5

Hélio Soares quer antecipar em um ano a eleição na Assembléia; Léo Cunha prega o fim da reeleição na Casa…

Léo Ciunha quer proibir reeleição

Os deputados Hélio Soares (PP) e Léo Cunha (PSC) estão em uma intensa disputa pela atenção dos colegas parlamentares.

Soares quer antecipar em pelo menos um ano a data da eleição da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa; Cunha propõe o fim do direito aos atuais dirigentes da Casa de pleitearem novamente os cargos.

Por trás da movimentação dos dois, uma intensa rede de interesses que envolve o atual comando do Legislativo e até o poder Executivo.

A idéia da antecipação da eleição não é nova – já foi usada na gestão de Manoel Ribeiro (PTB), na década de 90 – e visa beneficiar, além do próprio Hélio Soares, que é primeiro-secretário, também o presidente Arnaldo Melo (PMDB).

Hélio Soares: antecipação beneficia a ele próprio

Corre nos bastidores que a base governista teria o deputado Carlos Alberto Milhomem (PSD) como candidato a presidente da Casa no próximo pleito. Ocorre que Milhomem ainda é suplente e precisaria assumir definitivamente o mandato para poder concorrer.

Com a antecipação, os aliados de Arnaldo Melo tiraria o adversário do páreo.

Mas é pouco provável que a antecipação seja aprovada – a menos que a votação ocorra na surdina. Na própria base de apoio a Melo há deputados que não concordam com a medida, sobretudo por que ela beneficia também o próprio Hélio Soares, cujo cargo é cobiçado por vários parlamentares que levaram o atual presidente ao poder.

O fim da releeição também tem poucas chances de ser aprovada, a menos que haja interesse aberto do governo no projeto.

E é com isto que Léo Cunha conta, ao contrário de Hélio Soares…

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. / Feliz aniverse1rio Joe3o Neto !!!!Um motnemo especial de renovae7e3o para sua alma e seu espedrito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu e0 natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estae7e3o e a nf3s capacidade de recomee7ar a cada ano.Desejo a vocea, um ano cheio de amor e de alegrias.Afinal fazer aniverse1rio e9 ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lie7f5es, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o prf3ximo e9 dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.Fazer Aniverse1rio e9 amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma de1diva de Deus.c9 ser grato, reconhecido, forte, destemido.c9 ser rima, e9 ser verso, e9 ver Deus no universo;Parabe9ns a vocea nesse dia te3o grandioso.VA:F [1.9.10_1130]please wait…

  2. os integrantes da mesa diretora podem antecipar ou seguir o curso normal, a bem da verdade os governista e oposicionistas não tem na pessoa do presidente arnaldo melo o sentimento de amizade e carisma, talvez esteja ai o temor da eleição na data certa. quando falam de arnaldo para oposição, o descontentamento é geral e na base governista é visto como praticante de samba de crioulo doido, ora com repentes de oposicionistas e ora como governo. nos bastidores, é certo que sem a interferència do executivo dificilmente arnaldo vai se manter na caeira nº 1 do rangedor, dessa vez ele não poderá contar contar com os votos da oposição para fazer a diferença, ou seja, o governo não quer correr risco com os próximos dois anos e arnaldo é igual a barrichelo, qundo não quebra batem nele, em outras, arnaldo é piloto de treino.

  3. Saudações Vascaínas!!!
    A propósito desse seu post, quero registrar, nesta data, que eu apostaria todas as minhas fichas que Max Barros voltará (deixará a Secretaria) pra AL-MA e será seu Presidente.
    Deixe registrado!!!
    Abração.

  4. Caro Marco, apesar de muitas vezes não concordar com algumas postagens suas, tenho profunda admiração pelo seu trabalho por sempre abordar assuntos de real interesse dos leitores, e deixar sempre os espaço para comentarios aberto ate mesmo respondendo a maioria concordando ou discordando mas sempre mantendo o debate aberto e democratico até mesmo quando o assunto é futebol, no entanto acabei de ler uma postagem num blog de outro jornalista daqui da capital sobre a farra de playboyzinhos da capital, estamos no meio de tantos assuntos polemicos aqui na nossa cidade, ate mesmo um que estou gostando muito da forma como você vem tratando o assunto sobre o acidente da litoranea no sabado passado, e o cidadão vem trazer um materia que não entendi se ele estava idolatrando a farra dos rapazes ou apenas com inveja de nao ter participado dela, resolvi comentar aqui porque voce algumas vezes ja comentou sobre alguns blogs e sua credibilidade para mim esse nao merece mais que eu perda meu tempo porque para ver fofoca é melhor ler o peta que é bem mais divertido.

    rsp.: Sinceros obrigados pela sua deferência. Grato pela participação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *