10

Policiais civis fazem média com PMs, mas não querem equiparação salarial…

Policiais civis: apoia no púlbico e derruba no privado

Desde a primeira versão da greve, delegados e policiais civis se mostram solidários aos militares. Representantes da Adepol e do Simpol são vistos diariamente em meio aos PMs e Bombeiros acampados na Assembléia.

Média política, apenas!

Delegados e agentes de polícia são contra a principal reivindicação dos policiais militares: a equiparação salarial das categorias.

E jogam pesado nos bastidores para evitar a concretização da proposta.

Para os civis, seria injustiça (…) serem remunerados e consequetemente equiparados aos praças militares”. 

É o que afirma documento encaminhado ao secretário Aluísio Mendes pelo Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Maranhão (Simpol) e pela Associação dos Servidores da Polícia Civil do Maranhão (Aspcem).

Hoje, um soldado da Polícia Militar recebe R$ 2.028,00 em início de carreira. Um policial Civil recebe  R$ 2.600,00.

No documento, os policiais civis se põem, o tempo todo, como de nível superior aos PMs.

Mas estão lá, no dia-dia, insulfando os militares a continuar em greve…

Marco Aurélio D'Eça

10 Comments

  1. Só para lembrar ao Coronel da cidade de Balsas. Vide: Art 144, § 6º Constituição Republicana- As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
    Daí ter sido comandado por Ce do Exército.Lembrando aia que o Cel Ventura foi um bom Secrétario,melhor do que o Lugui, que gosta muito de mídia e naum tem poder de decisão, ele depende da decisão da governadora.

  2. meu caro blogeuiro, a sua governadora está acompanhando os comentários a respeito dos artigos postados nesse blog?
    Pois está claro e evidente o posicionamento da população a favor dos militares com profundo repúdio à intransigencia e falta de habilidade para negociar com os mesmos.

  3. Meu amigo legalmente a equiparação é impossível e outra as funções da PC são todas de nível superior diferentemente da Pm que se assemelha ao exercício do jornalismo que não é preciso cursar uma universidade. simples assim.

  4. EU QUERIA EXPRESSAR MINHA INDIGNAÇÃO POIS COMO CORONEL JAMAIS IA ESPERAR PASSAR POR ISSO NA POLICIA, SER COMANDADO POR UM OFICIAL DO EXERCITO

    Resp.: mas se você for mesmo coronel, já foi comandado pelo Exército inúmeras vezes: mariotti, ventura, Xexéo. etc…

  5. Meu nobre amigo jornalista,por favor comente e dê sua opinião sobre essa decisão da justiça,e por favor não me venha dizer que decisão judicial não se discute,se cumpre,eu quero ouvir a sua opinião sobre tal,eis a notícia:”Justiça decide: líderes dos militares não podem ser presos
    Do: blog do Luis Cardoso

    O juiz auditor militar Vicente de Paula Gomes de Castro indefiriu, agora a tarde, o pedido do comando da Polícia Militar do Maranhão, para que os líderes da greve da PM e do Corpo de Bombeiros fossem presos por crime de desobediência à Constituição, que não permite a greve de serviços considerados essenciais.

    A informação foi comemorada pelos grevistas, que ainda estão acampados nas dependências externas da Assembleia Legislativa.

    A decisão da Justiça Militar reforçou, mais ainda, a manifestação, que deve contar com o apoio de vários deputados federais do Maranhão e até de estados vizinhos.

    Os grevistas permanecem firmes na posição de só voltarem ao trabalho depois que for encontrada uma solução para acabar com a manifestação.”…seja bem claro e conciso por favor,mostre seu pocisionamento.

  6. Se não quer publicar, aqui vai algumas das críticas presente na decisão:
    “Temos à frente da instituição militar estadual um comandante de operosidade caracterizada por fragilidade que salta aos olhos de todos, mercê do despreparo de que padece referida autoridade para o cargo que exerce”.

    “… constitui fato demonstrador da mediocridade funcional do Cel Franklin Pacheco”.

    “… a debilitada autoridade do sr.comandante deixa-o inoperante diante desse movimento de paralisação”.

    Ainda existe gente competente nesse estado (com letra minúscula mesmo) que não se rebaixa aos Donatários! e outra coisa, a promotoria já havia negado, e vocês ( Marco e Decio) forjando notícias! Que vergonha!

  7. Marco, por que não divulga a decisão proferida pelo juiz auditor da justiça militar do estado? Por que essa não interessa a sua patroa? Quero saber o que vai acontecer agora! Será que Sinhá Moça em mais um de seus chiliques vai determinar que o Presidente do TJ afaste o referido juiz? Dessa senhora pode-se esperar qualquer coisa. Governa um estado como uma menina de 4 anos brincando de casinha de boneca!

  8. Marcos, de alguma forma o governo precisa dar uma resposta à sociedade, pois não podemos ficar sem os serviços de segurança funcionando minimamente.
    Veja bem, agora cruzaram os braços os delegados, a polícia militar, os bombeiros e não vai demorar muito para os policiais civis entrarem nessa onda também, se nada for feito.
    A Governadora estar sendo mal orientada e dando ouvidos a argumentos que em nada contribui para equacionar e solucionar esse grave problema, ela deve saber que toda essa celeuma foi criada por falta de uma boa interlocução e habilidade dos seus auxiliares em estabelecer uma negociação abrangente com as forças de segurança do Estado. Não adianta fazer ameaças, mandar prender, cortar salários, mandar a “justiça” decretar “ilegalidade” em um movimento que justo e, que até o presente momento tem sido pacífico e ordeiro, pois sabemos que esse imbróglio todo se resolve com o cumprimento dos acordos, das promessas e apresentação de uma proposta consistente que aponte para o atendimento dos anseios das categorias.
    A falta de habilidade dos auxiliares da Governadora em tratar de assuntos complexos levou todo esse desfecho trágico com prejuízos irreparáveis para a população, para as forças de segurança e especialmente para o a Governadora, que fica com a sua imagem comprometida perante à opinião pública.

  9. Você com seu blogzinho, não vai conseguir “jogar” uma Polícia contra outra. Tenha dignidade blogueiro. Vc está certo quanto a esse nome EQUIPARAÇÃO. Não deveria mesmo ser mencionado. Paga-se bem a todos e pronto. Fácil assim…

  10. Você por ser um “jornalista” deveria ter maior imparcialidade com as noticias postadas neste seu blog, e deixar de está fazendo politica para a familia sarney, esta familia miseravel que maltrata o povo sofrido do maranhão, eu gostaria de saber o que você está ganhando com isso, creio que você é mais um alienado e utiliza noticias mentirosas para tentar enganar o povo, o maranhão só é o pior estado da federação porque infelizmente ainda existe pessoas como você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *