16

Investigar o quê???

Caso da propina: apenas sombras, nada mais...

Não tem sentido algum, além do oportunismo político, a tentativa do deputado Bira do Pindaré (PT) de instalar CPI para apurar suposto pagamento de propina a deputados.

O que se tem de concreto são matérias de blogs falando de “um deputado” e “um empresário”.

Mas que deputado? Que empresário?

Se há uma denúncia, tem que haver um autor – a menos que Bira do Pindaré considere os jornalistas os autores da denúncia.

E vai chamar todos para depor?

A menos que “um deputado” resolva falar e confirmar ter sido procurado por “um empresário”, que lhe assegurou ter repassado R$ 1,5 milhão para serem divididos entre os colegas, não há o que fazer na Assembléia.

A única medida prática da Assembléia é revogar a Lei Antibabaçu, agora sbo suspeita. Seria a punição exemplar a quem possa ter pago por ela.

Mas o objetivo da CPI de Bira pode ser percebido no discurso do seu líder oposicionista, Marcelo Tavares (PSB): “ Porque nós deputados somos suspeitos e a governadora e o secretário Luís Fernando, não?”.

É só isso que quer Tavares, criar embaraços para o governo – Aliás, é este o seu único objetivo na Assembléia.

E Bira do Pindaré apenas vai na onda dele.

Em busca de uma CPI sem fato determinado algum…

Marco Aurélio D'Eça

16 Comments

  1. Caracas, como vc pode ser um jornalista tao frajuta, partidario e sem ética.
    nao dá pra acreditar em “jornalista” do teu nivel que distorçe as informaçoes.1- você defende a CPI dos 73 milhoes, 2- na greve dos policiais que estavam em busca de melhorias, falava que aquela greve era de bandidos e outras palavras, 3- quando vem um deputado defender uma CPI da propina para investigar os verdadeiros bandidos que receberam vc fala que é politica. vc defende esses caras pq, recebe tb deles, se recebe aproveita e vai fazer imprante nessa careca.

  2. DÉça é só quebrar o sigilio bancario dele e da familia e quebrar o sigilio telefone, que você vai ver o que é inrequicimento rapido. E outra é só chamar os Deputados citados ai em cima que já começa um inquerito, ou, chame alguem de Balsas e Vitorino Freire que eles contam como esse deputado enricou tão depresa assim. Agora eu tenho certeza que a governadora não vai querer nem papo com esse deputado de um milhão e meio no bolso dele.

  3. Hehehe, em posts anteriores você se mostrou indignado, disse que o nome do deputado que comentou sobre a propina, disse o nome do empresário e agora pergunta: que deputado? Onde? Quando, por quê? Você não foi acometido de amnésia, jornalista, por qual motivo mudou de opinião tão radicalmente? Seria o ganha pão de novo, como no caso de Clodomir? hehehe

    Resp.; Eu não mudei de opinião, idiota. Apenas estou dizendo que, se o deputado não quiser falar, não tem como investigar. Não adianta eu ter dado nomes. Ele não declarou nada oficialmente. E não-oficial não vale. Se ele falar, fica aberta a oportunidade para investigação. Mas se ele disse que nunca ouviu nada, como fica?

  4. Caro Marco, exstem nomes citados em matérias da imprensa e um crime supostamente cometido por deputados estaduais. É necessária a apuração, mas não dá pra ser por CPI, pois o crime envolve 30 deputados que são maioria e, consequentemente, a inviabiliza totalmente. Neste momento é que deve entrar o MPF, PF e STJ. É simples assim.
    Esta história não pode ficar escondida na escuridão da impunidade para atender a alguns interesses exclusos de picaretas oportunistas.

  5. Caro jornalista,
    por que estás contra a investigação da apropina de 1,5 milhão de reais? Para começar a apuração desse fato é só começar por quem denunciou. Dep. Millhomem, Dep. César Pires. Jã foram citados Dep. Rogério Cafeteira, Dep. Stenio Resende e o empreteiro Motinha. Você não que já tem por onde começar? O que você tem a ver com este assunto para chegar ao ponto de defender a não investigação? Nem deputado você é. Estás defendendo algum envolvido?

  6. É a lógica da conveniência…se não serve para mim, então é insuficiente…

  7. D’eca,
    Acho que e comum se dizer o que quer nos blogs,,,,,pois nem sempre sao verdadeiras as identidades,,,,
    Você tem agido com profissionalismo e imparcialidade….
    Na verdade essa história de cpi e desviar as atenções ,,,,sao vários os fatores…..
    O certo e que existe corregedoria,,,,,depois comissão de ética,,,,,,e no final : a absorção ou acusação (sentença),,,,,
    BEM QUE EU ENTENDA QUE JÁ CONDERAM SEM O INQUÉRITO,SEM O PROCESSO E SEM A SENTENÇA,,,,,,
    Nos sabemos que tudo isso e mentira de quem iniciou,,,,,
    acredito que alguém consiga reunir 20 ,30 ou sei quantos
    empresários para um acordo financeiro,,,em troca de aprovar projetos….aonde o projeto ajuda os empresários???
    E se nao aprovasse ,,,,,os empresários estavam perdendo o que???

  8. Deça… dessa vez não dá pra ficar calado. Neste nosso país e você é sabedor disso, quase todas as denuncias ganham força após serem publicadas por algum órgão da imprensa. Menosprezar as matérias feitas por blogueiros como você é no mínimo dar um tiro no pé. Se todo caso fosse encerrado porque fulano ou cicrano não quer dar informação, então vamos fechar as instituições como a polícia ou a justiça, porque quase ninguém gosta ou quer dar informação sobre qualquer coisa, sobretudo contra crimes. Moro ao lado da “ex-reserva” que ficava ao lado do Parque Shalom, nas proximidades do Basa Clube. Ali existiam babaçuais, uma nascente e inúmeros animais silvestres, existiam também alguns crimes ambientais como lixeiros irregulares e outros. Mas este é outro assunto. Eu presenciei centenas de animais invadindo residencias daquele entorno, quando da derrubada de suas “casas”. A mata nativa deu lugar aos condomínios Grand Park. Quem me garante que essa tal lei não foi a forcinha que faltava para que a devastação pudesse correr a solta. E o silencio do deputado propineiro. Acho que se mexer vai feder, e muito.

  9. A imprensa é o 4º PODER!

    Os blog´s são, no hoje, o rascunho do que sairá na grande imprensa amanhã: TV, Rádios e Jornais;

    Portanto, chegou a hora da afirmação dos BLOGUEIROS no Maranhão.

    Segundo o Blog do Luis Cardoso, quem irão depor/inquiridos, inicialmente, pela Corregedoria da Assembléia na investigação da propinagem serão os “blogueiros”… Está lá no Blog do Luis Cardoso. Segundo ele, um belo presente de final de ano.

    Então, esta é a grande oportunidade dos blog´s se firmarem como o 4º Poder e fazer história no País.
    Imaginem, Manchete de O GLOBO e outros, país afora: “Blog´s do Maranhão responsáveis pela queda de ‘x’ e ‘tal’ autoridades”.

    Já caíram Seis Ministro da Presidente Dilma. E Tem mais um balançando.

    Portanto, os blog´s PRECISAM DIVULGAR AS INFORMAÇÕES e LISTAR O IP, O NOME DE QUEM MANDA E O E-MAIL, assim não vira uma página de fofoquinhas de um desafeto contra outros que às vezes nem fica sabendo do que falaram, mas, está no ‘NO BLOG DO FULANO DE TAL’…

    Bem feito de final de Ano: O corregedor buscou uma linha reta de investigação. Parece que vai devolver a bola para quem chutou o pênalti… Uma Saída de inteligência.

    Agora, é como a estoria do namoro da mulher do vizinho: Quem falou é que vai provar, e, segundo o Luis Cardoso, serão os blogueiros que vão se explicar.

    Dito isto, seria de bom grado que esses comentários vocês colocassem o e-mail do cara, o IP da máquina. Se for fonte jornalística e o blog publicar, aí sim, o blogueiro estará respaldado para uma possível inquirição, como parece que haverá na Corregedoria da Assembléia Legislativa do Maranhão.

    Para encerrar, recordo da votação de um Orçamento do Maranhão no inicio desta década, parece-me ano 2001, para o exercício 2002. Naquele governo de Roseana Sarney, a Deputada Tereza Murad era oposicionista e o presidente da Assembléia era o Deputado Manoel Ribeiro. A Deputada Murad havia solicitado inúmeras emendas ao Orçamento do Estado: Estrada para povoados de Coroatá, Reforma de Escola da Povoado tal, enfim, começou a defender cada uma das emendas. Já lá pelas tantas idas na tribuna, o deputado Presidente Manoel Ribeiro, solicitou que ela defendesse todas as emendas de uma vez, pois pouparia tempo, discurso. A Deputada Teresa Murad replicou informando que estaria usando um tempo regimental e iria usar a tribuna para defender tantas quantas fossem as emendas apresentadas, uma a uma. Eu vi o Dep. Presidente Manoel Ribeiro, saindo com uma pérola de imediato: Se a Sra Deputada Teresa Murad achar que poderá aprovar alguma emenda discursando e assim mudar o pensamento dos deputados que estão nesta sessão, pode seguir em frente. Teresa Murad defendeu exaustivamente todas as emendas e nenhuma foi aprovada. não conseguiu emendar o Orçamento em nada naquele ano. Portanto, peitar Casa Legislativa. Mudar regras de Governos não é tarefa fácil. Mas a imprensa é o 4º Poder.

    Podem publicar meu e-mail, nunca escondi nos meus comentários em nenhum blog.

    Francisco Pereira
    Fundação Barracordense

    Resp.: Tolices…

  10. Ajudando o Deça: Deputado: Stênio Resende. Denunciante: Milhomem – Empresários a serem chamados: os responsáveis pelo empreendimento.
    Quer dizer se alguém não quiser falar oficialmente, encerra-se o caso. Os indícios,as provas a serem produzidas não serão suficientes para a elucidação do caso?

    resp.: Pois eu tenho o documento encaminhado por Milhomem à Assembléia e não cita nenhum deputado. E já o entrevistei diversas vezes e ele se recusa a dar nomes. Responsáveis por que empreendimento? Como se produzirá provas se ninguém fala? É preciso alguém dizer onde estão as provas para que se produzam as provas. É elementar, meu caro. A menos qeu se queira fazer política. E há muitos interesses políticos em jogo: criar embaraços para o governo, afastar Stênio reznede da liderança, tirar o foco da CPI dos R$ 73,5 milhões…

  11. A CPI tem os elementos necessários para sua formalização, exceto, por enquanto as 14 assinaturas necessárias. Vejamos: quem recebeu a propina foi o Stênio Resende, disse o Milhomem. A empresa ou empresas em pagar foi ou foram as responsáveis pelo empreendimento imobiliário. O objeto é o recebimento ou não da vantagem financeira inadequada (um nome bonito prá propina). Assim, chama-se o Rogério Cafeteira para confirmar ou não a abordagem do empresário, depois o Milhomem, depois o Stênio e a vida vai seguindo. Eu, de minha parte, acho pouco provável que os deputados da base de apoio do Governo preste-se a esse tipo de desconforto.

    Resp.: Onde foi que Milhomem disse que foi Rezende? Você tem gravado? mande pra mim e eu publico na íntegra. QAue empreendimento é este, amigo? E o que tem a ver um empreendimento específico com a aprovação de um projeto? Quem disse que foi Rogério o abordado pelo empresário? Ele nega.

  12. Caro Blogueiro,
    (…)
    Resp.: Continue atento, mas dê seu nome completo e poderá dizer o que quiser. Só com atenção não dá, por amis desatento que eu esteja.

  13. kkkk .. tu adoras jogar ???? se tiver uma mesadinha, mlhor ainda….e quem es tu nesse jogo? ô importantão ….. kkkkkkkkkkkkk

    resp.: apenas um dos blogs mais lidos e mais influentes do Maranhão, só isso.

  14. Essa estória foi inciada pelo blogueiro Decio Sá.Se o mesmo publicou uma matéria dessas, de imensa gravidade, sem estar seguro do que estava declarando(escrevendo), convenhamos, agiu com muita irresponsabilidade, pois expôs o poder legislativo.Agora é aguardar o desfeixo desta novela que atormenta os deputados que estão surpresos e assustados com a possibilidade de um parlamentar ter usado o nome da casa de leis do Estado para negociar com empreiteiros, sem o conhecimento e consentimento dos mesmos.

    resp.: Décio tem fontes confiáveis que lhe dão informação. O problema não é ele. O problema é saber se estas pessoas estão dispostas a falar oficialmente. E parece que não estão. Portanto, caso encerrado…

  15. Revogar a lei e tudo está resolvido?! Ganhaste quanto, pra defender os acusados?

    resp.: Quem são os acusados? Dê o nome deles aqui. Quem os acusou? Dê o nome deles aqui. Eles foram acusados onde? De que forma? Com que provas? Apresente-as aqui e eu publico.

  16. Não adianta tentar esfriar a força dos blogs. Esse deputado foi acusado por seus pares e por um empresário. Os blogs só divulgaram. Essa tua preocupação com o governo e descabida, pois o governo pode barrar a CPI quando bem entender. Nós estamos pensando é na presidência da Assembleia. Captou?! Pensa só um pouquinho…

    resp.: Intepretação: tudo não passa de jogo político, né? mas eu adoro jogar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *