11

Uso de “laranjas” é prática usual na Assembléia – já investigada na Justiça Federal…

Assembléia já começa com nova denúncia...

Não é novidade alguma o uso de pessoas humildes como “laranjas” de deputados na Assembléia Legislativa.

Novidade, na verdade, é a atitude do juiz Gervásio Protásio dos Santos, que resolveu expor o caso que julga, na rede adolescente Faebook, recusando-se a dar o nome e pondo todos os 42 parlamentares sob suspeita.

No mínimo um deslize ético do magistrado.

Se a Lei Orgânica da Magistratura o proíbe de dar nomes das partes dos processos, deveria proibi-lo, também, de fazer comentários genéricos dos processos, o que joga suspeitas sobre terceiros.

Há vários outros casos de uso de empregadas domésticas e pessoas comuns nomeadas sem saber na Assembléia, alguns em fase de recurso na Justiça Federal, em Brasília.

Este blog, inclusive, já publicou matérias sobre o assunto. (Leia qui o texto “Operação Taturana”, de 07/12/2007)

O deputado Carlos Filho (PV) – autor do fato tornado público por Gervásio Protásio, segundo o blog de Gilberto Léda – foi apenas mais um pego quando deixou de pagar o empréstimo do laranja.

Outros podem vir neste mesmo rastro.

Já respondem a processo pela prática, na Justiça Federal, os deputados Hélio Soares (PP), Manoel Ribeiro (PTB), Rigo Teles (PV) e os ex-deputados Maura Jorge (PMDB), Pavão Filho (PDT) e Soliney Silva (PMDB).

Maura Jorge, inclusive, foi absolvida de um caso semelhante ao de Carlos Filho, em julgamento de recurso no Tribunal de Justiça, em decisão tão estranha quanto a atitude do atual juiz do caso.

Mas é assim que funciona a Assembléia do Maranhão, a Justiça do Maranhão e os parlamentares do Maranhão.

Em tempo: o deputado Carlos Filho culpa o assessor, já falecido, pela nomeação laranja…

Marco Aurélio D'Eça

11 Comments

  1. Concordo com vc Burunga, o negócio ta brabo e pelo jeito ainda continuaremos por um bom tempo nesse diapazão. Infelizmente todo governante que entra, qdo é pra elevar alguem a côrte, sempre pensam em suas conveniencias no que poderá acontecer em seu benefício no futuro…..e por aí vai……E lá dentro grupos se formando para tomar conta do poder e manipular a casa…..

  2. KKKKKK Rapaz! vc deve penar pra caramba defendendo essa turma toda, vc deveria ser bem recompensado por isso, mas sei que não o é. Concordo com vc qdo diz que tudo ta fora de ordem no no maranhão, acrescentaria apenas ” tambem”. O judiciário brasileiro é um nojo! É tudo uma questão de interesses onde prevalece o vil metal.Qdo vemos o descalabro apontado pelo CNJ é pra assustar mesmo, e onde ocorrem as maiores lambanças? SP,RJ e por aí vai.

    Resp.; Mas afinal, eu estou defendedo quem neste texto?

  3. Desculpa Dr. Marco, mas não poderia deixar de me manifestar qdo vc diz: “Mas é assim que funciona a Assembléia do Maranhão, a Justiça do Maranhão e os parlamentares do Maranhão”. Por um acaso, seria diferente nas demais localidades do País? Pelo menos não é isso que mostra o noticiário nacional, todo dia explode um novo escandalo no país e sempre deságua num desses poderes, não vejo pq sempre colocarmos essa pecha de que somos diferentes dos outros estados. Fazemos aqui tudo que os outros fazem, talvez copiando os modelos dos estados mais desenvolvidos. Dizer que aqui é diferente me remete àquela da sindrome do vira lata. Um abraço.

    Resp.: Neste caso, então, tudo se justifica? Como é uma prática nacional, a Asembléia e o Juiciário maranhenses estão absolvidos? É por opiniões assim, meu caro, que as coisas não andam…

  4. Nao da’ para entender ,no Maranhao, juizes e desembargadores ganhando menos de 20 mil liquidos, levando um padrao de vida nababesco. Ja’ se viu falar de posse ate’ de jatinho de um magistrado. Dinheiro que rende esse!!!

  5. O fato de deputado usar laranja no poder legislativo já pratica antigo vejamos
    1. No diário da alema sai todos o dia mudança de funcionário nos gabinete principalmente isso para eles e normal o pior e na parte administrativa tem funciona rio que recebe salário alto nem aparece no poder legislativo
    2. Herança da administração passada, por exemplo, Abelardo ex chefe de gabinete de Marcelo Tavares e diretor administrativo do plenário vocês que cobre o poder já vieram ele pelo plenário ?

  6. Acho que vc esta confundindo os fatos, quando diz que existem deputados que estão respondendo por essa pratica.
    Todos os deputados estavam sendo investigados, mas tem um EX que vc esqueceu de mencionar, este sim esta respondendo processo.

    Resp.: Eu tenho cópias dos autos do processo, meu caro. São 15 deputados, todos investigados e todos repondendo a processo no TRF.

  7. Essa foi boa! o judiciario está errado!!!!esse Carlos Filho deveria ir era pra cadeia , esse bandido frequentador de cabaré

  8. Alguém ainda lembra que a Desembargadora Etelvina Gonçalves foi manchete em vários noticiários quando usou sua doméstica e o jardineiro como laranjas? Na época ela era a Presidenta do TJMA. A culpa recaiu sobre uma sobrina e afaram o caso.

  9. O nome de Joaquim Haickel tu omites, não é covarde???

    Rescomendo letitura do texto “Dutra e Julião também usaram laranjas”. Leia, antes de atacar com covardia.

  10. Diante a tantas evidências de irregularidades e descaso com a coisa pública, não se vê uma ação sequer do MPMA cobrando o cumprimento da lei, por parte dos gestores.
    O presidente do poder legislativo do Maranhão, bem que poderia se inspirar nas ações que o Presidente do Senado vem tomando à frente daquela entidade, onde medidas como as de realização de concurso público foi tomada, para dotar o Senado de pessoal tecnicamente qualificado cumprindo o que determina a Constituição.
    Pelo visto, isto não passa na cabeça do presidente da “caso do povo” que sem nenhum constrangimento, declarou publicamente, que mantem um “amigo pessoal” pendorado na folha de pagamento daquele poder, só por o mesmo estar passando por “dificuldades”.
    E o Ministério Público do Maranhão, que tem feito para dar um basta em tudo isso?
    O MPMA assiste a todos esses casos escabrosos como se nada tivesse acontecendo e tudo fosse muito natural e normal.
    Lamentável!!!1

  11. O mais espantoso de tudo isso é a naturalidade com que se trata e admite o crime cometido pelo parlamentar, passível de cassação. Nesse diapasão, a conduta do magistrado falastrão é mais grave que a do deputado. Há algo fora da ordem, não?

    Resp.: Tudo está fora da ordem neste Maranhão. E se está, a culpa é do Judiciário. Todos os demais poderes só fazem errado se o Judiciário for errado. É a lógica. O prefeito só desvia recursos por que sabe que sempre haverá um “juiz amigo” para inocentá-lo. O deputado comete crimes por que conta com o “abraço” do desembargador”. Ladrões como Big-Big, debocham da polícia por que contam com juizes para colocá-lo de volta às ruas. E por aí vai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *