17

Tenentes-coronéis na lista de espera…

Com a decisão da semana passada, de mandar compulsoriamente para a reserva remunerada os coronéis Edmilson Saldanha, Adécio Vieira e Roberto Lima, o governo Roseana Sarney (PMDB) ganha as coindições para promover ao posto três tentnes-coronéis.

Ainda há uma Liminar, beneficiando o coronel Linhares, concedida pelo desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf, mas esta também está sendo questionada no Tribunal de Justiça.

O mais provável é que as promoções saiam até o mês de abril. Na lista de 35 TCs, há pelo menos seis que disputam mais fortemente as vagas, dadas pelo critério do merecimento, em análise pessoal da governadora.

São eles: Jeffersson Telles, Antonio Roberto dos Santos Silva, Boaventura Furtado, Aldimar Zanoni Porto, Pedro Ribeiro e Carlos Augusto Castro Lopes.

Mas as articulações políticas também devem influenciar na escolha…

Marco Aurélio D'Eça

17 Comments

  1. Não são só os Tenentes coronéis que estão na espera não, temos o major, o capitão o tenente o aspirante e por ai vai até o soldado, o efeito é cascata, não adianta visualizar só os TC, temos varia famílias a espera de uma oportunidade da ascensão aos postos e graduações que só dependem da consciência daqueles que já estão inertes nos seus mais de 30anos de caserna, hibernando nos seus gabinetes e sem vontade de acrescentar algo a mais na vida da instituição, precisamos urgentemente de uma nova politica de planos e cargos que favoreça uma melhor oportunidade a aqueles que realmente merecem.

  2. Marco, nós descobrimos que existe uma quinta vaga para coronel, pois o coronel Pinheiro Filho está sendo mantido irregularmente na Assembléia, sabia? Vários tenentes-coroneis da minha turma já estão de olho, pois ele teria que estar no Gabinete do Presidente, conforme diz a lei e lá não está. Mas já ouvi dizer também que essa vaga estaria sendo negociada para o TC Francalanci.

  3. Marco, o que aconteceria se o Dr. Jorge Rachid mantivesse valendo a liminar do coronel Linhares? Te pergunto isso porque os outros coroneis também recorreram ao pleno do TJ e nada disso ainda foi julgado.

  4. deça o ten.cel carlos augusto sempre foi guerreiro na pmma, nunca homem de fala por traiz das pessoas só pela frente, ja comandou varias operação todas com ezido, varias unidades destruidas, mais quanto saiu deixou elas de pefeitos estado, diguino de um comandante asumir, ele sabe a hestoria pmma toda, é um dos intelectuais oficiais da pmma, dedicado e companheiro e amigo de todos o seus subodinados, deus proteja o senhor e sua familia ten.cel carlos augusto!

  5. Na minha Opinião A Governadora tem que promover quem ela conhece e confia , pois, sabemos que depois da promoção algumas pessoas dão as costas para o governo.Zé Reinaldo Promoveu Coronel Melo, Inalda, Evanildo, Torres.
    Jackson Lago Dezembro de 2008 (Agostinho, Ivaldo,Melo,etc. Roseana(Flávio , Vieira,etc.)

  6. Discordo do comentário em relação ao Ten. Cel. Nepomuceno, esse oficial todos sabem o seu trabalho na PMMA, mais específico, no CPM, é só perguntar pra qualquer policial. Quanto a questão de ter trabalhado com Zé Reinaldo, isso não faz dele um péssimo profissional, assim como, quando a governadora sair , os que são do lado dela, também não poderão ser tratados assim. Temos q julgar trabalhos e não lados. Por isso q não crescemos.

  7. MARCOS DEÇA, GOSTEI DO COMETARIO DO CAP.TRINTA JUNIOR SOBRE O TEN.CEL. CARLOS AUGUSTO, ELE É UM HOMEM MERECEDOR DE UMA VAGA DESSAS, É UM HOMEM MUITO ETELIGENTE, SABE ARUMA A UNIDADE QUE COMANDA, SE VCS TIVE APORTUNIDADE V NA CIDADE DE PINDARÉ-MIRIM, VCS VÃO SABER DO QUE ESTOU FALANDO, A 3 ANOS ATRAIZ O QUARTEL DE PINDARE ERA UMA NOGEIRA, HOJE OS POLICIAIS DA QUELE BATALHÃO TEM ORGULHO DE C DA QUELA UNIDADE, A 2 COMPANHIA DE SANTA INES É UM DAS MELHORES COMPANHIA DA REGIAO, É MELHOR DE QUEM O BATALHAO DE BACABAL, DE ZÉ DOCA, DE ROSARIO, ELE SABE FAZER.

  8. Eu enviei comentário ha 2 dias e vc não publicou… por que? Não faltei com respeito e mandei minha opinião de leitor. Isso aqui não é um espaço democrático??
    Se não for, por favor me informe, pois não mais frequentarei suas páginas nem divulgarei o BLOG.

    resp.:Não, aqui não é um espaço democrático. Aqui é um espaço meu. Eu decido que comentário aprovar e quando podem comentar. A vocês cabem ler os textos – se quiserem. Essas são as regras. Mas não aprovei seu comentário por que estava viajando e só agora estou a modera. Só por isso. Quanto qo que você vai fazer, é um problema seu.

  9. Quem é esse TC Odair e Silva Filho? Qual o trabalho dos dois? Zanoni comanda Imperatria mostrando um bom trabalho e assim vai os demais…..

  10. Eu continuo acreditando que a governadora,é bem responsável com a população do Maranhão. por isso ela jamais vai promover os oficiais por compromisso político e sim por competência. Não adianta colocar nomes, isso só atrapalha a decisão da governadora. Vamos esperar, afinal de contas ela disse, que esse vai ser o melhor” governo” de sua vida!

  11. Caro amigo da verdade, nós Oficiais e Praças, não somos tolos! Fizemos até uma greve por melhores salários, mas NUNCA por discernimento… E o que fica patente a quem se debruça sobre essa questão, é que se torna lamentável observar o Sr. Franklin Pacheco a frente da polícia Militar do nosso estado.
    Eu afirmo que existem OFICIAIS que jamais tiveram máculas funcionais e, sempre foram producentes e esforçados, merecedores do respeito e reconhecimento das comunidades onde prestaram serviços, os quais aguardam há anos suas promoções; contudo elas são, sistematicamente, usurpadas, barganhadas e canalizadas à apadrinhados e colegas de turma, as vezes recém promovidos, que mal completaram tempo para nova promoção. Que coisa desprezível e enojante é assistir tanta INJUSTIÇA e CLIENTELISMO juntos numa só gestão.
    Senhora Governadora, faça-nos um favor e acabe com esse período negro da PM. faça uma sondagem na PM-1 e Diretoria de Pessoal da PM e promova quem merece e espera honestamente sua vez há muito tempo e, fazendo isso, FARÁ HISTÓRIA, obtendo sangue novo e vontade de produzir, ao contrário dos atuais semblantes cabisbaixos e descrentes em política, políticos e seus comandantes.
    Eu tenho vergonha de ser oficial e correr o risco de ser , um dia, chamado de velho caranguejo(pois aguardo minha vez há mais de 10 anos), fora desse cofo mencionado no post, onde alguns são subservientes, bajuladores e oportunistas, porém nem todos. Cabe salientar que dentre os mencionados existe uma boa parte que já possui 30 anos de serviço e que, se forem promovidos, engessarão a carreira de muitos, pois terão direito a mais 8 anos no porto de coronel PM, ficando na atividade por incríveis 38 anos… Isso precisa ficar claro!

  12. Eu acho é bom isso para vcs coronéis puxa sacos da família Sarney que pensavam que a governadora ia olhar para vcs que sempre foram fiéis a ela e pensar que mesmo depois da greve que fizemos ganhamos duas vezes: aumento de salário e promoção isso é que é moral com a governadora, vcs acham que iam conseguir nos demitir ha! ha! ha! ha! …… Flávio Dino essa turma nova está com VOCÊ!.

  13. É BOM LEMBRAR QUE NEPOMUCENO É REINALDISTA E TÁ FORA DA PREFERÊNCIA, ABANDONOU A GOVERNADORA BEM NA HORA QUE ELA PRECISOU DELE.
    QUEM VAI PROMOVER ELE É O ZÉ REINALDO. VAI AMARGAR MAIS UM POUQUINHO A CADEIRA DO CPA. FOI TRAÍRA.

  14. MARCO DEÇA, SOU O CAPITÃO TRINTA JUNIOR – PRE CANDIDATO A ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA PMMA 2012. COM SLOGAM (RESGATE MORAL DA OFICIALIDADE PM E CBM)

    SE REALMENTE FOR ESSA A LISTA. EU E E OS QUE TEM CONSCIENCIA SABEM QUE DEUS DEVE ESTAR NO MEIO, POIS, TODOS ESSES MERECEM REALMENTE, ASSIM COMO OS DEMAIS. APENAS GOSTARIA DE ACRESCENTAR O CEL ALVES, COMO JÁ OUVI VÁRIOS COMANTÁRIOS DE .PRAÇAS E OFICIAIS.

    1) TC CARLOS AUGUSTO: UM DOS MAIS INTELECTUAIS OFICIAIS DA PMMA – DEDICADO E HISTORIADOR E COMPROMISSADO, DA VELHA GUARDA.

    2) TC ZANONI – NOVO, TRABALHADOR E CHEIO DE IDÉIAS NOVAS, DEVE OXIGENAR A PMMA.

    3) TC JEFFERSON – COM CERTEZA O MAIS MERECEDOR, DISPENA COMENTÁRIOS.

    4) TC ROBERTO, NOVO, INTELECTAUL, UM DOS COLEGAS PRIVILEGIADOS DO CURSO DO MBA, QUE NOS DEU UMA GRANDE VISÃO EMPREENDEDORA, BRAÇO DIREITO DO SECRETÁRIO. SERIA A RECOMPENSA PELO MGASTO QUE O ESTADO INVESTIU NESSE CURSO.

    5) TC P RIBEIRO. TAMBÉM SANGUE NOVO. +TRABALHO DIFERENCIADO NO TJMA;

    6) TC FURTADO. MERECEDOR, PACIENTE, SEMPRE FOI PRETERIDO. ACHO QUE AGORA É HORA.

    TC ALVES: UM DOS OFICIAIS MAIS SÉRIOS, INTEGROS E HONESTOS DA NOVA GERAÇÃO. CHEIO DE MORAL. UM DOS QUE IDEALIZOU OPERACIONAL E ADMINISTRATIVAMENTE A ACADEMIA DE POLÍCIA. TENHO A CFERTEZA QUE SERÁ UM DOS POUCOS A DAR VALOR A NOSSA PRATA DA CASA, OS OFICIAIS FORMADOS NA UNIVERSIDADE UEMA. UM DOS QUE PODE SER MAIS LEAL AO GOVERNO E A TROPA. DARIA UM EXCELENTE COMANDANTE DA PMMA (QUANDO CHEGAR A SUA HORA, NADA CONTRA NINGUÉM). SERIA A REABIILITAÇÃO EM ALTO NÍVEL DO NOSSO SECRATÁRIO DE SEGURANÇA. SE ESSE FOR O ENTENDIMENTO, MESMO QUE DE LONGE DO NOSSO ILUSTRE COMANDANTE GERAL. TIRO O CHAPÉU E PARABENIZO POR ISSO.

    ESPERO QUE OE DEMAIS OFICIAIS SE IDENTIFIQUEM E FAÇAMOS VALER OS NOSSOS COMENTÁRIOS COM RESPEITO E DISCIPLINA. ISSO FAZ O CRESCIMENTO DA INSTITUIÇÃO. AS OPINIÕES INDICAM CRESCIMENTO, OS ANONIMATOS ALÉM DE INCONSTITUCIONAIS, LEVAM A IDÉIA DE MEDO E DE OMISSÃO.

    UM GRANDE ABRAÇO A TODOS, PARABENS AO BLOGUISTA PELA DEMOCRACIA DAS IDÉIAS AQUI LANÇADAS.

    CAP PM TRINTA JUNIOR

  15. Até o cachorro aqui de casa sabe que quem promove ao posto de coronel são os interesses escusos, amizades “falsas” entre os postulantes e os “padrinhos” políticos e autoridades, bajulações e etc. Não conheço nenhum oficial superior, falo somente ao últmo posto (por que em 99,99% das promoções por “merecimento” são injustas,na verdade os promovidos, via de regra, não são merecedores). O blogueiro ao dizer que as articulações políticas devem influenciar muito, ou tá sendo muito ingênuo ou tá sendo determinado a escrever esse comentário.

  16. Se forem esses os indicados, são merecedores da promoção. Governadora, não deixe entrar outros nessa lista, pois, esses nomes citados tem apoio da uma boa parte da tropa. Acrescentaria o Ten. Cel. Nepomuceno (excelente trabalho no CPM).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *