que não tinha orçamento e que a Assembleia também era culpada, porque a Assembleia não passava de um carimbador de orçamento originado no Executivo”, Lembrou o petista.
    Utilizando a fala de Mendes, Bira destacou que esse é um momento histórico para que a categoria possa ter as reivindicações atendidas. “Gostaria aqui de declinar cada um dos pontos em um documento oficial do Movimento dos Policiais Militares. A 1° sabemos que é Reposição das perdas salariais. Não estão pedindo aumento. Eles querem repor o que perderam e eles perderam alguma coisa em torno de 30%. A 2° é o regulamento Disciplinar do Exército e implantação do Código de Ética Profissional dos Policiais. 3° modificação nos critérios de promoção e a reorganização do quadro de oficiais. 4° definição da jornada, eles querem uma jornada de 44 horas. Ora, mas isso está previsto na Constituição Federal, eles não estão reivindicando mais do que o direito. Porque nenhum trabalhador brasileiro seja ele da iniciativa privada, ou seja, servidor público pode ser obrigado a trabalhar mais do que 44 horas semanais. Eles querem por fim, a anistia aos participantes desse movimento que está acontecendo aí e a criação de uma mesa permanente de negociação, esses são os pedidos.”
    O deputado disse que a pauta de reivindicações não é um exagero, que a classe não está sendo radical e esclareceu que desde o inicio do ano os policiais estão tentando pacientemente resolver os impasses, através de mediações com a Assembleia Legislativa, o Secretário de Segurança, o vice-governador, sem que nenhumas das autoridades dêem a atenção necessária ao caso. Por último, pediram para eles três semanas, e eles disseram que não dava para esperar, porque eles sabem que a decisão referente ao reajuste salarial depende da alteração orçamentária, que deverá ser votado por a ALEMA até o final do ano.
    Um estudo do economista Sebastião Carlos da Rocha Filho, se reportando a este assunto, pontuou elementos para fundamentar a reivindicação dos policiais. No primeiro momento, ele mostra que o crescimento da Receita Tributária, no incremento, que é de 15% do ano de 2010 para o ano de 2011, 15%. No Fundo de Participação, que é outra fonte de recursos do Estado, esse aumento é de 26%, somando o incremento da arrecadação de Receita Tributária e do Fundo de Participação do Estado, o número sobe para uma margem de 900 milhões; quase R$ 01 bilhão de incrementos 2011 em relação a 2010. O petista, considerando o estudo realizado por Sebastião, disse que os parlamentares não podem alegar que o Estado não tenha recursos, ou ainda, que o Estado está num momento de crise financeira. “Pelo contrário, o Estado está com expansão de receitas, que tem fundamento também no crescimento da própria economia, um crescimento previsto para 2011, que somado aos últimos quatro anos, representa 19,23%, quase 20%, de crescimento do PIB no Maranhão. O que falta é esse PIB refletir na vida do povo maranhense. Precisamos descentralizar esse crescimento do bolso de poucos, e transformar a realidade do povo, que tanto carece de segurança, saúde, educação, lazer, emprego e moradia digna” protestou Bira.O deputado Luciano Leitoa (PSB) afirmou que a reivindicação dos policiais militares é salutar. “Reza o artigo 19 da Constituição Federal, que quando há aumento para Polícia Civil tem que ter ao mesmo tempo aumento para Polícia Militar, e não houve dessa maneira e é nesse ponto que eu gostaria que nós, enquanto deputados, pudéssemos estar atentos a isso, o orçamento vem aqui para esta Casa e nós também temos o poder de poder emendar o orçamento” pontuou ele.“Peço encarecidamente a todos os parlamentares de Oposição, de Situação e independentes que se somem a essa luta a fim de que a gente possa estender a mão, que a gente possa se alinhar com essa reclamação que considero que não é uma reclamação apenas dos policiais, é uma reclamação da sociedade maranhense que clama pelo fim da impunidade. É isso que a gente quer para que a gente possa ter condições de combater a criminalidade que está solta em São Luís e em todo o Estado do Maranhão” Finalizou Bira.

  32. Cidadão, nas democracias mais avançadas as classes trabalhadoras e patronais se organizam em sindicatos, independentes de serem civis ou militares. Vcs, como defensores da democracia – o que devem ser – deveriam pensar melhor a esse respeito. Vc defende cadeia para os policiais, enquanto o presidente Sarney, em defesa de mocracia, embora circustancial, manda supender agente da policia legislativa por agir contra a livre expressão. Afinal, do que lado esse respeitoso jornalista está?

    resp.: Um dos princípios da democracia é o respeito à Constituição. Se você não concorda, pressione o Congresso para mudar a Lei. Enquanto não mudar, a Constituição proíbe a greve de militares. Portanto, cadeia neles!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *