15

Pesquisa Amostragem: Castelo não está morto…

Castelo: desgaste é alto, mas reversível...

Se comparada com a pesquisa do mesmo instituto, do mês de setembro, o levantamento Amostragem, divulgado esta semana com estardalhaço pelo PCdoB, revela que, no fim das contas, os índices do prefeito João Castelo (PSDB) se mantiveram estáveis nos últimos meses.

Para um candidato que está no cargo, disputando a reeleição, com projetos engatilhados para a cidade, é um dado significativo.

Sobretudo por que, há menos de um ano, Castelo era tido como morto e entrerrado politicamente.

No levantamento de setembro, Castelo apareceu com 20% das intenções de voto no cenário apenas com Flávio Dino (PCdoB) e Max Barros (PMDB). Na pesquisa de dezembro, este índice teve oscilação positiva, embora dentro da margem de erro, e chegou a 21%.

No quesito rejeição, os números do Amostagem são ainda mais significativos para o candidato do PSDB – uma vez que este tem sido o ponto mais explorado pelos seus adversários do PCdoB.

O prefeito praticamente manteve o mesmo índice: 48,83% em setembro, contra 49% agora.

Aliás, a rejeição a Castelo se mantém estável desde o início do ano, de acordo com a pesquisa de maio, só agora tornada pública pelos comunistas.

A análise dos números revela que, embora alta, a rejeição ao prefeito ainda não atingiu o ponto de irreversibilidade.

Apontá-lo como frágil e pronto para ser batido, portanto, é erro que apenas os neófitos podem cometer.

E os arrogantes também…

Marco Aurélio D'Eça

15 Comments

  1. Venho atyravez deste espaço relatar o descaso do sr.prefeito de são luis,joão castelo com a educação da ilha, temos por exemplo na área itaqui-bacanga ,crianças pederam o ano letivo por falta de professor em algumas escolas…o ministério público visitou escolas sem estrutura de funcionamento..paredes rachadas..carteiras quebradas..um caos…convido a todos que defendem este senhor a visitarem escolas no são raimundo…vila isabel…anexos do carlos madeira ..tirem suas própias conclusões…façam entrevistas com pais de alunos que tiveram apenas 100 dias letivos e em que a lei tem como obrigatoriedade 200 dias…por onde anda os vereadores que nada fizeram por estas escolas?

  2. Marco,
    Como vc , tenho dito q Castelo não está morto – sequer moribundo. Logo quem quiser vencer o velho raposão tem que calçar a sandália da humildade e procurar se compor com forças expressivas. Conforme essa pesquisa Edivaldo Holanda Junior é uma força, que como já disse, não é mais promissora, mas sim, real e comprovada que pode mudar o jogo. De um lado ou de outro. Quem quiser que aposte. Um abç do Milton Calado

  3. flavio dino tadeu palaáci dupla imbativel acorda são luis pois ela merece coisa

  4. num município onde os eleitores esperam as campanhas eleitoras para extorquir políticos, tudo é possível pra quem está no poder($), mas o retorno de castelo é prova do estado de insanidade do ludovicense…

  5. Este espaço e pra coisa seria e troca des farpa. Por favor…
    Falando do que e serio: concordo com o Armando.

  6. Não creio que um prefeito com quase 50% de rejeição possa se reeleger. A oposição será burra se não lancarvoutro candidato. Quanto ao Max, como foi dito por outros comentaristas, tá provado que não consegue deslanchar. Com Flávio Dino fora, ainda muitas coisas poderão ocorrer até a próxima eleição.

    Quanto ao comentário do Kapileh, é triste ver um cidadão maranhense tão bitolado e adestrado. Vá analisar um pouco da história deste estado para parar de defender qualquer político das ultimas décadas, pois se o Maranhão está uma porcaria (municípios e Estado), eles são os responsáveis. Nao adianta puxassaquismo, isso nao muda a realidade da corrupção de todos os governos estaduais, inclusive o de sua patroa!

  7. Vc respeita Castelo! pois ele um cara “ISPIRIENTE” e sabe o que faz. Já a tua Governadora, como ela falou que seria o melhor governo da vida dela, pois é mentira “TA SENDO É O PIOR GOVERNO DA VIDA DELA. Pé de Banha, para de BABAR,pois isso é feio. Mas respeito a sua babação,pois come no mesmo prato. Te desejo um Feliz Ano Novo, não estou de babando!

  8. Rapá nem com essa campanha diária vcs não conseguem aumentar a rejeição e nem alavancar o pífio max? Vc, Ledinha e Décio podiam trocar a estratégia e falar bem de Max. Será q ele não cresceria? Vcs sabem falar bem né?

  9. Que em 2012 todos tenham uma litoranea de felicidades e um grande viaduto na forquilha!

  10. Marco,não sei bem explicar o motivo mas,a verdade é que não pareceu lideranças políticas nas ultimas décadas no Maranhão e,no Brasil(com raras exceções).Mas no caso de São Luís não foge à regra.Se Dr Jackson fosse vivo,apesar da idade seria outro “forte candidato á Prefeitura”.O povo é sábio,”lideranças” tiradas do colete,não vingam em nenhum lugar do mundo(democrático).Talvez esteja ae a resposta do Sr.João Castelo que fez o nome em um governo no qual sequer foi eleito(Governador-1982),seja um nome muito forte à sua propria sucessão.É uma pena pois a alternancia no poder é o simbolo de uma democracia e,só nossa cidade quem perde nessa briga por espaço político.Infelizmente.

  11. Eu, sinceramente, não vejo o Castelo nada morto. Principalmente porque imagino que o Dino vai dar preferência ao Governo e não à Prefeitura…

  12. Alemão, politicamente falando, Castelo não está morto, mas é Terminal. Ainda por cá me aparece uma viúva do “balaismo” para dizer que Castelo “enfrentou” “poucas e boas” do Governo do Estado. É o velho hábito de atribuir aos outros uma patente e viciada incompetência.
    O “adversário” de Castelo foi (e é) ele mesmo. Medíocre, incompetente, cansado, cercou-se de nulidades (exemplo: João Rodolfo, primo dele) para administrar uma cidade complexa como São Luís… . Por último, ter dado o “tapa” na grana pública de uma das mais imorais transações feitas pelo Balaio-mor Jackson Lago, vai ser a pá de cal. /// Lamentável, pois se for substituído por algum comunista de “butique” e ex-jusmercador, aí é que a coisa vai ficar pior… o Maranhão não merece.

  13. Castelo e imbativel esperam pra ver! Essa historia do dinheiro e so palanque Castelo nao e imaturo pra desviar o dinheiro do covenio. Quando comecar as obras da litoranea, hospital e viaduto, ja era os concorrentes.

  14. Acredito que o Castelo é o favorito disparado, ele teve punho de enfrentar poucas e boas do governo do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *