10

Batista Matos: “população espera o fim do racionamento d’água”…

Autor de uma representação na promotoria do Consumidor contra a proposta de aumento da tarifa da Caema em 86,9%, o vereador Batista Matos (PPS) conseguiu, até aqui, o adiamento e o parcelamento da proposta, fruto da representação no MP.

Com base na representação do vereador, a promotora do consumidor Lítia Cavalcanti disse que entraria com uma ação civil pública contra a companhia. O anuncio levou o diretor da Caema, João Morteira a procurar o MP, para explicar a necessidade do aumento em razão da situação de caos financeiro da empresa e de que sem o aumento os serviços ficariam ainda piores.

Batista debate problemas de abastecimento d'água com colegas na Câmara...

A promotora compreendeu, mas seguiu com o entendimento de que o aumento seria abusivo para população, diante da deficiência no abastecimento de água. Lítia propôs que aumento fosse parcelado em duas ou três partes, sendo a primeira no início do ano e as demais somente após constatação de melhora dos serviços.

Ocorre que o início do ano não foi nada bom para a Caema, que começou com dois rompimentos na adutora (foram cinco em 2011), prejudicando milhares de ludovicenses que viraram o ano sem água em casa.

– Chega de remendos e improvisos. Em 2011 foram cinco rompimentos da adutora e este ano, só em janeiro já foram dois, prejudicando milhares de ludovicenses – disse Batista Matos, que segue buscando que o MP intervenha contra qualquer possibilidade de aumento.

Esta semana, a Caema anunciou investimentos superiores a R$ 100 milhões na estrutura da adutora na região de Perizes.

– Não faço a política do quanto pior melhor. Acredito na seriedade dos diretores e na boa vontade dos funcionários da Caema e também torço para que os investimentos anunciados melhorem os serviços, mas a própria direção já admitiu que não será suficiente para acabar com o racionamento de água, o que é lamentável, pois é isso que a população espera – disse.

Marco Aurélio D'Eça

10 Comments

  1. a câmara municipal de são luís não existe só tem vereadores incompetente, não luta pela população ludovince. tá na hora de renovar essa corja de safados. eleição vem aí mudança sim

  2. o suplente de vereador batista, bem que poderia ter ido a fundo na questão da caema ao contrario da covardia do vereador ivaldo & cia. saber porque industrias vão pagar menos e nós usuários, mais. saber porque nessas precarias condições, a caema até 2050 continuará com a concessão da agua e esgoto em são luis; conhecer as clausulas dessa concessão e da renovação dessa concessão pública; saber quanto menslamente deveria a caema repassar do faturamento bruto repassar aos cofres municipais ( idem cemar). esta sim seria uma discussão responsavel. mas covardia legislativa na camara de são luis, é algo bastante comum.

  3. Marco,
    O vereador está fazendo seu papel, mas, todos os políticos do Maranhão ficam mudos quando a questão é a cobrança da taxa pelo serviço de esgoto. O maranhense não sabe nada sobre essa questão. Precisamos saber como são gerenciados os recursos nessa área.

  4. Este decreto de Roseana e do Ricardo Murad foi só para pegar o dinheiro do desesperado ministro da Integração que ta precisando do apoio do Sarney no congresso. Oh grupo para agir rápido quando o assunto é dinheiro e se aproveitando do desespero dos outros. Porque em estado de emergencia a caema ta ha muito tempo e este povo nunca fez nada.
    O vereador |Batista aí ta certo, querem aumentar o preço, ma sa agua que é bom não chega nem no dia que é pra ter.

  5. Caro D’eça moro na cohama e até julho do ano passado pagava 18,00 reais de conta e que eu achava um valor baixo. Depois de julho a conta dobrou e eu achei até justo, porém mesmo com o aumento 100% em minha conta os serviços prestados pela caema nao melhoraram em meu bairro e água continua vindo dia sim dia não, e aí eu faço as seguintes perguntas: será que para melhorar os seu serviços a caema nao precisa é melhorar a sua gestão administrativa e financeira, será que o dinheiro não está saindo pelo esgoto?

  6. Por quê não se faz uma auditoria séria na Caema para detectar possíveis desvios? É sempre assim, é mais fácil aumentar o valor da conta. Assim é fácil administrar. o problema do Brasil é esse falta de planejamento, de gestão e de passividade da população. Na hora de assistir jogo de futebol conseque-se juntar 20 mil pessoas num estádio… de qualquer forma estou do seu lado, Batista, confio no seu trabalho. Por favor lute por nós. até aprendermos a nos mobilizar precisamos de pessoas com você. obrigado e boa sorte e que Deus o abençoe.

  7. e eu espero o fim da imprudencia dos motoristas de onibus que passam em alta velocidade na avenida da universidade no cohafuma, se a SMTT nao faz nada , espero que algum vereador faça algo pra solucionar isso. Mirante, difusora, record….por favor façam materia sobre isso!!!! A qualquer momento vai ter u macidente co malgu mmorador do cohafuma.

  8. ENTÃO OS PALHAÇOS DOS MARANHENSES É QUE VÃO PAGAR PELA INCOMPETENCIA DESSE GOVERNO QUE NUNCA SOLUCIONOU A FALTA DE ÁGUA ?

  9. Vereador,
    a população tambem espera o fim da corrupção ai na Câmara, a população espera o fim da subserviência ai na Câmara, a população espera trabalho de voces, a população espera respeito e que voces façam o que estão sendo pagos para fazer, voces não tem vergonha quando andam nas ruas e o povo diz ” lá vai um ladrão”?
    Isso é falta do que fazer, a Prefeitura esta um caos e voces não dizem nada, até quando vamos ter de aguentar voces?

  10. a caema nao existe. E so enrolaçao. Agora querem construir 60 poços como se isso fosse resolver o problema da capital. Eh muita coragem querer aumentar preço de conta. Na minha casa ja senti uma diferença na conta, mas agua chega la uma vez. Eh isso ai vereador. Tem que continuar na briga contra esta sacanagem de aumento de conta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *