18

Polícia bandida…

Do blog de Gilberto Léda

É impressionante a velocidade com que se avolumam casos de crimes envolvendo policiais no Maranhão.

Quem é pago para proteger o cidadão está, cada vez mais, fazendo uso da sua facilidade de acesso a armas e da proximidade com a marginalidade para se misturar com o que há de pior no que diz respeito à criminalidade.

Esta semana, dois casos emblemáticos.

Em Paulo Ramos e Marajá do Sena, no interior do estado, policiais civis são acusados pelo Ministério Público de cobrar de donos de bares e similares um pagamento mensal de R$ 15, a título de uma tal “taxa de segurança pública”.

Além disso, os mesmos empresários são obrigados, ainda, a pagar R$ 60 cada vez que precisarem fazer algum evento de maior porte no estabelecimento. Uma seresta por exemplo.

Para desespero dos proprietários, nos dias de eventos ainda aparecem os policiais militares, cobrando para fazer a segurança das festas, num verdadeiro mercado negro da segurança que deveria ser pública.

O outro caso deu-se em São Luís.

Na última segunda-feira (22), o juiz titular da 2ª Vara Criminal de São José de Ribamar decretou as prisões preventivas de Júlio Cesar Pereira, sargento da PM, lotado no 8º BPM; e de Ivaldo Coelho, cabo reformado da PM.

Os dois são acusados do assassinato do traficante Robson Galvão, o Robica, em março deste ano, na Praia do Meio.

Segundo testemunhas, os dois policiais tinham envolvimento com o tráfico, e praticaram o crime como queima de arquivo.

São apenas dois casos, é verdade.

Mas reveladores de como, no seio da corporação, inda há muita polícia bandida…

Marco Aurélio D'Eça

18 Comments

  1. bram as porteiras, PAI FRANCISCO chegou!!!
    Caboclo, esse coronel IVALDO é um bandido fardado, consulte o sistema da justiça federal e vc verá a quantos processos esse individuo responde!!

  2. pois é. assim com tem policia bandido, tem jornalista bandido, que só vive a base de propina; tem governante bandido que mata as pessoas pela fome e pela ausencia de serviços públicos (vide o caso de vargem grande); tem padre, pastor, médico…. politico então nem se fala; mas os mais bandidos mesmo são aqueles que assumem compromissos com a categoria e não cumprem….aí é bandidagem

  3. Pior é as viaturas nao rodarem no interior por falta de combustivel. Se nao fosse algumas prefeituras tava pior.

  4. Publique o comentário ou post do pensador para que a gente possa tirar nossas conclusões… Aí sim veremos quem fala a verdade. Isso me parece justo!

  5. Você está coberto de razão, existem maus policiais, existe em todos os segmentos da sociedade pessoas bandidas nos mais variados aspectos, inclusive não se pode negar que existem jornalistas bandidos, que são tão bandidos que chegam a se vender para um sistema perverso, que manipula as informações de acordo com os interesses do grupo que representa. Um policial que cobra propina é fichinha perto de um jornalista bandido que abre mão do que existe de mais fundamental no exercício da sua profissão como a prática da imparcialidade, da ética e de outros valores importantes na vida não só de jornalistas, mas de qualquer cidadão. Com toda certeza, bandidos é o que não falta neste estado que segundo dados do IBGE é o mais pobre da federação.

  6. As cobranças feitas nas delegacias do interior são feitas e o dinheiro é usado para comprar materiais de expediente, limpeza, entre outras despesas das delegacias. Se o governo cumprisse com o seu papel e não deixasse faltar materias essenciais para o andamento dos trabalhos nas delegacias seria ótimo. Já pensou um de vocês chegando a uma delegacia do interior e precisando fazer um B.O. geralmente você consegue registrar sua queixa mas sabe de onde vem o papel, a tinta das impressoras? Nas delegacias existem serviços cartorários que são interrompidos por falta de tudo… Bom é só ir na SSP no setor do almoxarifado e ve como é distribuído esses materiais… as vezes os materiais encaminhado as delegacias não duram 15 dias e para esses materiais chegarem novamente as delegacias demoram…
    É SÓ COBRAR O GOVERNO DO ESTADO

  7. realmente vc tem razão existe bandidos na policia como em todas clases principalmente nessa sua vcs são todos mercenarios escrevem suas materias e depois vão para os corredores da assembleia estorqui dinheiro ou vantangens de deputados vc principalmente q tem rabo presso com esse governo imoral e indecente

  8. NAO TEM DINHEIRO PRA COMPRAR JANTA DECENTE.
    KADÊ O DINHEIRO?
    AH! DEVE TA NAQUELE COMERCIAL QUE ENTRE LINHA CHAMA OS PMS DE INJUSTO COM O GOVEEEEEEEEEEEEEERNO.

    E OS GATOS PINGADOS QUE FORAM FICAR DE PRONTIDAO NO QG, JANTARAM, UM PEDAÇO DE PAO E UM COPO DE REFRIGERANTE, K JANTA HEIN? OS QUE CONSEGUIRAM POIS EXISTEM MUITOS COM FOME LÁ PQ FICARAM COM NOJO, DE COMO ERA MANUSEADO A JANTA.(COM AS MAOS MESMO SEM NENHUMA HIGIENE, SEM LUVA, Q PORCARIA).

  9. AQUI EM LAGOA GRANDE DO MARANHAO A COISA É A MESMA. QUE FAZ FESTA TEM QUE PAGAR UMA LICENÇA PARA A POLICIA E OS DONOS DE BARES TEM QUE PAGAR UMA TAXA DE SEGURANÇA PUBLICA TAMBEM.

  10. Você agora foi covarde em não publicar meu post. Saiba senhor BLOGUEIRO DE ALUGUEL que recorto e remeto todos de seu blog para jornalistas de verdade… Todos saberão que você só publica o que interessa ao seu intento. Você e esse seu espaço nem um pouco democrático estarão expostos amigo… Você deveria pesquisar o significado de ÉTICA na e imparcialidade na imprensa! Que arremedo!

    Resp.: E você deveria pesquisar o significado da palavra coragem. Só covardes – como você demonstra ser – se escondem atrás de pseudônimo. Não é homem, para assumir o que diz?

  11. Tem militar sendo assassinado e os blogs não divulgam…

    Resp.: Onde? Mostre aqui!!!

  12. Meu nobre,
    existe um fundo estadual denominado de FESP, todo divertimento público (funcionamento de bar, casas de show, realização de show etc) tudo precisa de autorização da delegacia de costumes ou no interior das delegacias municipais, sendo cobrado uma taxa que é arbitrada pelo estado. Isto posto devo dizer que o erro nas cidades citadas se dá em razão de não ser arrecadado o valor no DARE, posto que a taxa efetivamente existe e é devida. Lembre que muitas delegacias não são servidas de internet o que dificulta a impressão do DARE, muitos, mas muitos comerciantes tem a preguiça de irem ao banco pagar o DARE e PREFEREM pagar na delegacia. O fundo é regulamentado por lei e existe um Dec que atribui à polícia civil a cobrança e expedição da licença, se tiver curiosidade depois te passo.

  13. Mais uma vez você acertou, caro Marcos, isso realmente acontece. Há dezenas de maus policiais militares e civís que usam a farda para acobertar seus crimes, entretanto devo fazer uma ressalva, a Polícia Militar é talvez a Instituição que mais expulsa maus funcionários de seus quadros, é a que mais abre processos administrativos de apuração de transgressões e de crimes, o que não se vê em outras. Recentemente, entrei com uma denúncia contra um médico por mau trato e descaso a um filho meu. Fiquei lá cobrando um posição jamais me deram, sequer me chamaram para ouvir-me, ao perguntar se não sera chamado, uma funcionária me disseque iríam ouvir a médica e se o sindicante entendesse a resposta dela satisfatória eu não precisaria ser chamado, não o fui, então conclua o final. Assim, como bom policial compartilho da sua indignação e de outros blogueiros om os policiais bandidos, entretanto, que não se use isto para negar aos bons pms e aos integrantes de outras instiuições de segurança pública o que lhes é devido por direito.

  14. O pior marco, é que essa “TAXA DE SEGURÃNÇA” é cobrada em todo o estado, de todo bar, restaurante ou similimar por policiais. Usam um decreto da década de 60, já há muito revogado. E o que é pior, o pagamento não é feito através de DARE, na rede bancária, como seria o correto, mas em dinheiro vivo, semanalmente, sem recibo. Vá a qulquer cidade, mesmo as médias, como caxias, codó e bacabal e verá o que é bandidagem.

  15. Vc tá certo caro blogueiro. O Brasil e o Maranhão está na lama há muito tempo. Vc vê bandido em todo lugar. No judiciário (a própria corregedora nacional Ministra Eliana Calmom disse que “há bandidos de toga”), Polícticos nem se fala (não vou dar nomes aqui pq só quem não sabe das coisas é o pobre sem instrução, e é por não ter instrução que eles colocam bandidos no poder), e pq que não falar também de jornalistas. Deve haver os que não cumprem a ética e a imparcialidade. Tem alguns que são também verdadeiros bandidos. Hasta la vista!

  16. Marco, quando sairá o pagamento do funcionalismo públic estadual? você sabe de algo?

    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *