15

Ministério Público não é a cozinha de Fátima Travassos…

Maria de Fátima se acha dona do MP e pronto!

Está chegando às raias da insanidade o autoritarismo da procuradora-geral de Justiça, Fátima Travassos – ou melhor Maria de Fátima Rodigues Travassos Cordeiro, como chama sua assessoria, no melhor estilo quatrocentão.

Não se concebe que a chefe do Ministério Público decida vetar a nomeação de uma representante eleita democraticamente pela maioria dos membros da instituição e tenha o displante de alegar “inimizade capital” como justificativa.

Mais incrível ainda é que o desembargador Antonio Bayma Araújo se deixe levar e decida favoravelmente a este tipo de aberração – influenciando a maioria do Tribunal de Justiça – e tornando o Ministério Público uma cozinha da casa de Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro.

Curioso também é que Bayma Araújo, de uns tempos pra cá, seja sempre o relator de qualquer questão envolvendo Maria de Fátima Rodrigues  Travassos Cordeiro.

Themis foi eleita pelos seus pares, mas...

A procuradora Themis Pacheco foi eleita pelos seus pares para comandar o Conselho Superior do Ministério Público, contra o candidato de Maria de Fátima.

Por esta razão, a procuradora, que se acha dona do MP, decidiu não nomeá-la, mesmo diante da recomendação do Conselho.

A chefe do Ministério Público se declara publicamente inimiga de Themis, e dá esta justificativa pra não nomeá-la, ignorando a eleição dos seus pares. Pacheco ainda recorreu à Justiça, ganhando Liminar do desembarador Stélio Muniz.

Mas tinha Bayma Araújo e o Pleno do TJ no meio do caminho.

...o TJ achou de se meter em questões pessoais

Araújo aceitou os argumentos de Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro (ufa!), de que o conselho não poderia ser comandada por alguém que ela considere inimiga – mesmo este alguém sendo eleito dentro das regras – e convenceu a maioria dos desembargadores dos seus argumentos.

O episódio mostra que o Pleno do TJ é um aglomerado de magistrados, com líderes de várias facções, seguidos cegamente pelos demais desembargadores.

E mostra também que Maria de Fátima caminha para a destruição pura e simples do Ministério Público.

Tratando-o como se fosse sua cozinha…

Marco Aurélio D'Eça

15 Comments

  1. MARANHÃO UM ESTADO DESGOVERNADO
    SÃO LUIS O ELO PERDIDO.

  2. Marco D’eça,

    Que tanta picuínha, que tanta intriga, que tanta bobagem…… . Que tanta falta do que fazer!

    Para nós cidadãos, que estamos de fora do MP do Maranhão, o que nos interessa é saber o que esses Excelentíssimos Senhores promotores e procuradores de justiça, que vivem se digladiando todo dia publicamente, estão fazendo em prol de uma sociedade mais justa e mais igualitária. O que deveria ser divulgado todo dia nos “blogs” alinhados do grupo de Raimundo Nonato de Carvalho e do grupo de Fátima Travassos é o que esses ilustres membros do MP estão fazendo de concreto pelo combate à corrupção, pelo combate à malversação do dinheiro público, por uma melhor educação, pela segurança, pela saúde, pelos direitos dos consumidores etc., etc., ou melhor, pelas atribuições que a nosso Carta Magna lhes reservou.

    Todo dia é divulgado escândalos e mais escândalos nesse Maranhão e não se vê um promotor de justiça, da ala de fulano de tal, aparecendo na mídia dizendo que denunciou político, ou gestores A ou B. Clama-se: onde estão os promotores da probidade administrativa, do patrimônio público, da educação, da saude etc. aparecam na mídia, por favor, pelos para dizer que vocês ganham muito além dos serviços que vocês desempenham!

    Uma outra excrescência é essa AMPEM pra que serve isso, alguém me diga? pra fazer politicagem!

    A divulgação dessas picuínhas pelas disputas internas do comando do MP não servem pra nada, enquanto isso os desmandos administrativos tanto faz no âmbito das administrações municipais e estadual campeiam a torto e a direito. Lamentavelmente!

  3. excelente sua analise, caro jornalista. vc so errou em um ponto: sim, o MP é sim a cozinha da Travessa. ela faz o que bem entende. alias, o que mal entende. pq ela n entende de nada. todos os dias ela recicla suas maldades e vilanias. ela usa o MP da forma q quer, paga diaria a si mesma e a seu sequito de puxas. por onde anda, vai acompanhada por uma corte de lambe-saltos. e ainda tem esse pleno do TJ pra dar guarida a tao loucos argumentos. tem coisas que so acontecem mesmo no MAranhao.

    Botox gritooou!

  4. Marco, talvez tenha sido em função do perfil e das características atuais do Pleno do nosso TJ, a que voce se refere (um simples aglomerado de magistrados), que o seu Presidente não submeteu a julgamento ontem (25/01), o agravo interposto pelos coronéis da PM, Saldanha, Adecio e Uchoa, contra a suspensão das liminares que lhes mantinham no serviço ativo. Mas é certo que um dia terá que ser submetido ao Pleno. É bom lembrar ainda de que já existe jurisprudencia desde 2006.

  5. Marcos, Eu coloquei um comentário sobre esses problemas que envolvem o Ministério Público do Maranhão com todo tipo de baixaria, desde desvios na construção do prédio (espeto de pau) até o presente momento. Ocorre, que tenho alguns amigos promotores e um deles leu meu comentário, não sei se nesse blog ou em outros. E certamente ele não gostou e me disse que o que saía em blogs era apenas intrigas e falta de informação.Não tenho como afirmar se o que sai nos blogs é verdadeiro ou não? apenas dou minha opinião baseada no que leio e vejo, pois sou uma pessoa informada e acima de tudo um republicano. Com relação a instituição, fico muito triste pois o cidadão comum tem no Ministério sue refúgio, sua morada; pois é lá que a democracia se consolida quando tentam destruí-la, desmoraliza-la. Rogo ao bom DEUS que ilunine essas pessoas que estão a frente desses processos e da instituição para que ao final e ao cabo, saibam que o Ministério Público é e sempre será maior que o ego deles.

    Resp.: É claro qeu para os promotores do esquema travasoss o que sai aqui é intriga. Afinal, eles querem manter o status quo.

  6. Parabéns Marcos, concordo plenamente com o seu ponto de vista.
    O patrimonialismo é uma praga que se faz presente em todos os poderes do nosso Estado. Que o diga o presidente do poder legislativo, que nomeou um amigo pessoal, pagando altos vencimentos, só pelo simples fato de o seu correligionário “estar passando por um momento difícil…”.
    No Maranhão as coisas são assim: qualquer um que assume o comando de qualquer órgão, faz dele o seu quintal ou como você bem disse – “… sua cozinha…”.

  7. Parece-me que a decisão ofende toda e qualquer doutrina administrativista brasileira e comparada!!!!!!! Certamente, esta decisão será revista nos tribunais superiores, até porque peca singelamente pela subversão dos princípios constitucionais, demonstrando que surgiu mais do lobby da Procuradora Geral perante o TJMA do que propriamente da doutrina jurídica!!!!

  8. Desculpe, Senhor Marco Aurélio D`eça,
    Estou me lembrando que, de fato, o chamei de Décio Sá. Peço mil desculpas e, se o Senhor puder consertar o vocativo, rogo que o faça, escrevendo o seu nome em substiuição do nome do outro jornalista. Após, favor publicar o meu comentário.
    Sds
    José Osmar Alves

    Resp.; Já apaguei o comentário. Não tenho como recuperar. Mande outra vez, com o destinatário coreto.

  9. E para qual blog deveria ter eu mandado o comentário?
    (Favor responder para o meu e-mail)

    Resp.: Para o blog de Marco Aurélio D’Eça, onde o senhor está agora.

  10. Perfeita a sua análise.
    Se a Fátima entende que a Themis é sua inimiga ela deveria se afastar de qualquer processo que a envolvesse, e nao rejeitá-la para exercer um cargo ao qual foi indicada. Isso é o mínimo de ética profissional.
    Quer dizer que amizade com Procurador Geral é condição legal para o exercicio de um cargo eleito por um Conselho? Quer dizer que as pessoas que assessoram a Fátima tem que ser seus amigos? Então elas poderiam ser até incompetentes desde que fossem amigas da Chefa?
    Mais interessante é o seguinte. O mandato de Fátima acaba em junho de 2012 e o da Themis na Escola Superior acabaria em janeiro de 2014. Ou seja elas não trabalhariam juntas nem por seis meses.
    O Ministério Público do Maranhão acabou. Outro, só daqui a vinte anos e olhe lá.

  11. (…)

    Desculpe, promotor,
    Mas o senhor mandou comentário para o blog errado.

  12. Não tenho nenhum interesse nisso, mas posso garantir, pois estava na sessão de ontem aguardando um julgamento, que o Des. Bayma não foi relator desse processo, mas sim o Des. Stélio, que foi voto vencido. O Bayma abriu a divergência, só isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *