11

Mensagem governamental: o prestígio do portador…

Dilma com Sarney, em suas idas ao Congresso, no governo Lula

A presença do secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, como portador da mensagem da governadora Roseana Sarney (PMDB) à Assembléia Legislativa, tem forte simbolismo na recente história política do país.

Por tradição, no governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), foi a então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), quem levou a mensagem governamental na reabertura do Congresso Nacional.

Ela fez isso em 2008, 2009 e 2010, como registra o portal da Câmara Federal.

Em 2010,  ano em que Dilma seria candidata à sucessão de Lula, a mensagem tratou exatamente do abismo social que vinha sendo combatido no Brasil.

– Os benefícios do desenvolvimento estão sendo divididos com todos – citou Dilma, destacando ações do governo Lula, como o programa “Minha Casa, Minha Vida” e os invetimentos na exploração do petróleo. (Releia aqui)

Em seu discurso de ontem, Luís Fernando Silva também frisou as ações de Roseana nas áreas sociais de infra-estrutura, e os investimentos econômicos no Maranhão.

– A prioridade do governo é a erradicação da pobreza extrema – afirmou a mensagem governamental entregue por ele.

A história de Dilma Rousseff – agora traduzida também por Luís Fernando – reforça uma praxe entre os poderes – o de que, por tradição, é o chefe da Casa Civil quem leva a mensagem ao Parlamento.

Luis Fernando com os demais representantes de poder: mantendo a tradição

É o que confirma, por exemplo, matéria de ontem do jornal do Brasil, referindo-se à abertura do Congresso, hoje: A mensagem costuma ser levada ao Congresso pelo chefe da Casa Civil da Presidência, mas a titular do cargo, Gleisi Hoffmann, ainda não confirmou presença. (Leia aqui)

Mas o prestígio dos chefes de casas civis na entrega das mensagens governamentais aos legislativos guarda ainda outro simbolismo:

É só lembrar que Dilma Rouseff é, hoje, a presidente da República…

Marco Aurélio D'Eça

11 Comments

  1. Caro professor Jois, concordo com o Adilson Monteiro, Luis Fernando, nao ta a vontade, cara de perdedor, gestor igual aos outros, com mais recursos, desse jeito, qualquer um e genio. A Dilma
    sabia que ia ser candidata, por isso o sorriso, simples assim, um abraço.

  2. O que há de imaginação, caro blogueiro? É a resistência de parte desse grupo retrógrado do Maranhão que só pensa em beneficiar familiares, amigos e apanhiguados com o dinheiro público,e como sabem que o queridinho da governadora não compactua com isso, ficam a todo momento tentando desmerecê-lo. Simples assim, como você disso. E avisa pra eles que Luiza já voltou!

  3. Historicamente, desde a proclamação da república, cabe ao Gabinete Civil – normalmente o braço de interlocução do Executivo com o Executivo – a responsabilidade de levar a mensagem do Executivo ao Congresso. Antes, no Império, cabia ao Ministério da Justiça, o Ministério mais antigo. Portanto, não imagine coisas. Isso é história.

    Resp.: Quem está imaginando coisas é você. Estou relatando fatos, apenas. A chefe da Casa Civil do governo Lula foi eleita presidente. O chefe da Casa Civil do governo Roseana pode vir a ser governador. O que há de imaginação nisso?

  4. ACHO MUITO ENGRAÇADO ESSE COMENTÁRIO DO ADILSON MONTEIRO! É TIPO DE QUEM QUER ENCONTRAR CHIFRE A CABEÇA DE CAVALO. E ELE QUER QUE LUIZ FERNANDO SEJA ALGUM TIPO DE GAROTO PROPAGANDA PARA FICAR RINDO O TEMPO TODO? POR ISSO É QUE ESTAMOS NESSA SITUAÇÃO. TEM UM TAL DE FLÁVIO DINO AÍ QUE RIR PARA AS PAREDES. AGORA, PERGUNTE PRA ELE SOBRE COMO SE ELABORA UM PPA EFICIENTE PRA VÊ SE ELE SABE? O QUE LUIZ FERNANDO FEZ EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR É DE SER ELOGIADO MESMO. NÃO TINHA APOIO DE GOVERNO DO ESTADO, ELE TRANSFORMOU O MUNICÍPIO NUMA MÁQUINA ARRECADADORA SEM CRIAR UM IMPOSTO! AO CONTRÁRIO, O ISS LÁ ERA 5%, COMO SÃO LUIS E ELE BAIXOU PARA 2,5%. E A APLICAÇÃO DESSES RECURSOS NÃO TEM COMO ESCONDER ESTÃO NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL, NAS AVENIDAS DE BAIRROS QUE NUNCA TINHAM RECEBIDO UM PINGO DE ASFALTO, EM PROGRAMAS QUE MUDARAM A REALIDADE DE MUITA GENTE… LUIZ FERNANDO, NÃO PRECISA RIR PARA FAZER GRAÇA PARA OS OUTROS. FAÇA PELO MENOS A METADE NO ESTADO DO QUE VC FEZ EM RIBAMAR QUE O MARANHENESE É QUE IRÁ SORRIR DE FELICIDADES E ORGULHO.

  5. ESSE NEGOCIO DE ACABAR COM A POBREZA COMEÇOU COM A PRESIDENTA DILMA, É ELA QUE FALA QUE QUER ACABAR COM A POBREZA, POREM, SE ELA REALMENTE QUISER ACABAR COM A POBREZA NO BRASIL, OBRIGATÓRIAMENTE TERÁ QUE TIRAR O MARANHÃO DO MAPA. SIMPLES ASSIM.

  6. Impressiionante como Luis Fernando assanha no assunto 2014. Foi só o homem ír à Assembléia levando a mensagem do governo para 2012 que especulações mil estão acontecendo. Exemplo é nós termos uma presidente da República eleita que tinha a mesma missão no governo Lula.
    Eu acho que ele não tem pareo. Mas é bom mesmo nego se preocupar é com a situação do Estado. É muito grande a contribuuição que ele está dando. Tem competência. É determinado. Se neste governo não tivesse um executivo com um perfil desse, o que seria do Maranhão? Benza Deus! Ele está no comando da gestão do Estado. Tá no lugar certo. Na hora Certa. É só aguardar e conferir!!

  7. Observe o semblante de Dilma, sorrisos, o de Luis fernando, cara fechada, vejam e tirem suas conclusoes, um abraço.

  8. Marcos, Eu, por vezes fui iguinorado nesse blog com relação aos proguinósticos para a elição de 2014. Pois é, Eu afirmava que o Sr. Luís Fernando, teria cometido uma insanidade ao deixar o cargo de prefeito para assumir a pasta de chefe da casa cívil, e porque eu dizia isso, pelo que está acontecendo hoje, e pior vai ficar. Esse negócio de manda-lo para à assembléia é apenas premio de consolação para calmar os ânimos pois ele jamais será indicado para o cargo de Governador pelo PMDB, pois Jão Alberto deve muito para lobão, e próprio lobão tem maioria folgada no partido, e claro, a governadora não vai entrar em bola dividida, vai apenas dizer que o partido vai resolver e isso acontecendo adeus Luís Fernando. Acho até, que ele seria um bom governador talvez até votasse nele. Porém, o jogo é jogado.

  9. Foi isso que disse no seu pos anterior: o dr. Luiz Fernando não foi atoa para a Assembleia. Está sendo acostumado por Roseana, desde já, a ser governador. E isso vai ser bom para o Maranhão. Por que o que ele fez em São José de Ribamar, embora muito pequena diante do que é o Estado do Maranhão, comprova que ele é um administrador de mão cheio, que sabe fazer e como fazer. Por que, numa cidadizinha como Ribamar, ele ia de 3 em 3 meses à Câmara prestar contas de suas ações? Um diferenciador. Como governador, com certeza não vai só em reabertura de trabalho, irá prestar contas de suas ações na Assembleia pelo menos duas vezes por ano. Podem apostar nisso.

  10. Acho que o governo Roseana deveria inovar era em outros pontos como por exemplo: Melhorar o abastecimento de agua, dar melhorias de trabalhos para policias e ao mesmo tempo pagar um salario digno para os mesmo tem também que pagar o teto certo para os professores sera que a ida do secretario chefe da casa civil do Maranhão na assembleia vai melhorar alguma coisa para o nosso estado?

  11. Caro Marco, o Luis Fernando Silva não é somente o melhor nome do PMDB para as eleições de 2014, mas é o melhor nome entre todos os partidos no Maranhão para esta eleição. É simples assim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *