12

Marcas de um legado…

César Pires: serviços prestados

A Secretaria de Educação anunciou esta semana a implantação do Sistema de Matrícula Informatizada na rede de ensino estadual. O projeto é fruto da gestão do deputado César Pires (DEM) à frente da pasta, entre maio de 2009 e abril de 2010.

Mas o resultado das ações do ex-secretário na Educação pode ser medida também pela estrutura montada pela pasta nos últimos dois anos.

Período em que a secretaria teve como titulares Anselmo Raposo, Olga Simão e o atual secretário, João Bernardo Bringel.

O governo anunciou a convocação dos excedentes do último concurso para professores estaduais. Concurso realizado na gestão de Pires.

Também serão chamados excedentes do Seletivo Meritório, único processo deste tipo já implantado na secretaria – e na gestão de Pires.

Foi de César Pires também o projeto que mudou a forma de promoção da categoria – agora, professores que concluem curso superior têm direito a gratificação de Nível Superior, o que não ocorria até então.

Nos nove meses de gestão na Seduc, César Pires plantou as sementes que são utilizadas hoje na secretaria.

As escolas vão retomar a Padronização Curricular e os Planos de Aula, anuncia a Seduc. Com este projeto, também implantado por César Pires, as escolas terão o mesmo currículum, em São Luís ou qualquer outra parte do Maranhão.

César Pires ficou na secretaria por nove meses.

E mesmo dois anos depois de deixar o posto, o resultado do seu trabalho ainda é preponderante na Secretaria de Educação – e com três titulares tendo passado pela pasta.

Um verdadeiro legado…

Marco Aurélio D'Eça

12 Comments

  1. GRANDE HOMEM PÚBLICO, COMPETENTE, SÉRIO E REALMENTE CONHECE A REALIDADE DO NOSSO POVO MARANHENSE E DE NOSSO QUERIDO ESTADO. SEU TRABALHO SEMPRE É RECONHECIDO E ADMIRADO, EXÍMIO POLÍTICO E BASTANTE ESTIMADO. SABE TAMBÉM LIDAR COM TODOS SEGMENTOS E PESSOAS DE QUALQUER FACÇÃO POLÍTICA. FOI UM GRANDE E INDISCUTÍVEL SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO E QUEM O CONHECE SABE QUE NÃO EXAGERO NAS CONSIDERAÇÕES E ELOGIOS. TENHO A HONRA DE TÊ-LO COMO AMIGO. UM FORTE ABRAÇO FAUSE SIMÃO

  2. Parabéns pelo texto, Marco, o Profº César é um desses gestores que humaniza a gestão por onde passa. Competente, destemido, arrojado. Com ele não tem meias palavras. É pra fazer, seja feito! A implantação do SIAEP foi outra grande marca da passagem de César Pires pela SEEDUC. Tivesse ele mais tempo, a educação estaria bem melhor!

  3. CESAR PIRES, COMPROMISSO COM A EDUCAÇAO, SERIEDADE COM A COISA PUBLICA, 9 MESES DE BOA ADMINISTRAÇAO, SIMPLES ASSIM.

  4. A Matricula “Bem Fácil “, a Central de Vagas”, existe desde 1996, funcionando na rua do Passeio e depois no antigo Colégio Meng. A primeira diretora foi Rosalina Azevedo.

    resp.: E quem está falando disso???

  5. Acabei de chegar de ferias, e deparei-me com este artigo, no seu blog, trabalhei proximo a este Sr. Prof. Cesar Pires, e posso atestar, homem que sabe tratar as pessoas, seus auxiliares, funcionarios. Educador por excelençia, otimo gestor, pergunte a quem convive na SEDUC, quem tem algo a tratar, como era o funcionamento da casa na epoca de Cesar Pires, e como esta hoje.
    Caro Marco, vc faz a diferença, qdo tem coragem de elogiar quem nao esta no governo, mas tem bagagem para estar. Feliz 2012.

  6. AMIGO MARCO, ATE QUE ENFIM, ALGUEM RECONHEÇE O ESFORÇO DO PROF. CESAR PIRES, PARABENS, FAZ FALTA NO GOVERNO ROSEANA, ALGUEM COM TANTA CAPAÇIDADE NA AREA DA EDUCAÇAO, UM ABRAÇO.

  7. A governadora Roseana Sarney reconhece tanto esse legado que não quer vê-lo nunca mais em nenhuma secteraria de seu governo. Quem conhece a educação do Maranhão sabe que esse cara deveria tá era preso por mentir tanto em seus discursos dizendo que fez isso ou aquilo quando na verdade o que ele fez muito foi meter a mão no jarro.

  8. Nada mentira tudo isso e em pequeno espaço de tempo. O resto só copia e as vezes mal feita. Foi um grande periodo. Um grande legado.

  9. O César está é com cara de Coronel às vésperas de ir para a reserva: preocupado com a diminuição do soldo. KKK

  10. Falta só botar internet que preste nas escolas e computadores. Tb professor não vai ficar em casa usando energia, folhas para impressao, tinta, etc se o Estado nao arca com as depezas. Assim ér fácil implantar sem da condiçoes.

  11. Esse tem muito serviço prestado mesmo, mas para um pequeno grupo que fez da secretaria de educação um antro de corrupção.
    é só investigar um pouco.
    Simples assim!!

  12. Marcos, que história é essa de : “Também serão chamados excedentes do Seletivo Meritório,…”?
    Vamos respeitar a Constituição, não existe previsão legal para essa aberração. Processo seletivo deve ser feito através de provas e provas e títulos conforme determina o Art. 37, Inciso II da Carta Magna. Se isto foi feito e continua sendo prática recorrente na Secretaria de Educação é algo preocupante e a Governadora Roseana precisa tomar providências urgentes quanto a essa prática criminosa, que no mínimo pode desaguar num processo por improbidade administrativa contra que assim o procede, isto se que tem a obrigação de cuidar, zelar e combater essa prática abominável tomar providências, que é o MP, que pelo visto assiste a todos esses descasos com a gestão da coisa pública de braços cruzados.
    Governadora, tome muito cuidado com essas questões e não permita que seu Governo seja maculado com coisa tão abominável. Siga o exemplo de seu Pai, o Presidente José Sarney que acaba de abrir concurso para diversas áreas no Órgão que dirige.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *