1

Prevenção do diabetes e do câncer no Aterro do Bacanga…

Prevenção do Câncer de mama na agenda da SES

Ações de prevenção do diabetes e dos cinco tipos de câncer de maior ocorrência no Maranhão serão oferecidas gratuitamente à população pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a partir doe hoje, na área da Passarela do Samba, no Aterro do Bacanga, em São Luís.

Uma superestrutura está sendo montada para garantir a realização de consultas, exames preventivos e palestras educativas no local. A expectativa é que pelo menos 300 pessoas sejam atendidas diariamente no local, até o próximo dia 30 de novembro, sempre das 8h às 18h.

Nessa primeira experiência da SES, foram escolhidos o câncer e o diabetes por fazerem parte do calendário de atividades alusivas à prevenção, estimulado pelo Ministério da Saúde, para o mês de novembro. Nesta segunda-feira, será lembrado o Dia Mundial do Diabetes, tendo como slogan “Vamos agir contra o diabetes. Já!”.

A doença é crônica e se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. Se não tratada e controlada, pode resultar em complicações, como a retnopatia, a hipertensão arterial, a nefropatia, e o pé diabético.

Para atender as pessoas com suspeita do diabetes, a SES disponibilizará clínicos gerais e oferecerá ainda os testes de glicemia capilar, que podem ser feitos sem que o paciente esteja em jejum.

Também haverá a verificação de pressão arterial. Só de atendimentos nessa área, serão mais de dois mil. As pessoas que apresentarem sinais e sintomas da enfermidade, ou até complicações, no caso dos já diagnosticados, terão como referência o Centro de Medicina Especializada (Cemesp), inaugurado recentemente pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Saúde, Ricardo Murad.

– Quem precisar, terá atendimento garantido nas nossas unidades de referência – destacou o gestor.

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Essa é grande contribuição do secretário da saúde Ricardo Murad!Precisamos de investimento na prevenção de doenças e agravos.Parabéns!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *