14

Decisão judicial só aumentou número de coronéis na PM; “vencidos” continuarão na ativa…

Coronéis vencidos continuarão na tropa

Só causou ainda mais confusão na Polícia Militar a decisão da juiza Ana Maria Almeida Vieira sobre o quadro de coronéis da corporação.

A decisão da magistrada obriga o Governo do Estado a abrir quatro novas vagas de coronéis, para serem distribuídas entre os nove tenentes-coronéis que entraram na Justiça.

Tradução: no final das contas, a PM terá que aumentar o quadro de coronéis, de 18 para 22.

A decisão de Ana Maria Almeida nada diz sobre os quatro coronéis cujo tempo de caserna expirou e, mesmo assim, querem continuar na ativa para preservar gratificações e vantagens salariais.

O episódio mostra apenas, e mais uma vez, a desmoralização da Polícia Militar, cada vez mais submetida a decisões judiciais ocasionais.

Resultado também da falta de comando na tropa…

Marco Aurélio D'Eça

14 Comments

  1. Amigo D’eça, estou Habilitado a uma vaga ao posto de Coronel da PMMA, porém não tinha conhecimento de Padrinhos Importantes! Um abraço e feliz ano novo

  2. O Cel Ivaldo não é a melhor pessoa do mundo, nem pra mim nem pra vc Marco D’eça, posso ter certaza disso. Mas pude peceber, pelas sua postagem, q em outras palaras vc concorda com o referido coronel quando ele disse a pouco tempo atrás que a PM do Maranhão não tem comando. Estou certo ou enganado D’eça? Um abraço…

  3. Como Oficial trabalhador e cumpridor de deveres, é triste observar o que a inobservância alheia dos desdobramentos que uma decisão como essa pode acarretar. Um juiz que concede liminares sem dela pesar consequências, por puro clientelismo ou amizade de loja, não deveria ser detentor de tal faculdade. sabe ele quantificar o número de famílias que estão frustradas em suas expectativas de direito, após terem contribuído e empenhado esforços de décadas, sempre aspirando as devidas e merecidas promoções, as quais deveriam vir a seu tempo. E um magistrado sem qualquer visão de mecânica do sistema, engessa inconsequentemente as carreiras, as perspectivas, o entusiasmo e a crença em toda uma instituição.
    E agora meus amigos? O que farão os que foram alijados dos postos que jamais serão desocupados? Os quase tenentes coronéis que serão para sempre majores? Os quase capitães que jamais deixarão de ser tenentes? E tantos outros que trabalharam com devotamento e seriedade, aguardando sua vez e vêem colegas bem mais novos serem promovidos por favores que desmontam quaisquer definições de meritocracia.
    Devem esses bons policiais militares continuar em trajetória unicamente altruísta e sem perspectiva alguma de ascensão funcional dentro da Polícia Militar do Maranhão? Em assim procedendo, seriam eles bons gestores, comandantes ou executores da vital tarefa de balancear a convivência social?
    Devem esses excluídos, continuarem a arriscar de fato, suas vidas nas ruas e vizinhanças, em troca de uma incerteza perene? Em troca do reconhecimento nulo do seu Comandante Geral, do esculacho do seu estado e de seus agentes constituídos(onde a justiça é parte fundamental)? Ou deveriam todos entrarem na mesma justiça irresponsável, para terem os direitos senão assegurados, como os textos JURÍDICOS determinam, mas terem seus direitos inventados, como alguns senhores das leis e interpretações protagonizam, ridicularizando e estuprando a LEI a bel prazer??
    Eu estou enojado do que a justiça maranhense e a cúpula da PMMA está fazendo(há um bom tempo) com seus Praças e Oficiais.
    Estamos nos tornando um cabide de dinossauros, uma ante sala de barganhas e um curral de desestimulados!

  4. D’EÇA, SÓ QUEM PODERIA SUSPENDER A DECISÃO DO DESEMBARGADOR RACHID ERA O PRESIDENTE DO TRIBUNAL, QUE NÃO QUIS SE ENVOLVER NO CASO, POR JULGAR CONSTITUCIONAL O PEDIDO. ASSIM, UMA JUIZA DE PLANTÃO NA 1ª INSTANCIA NÃO PODE DETERMINAR A TRANSFERENCIA DOS CORONEIS PARA A RESERVA, POIS SUAS LIMINARES ESTÃO FUNDAMENTADAS NA DECISÃO DE 2ª INSTANCIA, QUE POR SUA VEZ TAMBEM SE BASEOU EM OUTRA DECISÃO DO TJ DE 2006, QUE MANDOU O CORONEL ROMÃO PERMANECER NA ATIVA, DEPOIS QUE O CORONEL PINHEIRO FILHO LHE DEU UMA RASTEIRA INVENTANDO MENTIRAS CABELUDAS PARA O EX-GOVERNADOR ZE REINALDO. ESSES CORONEIS AGORA SO PODEM SAIR MESMO DEPOIS DO JULGAMENTO DO MÉRITO. ESTÃO QUERENDO É CRIAR CHIFRE EM CABEÇA DE CAVALO. E TEM OUTRA: SOU CAPAZ DE APOSTAR COMO NENHUM DESSES TENENTES-CORONEIS IMPETRANTES SERÁ PROMOVIDO, POIS A MAIORIA DELES TEM UM PÉ NA OPOSIÇÃO A ROSEANA.

  5. eu não acredito q o governo não ta vendo isso tudo q ta acontecendo dentro da policia militar depois dessa greve aquele quartel não é mais o mesmo a tropa anda toda insatisfeita de um lado um grupo de coronel ivaldo de outro do comandante agora o grupo dos mortos vivos e dos q tenetes coroneis meu deus onde vai parar isso socorro governadora faça alguma coisa pior q estar não pode ficar ..

  6. Concordocom o que foi postado “EX-COMANDANTE”. Acrescento que tem jogo de interesse por essas promoções, serão muitos Coronéis, enquanto, está faltando muitos policiais para as ruas, está um caos a PMMA.

  7. Marco, esses tenentes-coroneis junto com um advogado que agiu de má-fé, induziram ao erro a Dra. Ana, pois levaram para ela o indeferimento do Dr. Megbel no pedido de liminar do coronel Linhares, que foi cassado em sede de Agravo de Instrumento dias depois. Foi exatamente essa decisão do Dr. Rachid que fundamentou as liminares concedidas aos outros coroneis. A decisão da Dra. Ana, por desconhecimento pois não se trata de materia do plantão, por ser também de 1º grau, já nasceu nula e pode induzir ao erro várias autoridades, inclusive a governadora, se assinar ato de promoção sem vaga, pois até o julgamento do mérito os coroneis tem que permanecer, por força das decisões. Penso que tem muita gente proxima de ser desmoralizada por propor atos ilegais. Além das multas é claro, que tem que pagar.

  8. É MUITA PICARETAGEM, QUERER MANTER CORONÉIS DE QUINTA CATEGORIA.NOSSA PM PRECISA É DE MAIS SOLDADOS PMS NAS RUAS PARA PASSAR O SAL NESSA BANDIDAGEM.
    ONTEM MESMO, A MENOS DE 1000M DO QUARTEL DA PMMA, MARGINAIS BOTARAM PÂNICO EM UM PREDIO COMERCIAL NA AV. HOLANDESES. E QUAL DESSES CELS ESTAVA DE SERVIÇO.POIS OS MALACOS FUGIRAM LEVANDOVARIOS NOTBOOKS, RELÓGIOS, CELULARES , DINHEIRO ETC…
    OBS: NEM SERÁ PRECISO ABRIR CONCURSO, POIS TEM MUITO MILITAR TRABALHANDO NA MAMATA NESSE TJ, ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, JUIZADOS ESPECIAIS,CASAS DE JUIZES E DESEMBARGADORES E DEMAIS ÓRGÃO PÚBLICOS,MUITAS VEZES GANHANDO O TRIPLO DO QUE GANHARIA UM TERCEIRIZADO.

  9. Marcos, sabes daquela marchinha de carnaval, que se não me falha a memória foi cantada por Carmem Miranda?
    ” mamãe eu quero, mamãe eu quero…. mamãe eu quero mamar…”
    Qualquer semelhança é mera coincidência.

  10. a bem da verdade os coroneis que desejam permanecer não estão corretos, mais verdade seja dita, eles também não podem ser prejudicados em seus vencimentos. tem mais, quem serão os beneficiados com as promoções? porque se de 56 ou mais tenentes coroneis estão prejudicados, só 09 entre eles majores, recorreram a justiça? eu já começo a desconfiar que o que está por trás dessa situação é a politica, está parecendo que o governo quer promover os que recorreram e está jogando a situação para o judiciário. será que o desembargador iria conceder uma liminar sem que houvesse o direito lesado? agora se o governo quer promover alguém ou alguns, não é preciso usar o pano de fundo da justiça, vez que os comentários entre os milicos, é visivel que o comandante quer promover silva filho, odair, zanone e/ou mariano e vieira quer promover francalance, detalhe não tenho parente na policia militar, apenas amigos que me relataram que está escrito.

    Resp.; Ninguém será pejudicado nos vencimentos. mas o que eles querem é absurdo: querem levar para a reserva, gratificações que ganham por função na ativa. Isto é absurdo. Ele já vão com salário integal de coronel. Ainda querem as vantagens, como se estivessem na ativa? Absurdo, meu caro. Absurdo!!!

  11. E assim vai indo o nosso Estado: o Executivo propondo a criação de mais cargos comissionados, o Legislativo aprovando a criação de mais cargos comissionados e o Judiciário impondo a criação de mais cargos comissionados…

  12. Caro Marcos não se pode deixar de observar o silencio do secretário de segurança e do comandante geral que parecem esqueceram que ainda estão nos cargos. O governo precisa agir antes que o caos em que se transformou a PMMA se torne irreversivel. Vejo que vc juntamente com o jornalista jorge aragão são os unicos que estão levando a serio essa situação de calamidade que se encontra a policia militar. Lamentavelmente, parece que para a “JUSTIÇA Maranhense” os interesses pessoais estão acima da propria legislação e da Instituição que se esfaçela a olhos nus. Sinceramente ainda não dar para acreditar na sentença do Desemb. Jorge Rachid o principal responsavel pelo inicio de uma guerra judicial sem precedentes cujas as conseguencias são imprevisivies. Uma coisa é certa a previsão maia que diz que o mundo acaba em 2012 foi antecipada em uma ano para a PMMA que para muitos acabou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *