7

Governo traça estratégia para evitar epidemia de Dengue…

A Secretaria de Saúde intensificou as estratégias com os municípios para evitar uma epidemia de Dengue no Maranhão. Em reunião com representantes municipais, o secretário Ricardo Murad (PMDB) orientou quanto à utilização dos recursos liberados pelo Ministério da Saúde.

Dos 33 municípios maranhenses que concentram 60% dos casos de dengue no estado, 31 tiveram seus planos de contigência aprovados no Ministério para promover as ações de combate ao Aedes Aegpty.

Ao lado dos gestores de Saúde, Ricardo Murad fala das ações contra a dengue

O Estado também vai firmar convênios com esses prefeitos para equipar as unidades que servirão de apoio e capacitar equipes para diagnosticar e tratar o doente – explicou Ricardo Murad.

Em 2011 foram notificados 14.026 casos de dengue e 2.262 internações (16,12%) no Maranhão, segundo a coordenadora de vigilância epidemiológica da SES, Graça Lírio.

Gestores municipais tiram dúvidas para evitar epidemia

No topo da lista de notificações de maior incidência aparecem Itapecuru-Mirim, São Luís, Presidente Dutra e Imperatriz.

A má qualidade na limpeza pública é um dos principais vetores de proliferação do mosquito transmissor da doença.

Para Ricardo Murad, a melhor forma de coibir a proliferação da lava é investir em ações que eliminem os focos do mosquito.

Para isso o estado estará atuando em parceria com os municípios.

 

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. Todos sabemos que a melhor medida é prevenir. Porém como os próprios governantes admitem que em 2012 a epidemia é inevitável, urge serem tomadas medidas para debelar a epidemia o mais rápido possível e com um minimo de mortes. Entre estas medidas está o combate maciço ao mosquito adulto (que é o que transmite o virus). Em caso de epidemia há que baixar drasticamente o nivel de infestação de insetos adultos (que são os que picam, põem ovos e transmitem a doença). Para tanto, um dos métodos mais eficazes e que infelizmente tem sido descartado pelo Governo, é a aplicação de inseticidas com o uso de aeronaves. Temos toda a tecnologia, é eficiente, não traz problemas ambientais ou à saúde humana e poderia / deveria estar sendo planejado desde já, CASO haja realmente uma epidemia.

  2. ESSA FOTO MOSTRA UMA CONTRADIÇÃO: A SABEDORIA E A DIGNIDADE (DR. GUTEMBERG) AO LADO DA IDIOTICE E DA CANALHICE (RICARDO “CARRASCO INFANTICIDA” MURAD). BIZARRA!
    DESSE JEITO O AEDES VAI DAR TRABALHO, MAIS ESTE ANO!

  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk evitar? é só dar uma voltinha nos postos de saúde e upas da cidade para saber que a epidemia de dengue já esta ai meu caro.

  4. quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
    BOMBA! SOLDADO RAFAEL TENTA SUICÍDIO DENTRO DO PRESÍDIO

    O blog recebeu uma comunicação confidencial, VINDA DE DENTRO DO QUARTEL DE POLÍCIA 3º BPM, ENVIADA POR UM GRADUADO, que pediu sigilo total, temendo represálias. O mesmo relatou em sua denúncia que na manhã de hoje 11/01/12, o soldado PM Rafael, TENTOU SUICÍDIO dentro da cela onde se encontra preso no 3º BPM. A tragedia só não foi consumada, porque colegas de farda, perceberam o fato e o socorreram a tempo, e em seguida o levaram as pressas para o hospital da Unimed, onde foi medicado. O GRADUADO disse ainda, que as condições em que se encontra preso, o soldado Rafael, são SUB HUMANAS, tratamento que não poderia ser dado a um SERVIDOR DO POVO, que sempre teve CONDUTA EXEMPLAR. Segundo o informante, o Tenente Coronel, Alberto Nasser, o causador da prisão do PM, É ODIADO pela tropa, e que NÃO TEM AMIGOS dentro do quartel, e que nem o OFICIALATO GOSTA DELE.

  5. Se Ricardo deixar a gente sem água mais dias, a dengue vai diminuir com certeza.

  6. Pra evitar epidemia de dengue, é facil, basta manter alguns desses ai afastado do serviço publico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *