24

A interdição do Box Cinemas e o ocaso do São Luís Shopping…

Baratas passeiam livremente pelas poltronas das salas de cinema

O fechamento, por trinta dias, do Box Cinemas – a menos que um “juiz amigo”‘ ache de desinterditá-lo judicialmente antes de mandar desinfectá-lo dos ratos e baratas que povoam o lugar – é o ápice de uma decadência já registrada  há algum tempo no Shopping São Luís.

Inaugurado no início da década de 90, o São Luís Shopping reinou absoluto como centro de compras chique das famílias abastadas da capital maranhense.

Mas não se modernizou.

Até ratos foram encontados no local

Na condição de único shopping de São Luís por mais de uma década, o shopping acomodou-se na arrogância criada pela ncessidade do consumo e parou no tempo, seguido no mesmo caminho por suas âncoras – o Hiper Bompreço, o Louvre e o Box Cinemas.

Mas veio os anos 2000, com a pujança do consumo no mundo, e a capital maranhense não ficou para trás.

Com o surgimento do Rio Anil Shopping, começou-se a perceber que o São Luís não passava de uma caixa com lojas dentro, com péssima acústica, sem conforto e nada que pudesse lembrar os verdadeiros shoppings Brasil a fora.

A fachada: caixa com lojas dentro

Comparação que ficou ainda mais cruel com a chegada do ainda inanacabado Shopping da Ilha.

O Box Cinemas reinou solitário nos anos de reinado do São Luís Shopping.

Com a opção do Rio Anil Shopping e o Cinesystem, a má conservação, o abandono e a imundície começaram a ser vistas com mais perspicácia, o que levou à interdição decidida hoje.

O São Luís tem planos de ampliação já previstos na planilha de investimentos – horizontal e verticalmente.

Quer recuperar o tempo e o espaço perdidos para centros de compras mais modernos.

Mas pode ser tarde demais…

Marco Aurélio D'Eça

24 Comments

  1. Na verdade meu caro jornalista concordo com seu ponto de vista em que a data é irrelevante,porem,como jornalista que você é,sabe mais que ninguem que mesmo uma informação tao pequena deve ser passada de maneira correta,nos detalhes que se vê a qualidade seja lah do que for,seja produtos,serviços,e principalmente informação,abraços

  2. sempre foi desse jeito e acho que a vigilância sanitária deveria ir de surpresa pra ver o acontece.mete o pau neles.

  3. Como é de se esperar,,, o administrador do são luis shopping é o mesmo que conseguiu falir o shopping mais popular da ilha ! o colonial shopping , e está fadado a derrocada, mesmo colocando riachielo e rener!!! Que atrativos esse tem??? Sao muito reativos e não proativos

  4. claro que a data é importante, dentro do contexto temporal, é importantíssimo sim! portanto, desça do salto e corrija a informação equivocada que vc postou, por favor.

  5. Olha, imagino que a data seja relevante, explico o porquê: se o shopping tivesse sido inaugurado em 94 como você imaginou, logicamente que o shopping hoje teria 18 anos, portanto sua estrutura possivelmente estaria bem mais desgastada e deteriorada, mas como ele possui apenas 13 anos, sua tese fica mais reforçada ainda, pois é inadimissível estar nestas condições com tão pouco tempo de vida. Ponto.
    Agora, você disse que nós insistimos em discutir o nada. Ora veja só quem está dando pano pra manga para tamanha discussão. Existem no texto 18 comentários praticamente falando a mesma coisa. Se você tivessse feito a singela correção no texto, a discussão possivelmente não seria sobre o sexo dos anjos e sim sobre o que você quis abordar.
    Ademais, não tenho e nunca tive aderência a qualquer rede social.

    PS. Mas faz assim, deixa pra lá…seja com 18 ou com 13 anos, de fato o shopping poderia oferecer uma melhor estrutura aos seus clientes. Trabalhei no shopping como lojista e posso afirmar que não é surpreendente o caminho que eles resolveram trilhar. Que seja bem vinda a concorrência, em todos os sentidos.

    Abraço,
    Flávio

  6. HAhahahah é muito engraçado como certas pessoas nessa cidade ou melhor, a maioria se acostuma com tudo!! ao invés de comentarem sobre a falta de higiene e a decadencia do shopping , eles se apegam em uma besteira de data de inauguração , mesmo ja tendo sido esclarecido.
    Sem contar a falta de higiene do banheiro, a lerdeza do MC Donalds aqui em São Luís e etc …… aqui todos pegam filas ridiculas pra comer um big mac , são mal atendidos e ainda saem felizes!!! Sem contar a Pague Menos que se vc não for com dinheiro praticamente trocado eles não te vendem por falta de troco!!!!

    #nãomeconformo

  7. Como vc é pedante!
    talvez essa seja maior característica dos “burros de carteirinhas”, insistir nos erros!
    Por óbvio que a informação da data de inauguração do shopping é relevante… afinal, vc está tecendo uma crítica à estrutura (ou falta dela) do empreendimento…
    Não que a essência do texto esteja comprometida pelo erro, mas como tal, deve ser evitado, ou corrigido no presente caso.
    Mas, como vc se recusa a reconhecer e corrigir o erro, deixe como está.
    Está assinado o seu “atestado”!

    Resp.; Mais um imbecil da rede adolescente: Quem está insistindo no erro, cavalo? Eu já não disse que a data é a de 1999? Idiota, a questão central do texto é outra. Mas continue com seus adolescentes lá no facebook. Lá é que é lugar de alienado. Pelo menso em São Luís.Imbecil!!! Como você mesmo diz: a essência não está comprometida. Então, dane-se o resto.

  8. A DATA NÃO IMPORTA; IMPORTANTE É A ATUALIDADE E O FUTURO. TEM RAZAO O BLOGUEIRO, VEZ QUE ESSE SHOPING ESTÁ TOTALMENTE ULTRAPASSADO. SEUS DONOS SÓ PENSAM EM LUCRO FÁCIL, SEM SE IMPORTAR EM CRIATIVIDADE, MODERNIDADE. OS ALUGUÉIS OU FRANQUIA DOS PONTOS É UMA EXORBITÂNCIA. JÁ CONVERSEI COM VÁRIAS PESSOAS QUE TENTARAM MONTAR NEGÓCIO ALÍ, MAS NÃO HÁ CONDIÇÃO DEVIDO OS PREÇOS.PAR ILUSTRAR, CITO O CASO DE NÃO TER ALÍ, NENHUM SALÃO DE BELEZA, MASCULINO OU FEMININO E OUTRAS VARIEDADES INERENTES QUE PODERIAM SER COMERCIALIZADAS. SE NÃO MUDAR O ESTILO, VAI FECHAR, IGUALMENTE AO COLONIAL QUE ERA DO MESMO GRUPO.

  9. Marco Deça, eu não acho que o São Luís Shopping esteja tão decadente assim não viu, ao meu ver ele ainda exerce uma função importante como centro de compras, é só observar que ele não “está as moscas” vamos dizer assim, é normal que o movimento de pessoas tenha diminuído nos últimos tempos em virtude da inauguração de outros shoppings como Rio Anil e a agora o da Ilha. Mas não acredito na sua decadência. Em outras capitais é assim, São Luís não para de crescer e tem público para esses shoppings todos!!! Sei que o foco não é a inauguração do shopping, mas você se equivocou ao falar que foi ele inaugurado em 1994, não custa nada corrigí-lo, isso não é vergonha, como você falou é só um detalhe, não é por causa disso que você vai deixar de ter mais ou menos leitores cara!!!

    resp.; mas quem disse que eu esstou insistindo na data? Apenmsa criticque a mudança de foco. A data n]ão é importante. O importante é a opinião, que rreflete a decad~encia do shopping. E não concordo com a sua. para mim, se não houver modernização urgente, a tendência é a falência.

  10. Que discussão inócua! Raramente lhe vejo baixar a guarda e assumir deslizes caro blogueiro…o que custa consentir que o shopping foi inaugurado no ano de 99? Muito mais simples seria você substituir uma palavra no seu texto (inicio por final da década de 90) e por fim ao assunto.
    Imagino que mesmo não sendo uma informação central do texto, ou seja, periferica,como você mesmo diz, merece ser fiel para dar seriedade ao seu texto.
    Abraço,
    Flavio

    Resp.: Mas eu não estou discutindo isso. Já até ficou claro que a data é a de 1999. O que critico é a insistência neste tema, que não está em questão no texto. O texto trata da decadência do shopping. A data, é só um detalhe, que nnem precisava ser colocado. Mas esta coisa, de se apegar um detalhe para abrir um debate sobre o sexo dos anjos, é típico da rede adolescente Facebook.

    Agora, vamos analisar o seu último parágrafo. Me diga, claramente, o que a informação errada da data compromete a seriedade do texto? Quer dizer que, por que a data está errada, então a opinião de que o shopping está decadente não é séria? Qual a relação entre uma coisa e outra? É só esta questão: a bobagem do detalhe que tenta suplantar o contexto. E o pior de tudo: vocês insistem em discutir o nada…

  11. A informação é muito interessante e tava na hora da casa cair pra eles. Esse é o contexto, mas meu amigo não cometa o vacilo em data que é uma caracteristica marcante da informação. NO geral: a informação é válida.

    resp.: A data só é marcante dentro do contexto. O cont5exto não é este. É como se dissesse: é como se, falando da atuação parlamentar de Romário, se disesse: “ele jogou no Flamengo e no Vasco”; e vocês insistirem em dizer: “Não. Foi no vasco e no Flamengo”. Que importância faz a ordem, dependendo do contexto? É exatamente isso: não se está discutindo nquando o shopping foi inaugurado. O post trata da falência do shopping. pouco importa, agora, se ele tem 10, 20 ou 100 anos. O foco é outro.

  12. Engraçado, muitos falavam sobre o “Rio Anil” q seria o “shopping dos pobres!”. Hoje sem dúvidas nenhuma O MELHOR DE SÃO LUÍS! E sabem quais as principais diferenças? Vejam algumas delas: Criatividade na praça de eventos(sempre têm atividades interessantes), lojas “populares” como Riachuelo, CeA, Marisa e outras (Acho isso determinante), Mateus Supermercado…

  13. É verdade. O shopping São Luís parou no tempo e esqueceu-se de nós consumidores. Não sei se por economia ou problemas técnicos, o ar condicionado, por exemplo, não esfria, há partes em que o calor é absurdo. Já o Bom Preço, esse parece mais uma quitanda de quinta categoria. Não há quem consiga ficar mais de 10 minutos sem sair banhado de suor. Os caixas, quase sempre emburrados, não tem qualquer consideração com o cliente (se o velho Sam Walton soubesse de algo assim). Eu me pergunto onde estariam as pessoas que gerenciam esses lugares.

  14. Segundo o site do shopping a inauguração data de 20.11.1999. E acho que foi, pois, vim morar neste Estado em novembro de 1998 e me recordo que o local estava em construção.

    Resp.; Então está explicado. Se o site afirma, o site é oficial.

  15. Então, estamos falando de coisas diferentes. O sls abriu em Dezembro de 1998…e o Box…em 2003…por favor….confirme….

    Resp.; Rudo bem. É indiferente. Nãoeé este oa ssunto do post.

  16. O São Luís Shopping foi inaugurado em novembro de 1999, portanto final e não início da década de 90.

  17. Procura se informar melhor Marco D’eça!!! O São Luís Shopping foi inaugurado em 1999. Como sei que vais contestar minha informação, eu disponibilizo o link do site do próprio shopping para comprovar que minha informação é veraz:
    http://www.saoluisshopping.com/o-shopping/
    OBS: O lixão do jaracaty (área do atual São Luís Shopping) funcionou de 1978 à 1994!!! Só em 1995 o lixo produzido em São Luís começou a ser levado para o Aterro da Ribeira!!! Portanto sua informação sobre o ano de inauguração do São Luís Shopping é equivocada, você deve corrigi-la!!!

    resp.: Vem cá, ams que besteira!!! Como se desvia uma ssunto assim sem mai nemmenos. Não estou falando da data do shopping, isso é idifenrete no texto. O texto se refere à falência do shoppin g. Se ele tem cinco, dez ou quinze anos, é apenas um detalhe que não é o principal do texto. É muita falta d qeu fazer abrir uma polêmica desssas apenas por causa de um detalhe. Que besteira!!! O foco do texto nãó é a inauguração do shopping, mas a sua decadência. Portanto, é indiferente se sua informação “é veraz” ou não. Isso pouco importaq. pelo menos neste contexto.

  18. nem um, nem outro!!!
    O shopping são luis foi inaugurado em 1999!!!
    pode ter certeza!
    corrija, portanto, sua informação, caro jornalista…

    resp.: Mas como é alienante esta rede social adolescente facebook!!! Eu não estou dando informação, meu caro. Etou emitindo uma opinião sobre a decadência do shopping. A data de inauguração é o de menos neste contexto – não é o foco principal do texto. Mas de repente, como no facebook, abriu-se uma discussão interminável sobre o “sexo dos anjos”. A questão aqui não é a data de inauguração, mas a falência do empreendimento.

  19. Posso estar errado, mas foi inaugurado em 1999. Em 1994, o saudoso Colonial Shopping surgia em São Luís, o que aliás, só agrava a situação, pois o shopping já nasceu ultrapassado no começo do novo século.
    De fato, concordo com vc: aquilo definitivamente não é shopping, o letreiro serve apenas pra ridicularizar os maranhenses diante dos que visitam a terrinha…

  20. Informação correta:http://www.saoluisshopping.com/o-shopping/
    O São Luís Shopping é um centro comercial localizado em São Luís do Maranhão. Inaugurado em 20 de novembro de 1999 o empreendimento dispõe de mais de 150 operações em 180 espaços / lojas, distribuídas em 34.740m2 de ABL e em55.000m² de área construída.

  21. Que eu saiba, esse shopping foi inaugurado em 1998…

    Resp.: 1994, exatamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *