15

Militares decidirão hoje se vão parar amanhã…

Clima entre miltiares ainda é de tensão

As entidades representativas dos policiais e bombeiros militares se reúnem hoje à noite, na sede da Fetiema, para decidir se fazem nova paralisação, amanhã, ou se aguardam pela proposta salarial do governo, a ser encaminhada ainda este ano para a Assembléia Legislativa.

Há militares dispostos a tudo para pressionar o governo, mas as lideranças do movimento já ponderam alguns pontos em comparação com a “greve” do dia 8 de novembro.

1 – Ao contrário do início do mês, a paralisação não teria mais a seu favor o fator surpresa, uma vez que o governo já se preparou para garantir segurança à população;

2 – Apesar de a mídia apoiar a reivindicação salarial dos policiais, a categoria não tem apoio para um movimento paredista, considerado ilegal na vida militar.

Desta vez, deputados cdevem ter mais cautela como interlocutores

3 – um confronto aberto com as forças já acionadas pelo governo – Força Nacional, Exército e Polícia Federal – destruiria completamente a credibilidade dos PMs e bombeiros.

4 – alguns líderes do movimento militar já perceberam que os coronéis Ivaldo Barbosa e Francisco Melo estão sendo insuflados por políticos de oposição – e até alguns governistas – não em favor dos PMs, mas apenas para gerar o caos no governo.

Todos estes pontos devem ser analisados na reunião, hoje à noite.

Só então os PMs e Bombeiros decidirão se páram ou não…

Marco Aurélio D'Eça

15 Comments

  1. Ah peraí… Essa tua resposta ao comentário do Luis, é brincadeira! kkkkkkk Realmente, quando tu queres, escreve umas coisas úteis, mas por força do hábito(tua devoção pela corja dos Sarneys e “paricêros), que concerteza afeta teu cérebro, acaba saindo tanta asneira como essa pergunta que tu fizeste…
    É, mas nem podemos reclamar, pois um A01 que diz que lutou pela liberdade desse país e no tempo da copa torce pela Alemanha, só pode ser retardado! Procura ser Homem de verdade… e não jornalista que cria factóides a bel prazer, por único interesse alheio à imparcialidade e representatividade do teu povo.

  2. EU SEMPRE ACOMPANHEI A FAMILIA SARNEY, E HOJE ME SINTO ENVERGONHADO POR TER FEITO ISSO POR MUITO TEMPO,MAIS AGORA CHEGA CANSEI DE SER ESCRAVO, AS VESES SINTO VERGONHA DE SER MARANHENSE;MAIS AGORA A PM VAI FAZER HISTORIA NO NOSSO ESTADO, PARABENS !

  3. Acredito que você é o blogueiro mais independente do imirante e já observei em seus comentários várias vezes críticas á própria Roseana e sua política, porisso acho que o Luís quis dizer que talvez por profissionalismo você deixe de dizer algumas coisas mais que talvez quissesse dizer, mas em seu coração você desaprova essa política nossa e talvez se sinta indignado com alguns fatos e fique em silêncio apesar de ñão concordar.
    Abraço

  4. Marco esse momento é crucial para todos os maranhenses.Está faltando bom senso e vontade para do governo em negociar com os militares. Será que a Governadora não te noção de que 300,400, ou até mil homens da força nacional são suficientes para manter a ordem nos 217 municipios do maranhão? Se a PMMA tem quase 8.000 policiais e está do jeito que está. Outra situação é que o Secretário Aluísio não tem nada de estrategista. Essa tropa da FN também precisa descansar, eles não terão condições físicas de ficar 72h acordados, eles são militares iguais aos daqui, não são melhores em nada desses que aqui estão. A PMMA ACHO QUE É A ÚNICA INSTITUIÇÃO DO MARANHÃO EM QUE TEM REPRESENTATIVIDADE NOS 217 MUNICIPIOS. É PRECISO ESTUDAR AS REINVIDICAÇÕES DOS MILITARES, ELES NÃO ESTÃO PEDINDO MUITO, SÓ ESTÃO PEDINDO AQUILO QUE O GOVERNO TEM CONDIÇÕES DE PAGAR.

  5. até agora as materias que li em seu blog vc pareceu ser um grande babao da familia SARNEY.

  6. Fico pensando em casa com Sarney nosso estado passa por dificuldades , imaginem daqui algum tempo sem ele como ficará nosso Estado ( sem recursos)

  7. VOCÊ SENTE EM SEU CORAÇÃO QUANDO VÊ IMAGENS COMO AS MOSTRADAS EM VARGEM GRANDE? VOCÊ É UM RAPAZ INSTRUÍDO E INTELIGENTE, SEI QUE VOCÊ DEFENDE MUITO A FAMÍLIA SARNEY , PRINCIPAL RESPONSÁVEL POR ESSE QUADRO NO MARANHÃO MAS DENTRO DE VOCÊ , SÓ VOCÊ SABE, ACREDITO QUE VOCÊ DESAPROVE ESSE TIPO DE POLÍTICA QUE TEMOS AQUI ONDE MUITOS NÃO TEM NADA E POUCOS TEM MUITO.

    resp.: Do fundo do meu coração, vou fazer uma pegunta pra você agora – que vale também para muitos que aqui comentam: Sinceramente, honestamente falando, com base no histórico do blog, vocês acham mesmo que eu defendo muito a família Sarney, como você afirma neste comentário? Faça uma análise deste blog e responda, com sinceridade. Estou aguardando…

  8. Já imaginou se 1% dos políticos maranhenses fossem corretos? O Maranhão seria bem diferente!

    Resp.: Seria um dos melbores lugares para se viver. Alguém pensa o contrário???

  9. É triste perceber como um homem que se diz jornalista dispara “achismos” por aí… Não me darei ao trabalho de acusá-lo, no entanto, suas palavras parecem ter sido encomendadas pelo Governo.

  10. É desserviço se falar em 200 homens para garantir segurança a uma metrópole se até mesmo para um jogo de futebol do campeonato maranhense isso seria insipiente, senhor jornalista. É triste ver alguém com diploma(vc tem né?) afirmar que providências suficientes foram tomadas, buscando transmitir uma ideia que se a PM paralisar de fato, haverá controle social e segurança. Você faz quem entende do assunto rir ao ler esse post. Talvez enumerando os casos em que Policiais Militares cometeram crimes você consiga sensibilizar uns poucos propensos ao generalismo. Mas desenhe mentalmente uma semana sem a PM nas ruas e descreverá o caos em seu blog.
    Ao contrário de tentar diminuir nossa categoria, você deveria canalizar sua verve jornalística para as boas ações que a governadora de fato tenha feito… Mas sem jogar lama em profissionais essenciais à paz social, pais de família honrados e trabalhadores como os restantes 99% dos policiais militares não mencionados em seus textos. Pensando dessa forma, poderíamos enumerar casos em que você publicou inverdades, maquiou fatos e distorceu informações para que rendessem mais frutos e oferendas à sua deusa. Quem quer respeito, oferece o mesmo!

    Resp.: Você precisa pensar mais. Está pensando apenas tolicves, nada mais que tolices… E garanto a você que, se houvesse 99% de policiais corretos, o Maranhão era um dos estados mais seguros do mundo, amigo. Aliás, bastaria que fossem 60%, só isso.

  11. Roseana não viaja e permanece no Palácio para acompanhar paralisação dos militares

    Publicado em 23 de novembro de 2011 por John Cutrim

    http://www.jornalpequeno.com.br/blog/johncutrim/?p=23556

    Não confere a informação de que a governadora Roseana Sarney saiu do Estado para não acompanhar a iminente greve dos policiais militares e bombeiros, que deve ocorrer nas primeiras de amanhã, quinta-feira (24).

    Ao contrário do que foi informado hoje na Assembleia, por volta de 10h45 o titular do blog viu a governadora Roseana Sarney e seu marido, Jorge Murad, dentro da Pajero do casal, adentrando ao Palácio dos Leões, acompanhado de duas Hilux da equipe de Segurança.

    E permanecem até agora na Residência Oficial do Governo. Roseana certamente continuará no Estado para acompanhar o desenrolar da greve dos militares. Melhor para o Vice-Governador Washington Luiz, que não corre o risco de ser desmoralizado novamente.

    Uma Assembleia Geral dos militares será realizada hoje às 19h na Federação dos Trabalhadores da Indústria do Estado do Maranhão (Fetiema), na Praça da Bíblia, onde o movimento paredista decidirá, em conjunto com os militares, se haverá ou não a paralisação.

  12. Marcos, tudo esse imbróglio não estaria acontecendo se a Governadora estivesse sendo bem assessorada, as pessoas que estão à frente da segurança têm demonstrado falta de habilidade em conduzir todo esse processo, os acordos são firmado e não são cumpridos. Veja o caso dos delegados, que passaram um bom tempo de braços cruzados e agora ameaçam paralisar novamente as atividades, por não ter, por parte do governo o cumprimento do acordo firmado.
    Tudo seria minimizado se o governo abrisse um canal de comunicação e demonstrasse o real interesse de cumprir com os acordos firmados, fato que não vem ocorrendo, dada a falta de sintonia e de uma certa liderança da pasta da segurança.
    Essa falta de sintonia desgasta a imagem do governo de Roseana, que por falta de boa assessoria permite todos esses atropelos que só causam prejuízos à população e ao Governo.

  13. QUE ESTADO É ESSE ? QUE POLICIA MILITAR É ESSA?
    A que ponto chegamos nestes país, neste Estado do Maranhão. Absurdamente ainda existem gestores na administração pública que não sabem distinguir discricionariedade de arbitrariedade, nem tampouco que sua conduta só pode ser pautada nos princípios e regras esculpidos na constituição Federal e normas infraconstitucionais que não disponham contrariamente à Carta Magna.
    Ontem, por volta das 18h00, dois tenentes da policia militar do maranhão, o 1º Ten. QOPM Paulo Henrique Spíndola Silva e o 1º Ten. QOPM João Holanda Santos, servidores públicos concursados e devidamente lotados no 11º BPM, que fica em Timon – MA, foram transferidos para os Municípios de Estreito (12ºBPM) e Açailandia (5ª CI), tudo por que no dia 08 de novembro de 2011, estes dois servidores apresentaram-se à paisana para cumprir expediente administrativo, em decorrência do fato de que há 05 ( cinco) anos não recebem o fardamento a que tem direito liquido e certo conforme art. 69 da Lei 6513, de 30 de novembro de 1995( ESTATUTO DOS POLICIAIS MILIARES DO ESTADO DO MARANHÃO).
    A Portaria nº 1067/2011, de 22 de novembro de 2011, de autoria do Comandante Geral da Policia Militar do Maranhão, transfere os dois militares, “por inconveniência da permanência” pelo fato de terem apresentado-se a paisana na unidade para cumprir expediente administrativo, quando tal conduta não configura nada mais que o exercício regular de um direito ou acaso querem que os policiais militares também comprem as fardas e os armamentos que utilizam no policiamento Ostensivo?. Além de constituir um absurdo do ponto de vista da moralidade, o ato administrativo que movimentou os dois oficiais está completamente eivado de ilegalidade e sem qualquer motivação. Onde esta O Ministério Público Estadual ou o Ministério Público Federal? O Militar não tem cidadania, não têm direitos? Pode a qualquer momento ser jogado de um lado para o outro ao mero arbítrio de um gestor através de um ato completamente ilegal. Que estado democrático é este que desrespeita o constitucional direito a ampla defesa e contraditório? Cadê o devido processo legal administrativo? Desde quando uma instrução provisória que não é lei (instrução provisória nº 001/95) mas mero ato administrativo pode estabelecer critérios para movimentação de servidores públicos concursados ? Desde quando movimentação de servidores pode ser utilizada como sanção, e ainda por cima, sem obediência a qualquer formalidade? BASTA! POLICIAIS MILITARES DE TODO O ESTADO DO MARANHÃO, VAMOS APROVEITAR A OPORTUNIDADE PARA NOS UNIR NESTE DIA 24 DE NOVEMBRO DE 2011, E DAR UM BASTA AO ABUSO DE PODER, UM BASTA AS TRANSFERENCIAS COMO RETALIAÇÃO QUE HÁ ANOS VEM OCORRENDO, SEM QUALQUER FUNDAMENTAÇÃO LEGAL, UM BASTA A ARBITRARIEDADE ! HOJE SÃO ESTES DOIS TENENTES, AMANHA SERÁ VOCÊ! NÃO TEMOS O DIREITO DE EXERCER NOSSOS DIREITOS NESTE ESTADO? NO DIA 24 DE NOVEMBRO VAMOS MOSTRAR QUE OS MILITARES TAMBÉM TEM DIREITOS NESTE PAIS, NESTE ESTADO E EM SUAS CIDADES. Fica de plano convocado o Ministério Publico do Estado do Maranhão, cuja função é essencial à Justiça, a tomar ciência das barbáries que há anos vem ocorrendo no âmbito da policia militar e defender aqueles que estão tendo seus interesses e direitos indisponíveis.
    Vamos dar um exemplo de civilidade e cidadania no dia 24 de novembro! Não podemos arrefecer.

  14. A causa dos policiais é justa, pois são os únicos que estão sem aumento salarial a 3 anos. A constituição pelo que eu sei, afirma realmente que ao militar é proibida a greve e a sindicalização, mas por outro lado, que todo servidor, funcionário, trabalhador da rede pública ou privada tem direito a reajuste anualmente para poder manter o poder de compra. Qual a parte da constituição que vale, apenas aquela que prejudica? E a que beneficia não vale?

  15. Marco,
    Enquanto isso os ladões estão fazendo a festa. No São Francisco, por exemplo, todo dia tem assalto. Todo dia tem uma loja arrombada. Pra que gastar milhões para reestruturar a polícia, se essa é ineficiente ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *