11

O fim de uma tradição???

Gondim: relação conturbada com a tradição maranhense

Ano pós ano, desde o governo Castelo (1979/82), a tabela de pagamento anual dos servidores estaduais é divulgada pela Secretaria de Planejamento nos últimos dias de dezembro.

A tabela, com a data em que será depositado o salário do mês, serve para o planejamento pessoal do funcionalismo estadual.

Mas este ano, o secretário de Planejamento, Fábio Gondim, parece ter convencido a governadora Roseana Sarney (PMDB) a não divulgar a tabela.

O servidor, por exemplo, não sabe ainda em que dia vai receber o salário de janeiro.

Desde que assumiu a pasta, Fábio Gondim parece ter problemas com o pagamento dos servidores estaduais. Sua primeira medida, em janeiro de 2011, foi revogar a tabela divulgada em dezembro de 2010 pelo governo. A partir de então, o servidor receberia seu salário até o quinto dia útil posterior ao mês trabalhado.

A mudança surgiu como afronta à tradição maranhense, de recebimento salarial sempre dentro do mês trabalhado  – aliás, privilégio do próprio Gondim como  servidor do Senado, de onde recebe no dia 25 de cada mês.

A tabela inventada e anulada pelo secretário

O secretário só voltou atrás após denúncias deste blog (Releia aqui), e passou a ignorar a tabela criada por ele, pagando o ano inteiro dentro do mês trabalhado.

Em 2012, no entanto, o governo parece não querer se comprometer e preferiu não divulgar tabela alguma – pelo menos até agora.

Curiosamente, ouve-se nos bastidores da Secretaria de Planejamento que é desejo da própria Roseana Sarney (PMDB) a fixação de data sempre dentro do mês trabalhado.

Como parece não gostar de compromissos oficiais com a classe trabalhadora, porém, Gondim preferiu ignorar a tabela de pagamentos.

Quebrando uma tradição de quarenta anos…

Marco Aurélio D'Eça

11 Comments

  1. FALAR MAL SEM PROCURAR SABER, OLHA NO QUE DÁ: O CALENDARIO TA NO D.O DESTE O DIA 28/12/.

    AGORA SE FOSSE BIA “PAÇO DO LUMIAR” VC TAVA COLOCANDO NO CEU

    Resp.: Diário Oficial é publicação técnica. A imprensa não tomou conhecimento da tabela, que só foi divulgada agora, depois que o blog levantou a questão. Tanto que só agora a Secom publicou matéria a respeito. Vcs, da Secom, têm que admitir a falha. Por que foi uma falha, que só veio à tona por causa da cobrança do blog.

  2. Quando esse moço assumiu a SEPLAN, eu confesso que acredei que as coisas mudaria para melhor, imaginei: que bom que a Governadora trouxe um técnico e um nao um político para uma pasta tao importante. Mas com o andar da carroagem fui percebendo que só mudou para pior, a contar pela equipe que foi trazida de Brasilia por ele. Um monte de gente arrogante e incompetente, quem costuma visitar aquela secretaria nos tempos passados e nos tempos atuais sabe ao que me refiro. A começar por um certo ex-representante de remédios que hoje é administrador do centro administrativo da SEPLAN, centro mais conhecido como prefeitura, esse moço se sentre mesmo o prefeito da cidade, acho que nem o Castelo trata tão mal os servidores. Ele tb nao gosta muito de preservar o meio ambiente, mandou passar o corte nas poucas arvores que existiam por lá e com esse calor, a sombra de uma arvore faz muita falta. Até isso eles estão acabando.
    É lamentável.

  3. Marco,
    Será possivel que esse rapaz venha, de novo, com essa idéia ? Ano passado acompanhei e ajudei o seu blog na reação a proposta identica. Ainda bem que a Governador Roseana, sensível aos anseios dos servidores, mandou revogar. O secretário, que deve ser competente (se não fora não teria vindo para o governo)deve estar convencendo a Governadora de que o pagamento no primeiro dia util do mes subsequente, é mais lucrativo para o Estado. Pode ser, ele deve ter estudos que comprove isso. Acontece que ele nao consegue alcançar um outro lucro que não se mede por numeros ou por caluculos econométricos. É o politico. O lucro financeiro que o estado terá, mudando a data do pagamanto para o mes subsequente ao trabalhado, será infinitamente menor que o prejuizo politico que o governo Roseana terá, especialmente, em uma ano elitoral. Por isso acredito que a Govenadora mandará, mais yuma vez, arquivar essa proposta. Outra idéia do Secretário que a Governadora deve mandar reexaminar – é a fixação do Salario da Governadora, do Vice e dos Secretarios de Estado, para vigir neste ano. O Governo informou à Assembléia que não haverá aumento nos vencimentos. Tudo bem, a Govrnadora e o Vice não precisam. Os Secretarios, alem das mordomias naturais ao cargo, tem sobre os vencimentos uma gratificação de 100 %. Acontece que existe cerca de cem servidores, aposentados, que tem seus proventos calculados sobre os vencimentos de Secreatatio de Estado e não recebem gratificação. Apenas os proventos. Eles precisam de reajuste nos seus proventos, pelo menos para repor as perdas da inflação, é de justiça. Mande rever isso Governadora. Um abç do Milton Calado

  4. A TABELA DE PAGAMENTO DOS SERVIDORES DO ESTADO ESTÁ DISPONIVEL NO SITE DO JORNAL O IMPARCIAL ON LINE

    resp.; Ah, tá! Entendi! Tá explicado porque ninguém sabia…

  5. ESSE ASTRONAUTA SEM NAVE JÁ MERECE SER MANDADO DE VOLTA PARA BRASILIA,LEVANDO SUA CARA METADE QUE ERA ASSESSORA ESPECIAL LOTADA NO GABINETE DO EX-PRESIDENTE DO TJ,DES. JAMIL GEDEON, QUE TAMBEM EMPLACOU SUA ESPOSA NO GABINETE DE UM SENADOR, NUMA VERDADEIRA TRIANGULAÇÃO DE NOMEAÇÕES SEM AMPARO LEGAL.PURA PILANTRAGEM MEU CARO MARCO D’EÇA!

  6. Ele ta nem um pouco preocupado, tem o salario do Senado, de onde ele é efetivo, e lá tem tabela com as datas do recebimento dos beneficios, qse 15.000,
    00 mas o salrio de secretario, aluguel, desp pagas pelo estado, no minimo esse “servidor” custa uns 50.000 pro estado do maranhao

  7. Por favor,a Governadora é quem comanda o nosso estado,portanto é dela a responsabilidade…se a tabela até agora não foi divulgada seria ela quem deveria tomar uma atitude,afinal de contas o secretário tem que fazer o que for determinado por ela…simples assim!

  8. Marco, todos os funcionarios publico do estado lebram que foi depois que vc abordou esse tema que saiu a tabela esperamos que vc levante essa bandeira novamente, fale tambem a respeito do consignado que só pode ser feito no banco do brasil, disseram que apartir de janeiro/12, poderia ser feito na opção do servidor.

  9. Afinal, quem manda no Estado DO MARANHÃO, é Governadora Roseana Sarney ou esse FORASTEIRO que desde que assumiu a Secretaria so pensa em prejudicar o funcionalismo público do nosso estado.

  10. Amigo Décio nunca a governadora Roseana pagou dentro do mês foi fossada pela tabela do governar Jose Reinaldo governadora só pagava no mês subisequente agora que jogar a culpa no secretario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *